Ir para conteúdo

Ir para índice

 ESTUDO 7

‘Procure a mansidão’ para agradar a Jeová

‘Procure a mansidão’ para agradar a Jeová

‘Procurem a Jeová, todos vocês, mansos da terra. Procurem a mansidão.’ — SOF. 2:3.

CÂNTICO 80 “Provem e Vejam Que Jeová É Bom”

O QUE VAMOS VER *

1-2. (a) Como é que a Bíblia descreve Moisés, e que coisas fez ele? (b) Que motivo dá a Bíblia para sermos mansos?

A BÍBLIA diz que Moisés “era de longe o mais manso de todos os homens à face da terra”. (Núm. 12:3) Será que isso quer dizer que ele era um homem fraco, indeciso e cobarde? É isso o que alguns imaginam quando pensam numa pessoa mansa. Mas Moisés não era nada disso. Ele era forte, decidido e corajoso. Com a ajuda de Jeová, ele enfrentou o poderoso Faraó do Egito, conduziu provavelmente 3 milhões de pessoas pelo deserto e ajudou a nação de Israel a vencer os inimigos.

2 Nós não temos os mesmos desafios que Moisés teve, mas todos os dias temos de lidar com pessoas ou situações que realmente testam a nossa mansidão. Só que temos um motivo muito forte para desenvolver esta qualidade. Jeová promete que “os mansos possuirão a terra”. (Sal. 37:11) Acha-se uma pessoa mansa? E os outros? Consideram-no uma pessoa mansa? Antes de respondermos a estas perguntas importantes, precisamos de saber o que significa ser manso.

O QUE SIGNIFICA MANSIDÃO?

3-4. (a) Com o que podemos comparar a mansidão? (b) Que quatro qualidades precisamos de ter para ser mansos, e porquê?

3 A mansidão * é como uma pintura muito bonita. Como assim? Para fazer uma pintura, o artista combina belas cores. Do mesmo modo, a pessoa que é mansa combina belas  qualidades. Algumas dessas qualidades são a humildade, a obediência, a brandura e a coragem. Porque precisamos dessas qualidades para agradar a Jeová?

4 Porque só pessoas humildes aceitam ser obedientes ao que Deus manda. Uma das coisas que Deus quer é que tenhamos brandura. (Mat. 5:5; Gál. 5:23) Quando obedecemos a Deus, deixamos Satanás furioso. Por isso, mesmo quando somos humildes e brandos, muitas pessoas do mundo de Satanás odeiam-nos. (João 15:18, 19) Como resultado, precisamos de coragem para não ceder à pressão de Satanás.

5-6. (a) Porque é que Satanás odeia as pessoas mansas? (b) A que perguntas vamos responder neste estudo?

5 Por outro lado, a pessoa que não é mansa é orgulhosa, não sabe controlar a ira e não quer obedecer a Jeová. Satanás é exatamente assim. Não é de admirar que ele odeie as pessoas mansas! Elas deixam claro como Satanás é mau. E, ainda por cima, provam que ele é mentiroso. Porquê? Porque, não importa o que Satanás diga ou faça, ele não consegue desviar de Jeová as pessoas que são mansas. — Jó 2:3-5.

6 Em que situações pode ser difícil continuar manso? Porque temos de continuar a ‘procurar a mansidão’? Para responder a estas perguntas, vamos relembrar os exemplos deixados por Moisés, pelos três hebreus presos em Babilónia e por Jesus.

SITUAÇÕES EM QUE PODE SER DIFÍCIL CONTINUAR MANSO

7-8. Como é que Moisés reagiu quando os seus irmãos não o respeitaram?

7 Quando temos alguma autoridade. Pessoas que têm algum tipo de autoridade talvez achem difícil continuar mansas, principalmente quando alguém que deveria obedecer-lhes mostra desrespeito ou questiona alguma das suas decisões. Isso já lhe aconteceu? E se um membro da sua família agisse assim? Como reagiria? Pense em como Moisés lidou com uma situação desse tipo.

