Ir para conteúdo

Ir para índice

 Capítulo Oito

Um governo diferente para a Terra

Um governo diferente para a Terra

1. Que oração vamos considerar neste capítulo?

MUITAS pessoas conhecem a oração do Pai-Nosso. Quando Jesus fez essa oração, ele estava a ensinar os seus discípulos a orar. O que é que ele pediu nessa oração? Porque é importante entender essa oração?

2. Que três coisas importantes é que Jesus nos ensinou a pedir?

2 Jesus disse: “Portanto, orem do seguinte modo: ‘Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.’” (Leia Mateus 6:9-13.) No início da oração do Pai-Nosso, Jesus ensinou-nos a pedir três coisas: (1) que o nome de Deus seja santificado, (2) que o Reino de Deus venha, e (3) que a vontade de Deus seja feita no céu e na Terra. Porque é que Jesus nos ensinou a fazer esses pedidos? — Veja a secção Entenda Melhor, n.° 20.

3. O que precisamos de saber sobre o Reino de Deus?

3 Nós já vimos que o nome de Deus é Jeová. E já aprendemos qual é a vontade de Deus para as pessoas e para a Terra. Mas o que quis Jesus dizer quando nos ensinou a pedir que o Reino de Deus venha? Precisamos de saber o que é o Reino de Deus, o que esse Reino vai fazer e como vai santificar o nome de Deus.

 O QUE É O REINO DE DEUS?

4. O que é o Reino de Deus? E quem é o Rei desse Reino?

4 O Reino de Deus é um governo que Deus formou no céu. Deus escolheu Jesus para ser o Rei desse Reino. Quando Jesus governar a Terra, ele vai ajudar as pessoas de uma maneira que nenhum outro governante poderia ajudar. Ele tem muito mais poder do que todos os governantes da Terra juntos. Por isso, a Bíblia diz que Jesus é “o Rei dos que reinam e Senhor dos que dominam”. — 1 Timóteo 6:15.

5. De onde é que o Reino de Deus vai governar toda a Terra?

5 A Bíblia chama “Reino celestial” ao Reino de Deus, porque é do céu que vai governar toda a Terra. (2 Timóteo 4:18; Apocalipse 11:15) Jesus voltou para o céu 40 dias depois de ser ressuscitado e esperou pela altura certa para se tornar Rei. — Atos 2:33.

6, 7. Porque é que Jesus é melhor do que qualquer outro governante humano?

6 Jesus é melhor do que qualquer outro governante humano. Porquê? Primeiro, Jesus nunca vai morrer. Por outro lado, os governantes de hoje são imperfeitos e morrem. A Bíblia diz que Jesus é “o único que tem imortalidade”. (1 Timóteo 6:16) Por isso, tudo o que ele fizer para ajudar as pessoas vai durar para sempre.

7 Segundo, Jesus será um Rei justo e bondoso. Uma profecia da Bíblia diz que ele terá “o espírito de Jeová”. Jesus governará com sabedoria, poder e conhecimento. Ele obedecerá a Jeová. Jesus “não julgará pelas aparências” nem dará conselhos só porque ouviu dizer que algo está errado. Ele “julgará  os de condição humilde [ou pobres] com justiça.” (Isaías 11:2-4) Gostaria de ter um rei assim?

8. Como sabemos que Jesus não vai governar sozinho?

8 Jesus não vai governar sozinho. Como sabemos disso? A Bíblia diz que Deus também escolheu algumas pessoas para governarem com Jesus no céu. Por exemplo, o apóstolo Paulo disse que ele e Timóteo tinham sido escolhidos para reinar com Jesus. Paulo escreveu: “Se continuarmos a perseverar, também reinaremos com ele.” (2 Timóteo 2:12) Mas quantas pessoas vão governar com Jesus?

9. (a) Quantas pessoas vão governar com Jesus? (b) Quando é que Jeová começou a escolher essas pessoas?

