Ir para conteúdo

Ir para índice

 Capítulo Catorze

Como é que a sua família pode ser feliz?

Como é que a sua família pode ser feliz?

1, 2. Como é que Jeová quer que as famílias sejam?

JEOVÁ DEUS fez a primeira mulher para ser esposa de Adão. Foi assim que ele criou o casamento. Adão ficou tão contente que disse: “Esta, por fim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne.” (Génesis 2:22, 23) Jeová quer que as famílias sejam felizes.

2 É triste ver que muitas pessoas nunca tiveram uma família feliz. Mas a Bíblia pode ajudar as famílias a serem felizes, pois diz o que cada um na família deve fazer. — Lucas 11:28.

CONSELHOS DE DEUS PARA OS MARIDOS

3, 4. (a) Como é que o marido deve tratar a esposa? (b) Porque é que o perdão é importante no casamento?

3 A Bíblia diz que o marido deve tratar a esposa com amor e respeito. Leia Efésios 5:25-29. Além de ser sempre carinhoso, o bom marido deve proteger a esposa e cuidar dela. Ele nunca vai fazer nada que a possa magoar.

4 Mas o que deve o marido fazer quando a esposa erra? O conselho da Bíblia é: “Continua a amar a tua esposa.” Ele não deve ficar zangado com ela. (Colossenses 3:19) Se você for um bom marido, vai lembrar-se de que também erra. E, se quer ser perdoado por Deus, precisa de perdoar a sua esposa. (Mateus 6:12, 14, 15) O casamento será feliz quando os dois perdoarem os erros um do outro.

5. Porque é que o marido deve respeitar a esposa?

 5 Jeová também quer que o marido respeite a esposa. Ele deve preocupar-se com a esposa em sentido físico e emocional. Este assunto é muito sério. Jeová pode deixar de ouvir as orações do marido se ele não tratar bem a esposa. (1 Pedro 3:7) Para Jeová, os homens não são melhores do que as mulheres. Todos os que amam a Deus são importantes para ele.

6. O que significa o marido e a esposa serem “uma só carne”?

6 Jesus explicou que o marido e a esposa “já não são dois, mas uma só carne”. (Mateus 19:6) Isso significa que eles devem ser leais e nunca devem trair a confiança um do outro. (Provérbios 5:15-21; Hebreus 13:4) No que diz respeito às necessidades sexuais, o marido e a esposa devem preocupar-se com o bem-estar um do outro e não devem ser egoístas. (1 Coríntios 7:3-5) Um bom marido lembra-se de que “nenhum homem jamais odiou o seu próprio corpo; antes, alimenta-o e cuida dele”. Então, o marido deve amar a esposa e cuidar dela. Tudo o que uma esposa quer é um marido bondoso e carinhoso. — Efésios 5:29.

CONSELHOS DE DEUS PARA AS ESPOSAS

7. Porque é que todas as famílias precisam de um responsável?

7 Para uma família ser unida e feliz, precisa de um responsável para tomar decisões e dar orientações. A Bíblia chama a esse responsável “cabeça”. O texto de 1 Coríntios 11:3 diz: “O cabeça de todo o homem é o Cristo; o cabeça da mulher é o homem; e o cabeça do Cristo é Deus.”

8. Como é que a esposa mostra que respeita o marido?

8 A Bíblia diz: “A esposa deve ter profundo respeito pelo seu marido.” (Efésios 5:33) Não há nenhum  marido que seja perfeito e tome sempre as melhores decisões. Mas a esposa mostra que respeita o marido por apoiar as decisões dele e ajudá-lo de coração. Assim, toda a família ganha. (1 Pedro 3:1-6) E se o marido não tiver as mesmas crenças religiosas da esposa? Mesmo assim, a esposa tem de respeitar o marido. A Bíblia diz: “Tu, esposa, sujeita-te ao teu marido, para que, se ele não for obediente à palavra, seja ganho sem palavras, pela conduta da sua esposa, por ter sido testemunha ocular da tua conduta casta com profundo respeito.” (1 Pedro 3:1, 2) Se a esposa tratar o marido com respeito, ele talvez tente entender e respeitar as crenças dela.

9. (a) O que deve a esposa fazer quando não concorda com o marido? (b) Qual é o conselho que Tito 2:4, 5 dá às esposas?

9 O que deve a esposa fazer quando não concorda com o marido? Ela pode dar a sua opinião, mas sempre com respeito. Por exemplo, Abraão pensava de maneira diferente de Sara sobre um assunto. Mas Sara deu a sua opinião de maneira respeitosa e Jeová disse a  Abraão: “Escuta o que ela diz.” (Génesis 21:9-12) Sempre que o marido toma uma decisão que não vai contra o que a Bíblia diz, a esposa mostra respeito por apoiar a decisão dele. (Atos 5:29; Efésios 5:24) Além de apoiar o marido, uma boa esposa deve cuidar bem da família. (Leia Tito 2:4, 5.) Quando o marido e os filhos veem tudo o que ela faz por eles, vão ter cada vez mais amor e respeito por ela.

Porque é que Sara é um bom exemplo para as esposas?

