Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Setembro de 2017

Seja corajoso e faça seu melhor

Seja corajoso e faça seu melhor

“Seja corajoso e forte, e comece a obra. Não tenha medo nem fique apavorado, porque Jeová . . . está com você.” — 1 CRÔ. 28:20.

CÂNTICOS: 60, 6

1, 2. (a) Jeová escolheu Salomão para realizar que trabalho? (b) Por que Davi ficou preocupado com a escolha de Jeová?

JEOVÁ escolheu Salomão para supervisionar uma das maiores obras de construção que já existiram: o templo de Jerusalém. Ele devia ficar ‘extremamente magnífico, para que a fama e a beleza da casa se tornassem conhecidas em todas as terras’. E o mais importante, o templo seria “a casa de Jeová, o verdadeiro Deus”. — 1 Crô. 22:1, 5, 9-11.

2 O rei Davi tinha certeza de que Jeová apoiaria a construção. Mas Salomão era “jovem e inexperiente”. Será que ele teria coragem para realizar todo o trabalho envolvido na construção do templo? Ou será que, por ser jovem e inexperiente, ele não ia aceitar o desafio? Para conseguir construir o templo de Jeová, Salomão precisaria ser corajoso e agir.

3. Que exemplo de coragem Davi deu a Salomão?

3 Salomão deve ter aprendido muito do exemplo de coragem do seu pai, Davi. Quando Davi era jovem, ele lutou contra animais selvagens para proteger suas ovelhas. (1 Sam. 17:34, 35) Ele também mostrou coragem quando lutou com um gigante assustador. Mas, com a ajuda de Jeová e com uma pequena pedra, Davi venceu Golias. — 1 Sam. 17:45, 49, 50.

4. Por que Salomão precisava ser corajoso?

4 Por ser um exemplo de coragem, Davi era a pessoa certa para incentivar Salomão a ser corajoso e começar a obra do templo. (Leia 1 Crônicas 28:20.) Salomão precisava ser corajoso, senão ele ia acabar ficando paralisado de medo. E ficar parado seria pior do que errar tentando fazer alguma coisa.

5. Por que precisamos ser corajosos?

5 Assim como Salomão, precisamos da ajuda de Jeová para ser corajosos e fazer nosso melhor. Neste estudo, vamos estudar alguns exemplos de coragem do passado. Depois, vamos ver como podemos ser corajosos e agir.

EXEMPLOS DE CORAGEM

6. Por que a coragem de José era impressionante?

6 Pense em como José foi corajoso quando a esposa de Potifar tentou seduzi-lo. José provavelmente sabia que ia sofrer sérias consequências se dissesse “não” para ela. Mesmo assim, ele foi corajoso e fez o que era preciso para fugir do erro. — Gên. 39:10, 12.

7. Por que Raabe é um exemplo de coragem? (Veja o desenho no começo do estudo.)

7 Raabe é outro exemplo de coragem. Quando dois espiões israelitas foram até sua casa, em Jericó, ela podia ter deixado o medo falar mais alto e mandado os dois embora. Mas Raabe confiou em Jeová e foi corajosa. Ela escondeu os espiões e os ajudou a escapar de Jericó. (Jos. 2:4, 5, 9, 12-16) Raabe sabia que Jeová é o Deus verdadeiro e acreditava que ele entregaria Jericó na mão dos israelitas. Por isso, ela não teve medo dos homens de Jericó, nem mesmo do rei. Em vez de ficar paralisada, ela agiu de um modo que salvou a si mesma e a sua família. — Jos. 6:22, 23.

8. Como a coragem de Jesus fortaleceu seus apóstolos?

8 Os apóstolos também nos dão um excelente exemplo. Eles viram de perto a coragem de Jesus, e isso os fortaleceu. (Mat. 8:28-32; João 2:13-17; 18:3-5) Alguns líderes religiosos, como os saduceus, tentaram fazer os apóstolos parar de ensinar sobre Jesus. Mas os apóstolos foram corajosos e não obedeceram aos saduceus. — Atos 5:17, 18, 27-29.

9. Depois de ler 2 Timóteo 1:7, responda: De onde vem a nossa coragem?

9 José, Raabe, Jesus e os apóstolos tiveram a força necessária para fazer o que era certo. Mas essa força não vinha da confiança que eles tinham em si mesmos. Eles eram corajosos porque confiavam em Jeová. Nós também passamos por muitas situações em que precisamos de coragem. Em vez de confiar em nós mesmos, devemos confiar em Jeová. (Leia 2 Timóteo 1:7.) Vamos ver algumas situações que testam a coragem de jovens, pais, irmãs mais experientes, irmãos batizados e outros.

