Ir para conteúdo

Ir para índice

 ESTUDO 17

Aceite a ajuda de Jeová para ficar firme contra espíritos malignos

Aceite a ajuda de Jeová para ficar firme contra espíritos malignos

‘Temos uma luta contra as forças espirituais malignas nos lugares celestiais.’ — EFÉ. 6:12.

CÂNTICO 55 Nada Temam, Meus Amados!

O QUE VAMOS VER *

1. De acordo com Efésios 6:10-13, qual é uma forma de Jeová mostrar que se preocupa com os seus servos? Explique.

JEOVÁ ama os seus servos e preocupa-se muito com eles. Uma das formas de ele mostrar essa preocupação é por nos ajudar a ficar firmes contra os nossos inimigos. Os nossos inimigos principais são Satanás e os demónios. Jeová dá-nos alertas sobre eles e dá-nos aquilo de que precisamos para não ceder à influência deles. (Leia Efésios 6:10-13.) O único modo de continuarmos firmes contra o Diabo é por aceitar a ajuda de Jeová e confiar totalmente nele. Temos de pensar assim como o apóstolo Paulo. Ele escreveu: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” — Rom. 8:31.

2. O que vamos ver neste estudo?

2 Nós, que somos cristãos verdadeiros, não nos concentramos demasiado em Satanás e nos demónios. Preferimos concentrar a maior parte da nossa atenção em aprender sobre Jeová e em como o servir. (Sal. 25:5) Apesar disso, temos de conhecer as táticas de Satanás. Porquê? Porque isso vai ajudar-nos a não sermos enganados por ele. (2 Cor. 2:11; nota) Neste estudo, vamos analisar um dos métodos que Satanás e os demónios mais usam para enganar as pessoas. Também vamos aprender como podemos ficar firmes contra eles.

COMO OS ESPÍRITOS MALIGNOS ENGANAM AS PESSOAS

3-4. (a) O que é o ocultismo? (b) Como é que algumas pesquisas mostram que a crença no ocultismo se espalhou por muitos lugares?

3 Satanás e os demónios fazem tudo o que podem para enganar as pessoas. Um dos métodos que eles mais usam é o  ocultismo. Aqueles que praticam o ocultismo afirmam saber ou controlar coisas que os humanos não têm como saber ou controlar. Por exemplo, alguns dizem que têm a capacidade de saber o futuro por meio da adivinhação ou da astrologia. Outros, supostamente, falam com aqueles que já morreram. Há também os que praticam bruxaria ou rituais mágicos e talvez tentem lançar feitiços. *

4 Hoje, muitas pessoas em todo o mundo acreditam no poder do ocultismo. Uma pesquisa feita em 18 países da América Latina e das Caraíbas revelou que 1 em cada 3 pessoas entrevistadas acredita em magia, bruxaria ou feitiçaria, e quase a mesma quantidade de pessoas acredita que é possível comunicar-se com os espíritos. Outra pesquisa foi feita em 18 países da África. Ali, mais de metade das pessoas entrevistadas disse que acredita em feitiçaria. É claro que, não importa onde moremos, temos de estar alertas contra o ocultismo. Afinal, Satanás está a tentar enganar “toda a terra habitada”. — Apo. 12:9.

5. O que é que Jeová acha do ocultismo?

5 Jeová é o “Deus da verdade”. (Sal. 31:5) Portanto, o que é que ele acha do ocultismo? Ele detesta essa prática! Jeová disse aos israelitas: “Não se deve encontrar no teu meio alguém que queime o seu filho ou a sua filha no fogo, ou que empregue adivinhação, ou que pratique magia, ou que procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos, ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos. Pois quem faz estas coisas é detestável para Jeová.” (Deut. 18:10-12) É verdade que os cristãos não precisam de obedecer à Lei que Jeová deu aos israelitas. No entanto, nós sabemos que ele continua a sentir o mesmo em relação ao ocultismo. — Mal. 3:6.