10. O que diz a Bíblia sobre a separação e o divórcio?

10 Hoje é fácil vermos casais pedirem a separação ou o divórcio. Mas a Bíblia diz: “Que a esposa não se separe do marido.” E diz também: “O marido não deve deixar a esposa.” (1 Coríntios 7:10, 11) Existem algumas situações muito graves que podem levar uma pessoa a separar-se, mas essa é uma decisão muito séria. E o que diz a Bíblia sobre o divórcio? Para Deus, o único motivo aceitável para alguém se divorciar é o adultério, ou seja, se o marido ou a esposa tiverem relações sexuais com outra pessoa. (Mateus 19:9) Só por esse motivo é que uma pessoa estaria livre para se casar outra vez.

CONSELHOS DE DEUS PARA OS PAIS

Jesus é um bom exemplo para todos na família

11. De que é que os filhos precisam mais do que qualquer outra coisa?

11 Se tem filhos, deve passar o máximo de tempo possível com eles. Os filhos precisam dos pais. E, mais do que qualquer outra coisa, os seus filhos precisam de que os ensine sobre Jeová. — Deuteronómio 6:4-9.

12. Que responsabilidade têm os pais?

12 O mundo de Satanás está cada vez pior. Existem pessoas que podem querer fazer mal aos nossos filhos, até mesmo abusar deles sexualmente. Alguns pais acham muito difícil falar com os filhos sobre esse  assunto. Mas é responsabilidade dos pais avisar os filhos desse perigo e ensiná-los a protegerem-se de pessoas assim. Se tem filhos, é da sua responsabilidade protegê-los. * — 1 Pedro 5:8.

13. Como é que os pais podem ensinar os filhos a serem bem comportados?

13 Os pais também têm a responsabilidade de ensinar os filhos a serem bem comportados. Como é que os pais podem fazer isso? Eles devem ensinar-lhes sempre o que é certo e corrigi-los quando fazem o que é  errado. Mas nunca devem ser cruéis ou duros. (Jeremias 30:11) Nunca discipline, ou corrija, os seus filhos quando estiver zangado, pois não quer que as suas palavras magoem os seus filhos como “golpes de uma espada”. (Provérbios 12:18) Ajude-os a entender por que razão devem ser obedientes. — Efésios 6:4; Hebreus 12:9-11; veja a secção Entenda Melhor, n.° 30.

CONSELHOS DE DEUS PARA OS FILHOS

14, 15. Porque é que os filhos devem obedecer aos pais?

14 Jesus obedeceu sempre ao seu Pai, mesmo quando isso não era fácil. (Lucas 22:42; João 8:28, 29) Jeová quer que todos os filhos obedeçam aos pais. — Efésios 6:1-3.

15 Se é jovem, pode achar difícil obedecer aos seus pais. Mas, quando somos obedientes, não só lhes agradamos a eles como também a Jeová. * — Provérbios 1:8; 6:20; 23:22-25.

O que pode ajudar um jovem a fazer o que é certo quando outros querem que ele faça o que é errado?

16. (a) Quem é que Satanás pode usar para tentar convencer um jovem a fazer o que é errado? (b) Porque é importante escolher amigos que amam a Jeová?

16 Lembre-se de que o Diabo pode usar os seus amigos e outros jovens para tentar convencê-lo a fazer o que é errado. Ele sabe como a pressão dos colegas pode ser forte. Por exemplo, veja o que aconteceu a Diná, filha de Jacó. Ela tinha amigos que não amavam a Jeová. Isso trouxe-lhe muitos problemas, não só a ela como à sua família. (Génesis 34:1, 2) Amigos que não amam a Jeová podem tentar convencê-lo a fazer uma coisa que Jeová odeia. Isso iria trazer-lhe muito sofrimento, a si e  à sua família, e deixaria Jeová triste. (Provérbios 17:21, 25) Por isso, é muito importante que escolha amigos que amam a Jeová. — 1 Coríntios 15:33.

A SUA FAMÍLIA PODE SER FELIZ

17. Qual é a responsabilidade de cada membro da família?

17 Se cada um na família seguir as orientações de Deus, a família pode ser feliz. Se é um marido, ame a sua esposa e seja carinhoso. E cuide bem dela e dos seus filhos. (1 Timóteo 3:4, 5; 5:8) Se é uma esposa, respeite e apoie o seu marido. Seja como a esposa de Provérbios 31:10-31. Se tem filhos, ensine os seus filhos a amar a Deus. (Provérbios 22:6) Se é um jovem, obedeça aos seus pais. (Colossenses 3:20) É claro que todos somos imperfeitos e podemos errar. Por isso, é importante sermos humildes e pedirmos desculpas uns aos outros. Sem dúvida, a Bíblia tem conselhos maravilhosos de Deus para cada membro da família.

^ par. 12 Para saber o que pode fazer para proteger os seus filhos, veja o capítulo 32 do livro Aprenda do Grande Instrutor, publicado pelas Testemunhas de Jeová.

^ par. 15 O filho não tem de obedecer quando os pais lhe pedem para fazer uma coisa contrária à lei de Deus. — Atos 5:29.