Ir para conteúdo

Ir para índice

 CAPÍTULO 1

O amor de Deus dura para sempre

O amor de Deus dura para sempre

“O amor de Deus significa o seguinte: que obedeçamos aos seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados.” — 1 JOÃO 5:3.

1, 2. Porque é que você ama a Jeová?

VOCÊ ama a Deus? Talvez ame tanto a Deus que tenha decidido dedicar-lhe a sua vida. É provável que sinta que ele é o seu melhor Amigo. Mas, antes de você amar a Jeová, ele amou-o a si. A Bíblia diz: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” — 1 João 4:19.

2 Pense nas muitas maneiras como Jeová mostra que nos ama. Ele deu-nos este lindo planeta com tudo o que precisamos para ter uma vida feliz. (Mateus 5:43-48; Apocalipse 4:11) Além disso, ele quer que sejamos seus amigos. Por isso, ele dá-nos a oportunidade de aprender sobre ele. Quando lemos a Bíblia, estamos a ouvir a Jeová. E quando oramos, Jeová está a ouvir-nos. (Salmo 65:2) Jeová orienta-nos e fortalece-nos por meio do seu poderoso espírito santo. (Lucas 11:13) Ele até enviou o seu Filho amado à Terra para nos livrar do pecado e da morte. — Leia João 3:16; Romanos 5:8.

3. O que podemos fazer para que a nossa amizade com Jeová dure para sempre?

 3 Pense naquele amigo que ficou ao seu lado nos bons e nos maus momentos. É preciso esforço para que uma amizade assim se mantenha forte, não acha? O mesmo acontece com a nossa amizade com Jeová, o melhor Amigo que podemos ter na vida. Para que a nossa amizade com ele dure para sempre, precisamos de ‘nos manter no amor de Deus’, ou seja, fazer o máximo para sermos pessoas que Deus ama. (Judas 21) Como podemos fazer isso? A Bíblia responde: “O amor de Deus significa o seguinte: que obedeçamos aos seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados.” — 1 João 5:3.

O QUE É O “AMOR DE DEUS”?

4, 5. (a) O que é que a Bíblia quer dizer com “amor de Deus”? (b) Conte como começou a amar a Jeová.

4 O que é que a Bíblia quer dizer com “amor de Deus”? De acordo com a nota em 1 João 5:3, “amor de Deus” é o mesmo que “amor a Deus”. Sendo assim, neste texto o “amor de Deus” não se refere ao amor de Deus por nós, mas ao nosso amor por ele. Lembra-se de quando começou a amar a Jeová?

Quando você se dedica e se batiza, mostra que ama a Jeová e que quer obedecer-lhe para sempre

5 Lembra-se de como se sentiu quando descobriu que Jeová quer que viva para sempre no Paraíso? Você aprendeu tudo o que Jeová fez para que isso aconteça. Também entendeu como é valioso o presente que Jeová nos deu quando enviou o seu próprio Filho à Terra. (Mateus 20:28; João 8:29; Romanos 5:12, 18) Sem dúvida, aprender que Jeová tem  muito amor por si tocou o seu coração, e isso fez com que você também o amasse. — Leia 1 João 4:9, 10.

6. (a) O que está envolvido em amar alguém? (b) O que é que já fez para mostrar que ama a Deus?

6 Porém, amar a Deus é só o começo. Amar alguém envolve mais do que apenas dizer “eu amo-te”. Quando amamos uma pessoa, fazemos tudo o que podemos para deixá-la feliz. Da mesma forma, o seu amor por Jeová fez com que você quisesse viver de um modo que lhe agrada. Quando o seu amor por Jeová se tornou mais forte, provavelmente, dedicou-se e batizou-se. Dessa forma, prometeu servir-lhe para sempre. (Leia Romanos 14:7, 8.) Como pode cumprir essa promessa?

‘OBEDECEMOS AOS SEUS MANDAMENTOS’

7. (a) O que fazemos quando amamos a Jeová? (b) Quais são algumas leis de Jeová?

