Ir para conteúdo

6 DE ABRIL DE 2016
HUNGRIA

Centro Memorial do Holocausto na Hungria inaugura placa em homenagem às Testemunhas de Jeová executadas pelos nazis

Centro Memorial do Holocausto na Hungria inaugura placa em homenagem às Testemunhas de Jeová executadas pelos nazis

BUDAPESTE, Hungria – O Centro Memorial do Holocausto em Budapeste inaugurou uma placa comemorativa em homenagem a quatro Testemunhas de Jeová que foram perseguidas durante a época do nazismo. A cerimónia aconteceu no dia 11 de dezembro de 2015.

Placa que presta homenagem a quatro Testemunhas de Jeová mortas pelos nazis, na Segunda Guerra Mundial.

Os quatro homens Testemunhas de Jeová, Lajos Deli, Antal Hönisch, Bertalan Szabό e János Zsondor, foram executados em público pelo Partido da Cruz de Flechas, um partido nazi da Hungria. Isso aconteceu nas cidades de Körmend e Sárvár em março de 1945, quando eles se recusaram a servir no exército na Segunda Guerra Mundial. Na placa, o nome deles está gravado juntamente com as palavras do texto bíblico de Atos 5:29: “Temos de obedecer a Deus como governante em vez de a homens.”

Doutor Csaba Latorcai, subsecretário de Estado sobre Assuntos Sociais Prioritários na Hungria, fala durante a cerimónia de inauguração.

No discurso de abertura, o doutor Csaba Latorcai, subsecretário de Estado sobre Assuntos Sociais Prioritários, disse o seguinte: “A placa presta homenagem aos quatro jovens Testemunhas de Jeová, [...] eles obedeceram ao mandamento ‘não matarás’ e seguiram a sua consciência ao decidir não pegar em armas contra os seus companheiros de adoração nem contra as outras pessoas.”

O diretor do Centro Memorial do Holocausto, doutor Szabolcs Szita, também falou durante a cerimónia. Ele disse: “A inauguração da placa comemorativa é uma vitória porque, já por muitos anos, as Testemunhas de Jeová têm sido um grupo esquecido entre aqueles que sofreram durante o regime nazi. Por causa da sua forte fé, os quatro jovens permaneceram firmes até à morte. Eles são um excelente exemplo para todos nós hoje.”

Doutor Szabolcs Szita, diretor do Centro Memorial do Holocausto em Budapeste, apresenta a placa.

Contactos para a comunicação social:

Internacional: David A. Semonian, Departamento de Informação Pública, tel. +1 718 560 5000

Hungria: András Simon, tel. +36 1 401 1118