6. (a) Como é que Satanás usa o ocultismo para prejudicar as pessoas? (b) De acordo com Eclesiastes 9:5, o que é que realmente acontece aos mortos?

6 Jeová alerta-nos contra o ocultismo porque ele sabe que Satanás usa isso para prejudicar as pessoas. Por meio do ocultismo, Satanás espalha as suas mentiras – incluindo a mentira de que os mortos continuam a viver em algum outro lugar. (Leia Eclesiastes 9:5.) Satanás também usa o ocultismo para deixar as pessoas com medo e para desviá-las de Jeová. O que ele realmente quer é que as pessoas que praticam o ocultismo confiem nos espíritos malignos e não em Jeová.

COMO PODEMOS FICAR FIRMES CONTRA OS ESPÍRITOS MALIGNOS

7. O que é que Jeová nos diz?

7 Como foi dito antes, Jeová diz-nos o que precisamos de saber para não sermos enganados por Satanás e pelos demónios. Vamos ver algumas coisas práticas que podemos fazer para continuarmos firmes na nossa luta contra os espíritos malignos.

8. (a) Qual é o modo principal de nos protegermos dos espíritos malignos? (b) Como é que o Salmo 146:4 expõe a mentira de Satanás sobre a morte?

8 Leia a Bíblia e medite nela. Este é o modo principal de nos protegermos das mentiras dos espíritos malignos. A Palavra de Deus é como uma espada afiada. Pode derrotar as mentiras que Satanás espalha e mostrar  qual é a verdade. (Efé. 6:17) Por exemplo, a Bíblia mostra que os mortos não podem comunicar-se com os vivos. (Leia Salmo 146:4.) Também nos lembra de que a única pessoa que pode predizer o futuro com exatidão é Jeová. (Isa. 45:21; 46:10) Por isso, esforce-se sempre para ler a Bíblia e meditar nela. Assim, estará preparado para rejeitar e odiar as mentiras que os espíritos malignos espalham.

9. Quais são algumas práticas relacionadas com o ocultismo?

9 Não se envolva em nada relacionado com o ocultismo. Os cristãos verdadeiros não praticam nenhuma forma de ocultismo. Por exemplo, não visitamos médiuns espíritas nem tentamos encontrar uma forma de nos comunicarmos com os mortos. Assim como o artigo anterior mostrou, não participamos em nenhum costume fúnebre ligado à crença de que os mortos continuam vivos em algum lugar. Também não nos envolvemos em astrologia nem em nenhuma forma de tentar adivinhar o futuro. (Isa. 8:19) Práticas como essas são muito perigosas porque nos fazem ter contacto direto com Satanás e os demónios.

Imite os cristãos do primeiro século: livre-se de tudo o que esteja ligado ao ocultismo e não se envolva em entretenimento que promova o ocultismo (Veja os parágrafos 10 a 12.)

10-11. (a) O que é que alguns efésios do primeiro século fizeram quando aprenderam a verdade? (b) De acordo com 1 Coríntios 10:21, porque devemos imitar o exemplo dos cristãos do primeiro século? Como podemos fazer isso?

10 Livre-se de objetos relacionados com o ocultismo. No primeiro século, algumas pessoas na cidade de Éfeso estavam envolvidas em ocultismo. Mas quando aprenderam a verdade, tomaram uma atitude drástica. A Bíblia diz: “Um bom número dos que tinham praticado artes mágicas juntaram os seus livros e queimaram-nos diante de todos.” (Atos 19:19) Essas pessoas queriam mesmo tomar uma posição contra os espíritos malignos. Os livros de magia que tinham eram muito caros. No entanto, em vez de darem os livros a alguém ou de tentarem vendê-los, decidiram queimá-los. Para elas, agradar a Jeová era  muito mais importante do que o valor dos livros.

