Ir para conteúdo

Ir para índice

Jovens, já definiram os vossos alvos espirituais?

Jovens, já definiram os vossos alvos espirituais?

Confia a Jeová tudo o que fazes, e os teus planos serão bem-sucedidos.” — PRO. 16:3.

CÂNTICOS: 135 e 144

1-3. (a) Que situação enfrentam todos os jovens hoje? Ilustre. (Veja a fotografia no início do estudo.) (b) O que pode ajudar os jovens cristãos que estão nessa situação?

JOVEM, imagina que vais a um evento especial numa cidade distante. Para fazeres a viagem, precisas de apanhar um autocarro expresso. No terminal rodoviário, sentes-te um pouco perdido porque há muitas pessoas e vários autocarros. Mas essa sensação não dura muito. Felizmente, sabes exatamente para onde queres ir e que autocarro apanhar. E sabes que entrar num autocarro qualquer pode levar-te ao lugar errado.

2 Hoje, tu estás numa situação parecida. Tens uma longa viagem pela frente: a viagem da vida. Às vezes, podes sentir-te meio perdido com tantas opções e escolhas que existem. Mas o que te pode ajudar? Se souberes exatamente para onde queres ir, será mais fácil para ti tomares decisões. No entanto, para onde deves ir?

3 Este estudo vai responder a essa pergunta e mostrar  porque é que o objetivo dos jovens na vida deve ser agradar a Jeová. Se esse for o teu objetivo, vais incluir Jeová em todas as tuas decisões, como educação, emprego ou casamento. Querer agradar a Jeová também te vai motivar a alcançar alvos espirituais. Se continuares concentrado em servir a Jeová, podes ter a certeza de que ele te vai abençoar e ajudar a ter sucesso na vida. — Leia Provérbios 16:3.

PORQUÊ DEFINIR ALVOS ESPIRITUAIS?

4. O que vamos ver neste estudo?

4 É bom ter alvos espirituais bem definidos. Porquê? Vamos ver três motivos neste estudo. Os dois primeiros mostram que ter um alvo espiritual pode ajudar a pessoa a ser mais amiga de Jeová. O terceiro mostra que ter alvos quando se é jovem traz muitas vantagens.

5. Qual é o motivo principal para um jovem ter alvos espirituais?

5 O motivo principal de definir alvos espirituais na vida é mostrar gratidão por tudo o que Jeová fez por nós. O salmista disse: “É bom dar graças a Jeová [...]; pois alegraste-me, ó Jeová, com os teus feitos; eu grito de alegria por causa das obras das tuas mãos.” (Sal. 92:1, 4) Como jovem, pensa em tudo o que Jeová já te deu: a tua vida, a Bíblia, a congregação, as tuas crenças e a esperança de um futuro maravilhoso. Quando estabeleces um alvo espiritual, é como se estivesses a dizer “obrigado” a Jeová por todas essas bênçãos. Isso torna a tua amizade com ele mais forte.

6. (a) Que efeito é que os alvos espirituais podem ter na nossa amizade com Jeová? (b) Mesmo que alguém seja muito jovem, que alvos pode ter?

6 O segundo motivo é que, quando te esforças para atingir os teus alvos, Jeová percebe que estás a querer dar o teu melhor, e ele valoriza muito isso. O resultado é uma amizade mais forte com Jeová. O apóstolo Paulo prometeu: “Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do amor que mostraram pelo seu nome.” (Heb. 6:10) Mesmo que sejas muito jovem, já podes ter alvos. Christine tinha 10 anos quando decidiu ler regularmente as biografias de Testemunhas de Jeová. Toby tinha 12 anos quando definiu o alvo de ler a Bíblia inteira antes de se batizar. Maxim tinha 11 anos e a sua irmã Noemi tinha 10 quando se batizaram. Então, os dois decidiram servir em Betel. Para não perderem o foco, penduraram numa das paredes da casa uma petição para servir em Betel. E tu? Consegues pensar em alguns alvos que poderias estabelecer e, depois, tentar alcançá-los? — Leia Filipenses 1:10, 11.

7, 8. (a) Porque tomar decisões é mais fácil quando temos alvos? (b) Porque é que uma adolescente decidiu não ir para a faculdade?

7 Qual é o terceiro motivo de se ter alvos definidos quando se é jovem? Como jovem, vais ter muitas decisões importantes para tomar na vida, relacionadas com educação, emprego e outras coisas. Essas decisões são como chegar a um cruzamento. Para que lado deves ir? Se estiver bem claro na tua mente onde queres chegar, vai ser fácil decidir. Provérbios 21:5 diz: “Os planos do diligente certamente dão bons resultados.” Quanto mais cedo fizeres planos, mais cedo terás bons resultados. Foi o que aconteceu a Damaris. Na adolescência, ela precisou de tomar uma decisão importante.

