Ir para conteúdo

Ir para índice

 HISTÓRIA 42

Jonatã Foi Um Amigo Corajoso e Leal

Jonatã Foi Um Amigo Corajoso e Leal

O filho mais velho de Saul, Jonatã, era um soldado muito corajoso. David até disse que ele era mais rápido do que uma águia e mais forte do que um leão. Certo dia, Jonatã viu alguns filisteus num monte. Ele disse ao seu ajudante:

— Se os filisteus nos chamarem para subirmos o monte e lutarmos contra eles, é porque é um sinal de que Jeová vai ajudar-nos a ganhar.

E foi isso o que aconteceu. Os filisteus chamaram Jonatã e o seu ajudante e disseram-lhes para subirem o monte e lutarem. Os dois foram e conseguiram derrotar 20 filisteus.

Como Jonatã era o filho mais velho de Saul, ele tinha o direito de ser rei. Mas ele sabia que Jeová tinha escolhido David para ser rei depois de Saul. Mesmo assim, Jonatã não tinha ciúmes de David. Jonatã e David até se  tornaram grandes amigos e prometeram que se iriam proteger e defender um ao outro. Para provar a sua amizade, Jonatã deu a David o seu casaco, espada, arco e cinto.

Quando David estava a fugir de Saul, Jonatã foi ter com ele e disse-lhe:

— David, sê forte e tem coragem! Jeová escolheu-te para seres o rei. Até o meu pai sabe disso.

Jonatã arriscou a vida várias vezes para ajudar o seu amigo. Quando soube que Saul queria matar David, Jonatã fez tudo o que pôde para Saul mudar de ideias. Mas Saul ficou furioso com Jonatã.

Algum tempo depois, Jonatã e Saul morreram na mesma batalha. Então, David procurou Mefibosete, o filho de Jonatã, e disse-lhe:

— O teu pai foi um grande amigo meu. Por isso, eu vou cuidar de ti o resto da tua vida. Vais morar no meu palácio e comer do bom e do melhor.

David nunca se esqueceu do seu grande amigo Jonatã. Gostavas de ter um amigo como Jonatã?

“Amem-se uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” — João 15:12, 13