Ir para conteúdo

Ir para índice

 HISTÓRIA 53

Jeoiada Foi Corajoso

Jeoiada Foi Corajoso

Jezabel teve uma filha que se chamava Atalia. Atalia era muito má, tal como a sua mãe, e casou-se com o rei de Judá. Quando ele morreu, o filho de Atalia tornou-se rei. Mas, quando o filho de Atalia morreu, ela decidiu ser a rainha de Judá. Para isso, matou todos os que tinham o direito de ser rei, até os próprios netos. Toda a gente tinha medo dela.

Jeoiada, o sumo sacerdote, e a sua esposa Jeoseba sabiam que tudo o que Atalia estava a fazer era errado. Então, esconderam no templo um dos netos de Atalia, um bebé chamado Jeoás, e cuidaram dele. Eles foram muito corajosos.

Quando Jeoás tinha 7 anos, Jeoiada reuniu todos os homens importantes de Judá e disse:

— Vigiem as portas do templo e não deixem ninguém entrar.

Então, Jeoiada fez de Jeoás o novo rei de Judá e colocou-lhe uma coroa na cabeça. O povo de Judá gritou:

— Viva o rei!

A rainha Atalia ouviu o povo a gritar e foi a correr ao templo. Quando viu o novo rei, ela começou a gritar:

— Traidores! Traidores!

A seguir, alguns homens levaram Atalia para fora do templo e mataram-na. O reino de Judá estava finalmente livre daquela rainha malvada, mas não das coisas más que ela tinha feito. O que é que Jeoiada ia fazer?

Jeoiada e o povo prometeram que iam adorar apenas a Jeová. Então, destruíram o templo de Baal e todas as imagens. Depois disso, Jeoiada  escolheu sacerdotes, levitas e porteiros para trabalhar no templo de Jeová. Assim, o povo poderia voltar a adorar a Jeová da maneira certa. A seguir, Jeoiada e outros homens levaram Jeoás para o palácio e colocaram-no no trono. Todo o povo de Judá ficou muito feliz. Agora, podiam servir a Jeová sem a influência de Atalia e da adoração a Baal. Vês como a coragem de Jeoiada ajudou muitas pessoas?

“Não fiquem com medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; em vez disso, temam aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo.” — Mateus 10:28