Ir para conteúdo

Ir para índice

 Capítulo Um

O que diz a Bíblia sobre Deus?

O que diz a Bíblia sobre Deus?

1, 2. Que perguntas importantes fazemos às vezes?

AS CRIANÇAS fazem muitas perguntas. Por exemplo, quando lhes tentamos ensinar alguma coisa, ouvimos quase sempre: ‘Porquê?’ E, quando respondemos, talvez perguntem outra vez: ‘Mas porquê?’

2 Não importa se somos jovens ou mais velhos, todos fazemos perguntas porque queremos entender melhor certas coisas. Às vezes, fazemos perguntas sobre coisas do dia a dia, como para saber as horas ou o preço de alguma coisa. Outras vezes temos dúvidas mais importantes, como o que vai ser da nossa vida e do nosso futuro. Mas, quando as respostas nos deixam ainda com mais dúvidas, talvez desistamos de fazer perguntas.

3. O que acham algumas pessoas sobre procurar as respostas na Bíblia?

3 Onde podemos encontrar as respostas às perguntas importantes que fazemos? Algumas pessoas acham que as respostas podem estar na Bíblia, mas que a Bíblia é muito difícil. Talvez pensem que só os padres, os pastores e os professores de religião sabem responder a essas perguntas. Outras pessoas têm vergonha de dizer que não sabem as respostas. E no seu caso? O que pensa sobre isso?

4, 5. (a) No seu caso, que perguntas importantes tem? (b) Porque não deve desistir de procurar as respostas?

4 Talvez já tenha pensado nestas perguntas: Será que a vida é só nascer, crescer e morrer? Quem morre continua  a viver noutro lugar? Como é que Deus é? Sem dúvida, gostaria de saber as respostas. Jesus, que foi um homem muito sábio, disse: “Persistam em procurar, e encontrarão.” (Mateus 7:7) Persistir é não desistir. Então, não desista de procurar até encontrar as respostas certas.

5 Se continuar a procurar, com certeza vai encontrar as respostas. Elas estão na Bíblia. (Provérbios 2:1-5) Essas respostas não são demasiado difíceis de entender. Vão ajudá-lo a ser mais feliz agora e a ter a esperança de um futuro maravilhoso. Que tal começar com uma pergunta que muitas pessoas fazem?

SERÁ QUE DEUS SE PREOCUPA COM AS PESSOAS?

6. Porque é que alguns acham que Deus não se preocupa com o sofrimento das pessoas?

6 Muitos acham que Deus não se preocupa com as pessoas. Porque é que acham isso? Porque existe guerra, ódio e pobreza em toda a parte. E as pessoas ficam doentes, sofrem e morrem. Alguns acham que, se Deus se preocupasse mesmo, o mundo não estaria desta maneira. Então, perguntam-se: ‘Se Deus se preocupa connosco, porque é que ele não acaba com todo este sofrimento?’

7. (a) O que dizem muitos líderes religiosos quando acontece uma coisa má? (b) Porque é que isso faz as pessoas acharem que Deus é cruel? (c) Como sabemos que Deus não é o culpado pelas coisas más?

7 Quando acontece uma coisa má, muitos padres, pastores e outros líderes religiosos dizem: “Foi a vontade de Deus.” Isso faz as pessoas acharem que Deus é cruel porque é como se eles estivessem a dizer que a culpa é de Deus. Mas o mal nunca vem de Deus. Como sabemos que Deus não é o culpado? A Bíblia diz em  Tiago 1:13 que Deus nunca testa, ou prova, a fé de ninguém com coisas más. O texto diz: “Quando alguém estiver sob provação, que não diga: ‘Estou a ser provado por Deus.’ Pois, com coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a ninguém.” É verdade que Deus está a ver coisas más a acontecerem. Mas não é ele que faz essas coisas más acontecerem. (Leia Jó 34:10-12.) Vamos entender isso melhor.

8, 9. Como é que a história do filho que sai de casa mostra que não é justo culpar a Deus pelos nossos problemas?

8 Imagine que um pai ama muito o seu filho e sempre o ensinou a tomar boas decisões. Mas o filho cresceu e não quis obedecer mais ao pai. Saiu de casa e começou a fazer coisas erradas. Por isso, o filho teve muitos problemas. Acha justo culpar o pai pelos problemas do filho? Claro que não! (Lucas 15:11-13) Assim como nesta história, foram as pessoas que decidiram não obedecer mais a Deus e, por causa disso, muitas coisas más acontecem. Então, não é justo culpar a Deus. Porquê? Porque não é Deus que faz as coisas más acontecerem.