11 Como podemos imitar o exemplo desses cristãos do primeiro século? Se você tiver qualquer objeto ligado ao ocultismo – como um amuleto ou um item que serve para proteger alguém de espíritos maus – seria melhor livrar-se dele. — Leia 1 Coríntios 10:21.

12. Que perguntas devemos fazer sobre as nossas formas de entretenimento?

12 Analise com cuidado as suas formas de entretenimento. Pergunte-se: ‘Será que costumo ler livros, revistas ou artigos na Internet que falam sobre o ocultismo? Será que alguns dos filmes, músicas, programas de televisão e jogos de que eu gosto têm algo a ver com o ocultismo? Falam de coisas como vampiros, zombies ou atividades sobrenaturais? Fazem parecer que rituais mágicos, feitiços e maldições são uma diversão inofensiva?’ É claro que nem todo o entretenimento com histórias fantasiosas ou com contos de fadas está necessariamente ligado ao ocultismo. Por isso, quando for analisar as suas formas de entretenimento, esteja determinado a escolher coisas que não tenham nada a ver com o que Jeová odeia. Devemos fazer o máximo para “manter uma consciência limpa perante Deus”. — Atos 24:16. *

13. O que não devemos fazer?

13 Não conte histórias sobre os demónios. Temos de fazer assim como Jesus. (1 Ped. 2:21) Antes de vir à Terra, Jesus vivia no céu e sabia muitas coisas sobre Satanás e os demónios. No entanto, ele não contava histórias sobre o que esses espíritos maus tinham feito. Jesus queria falar com as pessoas sobre  Jeová, e não fazer propaganda de Satanás. Nós podemos imitar o exemplo de Jesus por não espalhar histórias sobre os demónios. Em vez disso, temos de mostrar que o nosso ‘coração se agita com algo bom’, ou seja, com a verdade. — Sal. 45:1.

Não precisamos de ter medo dos espíritos malignos; Jeová, Jesus e os anjos são mais poderosos (Veja os parágrafos 14 e 15.) *

14-15. (a) Porque não devemos ter um medo exagerado dos espíritos malignos? (b) Qual é uma prova de que Jeová protege o seu povo?

14 Não tenha um medo exagerado dos espíritos malignos. No mundo imperfeito em que vivemos, coisas más podem acontecer de um momento para o outro: acidentes, doenças e até a morte. Contudo, não devemos achar que os espíritos malignos são os culpados de tudo. A Bíblia explica que “o tempo e o imprevisto” podem sobrevir a qualquer um. (Ecl. 9:11) Além disso, Jeová já mostrou que é muito mais poderoso do que os espíritos malignos. Por exemplo, Jeová não deixou Satanás matar Jó. (Jó 2:6) Na época de Moisés, Jeová mostrou que tinha mais poder do que os sacerdotes-magos do Egito. (Êxo. 8:18; 9:11) Jeová também deu a Jesus o poder de expulsar Satanás e os demónios do céu e de lançá-los para a Terra. Em breve, eles vão ficar presos no abismo e não vão poder fazer mal a ninguém. — Apo. 12:9; 20:2, 3.

15 Hoje, temos muitas provas de que Jeová protege mesmo o seu povo. Pense nisto: nós temos de pregar e ensinar a verdade na Terra inteira. (Mat. 28:19, 20) Esse trabalho expõe as coisas más que o Diabo faz. Sem dúvida, se Satanás pudesse, ele acabaria com todas as nossas atividades. Mas ele não consegue. Por isso, não precisamos de ter um medo exagerado dos espíritos malignos. Nós sabemos que “os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele”. (2 Cró. 16:9) Se formos fiéis a Jeová, os demónios não poderão causar-nos nenhum dano permanente.

JEOVÁ ABENÇOA OS QUE ACEITAM A AJUDA DELE

16-17. Dê um exemplo que mostra que ficar contra espíritos malignos exige coragem.

