Ir para conteúdo

OS JOVENS PERGUNTAM

Como é que posso perder peso?

Como é que posso perder peso?

 Preciso mesmo de perder peso?

Alguns adolescentes dizem que querem perder peso. No entanto ...

  • Muitos estão mais preocupados com a aparência do que com a saúde. Para perder alguns quilos, alguns recorrem a métodos de emagrecimento rápido, como saltar refeições ou tomar medicamentos para perder peso. Geralmente, estes métodos não funcionam e até podem ser perigosos.

    “Algumas raparigas passam fome para terem resultados mais rapidamente. Normalmente, isto faz-lhes mal, e o corpo delas leva muito tempo a recuperar dos estragos.” — Hailey.

  • Muitos dos que estão preocupados com o seu peso não deviam estar. O problema não está no peso deles, mas sim em se compararem com outros jovens ou com o “ideal” promovido pela indústria do entretenimento de que ser bonito é ser muito magro.

    “Quando tinha 13 anos, comparava-me com os meus amigos. Eu pensava que eles iam gostar mais de mim se eu fosse mais parecida com eles, o que significava que eu tinha de ser muito magra – magra como um palito.” — Paola.

Por outro lado, alguns jovens precisam realmente de perder peso. De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde ...

  • No mundo inteiro, cerca de 340 milhões de jovens entre os 5 e os 19 anos têm excesso de peso;

  • Em 1975, apenas 4% dos que tinham entre 5 e 19 anos tinham excesso de peso, mas, em 2016, este valor tinha atingido os 18%;

  • Na maioria dos países, é mais comum as pessoas serem obesas do que terem peso a menos;

  • A obesidade também é comum em países com baixo nível de rendimentos, mesmo em famílias em que alguns membros estão subnutridos.

 Qual é a melhor forma de perder peso?

Que método escolherias?

  1. Saltar refeições.

  2. Combinar exercício com uma dieta equilibrada.

  3. Tomar medicamentos para perder peso.

Resposta certa: Método 2 – Combinar exercício com uma dieta equilibrada.

Saltar refeições ou evitar um grupo alimentar pode ter resultados rápidos. Mas esses métodos não são saudáveis e, provavelmente, vais recuperar esse peso quando voltares aos teus hábitos alimentares normais.

Por outro lado, se tiveres como objetivo ser saudável, vais sentir-te muito melhor por dentro e por fora. “Os resultados mais seguros, saudáveis e duradouros surgem quando [...] alteras o teu estilo de vida de uma forma que o consigas manter pelo resto da vida”, escreve o Dr. Michael Bradley. * Qual é o ponto? Se precisas de perder peso, não penses apenas em seguir uma dieta, mas em adotar um estilo de vida diferente.

 Plano de ação

A Bíblia aconselha as pessoas a serem “moderadas nos hábitos”, e isso inclui os hábitos alimentares. (1 Timóteo 3:11) Até diz especificamente para evitar comer de mais. (Provérbios 23:20; Lucas 21:34) Com esses princípios em mente, tenta fazer o seguinte para adotares um estilo de vida mais saudável:

  • Percebe o que significa ter uma alimentação saudável.

    Não precisas de ser um fanático, mas algum conhecimento sobre nutrição pode ser muito útil para teres uma dieta equilibrada. E uma dieta equilibrada é uma das melhores maneiras de manter um peso saudável.

  • Faz exercício regularmente.

    Pensa em coisas do dia a dia que podes fazer para te manteres ativo. Por exemplo, em vez de usares o elevador, usa as escadas. Troca meia hora que passarias a jogar um videojogo por uma caminhada rápida na rua.

  • Troca fast food por comida saudável.

    “Eu tento ter comida saudável, como fruta e legumes, por perto,” diz uma adolescente chamada Sophia. “Assim, se tiver vontade de comer alguma coisa, é mais fácil escolher algo nutritivo.”

  • Come devagar.

    Algumas pessoas comem tão depressa que nem percebem que o estômago já está cheio! Por isso, abranda. Faz uma pausa antes de repetires. Talvez percebas que não tens tanta fome como pensas.

  • Controla a tua ingestão de calorias.

    Lê a informação nutricional que aparece nas embalagens dos alimentos para saberes quantas calorias têm. Dica: refrigerantes, fast food e sobremesas podem ser uma grande fonte de calorias – e de aumento de peso.

  • Sê equilibrado.

    Sara, que tem 16 anos, diz: “Cheguei a um ponto em que estava tão obcecada com a contagem das calorias que, quando olhava para a comida, só conseguia ver números!” Não te tornes uma “máquina de calcular calorias”. De vez em quando, podes comer uma coisa de que gostas, mesmo que tenha muitas calorias.

Dica: Fala com o teu médico sobre as tuas preocupações com o peso. Ele vai ter em conta o teu perfil clínico e ajudar-te a adotar um estilo de vida que seja adequado para ti.

^ par. 25 Do livro When Things Get Crazy With Your Teen (Quando as Coisas com o Seu Adolescente Ficam Descontroladas).