9 E porque é que Deus não acaba com as coisas más? Existe um bom motivo. Neste livro, vai aprender o que a Bíblia diz sobre isso. Mas pode ter a certeza de que Deus nos ama e nunca é o culpado pelos nossos problemas. Na verdade, ele é o único que pode acabar com os nossos problemas. — Isaías 33:2.

10. Como sabemos que Deus vai acabar com tudo o que as pessoas más fazem?

10 Deus pode e vai acabar com todas as coisas más. Sabemos disso porque a Bíblia diz que Deus é santo. (Isaías 6:3) Isso quer dizer que tudo o que ele faz é puro, limpo e bom. Então, podemos confiar nele. Mas  nem sempre podemos confiar nas pessoas. Muitas vezes, elas fazem coisas erradas. Nem o governante mais honesto do mundo tem o poder de acabar com tudo o que as pessoas más fazem. Só Deus tem esse poder. Ele vai acabar com a maldade para sempre. — Leia Salmo 37:9-11.

COMO É QUE DEUS SE SENTE QUANDO AS PESSOAS SOFREM?

11. Como é que Deus se sente quando nos vê sofrer?

11 Deus não gosta de ver o que está a acontecer no mundo nem de nos ver sofrer. A Bíblia diz que Deus “ama a justiça”. (Salmo 37:28) Isso mostra que Deus gosta do que é certo e não gosta do que é errado. A Bíblia diz que, no passado, Deus ficou triste quando viu o mundo cheio de maldade. (Génesis 6:5, 6) E Deus não mudou. (Malaquias 3:6) Ele odeia ver o sofrimento das pessoas. Deus preocupa-se mesmo consigo. — Leia 1 Pedro 5:7.

A Bíblia diz que Jeová é o amoroso Criador do Universo

12, 13. (a) Porque nos sentimos tristes quando vemos sofrimento? (b) Porque podemos ter a certeza de que Deus vai acabar com todo o sofrimento e injustiça?

12 Que prova temos de que Deus se preocupa com as pessoas? Pense em como nos sentimos tristes quando vemos alguém sofrer. Porque é que nos sentimos assim? Porque, quando Deus nos criou, deu-nos as mesmas qualidades que ele tem. (Génesis 1:26) Então, se ficamos tristes quando vemos pessoas inocentes a sofrer, podemos ter a certeza de que Deus fica ainda mais triste!

13 O amor está por detrás de tudo o que Deus faz. A Bíblia diz que “Deus é amor”. (1 João 4:8) E nós também temos essa qualidade. Se pudéssemos,  acabaríamos com todo o sofrimento, não é? Então, podemos ter a certeza de que Deus vai acabar com todo o sofrimento e injustiça porque ele ama as pessoas. Ele tem poder para fazer isso. As promessas de Deus que você viu no início deste livro vão acontecer. Mas, para confiar nessas promessas, primeiro, precisa de saber mais sobre Deus.

DEUS QUER QUE VOCÊ O CONHEÇA

Quando quer ser amigo de alguém, a primeira coisa que faz é dizer-lhe o seu nome. Na Bíblia, Deus diz-nos o nome dele

14. Qual é o nome de Deus? Como sabemos que devemos usar esse nome?

14 Se quiser ser amigo de alguém, qual é a primeira coisa que lhe diz? O seu nome. Será que Deus tem um nome? Muitas religiões dizem que o nome dele é Deus ou Senhor. No entanto, essas palavras não são nomes. São títulos, como rei e presidente. Apenas mostram o que uma pessoa é ou faz. Deus quer que você saiba e use o nome dele. Como sabemos disso? Na Bíblia, Deus diz que o seu nome é Jeová. O Salmo 83:18 diz: “Que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” Os escritores da Bíblia usaram o nome de Deus mais de 7 mil vezes. Deus já se apresentou a si. Ele fez isso porque quer que você seja amigo dele.

15. O que significa o nome de Deus, Jeová?

 15 O nome de Deus, Jeová, tem um significado muito importante. O nome Jeová significa que Deus pode cumprir qualquer promessa que ele faça e pode fazer acontecer qualquer coisa que ele queira. Nada pode impedir Deus. Só ele tem o direito de usar o nome Jeová. * Porquê?

16, 17. O que quer a Bíblia dizer quando chama a Deus: (a)  Todo-Poderoso? (b) Rei da eternidade? (c) Criador?

