Ir para conteúdo

É pecado fumar?

É pecado fumar?

A resposta da Bíblia

A Bíblia não fala sobre fumar * ou sobre outras formas de usar tabaco. No entanto, contém princípios que mostram que Deus não aprova hábitos impuros e que fazem mal à saúde. Portanto, Deus considera que fumar é um pecado.

  • Respeito pela vida. ‘Deus dá a todos vida e fôlego.’ (Atos 17:24, 25) A vida é um presente de Deus, por isso, não devemos fazer nada que possa diminuir a nossa expectativa de vida, como fumar. Na verdade, fumar é uma das principais causas de mortes evitáveis em todo o mundo.

  • Amor pelo próximo. “Ama o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39) Fumar perto de outras pessoas não mostra amor. As pessoas que estão sempre expostas ao fumo do tabaco têm um risco maior de sofrer de algumas doenças que frequentemente afetam os fumadores.

  • A necessidade de ser santo. “Apresentem os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus.” (Romanos 12:1) “Purifiquemo-nos de toda a imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” (2 Coríntios 7:1) Fumar é um ato desnatural e incompatível com o ser santo – isto é, puro e limpo – porque os fumadores inalam intencionalmente toxinas que danificam seriamente o seu corpo.

O que é que a Bíblia diz sobre o uso de drogas recreativas, como marijuana ou canábis?

A Bíblia não menciona a marijuana (também conhecida como canábis) ou outras drogas desse tipo. No entanto, contém princípios que condenam o uso recreativo de substâncias viciadoras. Além dos princípios já mencionados, vejamos outros que também se aplicam:

  • Controlar plenamente as nossas faculdades mentais. “Ama a Jeová, teu Deus, [...] de toda a tua mente.” (Mateus 22:37, 38) “Mantenham inteiramente os sentidos.” (1 Pedro 1:13) Quando alguém usa drogas, não consegue controlar plenamente a sua mente. Além disso, muitas pessoas até se tornam dependentes dessas substâncias. A sua mente só se concentra em obter e usar drogas, em vez de se concentrar em pensamentos edificantes. — Filipenses 4:8.

  • Obediência às leis do país. “Sejam obedientes a governos e autoridades.” (Tito 3:1) Em muitos países, a lei controla o uso de certas drogas. Se queremos agradar a Deus, temos de obedecer às autoridades. — Romanos 13:1.

^ par. 3 Neste artigo, “fumar” refere-se a inalar deliberadamente fumo de tabaco a partir de cigarros, charutos, cachimbos ou cachimbos de água (narguilé). Contudo, os princípios aqui apresentados aplicam-se igualmente a mascar tabaco, usar rapé, fumar cigarros eletrónicos que contêm nicotina ou usar outros produtos similares.