Ir para conteúdo

AJUDA PARA A FAMÍLIA

Como ser mais carinhoso

Como ser mais carinhoso

Com o passar dos anos, alguns casais mostram cada vez menos carinho um pelo outro. Se isso está a acontecer no seu casamento, o que é que pode fazer?

 O que deve saber

Mostrar carinho é muito importante num casamento. Para uma pessoa ficar forte e saudável, é muito importante que ela, com regularidade, se alimente e beba água. Da mesma forma, para um casamento ser forte, é muito importante que o marido e a esposa demonstrem carinho um pelo outro continuamente. Mesmo quando estão casados há muito tempo, o marido e a esposa precisam de sentir constantemente que são amados e que são muito importantes um para o outro.

O verdadeiro amor não é egoísta. O amor procura a felicidade da outra pessoa. Por isso, em vez de mostrar carinho só quando lhe apetece, o bom marido e a boa esposa percebem a necessidade que o outro tem de afeto e fazem tudo para satisfazer essa necessidade.

Normalmente, as esposas precisam de mais demonstrações de carinho do que os maridos. Um marido pode amar muito a sua esposa, mas, se ele só diz que a ama no início e no fim do dia, ou só antes das relações sexuais, talvez ela não tenha a certeza se ele a ama mesmo. É muito melhor mostrar carinho ao longo do dia.

 O que pode fazer

Seja carinhoso em palavras. Frases simples, como “eu amo-te” ou “tu és tudo para mim”, podem fazer o seu cônjuge sentir-se amado.

Princípio bíblico: “A boca fala do que o coração está cheio.” — Mateus 12:34.

Dica: Há muitas maneiras de mostrar amor. Também pode escrever um cartão, mandar um e-mail ou uma mensagem de texto.

Seja carinhoso em ações. Um abraço, um beijo ou, simplesmente, ficar de mãos dadas são formas de mostrar que está a ser sincero quando diz “eu amo-te”. Também pode mostrar o seu amor com um toque ternurento, um olhar amoroso ou, de vez em quando, um presente. Além disso, pode fazer coisas para ajudar a sua esposa, como, por exemplo, carregar os sacos das compras, abrir-lhe a porta, lavar a louça, lavar a roupa ou preparar uma refeição. Para muitas esposas, isso é mais do que ajudar. É o amor em ação.

Princípio bíblico: “Devemos amar não [apenas] em palavras nem com a língua, mas em ações e em verdade.” — 1 João 3:18.

Dica: Trate o seu marido ou a sua esposa com o mesmo carinho como quando namoravam.

Tirem tempo para estarem juntos. Passar tempo a dois fortalece o casamento e mostra ao seu marido ou à sua esposa que gosta da sua companhia. É claro que pode ser difícil arranjar tempo para ficarem sozinhos se tiverem filhos ou se tiverem muitas coisas para resolver diariamente. Mas talvez possam combinar fazer algo simples regularmente, como fazer uma caminhada juntos, só os dois.

Princípio bíblico: “Que se certifiquem das coisas mais importantes.” — Filipenses 1:10.

Dica: Alguns casais que têm uma vida muito ocupada combinam fazer algo juntos regularmente, como, por exemplo, um jantar romântico ou passar um fim de semana a dois.

Conheça bem o seu marido ou a sua esposa. Cada pessoa tem uma necessidade particular de carinho. Conversem sobre como cada um prefere receber demonstrações de afeto e se precisam de demonstrar mais carinho um pelo outro. Depois, faça tudo para satisfazer essa necessidade. Lembre-se: o carinho é muito importante para que o casamento seja forte.

Princípio bíblico: “O amor [...] não procura os seus próprios interesses.” — 1 Coríntios 13:4, 5.

Dica: Em vez de exigir carinho, pergunte-se: “O que posso fazer para que o meu marido ou a minha esposa seja mais carinhoso comigo?”