Ir para conteúdo

OS JOVENS PERGUTAM

Como posso controlar os meus sentimentos?

Como posso controlar os meus sentimentos?

“Um dia sinto-me ótima e no dia seguinte estou super desanimada. As coisas que eu achava que não eram significativas ontem, tornaram-se problemas hoje.” — Carissa.

Já te sentiste como se estivesses numa montanha-russa, com muitos altos e baixos? * Se sim, este artigo pode ajudar-te!

 Porque é que acontece

É normal ter altos e baixos quando se está na adolescência. Mas talvez fiques surpreendido por ver como os teus sentimentos podem ser imprevisíveis mesmo que já tenhas passado essa fase.

Tu podes ficar confuso com tanta instabilidade emocional. Se isso acontecer, lembra-te de que muitos desses sentimentos negativos são causados por mudanças hormonais combinadas com as inseguranças e incertezas que fazem parte do crescimento. Mas a boa notícia é que podes entender e controlar os sentimentos negativos.

Facto: É importante aprender a controlar os sentimentos negativos enquanto ainda és jovem porque vais precisar muito dessa habilidade quando te tornares adulto.

Sentimentos negativos são como buracos numa estrada. Com a prática, vais conseguir desviar-te dos maiores e ter uma viagem muito mais tranquila.

 Três coisas que podes fazer

Conversa. A Bíblia diz: “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos e torna-se um irmão em tempos de aflição.” — Provérbios 17:17.

“Há uma amiga da minha família que considero minha tia. Ela dá-me muita atenção e escuta-me. Sinto-me à vontade para conversar com ela. Quando a minha opinião sobre uma coisa está certa, ela fica muito orgulhosa. Mas se estou errada, ela corrige-me com carinho.” — Yolanda.

Dica: Em vez de conversares apenas com outros jovens, que talvez até estejam a sentir o mesmo que tu, conversa com o teu pai, a tua mãe ou algum adulto em quem confies.

Escreve. A Bíblia fala de um momento em que Jó se sentiu desesperado. Ele disse: “Vou desabafar as minhas queixas. Vou falar na minha amargura.” (Jó 10:1) Além de conversar com alguém, outra forma de tu “desabafares” é por escreveres o que estás a sentir.

Tenho um pequeno caderno que levo comigo para onde quer que vá. Quando alguma coisa me incomoda, escrevo sobre isso. Escrever é uma verdadeira terapia para mim.” — Iliana.

Dica: Arranja um caderno para escreveres o que estás a sentir, o motivo pelo qual te sentes assim e como podes lidar com esse sentimento. A atividade que faz parte deste artigo pode ajudar-te a fazer isso.

Ora. A Bíblia diz: “Lança o teu fardo sobre Jeová, e ele irá amparar-te. Nunca permitirá que o justo venha a cair.” — Salmo 55:22.

“Eu oro a Jeová quando estou angustiada. Fico sempre mais tranquila depois de lhe abrir o meu coração.” — Jasmine.

Dica: Quando estiveres muito ansioso, pensa em três coisas pelas quais és grato. Quando orares a Jeová, pede-lhe ajuda, mas agradece-lhe também pelas bênçãos que tens.

^ par. 4 Este artigo fala sobre controlar os sentimentos negativos que são comuns na adolescência. Se estiveres a enfrentar distúrbio bipolar ou algum tipo de depressão, vê o artigo “Como posso lutar contra a depressão?”.