Ir para conteúdo

Ir para índice

 Capítulo Dezanove

Continue a ser amigo de Jeová

Continue a ser amigo de Jeová

1, 2. Como é que nos podemos proteger hoje em dia?

IMAGINE que está a andar e vê um temporal a aproximar-se. O céu fica cada vez mais escuro, ouvem-se trovões e veem-se raios no céu. A chuva começa a cair. A primeira coisa que faz é procurar um lugar seguro para se esconder, não é? Quando encontra esse lugar, de certeza que se sente protegido.

2 Nós estamos numa situação parecida. O mundo está cada vez pior. Talvez se pergunte: ‘Como é que me posso proteger?’ Um escritor dos Salmos escreveu: “Vou dizer a Jeová: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza; o meu Deus, em quem confio.’” (Salmo 91:2) Jeová pode proteger-nos neste mundo cheio de problemas. Ele também nos dá a esperança de um futuro maravilhoso.

3. O que precisamos de fazer para que Jeová nos ajude?

3 Como é que Jeová nos pode proteger? Ele pode ajudar-nos a enfrentar os nossos problemas. Jeová é muito mais poderoso do que qualquer um que nos queira prejudicar. E, mesmo que nos aconteça alguma coisa má, podemos ter a certeza de que Jeová vai fazer com que tudo fique bem no futuro. Mas precisamos de continuar amigos de Jeová para que ele nos ajude nos momentos difíceis. A Bíblia incentiva-nos a continuarmos “no amor de Deus”. (Judas 21) Mas como podemos fazer isso?

 MOSTRE QUE AMA A DEUS

4, 5. De que maneiras é que Jeová já mostrou que nos ama?

4 Para continuarmos a ser amigos de Jeová, precisamos de perceber que ele nos ama muito. Pense em tudo o que Jeová fez por nós. Ele deu-nos a Terra, que é linda e está cheia de plantas e animais impressionantes. Também temos alimentos deliciosos e água fresca. Jeová ensinou-nos na Bíblia o nome dele e as suas qualidades maravilhosas. Mas a maior prova de amor de Jeová foi ele ter mandado à Terra o seu Filho amado, Jesus, para dar a vida por nós. (João 3:16) Por causa do sacrifício de Jesus, temos uma esperança maravilhosa para o futuro.

5 Jeová também formou o Reino, um governo no céu que tem Jesus como Rei e que vai acabar com todo o sofrimento. O Reino de Deus vai transformar a Terra num paraíso, e todos poderão viver para sempre em paz e felicidade. (Salmo 37:29) Jeová também mostrou que nos ama por nos ensinar como viver nesta época difícil. E ele está sempre pronto para ouvir as nossas orações. Sem dúvida, Jeová tem mostrado amor por cada um de nós!

6. Como pode mostrar que dá valor ao amor de Jeová?

6 Como pode mostrar que dá valor ao amor de Jeová? Agradeça-lhe sempre por tudo o que ele fez por si. Infelizmente, muitas pessoas não têm o costume de agradecer. Isso também acontecia nos dias de Jesus. Certa vez, Jesus curou dez homens que tinham lepra, mas apenas um voltou para lhe agradecer. (Lucas 17:12-17) Nós queremos ser como esse homem. Queremos dar sempre valor a tudo o que Jeová fez por nós.

7. Como devemos amar a Jeová?

7 Além disso, devemos amar a Jeová. Jesus disse que  os seus seguidores deviam amar a Jeová de todo o coração, de toda a alma e de toda a mente. (Leia Mateus 22:37.) O que significa isso?

8, 9. Como mostramos que amamos a Jeová?

8 Será que é suficiente dizer que amamos a Jeová? Não. Mostramos que amamos a Jeová de todo o coração, alma e mente pelo que fazemos. (Mateus 7:16-20) A Bíblia deixa claro que, se amamos a Jeová, obedecemos aos mandamentos dele. Será que isso é difícil? Não, porque os mandamentos de Jeová “não são pesados”. — Leia 1 João 5:3.