16 Ficar contra os espíritos malignos é algo que exige coragem, principalmente quando  amigos ou familiares não entendem a nossa posição. No entanto, Jeová abençoa aqueles que mostram coragem. Veja o exemplo de uma irmã chamada Érica, que mora no Gana. Quando tinha 21 anos, Érica aceitou estudar a Bíblia. Mas ela era filha de um sacerdote que praticava artes mágicas. Por isso, a sua família esperava que ela participasse num costume que envolvia comer a carne que tinha sido oferecida aos deuses do seu pai. Quando Érica se recusou a participar, a sua família considerou isso um insulto aos deuses. Eles acreditavam que os deuses iam castigá-la com doenças.

17 A família tentou obrigar Érica a participar no costume, mas ela não cedeu. Por causa disso, ela teve de sair de casa. Algumas Testemunhas de Jeová receberam-na em sua casa. Jeová abençoou Érica com uma nova família – pessoas da mesma fé que se tornaram seus irmãos e irmãs. (Mar. 10:29, 30) Apesar de ter sido expulsa pelos seus familiares e de eles terem queimado as coisas dela, Érica continuou leal a Jeová. Ela batizou-se e hoje é pioneira regular. Ela não tem medo dos demónios. Sobre a sua família, Érica diz: “Eu oro todos os dias para que a minha família também conheça a Jeová e sinta a liberdade que só podemos ter quando servimos o nosso Deus amoroso.”

18. Que bênçãos vamos ter se confiarmos em Jeová?

18 Nem todos vamos passar por um teste de fé tão difícil assim. No entanto, todos temos de ficar firmes contra os espíritos malignos e confiar em Jeová. Se fizermos isso, Jeová vai dar-nos muitas bênçãos e não vamos cair nas mentiras de Satanás. Também não vamos deixar que o medo exagerado dos demónios nos impeça de servir a Jeová. Acima de tudo, a nossa amizade com Deus vai ficar ainda mais forte. Por isso, esteja decidido a seguir o conselho que o discípulo Tiago deu: “Sujeitem-se a Deus; mas oponham-se ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Acheguem-se a Deus, e ele vai achegar-se a vocês.” — Tia. 4:7, 8.

CÂNTICO 150 Procurem a Deus Para Obter Livramento

^ par. 5 Jeová ama-nos muito, e, por isso, avisa-nos para termos cuidado com os espíritos malignos. Como é que eles tentam enganar as pessoas? O que podemos fazer para não ceder à influência deles? Neste estudo, vamos ver como Jeová nos ajuda a ficar firmes contra esses espíritos maus.

^ par. 3 ENTENDA MELHOR: A palavra ocultismo refere-se a crenças ou práticas que estão ligadas aos demónios. Uma dessas crenças é que, quando uma pessoa morre, o espírito dela continua a viver e pode comunicar-se com os vivos, principalmente por meio de um médium. Entre as práticas relacionadas com o ocultismo estão a bruxaria e a adivinhação. Neste artigo, as palavras magia e mágica referem-se a práticas relacionadas com o oculto, com o sobrenatural. Por exemplo, fazer maldições e lançar ou quebrar feitiços. Essas práticas não se referem a truques realizados com movimentos rápidos das mãos, que algumas pessoas fazem para divertir outros.

^ par. 12 Os anciãos não têm autorização para criar regras sobre entretenimento. Cada cristão deve usar a sua consciência treinada pela Bíblia para escolher o que vai ler, ver ou jogar. Os chefes de família devem certificar-se de que o entretenimento da sua família está de acordo com os princípios bíblicos. — Veja o artigo “Será que as Testemunhas de Jeová proíbem certos filmes, músicas ou livros?” no site jw.org®. Aceda a QUEM SOMOS > PERGUNTAS FREQUENTES.

^ par. 54 IMAGEM: Uma representação de Jesus, como Rei poderoso no céu, a liderar um exército de anjos. Acima deles está o trono de Jeová.