Ir para conteúdo

Ir para índice

 ESTUDO 22

Melhore os seus hábitos de estudo!

Melhore os seus hábitos de estudo!

“Que se certifiquem das coisas mais importantes.” — FIL. 1:10.

CÂNTICO 35 O Que É Mais Importante

O QUE VAMOS VER *

1. Porque é que muitos irmãos não têm vontade de estudar?

GANHAR o sustento nos nossos dias exige bastante esforço. Muitos dos nossos irmãos trabalham quase o dia todo para conseguirem o necessário para a família. Às vezes, eles gastam várias horas, todos os dias, para ir e voltar do trabalho. Muitos prestam serviços que exigem força física. Quando chega o final do dia, é normal que esses irmãos que se esforçam tanto estejam completamente esgotados! Por isso, a última coisa que eles têm vontade de fazer é estudar.

2. Quando é que, geralmente, faz o seu estudo?

2 Mas uma coisa é certa: nós devemos reservar tempo para estudar – estudar a sério – a Bíblia e as publicações. Sem estudar, não vamos conseguir ser amigos de Jeová e corremos o risco de perder a vida eterna! (1 Tim. 4:15) Alguns gostam de se levantar cedo para estudar, enquanto a casa está mais calma e a mente está mais descansada. Outros preferem aproveitar os minutos mais tranquilos que têm no final do dia para estudar e meditar.

3-4. Que mudanças é que o Corpo Governante fez na quantidade de informação que temos para ler? Porquê?

3 Você, com certeza, concorda que é importante dedicar tempo ao estudo. Mas o que devemos estudar? Talvez pense: ‘Há tantas coisas para ler! É difícil estar em dia com tudo.’ Alguns conseguem ler todas as publicações e ver todos os vídeos que a organização está a produzir. No entanto, para muitos dos nossos irmãos, arranjar tempo para tudo isso não é nada fácil. O Corpo Governante sabe dessa dificuldade. Por isso, a quantidade de informação para ler em formato impresso ou digital foi reduzida.

 4 Por exemplo, nós já não publicamos o Anuário das Testemunhas de Jeová. Afinal, os sites jw.org® e JW Broadcasting® já têm muitas experiências encorajadoras. Além disso, as revistas A Sentinela (edição para o público) e Despertai! são agora publicadas apenas três vezes por ano. O Corpo Governante não fez essas mudanças só para podermos gastar tempo com outras atividades, mas, antes, para nos concentrarmos nas “coisas mais importantes”. (Fil. 1:10) Vamos ver o que podemos fazer para definir as nossas prioridades e os benefícios que vamos receber com o estudo pessoal da Bíblia.

DEFINA AS SUAS PRIORIDADES

5-6. O que devemos estudar cuidadosamente?

5 Qual deve ser a nossa prioridade no estudo pessoal? Sem dúvida, devemos dedicar tempo todos os dias ao estudo da Palavra de Deus. Talvez já tenha reparado que a quantidade de capítulos programados para a leitura semanal da Bíblia diminuiu. O Corpo Governante fez isso para termos mais tempo para meditar e fazer pesquisas. O nosso alvo não deve ser apenas ler a porção designada da semana, mas, sim, deixar que a mensagem da Bíblia toque o nosso coração e aumente o nosso amor por Jeová. — Sal. 19:14.

6 O que mais devemos estudar cuidadosamente? Temos de preparar o estudo d’A Sentinela, o estudo bíblico de congregação e toda a matéria da reunião de semana. Também precisamos de estar em dia com cada número das revistas A Sentinela e Despertai!.

7. Será que devemos ficar desanimados se não conseguirmos estar em dia com todo o conteúdo dos nossos sites? Ilustre.

7 Você talvez diga: ‘Está bem... Mas o que dizer de todos os outros conteúdos que são lançados nos sites jw.org e JW Broadcasting? O que é que eu faço? São tantos!’ Pense nesta ilustração: imagine que vai a um restaurante self-service que tem muitas opções de comida deliciosa. Dificilmente vai experimentar todas. Só vai comer algumas das opções disponíveis. O mesmo se aplica ao conteúdo dos nossos sites. Se não conseguir ler todos os artigos ou ver todos os vídeos, não fique desanimado. Leia e veja o que for possível. Agora, vamos ver o que realmente significa estudar e como tirar o máximo proveito dos nossos momentos de estudo.