9 Quando obedecemos a Jeová, temos uma vida feliz. (Isaías 48:17, 18) Então, o que é que nos vai ajudar a continuarmos a ser amigos de Jeová?

CONTINUE A ESTUDAR A BÍBLIA E A ORAR

10. Porque é que precisa de continuar a aprender sobre Jeová?

10 Como é que se tornou amigo de Jeová? Por estudar a Bíblia. Com isso, passou a conhecer melhor a Jeová e tornou-se amigo dele. A sua amizade com Jeová é como uma fogueira que você quer manter acesa. É preciso pôr lenha na fogueira para que o fogo não se apague. Do mesmo modo, é preciso continuar a aprender sobre Jeová para manter uma forte amizade com ele. — Provérbios 2:1-5.

Assim como uma fogueira bem acesa, o seu amor por Jeová precisa de continuar forte

11. O que vai acontecer se continuar a estudar a Bíblia?

11 Se continuar a estudar a Bíblia vai aprender outras coisas que lhe vão tocar o coração. Isso aconteceu a dois seguidores de Jesus. Quando eles entenderam algumas profecias bíblicas que Jesus explicou, disseram: “Não nos ardia o coração, dentro de nós, quando ele nos falava na estrada, ao abrir-nos plenamente as Escrituras?” — Lucas 24:32.

12, 13. (a) O que pode acontecer ao nosso amor por Deus? (b) O que podemos fazer para que a nossa amizade com Jeová continue forte?

 12 Aqueles dois seguidores de Jesus ficaram muito animados com o que entenderam. Talvez se tenha sentido como eles quando começou a entender a Bíblia. Foi então que começou a conhecer e a amar a Jeová. Não deixe que esse amor diminua com o tempo. — Mateus 24:12.

13 Depois de se tornar amigo de Deus, esforce-se para que essa amizade continue forte. Para isso, precisa de continuar a aprender sobre Jeová e Jesus. Pense no que aprende e em como vai usar isso na sua vida. (João 17:3) Quando lê ou estuda alguma parte da Bíblia, pergunte-se: ‘O que é que isso me ensina sobre Jeová Deus? Como é que isso me ajuda a amá-lo de todo o coração?’ — 1 Timóteo 4:15.

14. Porque é que a oração aumenta o nosso amor por Jeová?

 14 Normalmente, os amigos costumam conversar. Isso torna a amizade forte. Do mesmo modo, se conversarmos sempre que possível com Jeová por meio da oração, o nosso amor por ele continuará forte. (Leia 1 Tessalonicenses 5:17.) A oração é um presente maravilhoso do nosso Pai celestial. Devemos falar sempre com ele de todo o coração. (Salmo 62:8) Devemos dizer o que sentimos e não repetir palavras decoradas. Se continuarmos a estudar a Bíblia e orarmos de coração, o nosso amor por Jeová nunca vai diminuir.

FALE SOBRE JEOVÁ E ASSISTA ÀS REUNIÕES

15, 16. O que acha da pregação?

15 Para continuarmos amigos de Jeová, também precisamos de falar sobre a nossa fé. Falar com outros sobre Jeová é um grande privilégio. (Lucas 1:74) E Jesus mandou os seus seguidores fazerem isso. Cada um de nós tem a responsabilidade de pregar as boas novas do Reino de Deus. Já começou a fazer isso? — Mateus 24:14; 28:19, 20.

16 Para o apóstolo Paulo, a pregação era muito importante. Ele disse que era um “tesouro”. (2 Coríntios 4:7) Falar sobre Jeová e sobre as promessas dele deve ser a coisa mais importante na sua vida. Se quer adorar a Jeová, precisa de fazer isso. Não se esqueça de que Jeová dá valor a tudo o que faz por ele. (Hebreus 6:10) A pregação vai ajudá-lo a si e aos que o escutam a aproximar-se de Jeová e a ganhar a vida eterna. Por isso, é muito importante pregar. (Leia 1 Coríntios 15:58.) Será que há alguma outra coisa que lhe pode dar mais alegria?

