Ir para conteúdo

Ir para índice

 HISTÓRIA 25

Um Lugar Para Adorar a Jeová

Um Lugar Para Adorar a Jeová

Quando Moisés estava no monte Sinai, Jeová mandou-o construir um lugar especial chamado tabernáculo. Era ali que os israelitas iam poder adorar a Jeová. Moisés devia construir o tabernáculo de uma maneira fácil de montar e desmontar, para se poder carregar.

Para ajudar na construção, Jeová pediu aos israelitas para darem o que podiam. Então, os israelitas deram ouro, prata, cobre, pedras preciosas, joias, lã, tecidos, peles de animais e muito mais. Deram tantas coisas que Moisés teve de dizer:

— Já chega. Não precisam de trazer mais nada.

Muitos homens e mulheres, que sabiam fazer coisas diferentes, ajudaram a construir o tabernáculo. Enquanto alguns trabalhavam com tecidos, outros trabalhavam com pedras preciosas, ouro ou madeira. Jeová ajudou os israelitas a aprender tudo o que precisavam para construir o tabernáculo.

Os israelitas construíram o tabernáculo como Jeová tinha mandado. Do lado de fora do tabernáculo ficava o pátio. Ali havia uma bacia de cobre e um grande altar. Do lado de dentro, havia uma linda cortina que dividia o tabernáculo em duas partes, o Santo e o Santíssimo. Dentro do Santo, havia um candelabro de ouro, uma mesa e um altar. E dentro do Santíssimo estava a arca do pacto, uma caixa feita de madeira e de ouro. Sabes o que é um pacto? É uma promessa especial. A arca do pacto lembrava os israelitas de que eles tinham prometido adorar e obedecer só a Jeová.

 Jeová escolheu os filhos de Arão para serem sacerdotes. Eles tinham de cuidar do tabernáculo e das ofertas que o povo levava para Jeová. Jeová escolheu Arão para ser o sumo sacerdote, ou seja, o sacerdote principal. Só ele podia entrar no Santíssimo, e apenas uma vez por ano. Sabes para quê? Para pedir perdão a Jeová pelos erros dele, pelos erros dos seus filhos e pelos erros dos israelitas.

O tabernáculo ficou pronto um ano depois de os israelitas saírem do Egito. Finalmente, eles tinham um lugar para adorar a Jeová.

Jeová fez aparecer uma nuvem por cima do tabernáculo. Se a nuvem ficasse parada, os israelitas continuavam no mesmo sítio. Mas, quando a nuvem subia, eles sabiam que tinha chegado o momento de continuar a viagem. Então, desmontavam o tabernáculo e seguiam a nuvem.

“Então, ouvi uma voz alta do trono dizer: ‘Vê! A tenda de Deus está com a humanidade; ele residirá com eles, e eles serão o seu povo. O próprio Deus estará com eles.’” — Apocalipse 21:3