SITUAÇÕES QUE EXIGEM CORAGEM

10. Por que os jovens precisam de coragem?

10 Para servir a Jeová, os jovens precisam de muita coragem. É verdade que eles podem e devem receber ajuda dos pais para saber o que fazer em determinadas situações. Mas os pais não podem decidir tudo por eles. Os jovens podem aprender muito do exemplo de Salomão, que foi corajoso, tomou boas decisões e conseguiu terminar a construção do templo. Que decisões os jovens precisam tomar? Eles precisam decidir como vão se divertir, quem vão ser seus amigos, o que precisam fazer para se manter puros e também se vão se batizar e servir a Jeová. Todas essas decisões exigem coragem porque, para fazer o que alegra a Jeová, eles têm que ir contra a vontade de Satanás. — Pro. 27:11.

11, 12. (a) Por que Moisés é um bom exemplo de coragem? (b) Como os jovens podem imitar o exemplo de Moisés?

11 Uma decisão importante que os jovens precisam tomar tem a ver com os objetivos na vida. Em alguns países, espera-se que os jovens façam uma faculdade e consigam um bom emprego. Em países mais pobres, os jovens talvez sintam que têm a obrigação de trabalhar muito para ajudar sua família. Se você estiver numa dessas situações, pense no exemplo de Moisés. Ele foi criado pela filha de Faraó. Moisés podia ter decidido que ia ficar rico e famoso. É provável que ele tenha sofrido muita pressão da sua família egípcia, dos seus professores e conselheiros. Apesar de toda essa pressão, Moisés foi corajoso e decidiu deixar pra trás as riquezas do Egito. Ele mostrou que confiava em Jeová. (Heb. 11:24-26) Com o tempo, Moisés foi abençoado por essa decisão e, no futuro, ele será ainda mais abençoado.

12 Assim como Moisés, os jovens devem ser corajosos e ter metas no serviço de Jeová. Devem também colocar o Reino em primeiro lugar na vida. Assim, Jeová vai ajudá-los a prover o necessário para as suas famílias. No passado, outro jovem que usou a vida no serviço de Jeová foi Timóteo. Você pode fazer o mesmo. * — Filipenses 2:19-22.

Você vai ser corajoso em todos os aspectos da sua vida? (Veja os parágrafos 13-17.)

13. Por que uma irmã precisou de coragem?

13 Uma irmã dos Estados Unidos teve que criar coragem para poder fazer mais no serviço de Jeová. Ela diz: “Antes eu era muito tímida. Eu mal conseguia falar com as pessoas no Salão do Reino, quanto mais falar com estranhos na pregação.” Mas, com a ajuda dos pais e de outros na congregação, essa irmã conseguiu ser pioneira regular. Ela diz: “No mundo, as pessoas nos incentivam a fazer faculdade, ganhar muito dinheiro ou ficar famosos. Só que quase ninguém consegue alcançar essas metas, então a gente acaba ficando estressada e deprimida. O serviço de Jeová é totalmente diferente. Trabalhar pra ele nos dá felicidade e faz nossa vida ter sentido.”

14. Quais são algumas situações em que os pais precisam de coragem?

14 Vocês, pais, também precisam de coragem. Por exemplo, será que seu patrão vive pedindo para você fazer hora extra em períodos reservados para adoração em família, pregação e reuniões? Você precisa ter coragem para dar um bom exemplo para os seus filhos e continuar dizendo “não” para o seu patrão. Outra situação é quando alguns pais na congregação deixam os filhos deles fazer coisas que você não quer que seus filhos façam. Esses pais talvez até perguntem por que seus filhos não participam de certas atividades. Você precisa ter coragem para explicar com jeito o motivo da sua decisão.

15. Como os textos de Salmo 37:25 e Hebreus 13:5 ajudam os pais?

15 Os pais também precisam de coragem para ajudar os filhos a ter e alcançar metas no serviço de Jeová. Alguns pais têm medo de incentivar seus filhos a ser pioneiros, servir onde há mais necessidade, em Betel ou na construção. Por quê? Eles talvez achem que seus filhos não vão conseguir se manter. Ou talvez pensem que os filhos não vão ter condições de cuidar deles quando estiverem idosos. Mas os pais que são sábios mostram coragem e confiam nas promessas de Jeová. (Leia Salmo 37:25; Hebreus 13:5.) Eles também ajudam os filhos a ser corajosos e confiar em Jeová. — 1 Sam. 1:27, 28; 2 Tim. 3:14, 15.

