Ir para conteúdo

Ir para índice

 O CAMINHO PARA A FELICIDADE

Tenha esperança

Tenha esperança

“Quero que tenham paz, não calamidade. Quero dar-vos um futuro e uma esperança.” Jeremias 29:11.

 “A ESPERANÇA [...] É ESSENCIAL PARA TERMOS UMA BOA AMIZADE COM DEUS”, diz um livro sobre os efeitos positivos da esperança. * Esse livro também diz que a esperança “é o melhor remédio para vencer sentimentos de inutilidade, solidão e medo”.

A Bíblia diz que precisamos de ter esperança, mas também nos alerta contra ter falsas esperanças. O Salmo 146:3 diz: “Não confiem nos príncipes nem nos filhos dos homens, que não podem trazer salvação.” Em vez de confiarmos nos homens para nos salvar, a escolha mais inteligente é confiar no nosso Criador. Ele tem o poder para cumprir as suas promessas. Mas quais são algumas das promessas feitas por Deus? Vejamos alguns exemplos.

OS MAUS DEIXARÃO DE EXISTIR E OS JUSTOS TERÃO PAZ PARA SEMPRE: O Salmo 37:10, 11 diz: “Apenas mais um pouco, e os maus deixarão de existir. [...] Mas os mansos possuirão a terra e terão grande alegria na abundância de paz.” O verso 29 acrescenta que ‘os justos [...] viverão na terra para sempre’.

AS GUERRAS TERÃO FIM: “Jeová [...] põe fim às guerras em toda a terra. Destroça o arco e despedaça a lança, queima as carroças militares no fogo.” — Salmo 46:8, 9.

AS DOENÇAS, O SOFRIMENTO E A MORTE DEIXARÃO DE EXISTIR: “A tenda de Deus está com a humanidade. [...] Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor.” — Apocalipse 21:3, 4.

HAVERÁ ALIMENTOS PARA TODOS: “Haverá fartura de cereais na terra e superabundância no cume das montanhas.” — Salmo 72:16.

UM GOVERNO JUSTO, O REINO DE CRISTO, GOVERNARÁ TODA A TERRA: “E foi-lhe dado [a Jesus Cristo] domínio, honra e um reino, para que os povos, nações e línguas o servissem. O seu domínio é um domínio eterno, que jamais terminará, e o seu reino não será destruído.” — Daniel 7:14.

Porque podemos confiar nestas promessas? Porque, quando esteve na Terra, Jesus mostrou que estava qualificado para ser o futuro Rei do Reino de Deus. Ele curou doentes, alimentou pobres e ressuscitou mortos. Mas Jesus ainda fez algo mais importante: ensinou lições valiosas. As pessoas que colocam esses ensinos em prática podem viver para sempre em paz e união. Jesus também falou sobre o que aconteceria no futuro, incluindo coisas que marcariam os últimos dias deste mundo.

A TEMPESTADE ANTES DA CALMA

Jesus não disse que nos últimos dias teríamos paz e segurança. Muito pelo contrário! Jesus disse que o “final do sistema de coisas” seria marcado por acontecimentos como: grandes guerras, fome, doenças e grandes terramotos. (Mateus 24:3, 7; Lucas 21:10, 11; Apocalipse 6:3-8) Jesus também disse: “Por causa do aumento do que é contra a lei, o amor da maioria irá esfriar-se.” — Mateus 24:12.

Hoje vemos essa falta de amor de muitas maneiras. A Bíblia fala exatamente sobre isso. Em 2 Timóteo 3:1-5, lemos que, nos “últimos dias”, a maioria das pessoas só pensaria em si mesma, em dinheiro e em prazeres. Elas seriam orgulhosas e agressivas. Até dentro da família não haveria amor e os filhos seriam desobedientes aos pais. Muitas pessoas afirmariam servir a Deus, mas estariam a ser falsas.

Esta situação mundial, semelhante a uma tempestade, confirma que estamos nos últimos dias. Ela também confirma que o Reino de Deus, em breve, vai trazer a calma. Além disso, na sua profecia dos últimos dias, Jesus deu-nos a seguinte garantia: “Estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” — Mateus 24:14.

Estas boas notícias são um alerta para os maus. Mas trazem esperança para os justos, pois confirmam que as bênçãos que Deus prometeu, em breve, vão cumprir-se. Gostaria de saber mais sobre estas bênçãos? Então, vá até à última página desta revista.

^ par. 4 Livro: Hope in the Age of Anxiety.