Ir para conteúdo

Ir para índice

 UM GOVERNO QUE VAI SUPERAR O DESAFIO

“Venha o teu Reino”

“Venha o teu Reino”

A Organização das Nações Unidas está a promover a ideia de “cidadão do mundo”. Porquê? Uma revista publicada pela ONU * diz que mudanças climáticas, crime organizado, desigualdades sociais cada vez maiores, conflitos não resolvidos, deslocações populacionais, terrorismo, doenças infecciosas e outras ameaças semelhantes são problemas mundiais. O objetivo da ONU é incentivar a cooperação entre países, o respeito pelos direitos humanos e proteger o nosso planeta.

Outros ainda foram mais longe por defenderem a ideia de um governo mundial. Entre eles estão o filósofo, poeta e estadista italiano Dante Alighieri, que viveu há mais de setecentos anos, e o físico Albert Einstein. Dante acreditava que não poderia existir paz por muito tempo num mundo politicamente dividido. Citando Jesus Cristo, ele disse que “todo o reino dividido contra si mesmo cai em ruína”. — Lucas 11:17.

Albert Einstein escreveu uma carta aberta para a Assembleia Geral das Nações Unidas pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando as duas bombas atómicas foram usadas. Ele disse: “As Nações Unidas devem agir o mais rápido possível para lançar a base de um governo realmente mundial que crie as condições necessárias para a segurança internacional.”

Será que os políticos desse governo mundial seriam honestos, competentes e bondosos, mesmo com todo o poder que teriam? Ou teriam as mesmas características más que muitos governantes têm? Estas perguntas fazem-nos lembrar as palavras do historiador britânico Lorde Acton: “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente.”

No entanto, para que a humanidade tenha verdadeira paz, todos precisamos de estar unidos. O que temos de fazer para alcançar esse objetivo? Será que isso é mesmo possível? A Bíblia diz que sim. Isso pode e vai acontecer. Como? Quem vai trazer essa mudança não será um governo mundial de homens, que podem tornar-se corruptos, mas um governo de Deus. Esse governo vai mostrar que o Criador tem o direito de governar a humanidade. Que governo é esse? A Bíblia diz que é o “Reino de Deus”. — Lucas 4:43.

O QUE É O REINO DE DEUS?

Jesus Cristo estava a pensar no Reino de Deus quando disse na oração-modelo, conhecida como Pai-Nosso: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade [...] na terra.” (Mateus 6:9, 10) Sim, o Reino de Deus irá garantir que a vontade de Deus seja feita na Terra, não a vontade de humanos egoístas que só pensam em ter poder.

O Reino de Deus também é chamado “Reino dos céus”. (Mateus 5:3) Porquê? É verdade que esse Reino vai governar a Terra, mas vai fazer isso desde o céu. Pense no que isso significa. Esse governo mundial não vai depender do pagamento de impostos ou taxas para funcionar. Pense no alívio que as pessoas governadas por esse Reino vão sentir!

Todos os reinos precisam de ter um rei ou uma rainha. O Reino de Deus tem um rei: Jesus Cristo. Deus deu autoridade a Jesus para governar. A Bíblia diz o seguinte sobre Jesus:

  •   “O governo está sobre os seus ombros. [...] Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim.” — Isaías 9:6, 7, Versão Brasileira.

  • “Foi-lhe dado domínio, honra e um reino, para que os povos, nações e línguas o servissem. O seu domínio [...] jamais terminará.” — Daniel 7:14.

  • “O reino do mundo tornou-se o Reino do nosso Senhor [Deus] e do seu Cristo.” — Apocalipse 11:15.

Cumprindo a oração-modelo de Jesus, o Reino de Deus vai realizar tudo o que Deus sempre quis para a Terra. Ao ser governada por esse Reino, toda a humanidade vai aprender a cuidar do planeta para que ele volte a ser um lugar livre de poluição e cheio de vida.

Acima de tudo, o Reino de Deus vai educar os seus cidadãos. Todos vão aprender os mesmos padrões de moral. Não vão existir desacordos nem desunião. Veja o que Isaías 11:9 diz sobre esse tempo: “Não se causará dano nem ruína [...], porque a terra certamente ficará cheia do conhecimento de Jeová, assim como as águas cobrem o mar.”

Todos os habitantes da Terra vão tornar-se cidadãos do mundo que amam a paz, algo que as Nações Unidas nunca conseguiram fazer. O Salmo 37:11 diz que todos “terão grande alegria na abundância de paz”. Em breve, palavras como “crime”, “poluição”, “pobreza” e “guerra” já não vão fazer parte da nossa vida. Mas quando é que o Reino de Deus vai começar a governar a Terra? Como é que isso vai acontecer? O que é que você precisa de fazer para se beneficiar desse Reino? Vamos ver as respostas.

^ par. 3 Título da revista: UN Chronicle, artigo escrito por Maher Nasser.