16. Como alguns pais ajudaram os filhos a ter metas espirituais, e quais foram os resultados?

16 Um casal nos Estados Unidos ajudou seus filhos a ter metas no serviço de Jeová. O marido conta: “Nossos filhos nem sabiam andar e falar, mas a gente já conversava com eles sobre como é bom ser pioneiro e ajudar a congregação. Agora, essa é a meta deles. Ter e alcançar metas espirituais ajuda nossos filhos a lutar contra as pressões do mundo e a se esforçar por algo que realmente vale a pena: o serviço de Jeová.” Um irmão que tem dois filhos escreveu: “Muitos pais fazem de tudo para ajudar seus filhos a ter um hobby, fazer uma faculdade ou se destacar nos esportes. Mas é muito melhor se esforçar para ajudar os filhos a ter metas no serviço de Jeová. Eu fico muito feliz de ver meus filhos alcançar essas metas.” Sem dúvida, Jeová abençoa os pais que ajudam os filhos a ter e alcançar metas espirituais.

SIRVA A JEOVÁ COM CORAGEM

17. Dê exemplos de situações na congregação que exigem coragem.

17 Nós também precisamos ser corajosos para lidar com situações que surgem na congregação. Por exemplo, os anciãos precisam de coragem para cuidar de assuntos judicativos ou para ajudar os que enfrentam uma emergência médica. Alguns anciãos visitam presídios para cuidar das necessidades espirituais dos detentos. Isso exige coragem. As irmãs solteiras também precisam ser corajosas. Agora, elas têm mais oportunidades no serviço de Jeová. Elas podem ser pioneiras, se mudar para onde há mais necessidade, apoiar construções ou cursar a Escola para Evangelizadores do Reino. Algumas podem até ser convidadas para a Escola de Gileade.

18. Como as irmãs mais experientes podem mostrar coragem?

18 As irmãs mais experientes são uma bênção para a congregação. Nós amamos muito essas queridas irmãs! Algumas não podem mais fazer o que faziam antes no serviço de Jeová, mas ainda podem ser corajosas e ajudar a congregação. (Leia Tito 2:3-5.) Por exemplo, uma irmã precisa de coragem quando um ancião pede para ela conversar com uma irmã mais jovem sobre usar roupas comportadas. Mas ela vai tomar cuidado para não ser grossa com a irmã mais jovem. O objetivo dela é ajudar a irmã a ver que nosso modo de vestir afeta outras pessoas. (1 Tim. 2:9, 10) Quando as irmãs mais experientes mostram amor pelas mais jovens, isso fortalece a congregação.

19. (a) Por que os irmãos batizados precisam de coragem? (b) Como Filipenses 2:13 e 4:13 podem ajudar os irmãos a ter mais coragem?

19 Os irmãos batizados também precisam ser corajosos. A congregação dá muito valor aos homens que estão dispostos a ter mais responsabilidades. (1 Tim. 3:1) Mas alguns irmãos não se esforçam para buscar privilégios na congregação. Pode ser que um irmão tenha cometido erros no passado e agora pensa que não merece ser servo ministerial ou ancião. Outro talvez ache que não é capaz de cumprir com uma designação. Se você se sente assim, Jeová pode ajudá-lo a ter coragem. (Leia Filipenses 2:13; 4:13.) Lembre-se de Moisés. Por um tempo, ele achava que não era capaz de cumprir com uma designação. (Êxo. 3:11) Mas Jeová o ajudou, e ele teve coragem para agir. Como um irmão batizado pode aumentar sua coragem? Uma maneira é por orar pedindo a ajuda de Jeová. Também é preciso ler a Bíblia todos os dias e meditar nos exemplos de coragem. O que você acha de se colocar à disposição para fazer o que for preciso na congregação? Você também pode pedir que os anciãos treinem você. O ponto é: todos os irmãos batizados devem ser corajosos e fazer o máximo para ajudar a congregação!

JEOVÁ ESTÁ COM VOCÊ

20, 21. (a) O que Davi garantiu para Salomão? (b) Do que podemos ter certeza?

20 Davi garantiu para Salomão que Jeová estaria com ele até que a construção do templo terminasse. (1 Crô. 28:20) As palavras de Davi ficaram gravadas na mente e no coração de Salomão. Assim, Salomão não deixou que sua idade e a falta de experiência o impedissem de agir. Ele foi corajoso e, com a ajuda de Jeová, conseguiu terminar a construção daquele impressionante templo em sete anos e meio.

21 Assim como Jeová ajudou Salomão, ele pode ajudar você a ser corajoso e agir. (Isa. 41:10, 13) Se formos corajosos no nosso serviço a Jeová, podemos ter certeza de que ele vai nos abençoar. Então, vamos ser corajosos e fazer nosso melhor para Jeová!

^ parágrafo. 12 Quer ver algumas sugestões interessantes sobre como ter metas no serviço de Jeová? Veja o artigo “Estabeleça alvos espirituais que glorifiquem seu Criador”, em A Sentinela de 15 de julho de 2004.