Ir para conteúdo

Será que Deus existe?

Será que Deus existe?

A resposta da Bíblia

Sim. Encontramos na Bíblia evidências convincentes de que Deus existe. A Bíblia incentiva-nos a desenvolver fé em Deus não por acreditar cegamente no que as religiões ensinam, mas por usar o nosso “raciocínio” e “perceção mental”. (Romanos 12:1; 1 João 5:20, nota) Note as seguintes linhas de raciocínio baseadas na Bíblia:

  • O facto de o Universo ser organizado e ter vida é uma evidência de que existe um Criador. A Bíblia diz: “Naturalmente, toda a casa é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas foi Deus.” (Hebreus 3:4) Apesar de este raciocínio parecer simples, muitas pessoas instruídas consideram-no convincente. *

  • Como humanos, temos um desejo inato de compreender o significado e o propósito da vida. Mesmo depois de termos satisfeito todas as nossas necessidades físicas, esse desejo ainda existe. Isso faz parte daquilo a que a Bíblia chama “necessidade espiritual”, o que inclui a vontade de conhecer e adorar a Deus. (Mateus 5:3; Apocalipse 4:11) Termos essa necessidade espiritual indica não apenas que Deus existe, mas também que ele é um Criador amoroso e deseja que satisfaçamos essa necessidade. — Mateus 4:4.

  • Profecias bíblicas foram escritas detalhadamente com séculos de antecedência e cumpriram-se com exatidão ao pormenor. Isto evidencia que só poderiam originar-se de uma fonte sobre-humana. — 2 Pedro 1:21.

  • Os escritores da Bíblia demonstraram um conhecimento científico que estava para além da compreensão das pessoas da sua época. Por exemplo, antigamente muitos povos acreditavam que a Terra estava apoiada sobre um animal, como um elefante, um javali ou um boi. No entanto, a Bíblia afirma que Deus “suspende a terra sobre o nada”. (Jó 26:7) Da mesma forma, a Bíblia descreve corretamente o formato da Terra como um “círculo” ou “globo”. (Isaías 40:22; Almeida, revista e corrigida) Muitos acreditam que a explicação mais lógica para esse conhecimento avançado é que os escritores bíblicos receberam essas informações de Deus.

  • Apenas a Bíblia fornece respostas a muitas perguntas difíceis. A falta de respostas satisfatórias a essas perguntas pode levar uma pessoa a concluir que Deus não existe. Por exemplo: Se Deus é amoroso e todo-poderoso, porque é que existe tanta maldade e sofrimento no mundo? Porque é que muitas vezes a religião influencia as pessoas para o mal em vez de para o bem? — Tito 1:16.

^ par. 4 Por exemplo, o astrónomo Allan Sandage disse a respeito do Universo: “Acho bastante improvável que esta ordem tenha surgido do caos. Deve existir um princípio organizador. Deus é para mim um mistério, mas é a explicação do milagre da existência, de existir alguma coisa em vez de não existir nada.”