 16 Como nós já lemos, o Salmo 83:18 diz que somente Jeová é “o Altíssimo sobre toda a terra”. E, em Apocalipse 15:3, a Bíblia chama a Jeová Todo-Poderoso e Rei da eternidade. O texto diz: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Jeová Deus, o Todo-Poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, Rei da eternidade.” O que quer dizer “Todo-Poderoso”? Quer dizer que Jeová é mais poderoso do que qualquer outra pessoa no Universo. E “Rei da eternidade” quer dizer que Jeová sempre existiu. O Salmo 90:2 explica que ele é Deus “de eternidade a eternidade”. Isso é impressionante!

17 Além disso, só Jeová é o Criador. Apocalipse 4:11 diz: “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e foi por  tua vontade que elas vieram à existência e foram criadas.” Pense nisto: os anjos e as estrelas no céu, os frutos nas árvores e os peixes no mar, tudo o que puder imaginar foi feito por Jeová!

É POSSÍVEL SER AMIGO DE JEOVÁ?

18. (a) Porque acham alguns que é impossível ser amigo de Deus? (b) O que diz a Bíblia sobre isso?

18 Alguns sentem medo quando leem o que a Bíblia diz sobre as qualidades maravilhosas de Deus. Acham que é impossível ser amigo de Deus. Pensam: ‘Deus é muito poderoso e importante! E está tão longe! Porque se preocuparia ele comigo?’ Deus não quer que pensemos assim. Jeová quer ser nosso amigo. A Bíblia diz que Deus não está “longe de cada um de nós”. (Atos 17:27) Deus quer que você se achegue a ele e promete achegar-se a si. — Tiago 4:8.

19. (a) O que precisa de fazer para ser amigo de Deus? (b) Quais são as qualidades de Jeová de que mais gosta?

19 O que precisa de fazer para ser amigo de Deus? Para ser amigo de Deus e ter vida eterna, precisa de conhecer a Jeová e o Seu Filho, Jesus. O próprio Jesus disse: “Isto significa vida eterna: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Então, continue a aprender sobre Deus. Por exemplo, nós já vimos que “Deus é amor”. (1 João 4:16) Mas ele tem muitas outras qualidades. A Bíblia diz que Jeová é “misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade”. (Êxodo 34:6; 2 Pedro 3:9) Jeová é bom e está “sempre pronto a perdoar”. (Salmo 86:5) Deus também é leal. (Apocalipse 15:4) Você vai aprender muito mais sobre as belas qualidades dele se continuar a ler a Bíblia.

20, 21. Como pode achegar-se a Deus se é impossível vê-lo?

 20 Como pode achegar-se a Deus se é impossível vê-lo? (João 1:18; 4:24; 1 Timóteo 1:17) Quando lê sobre Jeová na Bíblia, consegue conhecê-lo como uma Pessoa real. (Salmo 27:4; Romanos 1:20) Quanto mais conhecer a Jeová, mais vai amá-lo e mais achegado a ele ficará.

O amor do nosso Pai celestial é muito maior do que o amor de um pai pelo seu filho

21 Vai entender que Jeová é o nosso Pai. (Mateus 6:9) Além de nos dar a vida, ele quer que sejamos muito felizes. É exatamente o que um pai amoroso quer para os seus filhos! (Salmo 36:9) A Bíblia diz que é possível tornar-se amigo de Jeová. (Tiago 2:23) Pense nisso! Jeová, o Criador do Universo, quer que você seja amigo dele.

22. O que é que nunca deve deixar acontecer?

22 Talvez alguém lhe diga para parar de estudar a Bíblia. Pode ser que essa pessoa só esteja com medo de que você mude de religião. Mas não deixe que ninguém o impeça de ser amigo de Jeová. Ele é o melhor Amigo que pode ter.

23, 24. (a) Porque é que deve continuar a fazer perguntas? (b) O que vamos ver no próximo capítulo?

23 Ao estudar a Bíblia, talvez não entenda tudo logo no início. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Jesus disse que nós temos de ser humildes como as crianças. (Mateus 18:2-4) E as crianças fazem muitas perguntas. Continue a fazer perguntas para entender o que está a aprender. Deus quer que encontre as respostas. Por isso, estude a Bíblia com atenção para ter a certeza de que aquilo que está a aprender é a verdade. — Leia Atos 17:11.

24 A melhor maneira de conhecer a Jeová é por estudar a Bíblia. No próximo capítulo, vamos descobrir por que motivo a Bíblia é diferente de todos os outros livros.

^ par. 15 Se o nome Jeová não aparecer na sua Bíblia ou se quiser saber mais sobre o significado e a pronúncia do nome de Deus, veja a secção Entenda Melhor, n.° 1.