Ir para conteúdo

OS JOVENS PERGUNTAM

Criação ou evolução? – Parte 2: Porquê duvidar da evolução?

Criação ou evolução? – Parte 2: Porquê duvidar da evolução?

Alex está um pouco confuso. Ele acreditou sempre em Deus e na criação. Mas, na aula de hoje, o professor de biologia afirmou com convicção que a evolução é um facto e que se baseia em pesquisas científicas confiáveis. Alex não quer passar pela vergonha de questionar o que o professor está a dizer. Ele pensa: ‘Se os cientistas provaram que a evolução é um facto, quem sou eu para duvidar deles?’

Já passaste por algo parecido? Talvez tenhas acreditado sempre no que a Bíblia diz: “No princípio, Deus criou os céus e a terra.” (Génesis 1:1) Mas, ultimamente, as pessoas têm tentado convencer-te de que a criação é um mito e a evolução é um facto. Será que deves acreditar nelas? Porquê duvidar da evolução?

 Dois motivos para duvidares da evolução

  1. Os cientistas têm opiniões diferentes sobre a evolução. Mesmo depois de décadas de pesquisas, os cientistas ainda não chegaram a um acordo sobre como explicar a evolução.

    Para pensares: Se os próprios cientistas – que deveriam ser os especialistas no assunto – não conseguem chegar a uma conclusão sobre a evolução, achas mesmo que estás errado em duvidar dela? — Salmo 10:4.

  2. Aquilo em que acreditas faz diferença. “Se a vida surgiu do acaso, então, a nossa vida e todas as coisas no Universo não têm um objetivo”, disse um jovem chamado Zachary. Isto faz sentido. Afinal, se a evolução fosse verdadeira, a vida, aparentemente, não teria qualquer propósito. (1 Coríntios 15:32) Por outro lado, se a criação for verdadeira, conseguimos responder a perguntas sobre o objetivo da vida e o que podemos esperar para o futuro. — Jeremias 29:11.

    Para pensares: Porque é bom saberes a verdade sobre a evolução e a criação? — Hebreus 11:1.

 Perguntas que deves analisar

O QUE DIZEM: ‘Tudo o que existe no Universo surgiu de uma grande explosão.’

  • Quem ou o que causou a grande explosão?

  • O que faz mais sentido: dizer que tudo surgiu do nada ou que tudo surgiu de alguma coisa ou de alguma pessoa?

O QUE DIZEM: ‘Os humanos evoluíram de animais.’

  • Se os humanos evoluíram de animais – por exemplo, dos macacos –, porque é que existe uma diferença enorme entre as habilidades intelectuais dos humanos e as dos macacos? *

  • Porque é que até as formas mais “básicas” da vida são tão incrivelmente complexas? *

O QUE DIZEM: ‘A evolução é um facto provado.’

  • Será que a própria pessoa que diz isso investigou as provas?

  • Quantos acreditam na evolução só porque ouviram que pessoas inteligentes acreditam nela?

^ par. 18 Algumas pessoas afirmam que os humanos são mais inteligentes porque têm um cérebro maior do que o dos macacos. No entanto, esse argumento não é válido. Vê o motivo na brochura A Origem da Vida – Cinco Perguntas Que Merecem Resposta, página 28.

^ par. 19 Vê a brochura A Origem da Vida – Cinco Perguntas Que Merecem Resposta, páginas 8-12.