Ir para conteúdo

O que é preciso fazer para viver para sempre?

O que é preciso fazer para viver para sempre?

A resposta da Bíblia

A Bíblia promete o seguinte: “Aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.” (1 João 2:17, Bíblia na Linguagem de Hoje) Veja a seguir o que é que Deus quer que cada um de nós faça.

  • Aprenda sobre Deus e sobre o filho dele, Jesus. Certa vez, quando estava a orar a Deus, Jesus disse o seguinte: “Isto significa vida eterna: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Como é que podemos ‘conhecer’ a Deus e a Jesus? Isso é possível por estudar a Bíblia e colocar em prática o que aprendemos nela. * A Bíblia mostra como o nosso Criador, Jeová Deus, pensa, e ensina que ele é a fonte da vida. (Atos 17:24, 25) A Bíblia fala também sobre Jesus, o Filho de Deus, que ensinou “declarações de vida eterna”. — João 6:67-69.

  • Mostre que tem fé no sacrifício de resgate pago por Jesus. Jesus veio à Terra “para servir e dar a sua vida como resgate”. (Mateus 20:28) O sacrifício de Jesus tornou possível que os humanos venham a viver para sempre no Paraíso na Terra. * (Salmo 37:29) Jesus disse: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” (João 3:16) Reparou que Jesus disse que precisamos de fazer mais do que apenas acreditar nele? Temos de “exercer fé” em Jesus. Fazemos isso por colocar em prática o que ele ensinou e por obedecer ao seu Pai. — Mateus 7:21; Tiago 2:17.

  • Tenha uma forte amizade com Deus. Deus quer que sejamos seus amigos achegados. (Tiago 2:23; 4:8) Deus vive para sempre, ou seja, nunca vai morrer, e ele quer que os seus amigos também vivam para sempre. Na sua Palavra, Deus mostra o que ele deseja para todos aqueles que o procuram: “Que vocês vivam para sempre.” — Salmo 22:26.

Mitos sobre a vida eterna

Mito: Os humanos vão encontrar uma maneira de viver para sempre.

Facto: Alguns avanços na medicina prometem aumentar a duração da vida das pessoas. Porém, não são os avanços científicos que vão fazer os humanos viver para sempre. Apenas Deus tem o poder de nos dar vida eterna, porque só ele é a “fonte da vida”. (Salmo 36:9) Ele promete ‘acabar com a morte para sempre’ e dar vida eterna a todos os humanos que lhe são fiéis. — Isaías 25:8; 1 João 2:25.

Mito: Apenas pessoas de algumas raças vão viver para sempre.

Facto: Deus não considera uma raça ou cultura melhor do que outra. Na verdade, “em todas as nações, ele aceita aquele que o teme e faz o que é certo”. (Atos 10:34, 35) Pessoas de todas as raças e culturas podem obedecer a Deus e viver para sempre.

Mito: A vida eterna vai ser um aborrecimento.

Facto: É Deus quem nos oferece a vida eterna, e ele ama-nos e quer que sejamos felizes. (Tiago 1:17; 1 João 4:8) Ele sabe que, para sermos felizes, precisamos de um trabalho gratificante. (Eclesiastes 3:12) Deus promete que os que viverem para sempre terão um trabalho recompensador, que será benéfico para eles como e para as pessoas que amam. — Isaías 65:22, 23.

Além disso, os que viverem para sempre continuarão a aprender coisas novas sobre o seu Criador e tudo o que ele fez. Deus criou-nos com o desejo de viver para sempre e de aprender sobre ele. Apesar disso, nós ‘nunca compreenderemos plenamente o trabalho do verdadeiro Deus’. (Eclesiastes 3:10, 11) Assim, quem ganhar a vida eterna terá sempre coisas interessantes para aprender e para fazer.

^ par. 4 As Testemunhas de Jeová oferecem estudos bíblicos gratuitos. Para saber mais, veja o vídeo O Que É Um Estudo Bíblico?.