Ir para conteúdo

Ir para índice

 HISTÓRIA 46

Um Teste no Monte Carmelo

Um Teste no Monte Carmelo

O reino das dez tribos teve muitos reis maus, mas um dos piores foi Acabe. Ele casou-se com uma mulher muito má chamada Jezabel. Jezabel e Acabe fizeram com que todos em Israel adorassem um deus falso chamado Baal. Também mandaram matar muitos profetas de Jeová. O que é que Jeová fez? Mandou o profeta Elias falar com Acabe.

Elias disse que, por causa da maldade de Acabe, ia deixar de chover em Israel. E, por mais de três anos, não choveu. Por isso, deixou de haver comida e o povo ficou com fome. Mais tarde, Jeová mandou Elias falar outra vez com Acabe. Quando Acabe viu Elias, disse-lhe:

— Tudo o que está a acontecer é por tua causa, Elias!

— Por minha causa? Foi o senhor que fez com que todos adorassem Baal. Mas vamos fazer um teste para ver quem é o Deus verdadeiro. Junte o povo e todos os profetas de Baal no monte Carmelo.

O povo foi para o monte Carmelo. Lá, Elias disse:

— Vocês têm de decidir a quem querem servir: a Jeová ou a Baal. Vamos fazer um teste para ver quem é o Deus verdadeiro. Os 450 profetas de Baal devem preparar-lhe um sacrifício. Eu vou preparar um sacrifício para Jeová. O deus que mandar fogo do céu para queimar o sacrifício é o Deus verdadeiro.

Os profetas de Baal prepararam um sacrifício. Eles ficaram o dia inteiro a chamar Baal, mas Baal não respondia. Por isso, Elias começou a gozar com esses profetas e disse:

— Baal só pode estar a dormir. Gritem mais alto para ver se ele acorda.

Anoiteceu e os profetas de Baal continuavam a gritar, mas não acontecia nada. Então, Elias colocou o seu sacrifício no altar e despejou-lhe água por cima. Depois, Elias orou:

— Por favor, Jeová. Mostra a todos aqui que tu és o Deus verdadeiro.

Nesse momento, Jeová fez cair fogo em cima do altar. Assim, os israelitas tiveram a certeza de que Jeová era o Deus verdadeiro. E, naquele mesmo dia, os 450 profetas de Baal foram mortos.

 Então, Elias viu uma pequena nuvem a aproximar-se. Ele disse a Acabe:

— Vem aí muita chuva. Rápido! Prepare o seu carro de guerra e vá para casa antes que a chuva caia.

Então, o céu ficou cheio de nuvens escuras, o vento soprou e começou a chover muito. Acabe entrou no seu carro de guerra e conduziu-o o mais rápido que pôde. Mas Elias, com a ajuda de Jeová, ainda conseguiu correr mais rápido do que o carro de Acabe. Finalmente, voltou a chover em Israel. Mas Elias ainda ia passar por outros problemas.

“Que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” — Salmo 83:18