Ir para conteúdo

Ir para índice

 LIÇÃO 11

Porque é que assistimos a assembleias e congressos?

Porque é que assistimos a assembleias e congressos?

México

Alemanha

Botsuana

Nicarágua

Itália

Porque é que estas pessoas estão tão felizes? Elas estão a assistir a um dos nossos congressos. Assim como os servos de Deus no passado – que tinham sido instruídos a realizar três grandes eventos por ano –, nós também aguardamos as nossas assembleias e congressos com grande expectativa. (Deuteronómio 16:16) Todos os anos, temos três eventos: duas assembleias de circuito de um dia e um congresso regional de três dias. Como é que essas ocasiões nos beneficiam?

A nossa fraternidade cristã é fortalecida. Assim como os israelitas se alegravam em louvar a Jeová “em assembleias”, nós gostamos de nos reunir para adorá-lo em eventos especiais. (Salmo 26:12, nota; 111:1) Essas reuniões dão oportunidade de conhecer Testemunhas de Jeová de outras congregações ou até mesmo de outros países. À hora do almoço, tomamos uma refeição no local, o que contribui para o ambiente amigável nessas ocasiões espirituais. (Atos 2:42) Em tais eventos, sentimos pessoalmente o amor que mantém unida a nossa “inteira fraternidade” em todo o mundo. — 1 Pedro 2:17.

Somos ajudados a fazer progresso espiritual. Os israelitas tiravam muito proveito desses grandes eventos por ‘entender as palavras’ das Escrituras. (Neemias 8:8, 12) Nós também valorizamos a instrução bíblica que recebemos nas nossas assembleias e congressos. Cada um desses eventos gira em torno de um tema bíblico. Por meio de interessantes discursos, simpósios e encenações, aprendemos como fazer a vontade de Deus na nossa vida. Ficamos fortalecidos ao ouvir relatos de pessoas que continuam a levar uma vida cristã apesar dos desafios destes dias difíceis. Nos congressos regionais, há peças teatrais que dão vida a histórias bíblicas e que nos ensinam lições práticas. Em todas as assembleias e congressos, pessoas que queiram simbolizar a sua dedicação a Deus são batizadas.

  • Porque é que as assembleias e os congressos são ocasiões alegres?

  • Que proveito pode tirar de assistir a uma assembleia ou a um congresso?