Ir para conteúdo

Ir para índice

 HISTÓRIA 29

Jeová Escolhe Josué

Jeová Escolhe Josué

Moisés cuidou dos israelitas durante muitos anos. Mas, agora, a sua vida estava a chegar ao fim. Jeová disse-lhe:

— Tu não vais levar os israelitas a Canaã, a terra que eu prometi dar-lhes. Mas vou deixar-te ver a terra ao longe.

Então, Moisés pediu a Jeová para escolher outro homem para cuidar dos israelitas, e Jeová escolheu Josué.

A seguir, Moisés contou aos israelitas que ia morrer em breve. Também lhes disse que Jeová tinha escolhido Josué para os levar até Canaã. Moisés disse a Josué:

— Não tenhas medo. Jeová vai ajudar-te.

Depois disso, Moisés subiu ao monte Nebo. Do cimo do monte, Jeová deixou Moisés ver toda a terra que ele tinha prometido dar a Abraão, Isaque e Jacó. Então, Moisés morreu quando tinha 120 anos.

Jeová disse a Josué:

— Atravessa o rio Jordão e entra em Canaã. Eu vou ajudar-te, assim como ajudei Moisés. Lê todos os dias a lei que dei aos israelitas. Não tenhas  medo. Sê corajoso. Vai e faz tudo o que eu mandei.

Assim, Josué mandou dois espiões à cidade de Jericó. Na próxima história, vamos saber mais sobre o que aconteceu lá. Quando os espiões voltaram, disseram que era a hora certa para entrar em Canaã. Então, Josué disse aos israelitas para se prepararem, porque iriam atravessar o rio Jordão. Ele mandou os sacerdotes que carregavam a arca do pacto irem à frente. Quando chegaram ao rio Jordão, viram que o rio estava muito cheio, e que poderia ser perigoso atravessá-lo. Mas, quando os sacerdotes puseram os pés na água, o rio parou de correr e secou-se. Os sacerdotes ficaram parados no meio do rio, à espera de que todos os israelitas atravessassem. Não achas que este milagre os lembrou do que Jeová tinha feito no mar Vermelho?

Finalmente, depois de tantos anos, os israelitas chegaram à terra que Jeová lhes tinha prometido. Eles poderiam construir casas e cidades, e poderiam plantar o que quisessem. Era uma terra muito boa e muito bonita.

“Jeová sempre te guiará e te dará fartura até mesmo numa terra árida.” — Isaías 58:11