Ir para conteúdo

Ir para índice

Bons valores são como uma bússola que orienta os jovens a decidir que caminho seguir

 PARA OS PAIS

7: Bons valores

7: Bons valores

O QUE SIGNIFICA?

Valores são ideias em que acreditamos e que orientam a nossa vida. Por exemplo, com certeza, você esforça-se para ser honesto em todas as coisas. Então, é provável que também queira ensinar o seu filho a ser assim.

Valores também incluem questões éticas. Por exemplo, uma pessoa com ética é trabalhadora, justa e não pensa só em si própria. É mais fácil para uma pessoa desenvolver essas qualidades quando ainda é jovem.

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Educa a criança no caminho em que deve andar; mesmo quando ela envelhecer, não se desviará dele.” — Provérbios 22:6.

PORQUE É IMPORTANTE?

Na era da tecnologia, é essencial ter valores morais. Uma mãe chamada Karyn diz: “Em qualquer telemóvel, a qualquer momento, é possível encontrar coisas que não prestam. Os nossos filhos podem estar mesmo ao nosso lado e nós nem nos apercebemos de que eles estão a ver algo indecente.”

O QUE A BÍBLIA DIZ: ‘Pessoas maduras têm a capacidade de discernimento treinada para saber distinguir tanto o certo como o errado.’ — Hebreus 5:14.

Ter ética também é muito importante. Isso envolve mostrar boas maneiras, como dizer “por favor” e “obrigado”. Também envolve mostrar preocupação por outros, algo que não é comum num mundo em que muitos se interessam mais por dispositivos eletrónicos do que por pessoas.

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Assim como querem que os homens vos façam, façam-lhes do mesmo modo a eles.” — Lucas 6:31.

O QUE PODE FAZER?

Mostre claramente quais são os seus valores morais. Por exemplo, de acordo com algumas pesquisas, se os pais deixarem claro aos filhos que fazer sexo antes do casamento é errado, é mais provável que os filhos sigam essa orientação.

DICA: Aproveite uma notícia para conversar com o seu filho sobre bons valores. Se nas notícias se falar sobre alguém que cometeu um crime por causa de preconceito, pode dizer ao seu filho: “É horrível ver como algumas pessoas tratam os outros com tanto ódio. Como é que achas que as pessoas chegam a esse ponto?”

“Se um jovem não souber o que é certo e o que é errado, torna-se muito difícil escolher se vai fazer o que é certo ou errado.” — Brandon.

Ensine o seu filho a agir com ética. Até crianças pequenas podem aprender a dizer “por favor” e “obrigado” e mostrar preocupação por outros. Um livro sobre criação de filhos * diz: “Quanto mais os filhos perceberem que fazem parte de algo maior – uma família, uma escola, uma comunidade – mais fácil será agirem com bondade, beneficiando a todos, não só a eles próprios.”

DICA: Escolha algumas tarefas para o seu filho fazer em casa. Assim, ele vai aprender como é importante fazer coisas pelos outros.

“Se os nossos filhos se habituarem agora a fazer algumas tarefas em casa, eles não vão ser apanhados de surpresa quando morarem sozinhos, porque cuidarem de responsabilidades já vai fazer parte da rotina deles.” — Tara.

^ par. 16 Título do livro: Parenting Without Borders.