17. Porque é que a pregação é urgente?

 17 A pregação é urgente. A Bíblia diz: “Prega a palavra; faz isso com urgência.” (2 Timóteo 4:2) As pessoas precisam de ouvir falar sobre o Reino de Deus. A Bíblia diz: “O grande dia de Jeová está próximo! Está próximo e aproxima-se com grande rapidez!” O fim “não se atrasará”. (Sofonias 1:14; Habacuque 2:3) Muito em breve, Jeová destruirá o mundo mau de Satanás. As pessoas precisam de saber disso para poderem escolher servir a Jeová.

18. Porque é que devemos adorar a Jeová juntamente com outros cristãos verdadeiros?

18 Outra coisa que precisamos de fazer para continuarmos a ser amigos de Jeová é assistir às reuniões. A Bíblia diz: “Pensemos uns nos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando de nos reunir, como é costume de alguns, mas encorajando-nos uns aos outros, e ainda mais ao vermos chegar o dia.” (Hebreus 10:24, 25) Isso mostra que Jeová quer que o adoremos juntamente com outros cristãos verdadeiros. Nas reuniões, podemos dar coragem e força uns aos outros. Por isso, devemos fazer o máximo para estar em todas as reuniões.

19. O que nos vai ajudar a amar os nossos irmãos?

19 Nas reuniões, fará bons amigos que o vão ajudar a continuar a adorar a Jeová. Os irmãos são todos diferentes uns dos outros. Mas, assim como você, todos estão a esforçar-se para adorar a Jeová. Como todos nós, eles não são perfeitos e podem errar. Quando isso acontecer, esteja disposto a perdoar. (Leia Colossenses 3:13.) Concentre-se sempre nas boas qualidades dos  irmãos. Isso vai ajudá-lo a amar os irmãos e a fortalecer a sua amizade com Jeová.

SEJA FELIZ PARA SEMPRE

20, 21. O que é “a verdadeira vida”?

20 Jeová promete uma vida maravilhosa aos amigos dele. A Bíblia diz que a vida no futuro será totalmente diferente da vida que temos hoje.

Jeová quer que viva para sempre no Paraíso. E você? Também quer?

21 No futuro, viveremos para sempre, não apenas uns 70 ou 80 anos. Teremos aquilo a que a Bíblia chama “verdadeira vida”, ou seja, “vida eterna” com saúde perfeita, paz e felicidade num lindo paraíso. Jeová promete-nos essa vida, mas temos de fazer tudo o que podemos agora para receber o que ele prometeu. — 1 Timóteo 6:12, 19.

22. (a) Como podemos mostrar que queremos ter a verdadeira vida? (b) Porque é que temos de reconhecer que a vida eterna é um presente de Jeová?

22 Como podemos mostrar que queremos mesmo ter “a verdadeira vida”? Nós devemos fazer o que aprendemos da Bíblia. (1 Timóteo 6:18) Mesmo assim, temos de reconhecer que a vida eterna é um presente de Jeová. Porquê? Porque, mesmo que nos esforcemos muito, nunca vamos merecer a vida eterna. Jeová vai dar aos obedientes a verdadeira vida, por causa da “bondade imerecida” dele. (Romanos 5:15) O nosso Pai celestial quer muito dar-nos esse presente.

23. Porque precisa de fazer as escolhas certas agora?

23 Pergunte-se: ‘Estou a adorar a Jeová como ele quer?’ Se perceber que precisa de fazer algumas mudanças, faça-as agora mesmo. Jeová vai proteger-nos se confiarmos nele e fizermos tudo para ser obedientes. Ele vai proteger o seu povo fiel durante os últimos  dias deste mundo mau de Satanás. Depois, Jeová vai cumprir a promessa de dar ao seu povo vida eterna no Paraíso. Faça as escolhas certas agora e ganhará a verdadeira vida!