7 Nós amamos a Jeová e, por isso, ‘obedecemos aos seus mandamentos’, ou seja, às suas leis. A Bíblia ensina como Jeová quer que levemos a nossa vida. Por exemplo, Jeová diz-nos que é errado ficar bêbado, roubar, mentir, ter relações sexuais com uma pessoa que não é o nosso marido ou a nossa esposa, e adorar alguém ou alguma coisa que não seja Jeová. — 1 Coríntios 5:11; 6:18; 10:14; Efésios 4:28; Colossenses 3:9.

8, 9. Quando a Bíblia não diz exatamente o que temos de fazer, como podemos saber o que agrada a Jeová? Dê um exemplo.

8 Será que isso quer dizer que, para agradar a Jeová, basta obedecermos às suas leis? Não. Afinal, ele não nos deu uma longa lista de leis para cada situação na vida. Por isso, às vezes poderá não haver nenhuma  lei na Bíblia a dizer o que temos de fazer. Nesse caso, como vamos tomar boas decisões? (Efésios 5:17) Para isso, Jeová deu-nos princípios, que são verdades da Bíblia que nos ensinam como Deus vê as coisas. Quanto mais lemos a Bíblia, mais conhecemos a Jeová. Aprendemos como ele pensa, incluindo as coisas que ele ama e as coisas que ele odeia. — Leia Salmo 97:10; Provérbios 6:16-19; veja a secção Entenda Melhor, n.° 1.

9 Vamos ver isso na prática. Como podemos saber o que ver na televisão ou na Internet? A Bíblia não diz exatamente o que fazer nesses casos, mas Jeová deu-nos princípios que nos ajudam a tomar boas decisões. Por exemplo, sabemos que grande parte da diversão hoje em dia está cheia de violência e sexo. Mas a Bíblia diz-nos que Jeová “odeia quem ama a violência” e que “julgará os que praticam a imoralidade sexual”. (Salmo 11:5; Hebreus 13:4) Como é que esses princípios podem ajudar-nos a tomar boas decisões? Quando sabemos que Jeová odeia uma coisa ou diz que ela é errada, queremos ficar o mais longe possível dela.

10, 11. Porque é que obedecemos a Jeová?

10 Porque é que obedecemos a Jeová? Será que é porque não queremos ser castigados ou sofrer as consequências de uma má decisão? (Gálatas 6:7) Claro que não. Obedecemos a Jeová porque o amamos. Assim como um filho quer deixar o seu pai feliz, nós queremos deixar o nosso Pai no céu feliz. Não existe nada melhor do que saber que Jeová está  feliz connosco! — Salmo 5:12; Provérbios 12:2; veja a secção Entenda Melhor, n.° 2.

11 Não obedecemos a Jeová só quando é fácil ou quando não temos outra escolha. Também não escolhemos que leis ou princípios vamos seguir. (Deuteronómio 12:32) Em vez disso, obedecemos a Jeová em tudo. Isso porque nos sentimos como o escritor de um dos salmos, que disse: “Gosto muito dos teus mandamentos, sim, eu amo os teus mandamentos.” (Salmo 119:47; Romanos 6:17) Além disso, queremos ser como Noé. Ele mostrou que amava a Deus por fazer tudo o que Jeová mandou. A Bíblia diz que Noé “fez exatamente assim”. (Génesis 6:22) Não gostaria que Jeová também dissesse isso de si?

12. Como podemos fazer Jeová feliz?

12 Como é que Jeová se sente quando lhe obedecemos? A Bíblia diz que isso ‘alegra o seu coração’. (Provérbios 11:20; 27:11) Imagine! O Criador do Universo fica feliz quando lhe obedecemos. Mas Jeová não nos obriga a obedecer-lhe. Ele dá-nos liberdade para escolher fazer o que é certo ou errado. Jeová quer que escolhamos fazer o que é certo por amor a ele. Isso vai ajudar-nos a viver da melhor maneira possível. — Deuteronómio 30:15, 16, 19, 20; veja a secção Entenda Melhor, n.° 3.