9 No capítulo 7 deste livro, aprendemos que o apóstolo João teve uma visão de Jesus como Rei. O que viu ele? Ele viu Jesus no céu com outros 144 mil reis. João explicou: “Estes são os que estão a seguir o Cordeiro [ou seja, Jesus] para onde quer que ele vá. Foram comprados dentre a humanidade.” (Leia Apocalipse 14:1, 4.) Quem são esses 144 mil? São cristãos fiéis que Deus escolheu para governarem a Terra com Jesus. Quando eles morrem, são ressuscitados para a vida no céu. (Apocalipse 5:10) Jeová começou a escolher essas 144 mil pessoas no tempo dos apóstolos.

10. Como sabemos que os reis que Jeová escolheu nos vão entender?

10 Quando Jeová escolheu Jesus e os 144 mil, ele mostrou que nos ama muito e que quer o nosso bem. Jesus vai ser um bom rei porque sabe o que é viver e sofrer na Terra. Paulo disse que Jesus sabe  o que nós sentimos. Ele explicou que Jesus pode “compreender as nossas fraquezas” e “foi provado em todos os sentidos como nós”. (Hebreus 4:15; 5:8) Os 144 mil também sabem o que sentimos. Eles tiveram de lutar contra o pecado e as doenças. Podemos ter a certeza de que Jesus e os 144 mil vão entender-nos muito bem.

O QUE VAI FAZER O REINO DE DEUS?

11. Porque é que Jesus ensinou a pedir que a vontade de Deus fosse feita no céu?

11 Jesus ensinou os discípulos a pedir que a vontade de Deus fosse feita no céu. Porquê? Porque nem todos no céu estavam a fazer o que Deus queria. O capítulo 3 deste livro explicou que Satanás, o Diabo, ficou contra Jeová. Outros anjos seguiram Satanás e desobedeceram a Deus. Eles são os demónios. Jeová deixou Satanás e os demónios continuarem a morar no céu por algum tempo. O capítulo 10 vai falar mais sobre isso.

12. De que duas coisas fala Apocalipse 12:10?

12 Até quando é que Satanás e os demónios continuariam no céu? A Bíblia mostra que seria só até Jesus se tornar Rei. Quando isso aconteceu, Jesus fez uma guerra contra Satanás. (Leia Apocalipse 12:7-10.) Apocalipse 12:10 fala de duas coisas importantes que já aconteceram. Primeiro, Jesus tornou-se Rei e começou a governar. Segundo, Satanás foi expulso do céu para a Terra.

13. O que sentiram os anjos fiéis quando Satanás foi expulso do céu?

13 A Bíblia diz que os anjos fiéis ficaram muito alegres  quando Satanás e os demónios foram expulsos do céu. Apocalipse 12:12 diz: “Alegrem-se, ó céus!” Agora o céu está em total paz e união porque todos os que lá moram são obedientes a Deus.

A situação na Terra piorou muito desde que Satanás e os seus demónios foram expulsos do céu, mas, em breve, o sofrimento vai acabar

14. Como ficou a situação na Terra depois de Satanás ter sido expulso do céu?

14 Mas a situação na Terra é muito diferente. Estão a acontecer coisas horríveis, “porque o Diabo desceu” e está muito furioso. Ele foi expulso do céu e “sabe que lhe resta pouco tempo” antes de ser destruído. (Apocalipse 12:12) Por isso, ele está a fazer tudo o que pode para que as pessoas em toda a Terra tenham problemas, dores e sofrimento.

15. O que deseja Deus para a Terra e para as pessoas?

15 Mas Deus ainda deseja que toda a Terra se torne um paraíso e que as pessoas fiquem perfeitas e vivam para sempre. (Salmo 37:29) Como é que o Reino de Deus vai fazer isso acontecer?

16, 17. O que nos ensina a profecia de Daniel 2:44 sobre o Reino de Deus?

16 Daniel 2:44 diz: “Nos dias desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que nunca será destruído. E este reino não passará para as mãos de nenhum outro povo. Esmiuçará e porá fim a todos estes reinos, e apenas ele permanecerá para sempre.” O que nos ensina esta profecia sobre o Reino de Deus?

17 Primeiro, existiriam outros governos quando o Reino começasse a governar. Sabemos disso porque a profecia diz que o Reino de Deus começaria a governar “nos dias desses reis”. Segundo, o Reino de Deus vai durar para sempre, nunca vai ser trocado por outro governo. Terceiro, o Reino de Deus vai  destruir os outros governos e vai governar toda a Terra. O Reino de Deus é o melhor governo que as pessoas poderiam ter!