8 Moisés era o líder que Jeová tinha designado para Israel. Foi a ele que Jeová usou para registar as leis a que a nação deveria obedecer. Não havia nenhuma dúvida de que Moisés tinha recebido aquela autoridade de Jeová. Mesmo assim, Miriam e  Arão, os próprios irmãos de Moisés, falaram contra ele e criticaram-no pela esposa que tinha escolhido. Alguns homens, no lugar de Moisés, talvez ficassem furiosos e decidissem vingar-se. Mas não foi isso o que Moisés fez. Ele não ficou ofendido facilmente. Ele até implorou a Jeová para acabar com o castigo que tinha dado a Miriam. (Núm. 12:1-13) Porque é que Moisés agiu dessa forma?

Moisés implorou a Jeová para acabar com o castigo que tinha dado a Miriam (Veja o parágrafo 8.)

9-10. (a) O que é que Jeová ajudou Moisés a entender? (b) O que é que os chefes de família e os anciãos podem aprender de Moisés?

9 Moisés deixou que Jeová o treinasse. Cerca de quarenta anos antes, enquanto ainda era um príncipe no Egito, Moisés não era manso. Certa vez, ele viu um homem a fazer algo que, na sua opinião, era errado. Moisés ficou tão furioso que acabou por matar o homem! Ele talvez tenha achado que Jeová ia concordar com o que ele tinha feito. Mas Jeová levou quarenta anos para ajudar Moisés a entender que não bastava apenas ter coragem. Para ser um bom líder, Moisés também teria de ser manso. Para ser manso, ele teria de ser humilde, obediente e brando. Moisés aprendeu bem a lição e tornou-se um ótimo líder. — Êxo. 2:11, 12; Atos 7:21-30, 36.

10 Hoje, os chefes de família e os anciãos precisam de imitar Moisés. Se alguém o tratar com falta de respeito, não fique ofendido facilmente. Seja humilde e reconheça qualquer erro que cometer. (Ecl. 7:9, 20) Seja obediente por resolver problemas do modo como Jeová ensina. Responda sempre com brandura. (Pro. 15:1) Quando chefes de família e anciãos agem assim, eles agradam a Jeová, mantêm a paz e dão o exemplo de como mostrar mansidão.

11-13. Que exemplo é que os três hebreus nos deram?

11 Quando sofremos perseguição. O povo de Jeová, muitas vezes, sofreu perseguição de governantes humanos. Eles podem acusar-nos de vários “crimes”, mas sabemos que o real motivo de nos acusarem é porque escolhemos “obedecer a Deus como governante em vez de a homens”. (Atos 5:29) Mesmo que gozem connosco, nos prendam ou até nos agridam fisicamente, nunca vamos retaliar. Com a ajuda de Jeová, vamos mostrar brandura durante toda a nossa provação.

12 Pense no exemplo dos três hebreus, Hananias, Misael e Azarias. * O rei de Babilónia mandou que eles se ajoelhassem à frente de uma enorme imagem de ouro. Com brandura, eles explicaram por que  motivo não iam adorar a imagem. O rei ameaçou lançá-los numa fornalha ardente, mas os três continuaram obedientes a Deus. Jeová salvou os três hebreus da fornalha, mas eles não sabiam se Deus ia fazer isso ou não. Eles estavam dispostos a aceitar qualquer coisa que Jeová permitisse. (Dan. 3:1, 8-28) Os três hebreus provaram que pessoas mansas são realmente corajosas. Nenhum rei, nenhuma ameaça e nenhum castigo vai fazer-nos desistir de dar a Jeová “devoção exclusiva”. — Êxo. 20:4, 5.

13 Quando passamos por algum teste de lealdade a Jeová, como podemos imitar os três hebreus? Temos de ser humildes e confiar que Jeová vai cuidar de nós. (Sal. 118:6, 7) Além disso, quando alguém nos acusar, dizendo que estamos a fazer algo errado, vamos responder de modo brando e respeitoso. (1 Ped. 3:15) E não vamos fazer absolutamente nada que comprometa a nossa amizade com Jeová.

Mesmo quando outros nos tratam mal, respondemos com respeito (Veja o parágrafo 13.)

14-15. (a) O que pode acontecer quando estamos stressados? (b) De acordo com Isaías 53:7, 10, porque podemos dizer que Jesus é o maior exemplo de alguém que continuou manso apesar do stress?

