Ir para conteúdo

Ir para índice

 HISTÓRIA 40

David e Golias

David e Golias

Depois de algum tempo, Jeová disse a Samuel para ir à casa de Jessé. Um dos filhos dele seria o próximo rei de Israel. Quando Samuel chegou lá, viu o filho mais velho de Jessé e pensou que ele seria o próximo rei. Mas Jeová disse-lhe:

— Não foi ele que eu escolhi. Eu não ligo à aparência das pessoas. Para mim, o importante é que tenham um bom coração.

Então, Jessé trouxe mais seis filhos. Mas Jeová não tinha escolhido nenhum deles. Samuel perguntou a Jessé se tinha outros filhos. Jessé respondeu:

— Eu tenho outro chamado David, que é o mais novo. Ele está a cuidar das ovelhas.

Jessé mandou trazer David. Quando David chegou, Jeová disse a Samuel que David era o escolhido! Samuel derramou um pouco de óleo na cabeça de David, mostrando que ele seria o próximo rei de Israel.

Algum tempo depois, os filisteus vieram lutar contra os israelitas. Um dos soldados filisteus era um gigante chamado Golias. Todos os dias, ele gozava com os israelitas e dizia:

— Duvido que encontrem alguém para lutar comigo! Se conseguirem e ele ganhar, seremos vossos escravos. Mas, se eu ganhar, vocês é que vão ser nossos escravos.

Um dia, David foi levar comida aos seus irmãos que estavam no exército. Então, ele ouviu Golias a provocar os israelitas e disse que ia lutar contra  ele. Mas Saul disse que não era boa ideia porque David era muito novo. David respondeu:

— Jeová vai ajudar-me.

Saul quis que David usasse a sua armadura. Mas David devolveu-a, porque só o atrapalhava. Então, David pegou na sua funda, uma arma para atirar pedras, e foi até ao rio. Ali, apanhou cinco pedras e colocou-as num saco. A seguir, correu até Golias. Golias disse:

— Vem cá, rapazinho. Eu vou matar-te e dar a tua carne aos animais.

Mas David não ficou com medo. Ele respondeu:

— Tu vens lutar comigo a confiar na tua espada e na tua lança. Mas eu vou lutar a confiar em Jeová. Achas que estás a lutar contra nós? Estás é a lutar contra Jeová. Todos aqui vão ver que Jeová é muito mais forte do que qualquer arma. Ele vai entregar-vos nas nossas mãos.

David colocou uma pedra na funda e atirou-a com toda a força. Jeová fez a pedra acertar no meio da testa de Golias. Golias caiu no chão e morreu. Os filisteus fugiram com medo. Viste como David confiou em Jeová? E tu, também confias em Jeová?

“Para os homens é impossível, mas para Deus não, pois para Deus todas as coisas são possíveis.” — Marcos 10:27