Ir para conteúdo

Ir para índice

 HISTÓRIA 60

Um Reino Que Vai Durar Para Sempre

Um Reino Que Vai Durar Para Sempre

Certa noite, o rei Nabucodonosor teve um sonho muito estranho. Aquele sonho incomodou-o tanto que nem conseguia dormir. Então, Nabucodonosor chamou os seus feiticeiros e disse-lhes:

— Expliquem-me o sonho que eu tive.

— Claro, senhor! Mas, por favor, diga-nos primeiro qual foi o sonho.

— Não! Vocês é que têm de me contar o sonho, ou eu mato-vos a todos!

— Mas, rei Nabucodonosor, por favor! Conte-nos o sonho, e nós iremos explicar-lhe o que quer dizer.

— Estão a tentar enganar-me! Contem-me já o meu sonho.

— Isso é impossível, senhor. Ninguém consegue fazer isso.

Nabucodonosor ficou tão zangado que mandou matar todos os homens sábios de Babilónia. Isso colocou Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego em perigo. Daniel foi falar com Nabucodonosor e pediu-lhe um pouco mais de tempo. Então, Daniel e os seus amigos oraram e pediram a ajuda de Jeová. O que é que Jeová fez?

Jeová contou a Daniel o sonho de Nabucodonosor e o que o sonho queria dizer. No dia seguinte, Daniel disse a um dos servos do rei:

— Não mate nenhum dos homens sábios. Eu posso explicar o sonho do rei.

O servo levou Daniel até Nabucodonosor. Então, Daniel disse ao rei:

— Deus está a contar-lhe o futuro. Este foi o seu sonho: o senhor viu uma enorme estátua com cabeça de ouro, peito e braços de prata, barriga e coxas de cobre, pernas de ferro e pés de ferro misturados com argila. Depois, uma pedra foi cortada de um monte e bateu com toda a força nos pés da estátua, transformando a estátua em pó. A seguir, o vento levou o pó embora. Por fim, aquela pedra tornou-se um grande monte e cobriu toda a Terra.

Daniel explicou a Nabucodonosor:

 — A cabeça de ouro da estátua é o seu reino. A prata é o reino que virá a seguir a si. Então, virá outro reino que vai ser como o cobre e que vai dominar toda a Terra. Depois haverá mais um reino que será forte como o ferro. Por último, existirá um reino dividido. Partes desse reino vão ser fortes como o ferro, mas outras vão ser fracas como a argila. A pedra que se torna um monte é o Reino de Deus. Esse Reino vai destruir todos os reinos e vai durar para sempre.

Quando ouviu isso, Nabucodonosor ajoelhou-se e disse a Daniel:

— Foi o teu Deus que te contou o sonho. Não existe nenhum Deus como ele!

Em vez de matar Daniel, Nabucodonosor fez dele o chefe de todos os homens sábios e o governador de Babilónia. Vês como Jeová respondeu à oração de Daniel e dos seus amigos?

“E reuniram-nos no lugar que em hebraico se chama Armagedon.” — Apocalipse 16:16