18. Como se chama a guerra do Reino de Deus contra os governos humanos?

18 Mas como é que o Reino vai acabar com os governos humanos e ficar no lugar deles? Os governos vão querer lutar contra Deus. Porquê? Porque serão influenciados pelos demónios para se reunirem para “a guerra do grande dia de Deus, o Todo-Poderoso”. Essa guerra chama-se Armagedon. Mas os governos humanos não vão vencer. Depois disso, o Reino de Deus vai governar toda a Terra. — Apocalipse 16:14, 16; veja a secção Entenda Melhor, n.° 10.

19, 20. Por que três motivos precisamos do Reino de Deus?

19 Porque é que precisamos de ser governados pelo Reino de Deus? Primeiro, porque somos imperfeitos, ficamos doentes e morremos. O Reino de Deus dá-nos a oportunidade de viver para sempre. João 3:16 diz: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.”

20 Segundo, existem muitas pessoas más. Elas mentem, são desonestas e imorais. Nós não podemos acabar com isso, mas Deus promete destruir os maus. As pessoas más que não mudarem vão morrer no Armagedon. (Leia Salmo 37:10.) Terceiro, os governos humanos não conseguem resolver os problemas e não são honestos. Um bom governo devia ajudar as pessoas a obedecer a Deus, mas os governos humanos  não fazem isso. É por isso que a Bíblia diz que “homem domina homem para o seu prejuízo”. — Eclesiastes 8:9.

21. O que vai fazer o Reino de Deus?

21 Então, o que vai fazer o Reino de Deus? O Reino fará com que a vontade de Deus seja feita na Terra. Por exemplo, na guerra do Armagedon, Satanás e os demónios serão presos. (Apocalipse 20:1-3) E, por causa do resgate, as pessoas obedientes terão boa saúde e a oportunidade de viver para sempre no paraíso, aqui na Terra. (Apocalipse 22:1-3) O Reino também vai santificar o nome de Deus. Isso quer dizer que, quando o Reino estiver a governar, todas as pessoas vão respeitar e honrar a Deus. — Veja a secção Entenda Melhor, n.° 21.

QUANDO É QUE JESUS SE TORNOU REI?

22. Jesus não se tornou Rei quando estava na Terra nem assim que chegou ao céu. Como sabemos disso?

22 Jesus não começou a reinar quando estava na Terra. Sabemos disso porque ele ensinou os seus discípulos a pedir: “Venha o teu Reino.” Isso mostra que o Reino viria no futuro. Então, será que Jesus se tornou Rei assim que voltou para o céu? Não.  Como sabemos disso? Algum tempo depois de Jesus ter voltado para o céu, os apóstolos Pedro e Paulo explicaram que o Salmo 110:1 se cumpria em Jesus. Nesse salmo, Jeová disse a Jesus: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” Isso mostra que mesmo no céu Jesus teve de esperar. (Atos 2:32-35; Hebreus 10:12, 13) Então, quando é que Jesus se tornou Rei?

O Reino de Deus vai fazer com que a vontade de Deus seja feita na Terra

23. (a) Quando é que Jesus se tornou Rei do Reino de Deus? (b) O que vamos aprender no próximo capítulo?

23 Jesus tornou-se Rei em 1914. (Salmo 110:2) Muito tempo antes desse ano, um grupo de cristãos sinceros já tinha percebido que algumas profecias importantes se cumpririam em 1914. E as coisas que estão a acontecer no mundo desde 1914 mostram que eles tinham razão. Assim que Jesus se tornou Rei, expulsou Satanás do céu para a Terra. Agora, Satanás sabe que tem “pouco tempo”. (Apocalipse 12:12) No próximo capítulo, vamos ver que estamos a viver nesse “pouco tempo” que Satanás tem. E também vamos ver que, muito em breve, o Reino de Deus vai governar e fazer com que a vontade de Deus seja feita na Terra. — Veja a secção Entenda Melhor, n.° 22.