ESTUDAR EXIGE ESFORÇO!

8. Que passos podemos seguir ao preparar A Sentinela? Porque fazer isso vai ser bom para si?

8 Estudar significa ler com muita atenção para aprender algo importante. É mais do que ler rapidamente a matéria e marcar as respostas. Por exemplo, quando for preparar o estudo d’A Sentinela, primeiro, preste atenção ao resumo que aparece em “O que vamos ver”. Depois, analise o título, os subtítulos e as perguntas de recapitulação do artigo. Em seguida, leia cada parágrafo com calma e cuidado. Preste atenção à primeira frase de cada parágrafo, pois, geralmente, indica a direção que o parágrafo vai seguir. À medida que for lendo o artigo, pense em como cada parágrafo apoia o subtítulo e em como se encaixa no assunto principal. Se encontrar uma palavra difícil ou uma ideia que não entendeu bem, anote-a e, depois, faça uma pesquisa mais profunda.

9. (a) Porque temos de prestar bastante atenção aos textos bíblicos no estudo d’A Sentinela? Como podemos fazer isso? (b) De acordo com Josué 1:8, que outra coisa importante temos de fazer além de ler os textos?

9 O estudo d’A Sentinela é, na verdade, um estudo da Bíblia. Por isso, preste bastante  atenção aos textos bíblicos, principalmente aos que vão ser lidos durante a reunião. Fique atento às palavras e expressões-chave dos textos que apoiam o que o parágrafo está a dizer. Outra coisa importante: tire tempo para meditar nos textos bíblicos e pense em como pode colocá-los em prática na sua vida. — Leia Josué 1:8.

Pais, ensinem os vossos filhos a estudar (Veja o parágrafo 10.) *

10. De acordo com Hebreus 5:14, porque é que os pais precisam de aproveitar a Adoração em Família para ensinar aos filhos como estudar e pesquisar?

10 Com certeza, os pais querem que, todas as semanas, a Adoração em Família seja um momento agradável para os filhos. É verdade que os pais precisam de decidir com antecedência o que vão fazer nessa ocasião. No entanto, eles não precisam de se sentir na obrigação de inventar atividades especiais ou projetos empolgantes todas as semanas. Algumas sessões da Adoração em Família podem ser usadas para assistir ao programa mensal do JW Broadcasting ou para trabalhar, de vez em quando, num projeto especial – como fazer um modelo da arca de Noé. Mas as crianças também precisam de aprender a estudar. Por exemplo, elas precisam de aprender como preparar as reuniões ou como pesquisar alguma dúvida que surgiu na escola. (Leia Hebreus 5:14.) Se os seus filhos já estiverem habituados a estudar em casa algum assunto bíblico, eles terão mais condições de se concentrarem durante as reuniões, assembleias e congressos, que nem sempre vão incluir vídeos. É claro que a duração de cada período de estudo vai depender da idade e da personalidade da criança.

11. Porque é importante ensinarmos os nossos estudantes a fazerem um estudo mais profundo quando estiverem sozinhos?

11 Os nossos estudantes da Bíblia também precisam de aprender a estudar. Quando eles começam a estudar, nós ficamos felizes, simplesmente, por os ver a marcar as respostas do livro de estudo ou da matéria para as reuniões. Mas temos de ensiná-los a pesquisar e a fazer um estudo mais profundo quando estiverem sozinhos. Assim, quando surgir algum problema, eles não vão precisar de perguntar a outros irmãos da congregação o que devem fazer. Eles já vão saber pesquisar e encontrar os conselhos de que precisam nas nossas publicações.