“OS SEUS MANDAMENTOS NÃO SÃO PESADOS”

13, 14. Porque podemos dizer que os mandamentos de Deus não são pesados? Dê um exemplo.

13 E se acharmos que é muito difícil obedecer às leis de Jeová ou que elas nos tiram a nossa liberdade?  A Bíblia diz: “Os seus mandamentos não são pesados.” (1 João 5:3) O que é que isso quer dizer? A palavra grega traduzida como “pesado” é usada noutros textos para falar de regras muito difíceis de seguir ou de pessoas que tentam controlar ou prejudicar outros. (Mateus 23:4; Atos 20:29, 30, nota) Sendo assim, os mandamentos de Jeová não são “pesados”, ou seja, não são demasiado difíceis de obedecer. Jeová nunca nos pede o que não conseguimos fazer.

14 Por exemplo, imagine que vai ajudar um amigo a mudar de casa. Ele colocou tudo dentro de caixas. Algumas são leves e fáceis de carregar. Mas outras são pesadas e são precisas duas pessoas para levantá-las. Acha que o seu amigo lhe ia pedir para pegar sozinho numa caixa pesada? Claro que não. Ele não quer que se magoe. Assim como esse amigo, Jeová nunca nos pediria para fazer algo demasiado difícil. (Deuteronómio 30:11-14) Ele conhece-nos e “lembra-se de que somos pó”. — Salmo 103:14.

15. Porque podemos ter a certeza de que as leis de Jeová são para o nosso bem?

15 No passado, Moisés disse à nação de Israel que as leis de Jeová eram para o bem deles. Se os israelitas obedecessem, eles ‘continuariam vivos’. (Deuteronómio 5:28-33; 6:24) Hoje não é diferente. Tudo o que Jeová nos pede torna a nossa vida melhor. (Leia Isaías 48:17.) O nosso Pai, Jeová, sabe o que é melhor para nós. (Romanos 11:33) A Bíblia também diz que “Deus é amor”. (1 João 4:8) Isso quer dizer que tudo o que Jeová diz e faz é por amor.

16. Nem sempre é fácil obedecer a Deus. Mas o que nos vai ajudar a ser obedientes?

 16 Nem sempre é fácil obedecer a Deus porque vivemos num mundo mau, governado pelo Diabo. Ele tenta levar as pessoas a fazer o que é errado. (1 João 5:19) Além disso, não somos perfeitos. Por isso, temos de lutar contra pensamentos e sentimentos que muitas vezes nos levam a desobedecer a Deus. (Romanos 7:21-25) Mas nem tudo está perdido. O nosso amor por Jeová dá-nos força para fazer o que é certo. Jeová vê os nossos esforços para lhe obedecer e ajuda-nos com o seu poderoso espírito santo. (1 Samuel 15:22, 23; Atos 5:32) O espírito santo ajuda-nos a desenvolver qualidades que tornam mais fácil sermos obedientes a Jeová. — Gálatas 5:22, 23.

17, 18. (a) O que vamos aprender neste livro? (b) O que vamos ver no próximo capítulo?

17 Neste livro, vamos aprender como viver de um modo que deixa Jeová feliz. Vamos aprender a colocar em prática os princípios bíblicos na nossa vida, levando em conta o que Deus acha ser certo ou errado. Devemos lembrar-nos de que Jeová nunca nos obriga a obedecer-lhe. Mas se escolhermos obedecer-lhe, teremos uma vida melhor agora e um futuro maravilhoso. E o mais importante: mostraremos que o amamos muito. — Veja a secção Entenda Melhor, n.° 4.

18 Para nos ajudar a saber o que é certo e errado, Jeová deu-nos a consciência. Treinar a consciência vai ajudar-nos a ‘obedecer aos mandamentos’ de Deus. Mas o que é a consciência? Como podemos treiná-la? Vamos ver isso no próximo capítulo.