14 Quando estamos stressados. Todos nós ficamos stressados por vários motivos. Talvez por causa de um teste na escola ou de uma tarefa que precisa de ser feita no trabalho. Ou pode ser que fiquemos ansiosos só de pensar em algum procedimento médico que vamos ter de fazer. Quando sentimos stress, é mais difícil mostrar mansidão. Coisas que antes não nos incomodavam podem começar a deixar-nos irritados. Isso pode fazer com que falemos de modo duro e insensível. Se já se sentiu stressado, o exemplo de Jesus pode ajudá-lo.

15 Nos últimos meses em que esteve na Terra, Jesus passou por muito stress. Ele sabia que seria morto e que passaria por muito sofrimento. (João 3:14, 15; Gál. 3:13) Alguns meses antes de morrer, ele disse que estava aflito. (Luc. 12:50) E, dias antes de ser morto, Jesus repetiu: “Eu estou aflito.” Conseguimos ver como Jesus era humilde e obediente a Deus quando abriu o seu coração e orou: “Pai, salva-me desta hora. Contudo, foi para isto que eu vim, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome.” (João 12:27, 28) Quando chegou o momento, Jesus foi corajoso e entregou-se aos inimigos de Deus, e ele foi morto do modo mais doloroso e humilhante que existe. Apesar de todo o stress e de todo o sofrimento, Jesus foi manso e aceitou fazer o que Deus pediu. Sem dúvida, podemos dizer que Jesus é o maior exemplo de alguém que continuou manso, mesmo quando estava a passar por situações stressantes. — Leia Isaías 53:7, 10.

Jesus é o maior exemplo de mansidão (Veja os parágrafos 16 e 17.) *

16-17. (a) Como é que os amigos de Jesus testaram a mansidão dele? (b) Como podemos imitar Jesus?

16 Na última noite de Jesus como humano na Terra, a mansidão dele foi testada pelos seus amigos mais próximos. Imagine o stress pelo qual Jesus estava a passar naquela noite. Será que ele continuaria fiel até à morte? A vida de milhares de milhões de humanos estava em jogo. (Rom. 5:18, 19) E o mais importante: a reputação de Jeová também estava envolvida. (Jó 2:4) Então, durante a última refeição com os seus amigos mais próximos, houve “uma discussão acalorada” entre eles “sobre qual deles era o maior”. Jesus já tinha corrigido os apóstolos sobre este assunto várias vezes, inclusive naquela mesma noite. Mesmo assim, Jesus não ficou irritado. Ele reagiu com brandura. De modo bondoso, mas firme, ele explicou – novamente – como é  que os seus discípulos deviam agir. Em seguida, Jesus elogiou os seus amigos por serem leais e terem ficado ao lado dele nas provações. — Luc. 22:24-28; João 13:1-5, 12-15.

17 No lugar de Jesus, como é que você teria reagido? Se passar por uma situação assim, tente imitar o exemplo de Jesus. Continue brando, mesmo que se sinta stressado. Esteja disposto a obedecer à ordem que Jeová deu de ‘continuarmos a suportar-nos uns aos outros’. (Col. 3:13) Lembre-se de que todos nós dizemos e fazemos coisas que irritam os outros. Assim, torna-se mais fácil obedecer a essa ordem. (Pro. 12:18; Tia. 3:2, 5) Além disso, sempre que possível, elogie o que vê de bom nos outros. — Efé. 4:29.

PORQUÊ CONTINUAR A ‘PROCURAR A MANSIDÃO’?

18. Como é que Jeová ajuda as pessoas mansas a tomar boas decisões, mas o que é que elas devem fazer?

18 As nossas decisões vão ser melhores. Se tivermos de fazer alguma escolha difícil na vida, Jeová vai ajudar-nos a tomar boas decisões – mas só se formos mansos. Ele promete ouvir “o pedido dos mansos”. (Sal. 10:17) E ele não vai apenas ouvir o nosso pedido. A Bíblia promete que Deus “guiará os mansos no que é certo, e ensinará aos mansos o Seu caminho”. (Sal. 25:9) Para nos guiar, Jeová usa a Bíblia, as publicações, * as reuniões e os vídeos produzidos pelo “escravo fiel e prudente”. (Mat. 24:45-47) Mas temos de fazer a nossa parte. Temos de ser humildes e admitir que precisamos de ajuda, e, então, estudar todas as orientações que Jeová nos dá. Para mostrar que somos obedientes, precisamos de pôr em prática o que aprendemos.