ESTUDE COM UM OBJETIVO

12. Que objetivos devemos ter ao estudar?

12 Se não é uma pessoa muito estudiosa,  talvez ache que nunca vai gostar de estudar. Mas pode aprender a gostar. Comece com períodos curtos de estudo. Depois, aumente, pouco a pouco, o tempo que gasta a estudar. Além disso, tenha um objetivo ao estudar. É claro que o seu alvo principal é tornar-se mais amigo de Jeová. Mas também pode estabelecer alguns objetivos a curto prazo – como, por exemplo, saber responder a uma pergunta que alguém lhe tenha feito ou pesquisar modos de lidar com um problema pelo qual esteja a passar.

13. (a) Que passos é que um jovem pode dar para defender as suas crenças na escola? (b) Como é que os jovens podem colocar em prática o que diz Colossenses 4:6?

13 Por exemplo, és um jovem que anda na escola? Talvez todos os teus colegas de turma acreditem na teoria da evolução. Gostavas de defender o que a Bíblia diz, mas não te sentes muito capaz de o fazer? Então, está na hora de começares um projeto de estudo! Podes definir dois objetivos: (1) ficar ainda mais convencido de que foi Deus quem criou todas as coisas e (2) aprender como explicar melhor as tuas crenças. (Rom. 1:20; 1 Ped. 3:15) Pensa: ‘Que argumentos é que os meus colegas usam para dizerem que a evolução é verdadeira?’ A seguir, usando as nossas publicações, faz uma pesquisa profunda sobre o assunto. Defender as nossas crenças não é assim tão difícil. Afinal, muitas pessoas só acreditam na evolução porque alguém que elas respeitam lhes disse que essa teoria é verdadeira. Se nas tuas pesquisas encontrares um ou dois bons argumentos, podes partilhá-los com alguém que realmente queira saber a verdade sobre esse assunto. — Leia Colossenses 4:6.

AUMENTE A SUA VONTADE DE APRENDER

14-16. (a) Como pode saber mais sobre um livro bíblico que não conhece muito bem? (b) Usando os textos mencionados, explique como pode entender melhor o livro de Amós. (Veja também o quadro “ Dê vida à sua leitura da Bíblia!”)

14 Imagine que, numa das nossas reuniões, vamos estudar um livro escrito por um dos chamados Profetas Menores. Talvez não saiba muito sobre esse livro. Então, a primeira coisa que pode fazer é aumentar a sua vontade de aprender mais sobre o que esse livro diz. Como é que vai conseguir isso?

15 Primeiro, pergunte-se: ‘O que é que eu sei sobre o escritor deste livro? Quem é que ele era? Onde morava? Qual era a profissão dele?’ Informações como estas podem explicar porque é que ele usou certas palavras ou fez certas ilustrações. Enquanto estiver a ler, procure frases que revelam algo sobre a personalidade do escritor.

16 Outra coisa que pode ser útil é pesquisar sobre quando é que o livro foi escrito. Pode encontrar essa informação na “Tabela dos Livros da Bíblia”, que fica no fim da Tradução do Novo Mundo. Além disso, pode consultar o Apêndice A6, que mostra uma linha do tempo com os reis e os profetas de cada época. Visto que tal livro bíblico tem profecias, tente saber como era a vida das pessoas na época em que ele foi escrito. Quem é que vivia na mesma época que o profeta? Que pensamentos e comportamentos maus é que o profeta estava a tentar corrigir? Para conseguir todas essas informações, talvez tenha de consultar outros livros da Bíblia. Por exemplo, para entender o que estava a acontecer na época do profeta Amós, seria bom ler as passagens de 2 Reis e  2 Crónicas mencionadas nas referências cruzadas de Amós 1:1. Também pode pesquisar sobre Oseias, que talvez tenha vivido na mesma época que Amós. Todas estas fontes vão ajudá-lo a entender melhor o período em que Amós viveu. — 2 Reis 14:25-28; 2 Cró. 26:1-15; Ose. 1:1-11; Amós 1:1.

PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES

17-18. Usando os exemplos do parágrafo ou outro exemplo de que se lembre, ilustre como o estudo da Bíblia fica mais agradável quando prestamos atenção aos detalhes.