8 Damaris terminou o ensino secundário com ótimas notas. Ofereceram-lhe  uma bolsa de estudo numa faculdade de direito, mas ela não aceitou. Porquê? Ela disse: “Quando eu era mais nova, já tinha decidido ser pioneira. Eu sabia que ia precisar de um emprego a part-time. Se me tivesse tornado advogada, poderia ter muito mais dinheiro, mas dificilmente encontraria um emprego a part-time.” Damaris já é pioneira há mais de 20 anos. O que é que ela acha da decisão que tomou quando era adolescente? “No meu trabalho, tenho muito contacto com advogados. Eles fazem o serviço que eu faria se tivesse ido para a faculdade. Mas muitos deles não se sentem felizes no emprego. Por ter decidido ser pioneira, não me sinto frustrada no meu emprego e sinto-me muito feliz por estar a servir a Jeová há tantos anos.”

9. Porque é que os jovens cristãos merecem ser elogiados?

9 Milhares de jovens em todo o mundo merecem ser elogiados. Eles confiam em Jeová e concentram a sua vida em alvos espirituais. Por isso, têm uma vida feliz e, ao mesmo tempo, aprendem a seguir as instruções de Jeová em tudo, incluindo educação, trabalho e casamento. Salomão disse: “Confia em Jeová de todo o teu coração; [...] Lembra-te dele em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Pro. 3:5, 6) Jovens, Jeová ama-vos muito. Vocês são muito preciosos para ele, e ele quer proteger-vos, guiar-vos e abençoar-vos.

PREPARA-TE BEM PARA DAR TESTEMUNHO

10. (a) Porque é que a pregação deve estar no topo da nossa lista de prioridades? (b) Como podemos melhorar na pregação?

10 Para um jovem que quer agradar a Jeová, a pregação é muito importante. Jesus destacou que “as boas novas têm de ser pregadas primeiro”. (Mar. 13:10) Já que a pregação é tão urgente, deve estar no topo da tua lista de prioridades. O que achas de estabelecer o alvo de participar mais no serviço de campo? Talvez possas ser pioneiro. Mas e se não gostares muito da pregação? Como podes explicar melhor aquilo em que acreditas? Duas coisas podem ajudar-te: prepara-te bem e não desistas de falar com outros sobre Jeová. Até vais ficar surpreendido ao ver como pregar pode deixar-te alegre.

Como é que os jovens se preparam para dar testemunho? (Veja os parágrafos 11 e 12.)

11, 12. (a) Como nos podemos preparar para falar sobre Jeová? (b) Como é que um jovem conseguiu dar um bom testemunho na escola?

11 Podes treinar uma resposta a uma pergunta feita com frequência, como, por exemplo: “Porque acreditas em Deus?” Existem muitos artigos no site jw.org que te vão ajudar a responder a esta pergunta. Se procurares em ENSINOS BÍBLICOS > ADOLESCENTES, vais encontrar a atividade “Porque acredito em Deus?”. Usa essa atividade para te preparares. Nela, vais encontrar três textos bíblicos que poderás usar: Hebreus 3:4, Romanos 1:20 e Salmo 139:14. Existem mais atividades que te podem ajudar a responder a outras perguntas. — Leia 1 Pedro 3:15.

12 Quando tiveres oportunidade, incentiva os teus colegas a visitar o site jw.org. Foi isso o que Luca fez. A turma dele estava a estudar sobre religiões. Luca percebeu que o livro que estavam a usar dizia algumas mentiras sobre as Testemunhas de Jeová. Apesar de sentir um pouco de receio, Luca perguntou à professora se ele podia explicar melhor algumas das nossas crenças. Além de fazer isso, Luca mostrou o site jw.org à turma toda e a professora deixou como  trabalho de casa para os alunos ver o vídeo Vence o ‘Bullying’ Sem Recorrer à Violência!. Luca ficou muito feliz por ter conseguido dar um bom testemunho.

13. Que exemplo mostra a importância de não desistir quando surgem dificuldades?

13 Mesmo que encontres alguns obstáculos no teu caminho, não desanimes. (2 Tim. 4:2) Quando surgir algum desafio, apega-te aos teus alvos. Foi o que Katharina fez. Ela tinha 17 anos quando estabeleceu o alvo de dar testemunho a cada colega de trabalho. Um deles até a insultou várias vezes, mas ela não deixou que isso a desanimasse. A atitude dela impressionou outro colega, chamado Hans. Ele começou a ler as nossas publicações, estudou a Bíblia e batizou-se. Só que Katharina tinha-se mudado e não sabia nada disso. Treze anos depois, Katharina estava com a sua família numa reunião no Salão do Reino. Imagina a reação dela ao ver que o orador do discurso público era Hans! Ainda bem que Katharina não desistiu do seu alvo de dar testemunho aos colegas de trabalho!