19-21. (a) Que erro cometeu Moisés em Cades? (b) Que lições podemos aprender do que aconteceu a Moisés?

19 Vamos cometer menos erros. Pense novamente no caso de Moisés. Durante muitos anos ele continuou manso e agradou a Jeová. Mas, perto do fim dos quarenta anos no deserto, Moisés deixou de ser manso. A sua irmã, provavelmente aquela que tinha ajudado a salvar a vida dele no Egito, tinha acabado de morrer e de ser enterrada em Cades. E os israelitas começaram, outra vez, a queixar-se de que estavam a passar necessidade. Desta  vez, “o povo discutia com Moisés” por não ter água. Apesar de todos os milagres que Jeová tinha feito por meio de Moisés, e apesar de Moisés ter mostrado tantas vezes que era um líder bondoso, os israelitas queixaram-se. Não se queixaram apenas por causa da falta de água, mas também de Moisés, como se a sede que estavam a sentir fosse culpa dele. — Núm. 20:1-5, 9-11.

20 Moisés ficou muito zangado e deixou de ser manso. Em vez de falar ao rochedo, assim como Jeová tinha mandado, Moisés zangou-se com o povo e ficou com o crédito do milagre que ia acontecer. A seguir, golpeou o rochedo duas vezes, e começou a jorrar muita água. O orgulho e a ira fizeram Moisés cometer um erro muito grave. (Sal. 106:32, 33) Por ter perdido a mansidão por um momento, Moisés perdeu a oportunidade de entrar na Terra Prometida. — Núm. 20:12.

21 O caso de Moisés ensina-nos lições valiosas. Primeiro, esforce-se sempre para continuar manso. Se deixarmos de ser mansos, mesmo que só por um momento, podemos ficar orgulhosos e acabar por dizer ou fazer algo que não devíamos. Segundo, o stress enfraquece a mansidão. Por isso, mesmo quando se sentir pressionado, faça o máximo para continuar manso.

22-23. (a) Porque devemos continuar a ‘procurar a mansidão’? (b) Porque é que Sofonias 2:3 usa a palavra “provavelmente”?

22 Seremos protegidos. Em breve, Jeová vai remover da Terra todas as pessoas más. Apenas os mansos continuarão nela. Finalmente, a Terra será um lugar cheio de paz. (Sal. 37:10, 11) Será que você pode estar entre esses mansos? Sim, se aceitar o convite amoroso que Jeová fez por meio de Sofonias. — Leia Sofonias 2:3.

23 Porque é que Sofonias 2:3 usa a palavra “provavelmente”? Isso não quer dizer que Jeová não tem a capacidade de proteger as pessoas que querem agradar-lhe e que ele ama. Na verdade, esse versículo mostra que a salvação depende de nós. Por isso, se quiser sobreviver ao “dia da ira de Jeová” e viver para sempre, faça o seu melhor para ‘procurar a mansidão’ e agrade sempre a Jeová.

CÂNTICO 120 Sejamos Humildes Como Jesus

^ par. 5 Ninguém nasce com a qualidade da mansidão. Temos de aprender a ser mansos. Quando lidamos com pessoas calmas, é mais fácil continuarmos mansos. Mas e se tivermos de lidar com alguém de personalidade difícil? Será que vamos conseguir continuar mansos? Este estudo vai analisar algumas coisas que tornam mais difícil mostrar mansidão e como podemos desenvolver essa bela qualidade.

^ par. 3 ENTENDA MELHOR: Mansidão. A pessoa mansa é sempre bondosa ao lidar com outros. Mesmo quando alguém a provoca, ela continua a mostrar brandura. Humildade. A pessoa humilde nunca é orgulhosa nem arrogante. Ela vê os outros como superiores. No caso de Jeová, ele é humilde porque, mesmo sendo o Soberano do Universo, trata a todos com amor e misericórdia.

^ par. 12 Os babilónios chamavam os três hebreus pelos nomes Sadraque, Mesaque e Abednego. — Dan. 1:7.

^ par. 18 Por exemplo, veja o artigo “Tome decisões que honram a Deus”, na revista A Sentinela de 15 de abril de 2011.

^ par. 59 IMAGEM: Depois de os discípulos discutirem sobre quem era o maior, Jesus continuou brando e calmamente corrigiu o pensamento deles.