17 Um pouco de curiosidade pode tornar a sua leitura da Bíblia mais interessante. Por exemplo, imagine que está a ler o capítulo 12 da profecia de Zacarias, que fala sobre a morte do Messias. (Zac. 12:10) No versículo 12, lê que “a família da casa de Natã” lamentaria muito a morte do Messias. Em vez de deixar esse detalhe de lado, você para e pensa: ‘O que é que a casa de Natã tem a ver com o Messias? Será que há uma maneira de descobrir?’ Então, você transforma-se num “detetive”. Uma das referências cruzadas leva-o a 2 Samuel 5:13, 14. Nesse texto, descobre que Natã era um dos filhos do rei David. Outra referência cruzada leva-o a Lucas 3:23, 31. Esses versículos mostram que Maria, mãe de Jesus, é descendente de Natã. (Veja A Sentinela, número 3 de 2016, página 9, parágrafos 1 a 3.) Que interessante! Você já sabia que as profecias indicavam que Jesus seria descendente de David. (Mat. 22:42) Mas David teve mais de 20 filhos. Não acha incrível que Zacarias tenha sido específico ao mencionar que a casa de Natã lamentaria a morte de Jesus?

18 Veja outro exemplo. No capítulo 1 de Lucas, lemos que o anjo Gabriel visitou Maria e disse-lhe o seguinte sobre o filho que ela ia  ter: “Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e Jeová Deus vai dar-lhe o trono de David, seu pai, e ele será Rei sobre a casa de Jacó para sempre.” (Luc. 1:32, 33) Talvez nos concentremos mais nas primeiras palavras do anjo Gabriel, sobre o facto de que Jesus seria chamado “Filho do Altíssimo”. No entanto, Gabriel também profetizou que Jesus ‘seria Rei’. Isso faz-nos pensar no que Maria deve ter achado ao ouvir essas palavras. Será que Gabriel estava a querer dizer que Jesus seria rei de Israel no lugar de Herodes – ou de um dos seus sucessores? Se Jesus fosse rei, Maria iria tornar-se a rainha-mãe e a sua família poderia morar no palácio. Mas não há nenhuma passagem na Bíblia que dê a entender que essa ideia tenha passado pela cabeça de Maria. A Bíblia também não diz que ela pediu uma posição importante no Reino, como fizeram dois dos discípulos de Jesus. (Mat. 20:20-23) Este detalhe convence-nos ainda mais de que Maria era uma mulher extremamente humilde.

19-20. Com base em Tiago 1:22-25 e 4:8, quais são os nossos objetivos ao estudar?

19 Como já foi mencionado, o nosso objetivo principal ao estudar a Bíblia e as publicações é ter uma amizade mais forte com Jeová. Além disso, queremos ver melhor que tipo de pessoa somos e que mudanças devemos fazer para agradar a Deus. (Leia Tiago 1:22-25; 4:8.) Por isso, antes de começar o seu estudo, ore a Jeová a pedir espírito santo. Peça de todo o coração que ele o ajude a aprender o máximo possível e a ver claramente o que precisa de fazer para ser alguém melhor.

20 Se tivermos bons hábitos de estudo, poderemos sentir o mesmo que o homem descrito pelo salmista: ‘O seu prazer está na lei de Jeová, e ele lê a Sua lei em voz baixa dia e noite. Tudo o que ele fizer será bem-sucedido.’ — Sal. 1:2, 3.

CÂNTICO 88 Os Teus Caminhos Quero Entender

^ par. 5 Jeová é muito generoso e dá-nos uma enorme quantidade de alimento espiritual, como livros, revistas e vídeos. Como podemos decidir o que vamos estudar? Este artigo vai dar-lhe algumas dicas úteis para que tire cada vez mais proveito dos seus momentos de estudo.

^ par. 61 IMAGEM: Pais mostram aos filhos como preparar o estudo d’A Sentinela.

^ par. 63 IMAGEM: Um irmão pesquisa sobre o profeta Amós. As imagens de fundo mostram o que o irmão está a imaginar enquanto lê os relatos da Bíblia e medita neles.