NÃO TE DISTRAIAS

14, 15. (a) Que determinação é que vai ajudar os jovens a resistirem à pressão dos colegas? (b) De que maneiras se pode enfrentar a pressão dos colegas?

14 Até agora, vimos porque é importante concentrarmo-nos em servir a Jeová e ter alvos espirituais. Mas muitos jovens da tua idade pensam em usar a vida para se divertirem. E é muito provável que eles te convidem para te divertires com eles. Por isso, mais cedo ou mais tarde, vais ter de mostrar que estás determinado a alcançar os teus alvos. Não deixes que a pressão dos colegas te distraia. Pensa novamente na ilustração do autocarro. Será que entrarias num autocarro qualquer só porque os passageiros parecem estar a divertir-se? Claro que não!

15 Existem várias maneiras de resistir à pressão dos colegas. Por exemplo, evita  situações que possam ser tentadoras. (Pro. 22:3) Pensa também nas más consequências de fazer o que é errado. (Gál. 6:7) Além disso, sê humilde e reconhece que precisas de conselhos. Isso vai ajudar-te a ouvir sugestões dos teus pais e de outros irmãos experientes da congregação. — Leia 1 Pedro 5:5, 6.

16. Como é que o caso de Christoph mostra a importância de se ser humilde?

16 Ser humilde ajudou Christoph a aceitar conselhos. Pouco depois de ser batizado, ele começou a frequentar um ginásio. Então, outros jovens do ginásio convidaram-no para fazer parte de um clube desportivo. Ele foi falar sobre o assunto com um ancião, que o aconselhou a levar em conta alguns perigos, como o risco de ser contaminado pelo espírito competitivo. Mesmo assim, Christoph decidiu entrar no clube. Com o tempo, ele descobriu que o desporto era violento e até perigoso. Christoph pediu novamente conselhos a vários anciãos. Ele diz: “Jeová mandou-me bons conselheiros. Demorou um pouco, mas aceitei o conselho de Jeová.” Será que também és humilde para ouvir conselhos?

17, 18. (a) O que é que Jeová quer para os jovens? (b) O que é que um jovem pode fazer para não se arrepender das suas escolhas quando for adulto? Dê um exemplo.

17 Eclesiastes 11:9 diz: “Alegra-te, jovem, enquanto ainda és jovem, e que o teu coração seja feliz nos dias da tua juventude.” Jeová quer que aproveites a tua juventude e sejas feliz. O estudo de hoje mostrou que um modo de conseguir isso é por ter alvos espirituais e seguir os conselhos de Jeová. Quanto mais cedo começares a fazer isso, mais cedo vais sentir a orientação, a proteção e as bênçãos dele. Pensa em todos os bons conselhos que Jeová dá por meio da Bíblia, e guarda no teu coração estas palavras: “Lembra-te, então, do teu Grandioso Criador nos dias da tua juventude.” — Ecl. 12:1.

18 Ninguém é jovem para sempre. Os jovens rapidamente se tornam adultos. E é triste dizer que muitos adultos se arrependem de ter seguido objetivos errados quando eram jovens, ou simplesmente de não terem tido nenhum objetivo. Se te focares em alvos espirituais agora, terás alegria quando fores adulto e olhares para trás. Foi isso o que aconteceu a Mirjana. Ela era muito boa em desporto quando era adolescente. Até foi convidada para participar nos Jogos Olímpicos de Inverno. Mas ela escolheu entrar no serviço de tempo integral. Depois de 30 anos, ela continua nesse serviço, juntamente com o marido. Mirjana diz: “Fama, honra, riquezas e poder são passageiros e não são alvos importantes. Na verdade, os melhores alvos são aqueles que incluem servir a Deus e ajudar as pessoas a conhecê-lo.”

19. Porque é que é bom um jovem concentrar-se em alvos espirituais desde cedo?

19 Jovens, vocês merecem elogios por não desistirem de servir a Jeová apesar dos desafios que enfrentam. Vocês têm alvos espirituais, dão importância à pregação, não deixam que o mundo vos engane e colocam a Jeová em primeiro lugar na vida. Podem ter a certeza de que o vosso esforço não é em vão. Lembrem-se também de que vocês podem contar com a ajuda de irmãos e irmãs amorosos. E o mais importante: se confiarem em Jeová, os vossos planos serão bem-sucedidos.