Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Setembro de 2016

“Não deixe que as suas mãos se abaixem”

“Não deixe que as suas mãos se abaixem”

“Não deixe que as suas mãos se abaixem.” — SOF. 3:16.

CÂNTICOS: 54, 32

1, 2. (a) Que problemas muitos enfrentam hoje? Como isso os afeta? (b) Que garantia encontramos em Isaías 41:10, 13?

UMA pioneira regular, casada com um ancião, disse: “Já faz anos que luto contra a ansiedade, mesmo tendo uma boa rotina espiritual. A ansiedade me tira o sono, faz mal pra minha saúde, afeta meu jeito de tratar os outros e, às vezes, me faz querer desistir de tudo e enfiar a cabeça num buraco.”

2 Você se sente como essa irmã? Infelizmente, a vida no mundo de Satanás é cheia de pressões. Isso pode causar ansiedades e fazer a pessoa se sentir sobrecarregada. O peso das ansiedades pode ser como uma âncora, que impede o barco de ir em frente. (Pro. 12:25) O que pode fazer você se sentir assim? Talvez você esteja tentando lidar com a morte de uma pessoa querida ou com uma doença grave. Ou pode ser que esteja enfrentando oposição ou lutando para sustentar a família nestes tempos difíceis. Com o tempo, você talvez fique tão estressado que chega a se sentir esgotado e perder a alegria. Mas tenha certeza de que Deus está pronto para estender a mão e ajudar você. — Leia Isaías 41:10, 13.

3, 4. (a) Como a Bíblia usa a palavra “mãos”? (b) O que pode fazer nossas mãos caírem?

3 A Bíblia muitas vezes usa partes do corpo humano para se referir a uma característica ou a uma ação. Por exemplo, a mão é mencionada centenas de vezes. A expressão ‘fortalecer as mãos’ pode ter o sentido de animar, dar forças e preparar alguém para agir. (1 Sam. 23:16, nota; Esd. 1:6, nota) Pode também passar a ideia de ser otimista e ter esperança para o futuro.

4 Outra expressão que a Bíblia às vezes usa é ‘deixar as mãos cair’. Ela é usada quando alguém está desanimado ou perdeu a esperança. (2 Crô. 15:7, nota; Heb. 12:12) Uma pessoa nessa situação talvez tenha vontade de jogar tudo para o alto e desistir. Pode ser que você esteja passando por situações estressantes que o deixam esgotado em sentido físico, emocional ou até espiritual. Onde você pode encontrar forças para perseverar sem perder a alegria?

“A MÃO DE JEOVÁ NÃO É CURTA DEMAIS PARA SALVAR”

5. (a) Como podemos nos sentir por causa dos problemas? De que devemos nos lembrar? (b) O que vamos considerar neste artigo?

5 Sofonias 3:16, 17. Não precisamos nos entregar ao desânimo, como que deixando nossas mãos se abaixarem. Nosso amoroso Pai, Jeová, diz para ‘lançarmos sobre ele toda a nossa ansiedade’. (1 Ped. 5:7) Ele disse aos israelitas que sua mão “não é curta demais para salvar”. Lembrar disso pode nos animar. (Isa. 59:1) Jeová quer e pode fortalecer seu povo para fazer a sua vontade, apesar de problemas que parecem muito difíceis de suportar. Vamos considerar três exemplos bíblicos impressionantes que mostram isso. Esses exemplos com certeza vão fortalecer você.

6, 7. O que aprendemos da vitória dos israelitas sobre os amalequitas?

6 Logo depois de os israelitas terem sido libertados milagrosamente da escravidão no Egito, eles foram atacados pelos amalequitas. Obedecendo às instruções de Moisés, o corajoso Josué liderou os israelitas na batalha. Enquanto isso, Moisés levou Arão e Hur para um monte ali perto, de onde podiam ver o campo de batalha. Será que esses três homens estavam fugindo do combate? De jeito nenhum!

7 Moisés fez algo que ajudou os israelitas a vencer. Ele pegou o bastão do verdadeiro Deus e o levantou para o céu. Enquanto Moisés ficava com as mãos levantadas, Jeová dava poder aos israelitas e eles venciam. Mas, quando os braços de Moisés ficavam cansados e ele abaixava as mãos, os amalequitas venciam. Sem pensar duas vezes, Arão e Hur “pegaram uma pedra e a puseram debaixo [de Moisés], e ele se sentou nela. Então Arão e Hur seguraram as mãos dele, um de cada lado, de modo que suas mãos se mantiveram firmes até o pôr do sol”. Com a ajuda da mão poderosa de Deus, os israelitas venceram a batalha. — Êxo. 17:8-13.

8. (a) O que o rei Asa fez quando os etíopes ameaçaram atacar Judá? (b) Asa confiou em Jeová. Como podemos imitá-lo?

8 A mão de Jeová também não foi curta demais nos dias do rei Asa. A Bíblia fala de muitos exércitos, mas o maior de todos foi o de Zerá, o etíope. Ele tinha 1 milhão de soldados experientes. Era quase o dobro do exército de Asa. Teria sido fácil para Asa ‘abaixar as mãos’ e se entregar à ansiedade e ao medo. Mas ele buscou imediatamente a ajuda de Jeová. Do ponto de vista militar, parecia impossível vencer os etíopes, mas “para Deus todas as coisas são possíveis”. (Mat. 19:26) Deus mostrou seu grande poder e “derrotou os etíopes diante de Asa”. A Bíblia mostra que “o coração de Asa foi pleno para com Jeová durante toda a sua vida”. — 2 Crô. 14:8-13; 1 Reis 15:14.

9. (a) Será que Neemias ficou desanimado quando viu o que estava acontecendo em Jerusalém? Explique. (b) Como Deus respondeu à oração de Neemias?

9 Outro exemplo é o de Neemias. Quando foi a Jerusalém, ele viu que os judeus estavam desanimados. Por causa das ameaças de inimigos estrangeiros, eles não estavam reconstruindo as muralhas de Jerusalém e a cidade estava quase sem proteção. Imagine como Neemias deve ter se sentido diante dessa situação. Mas será que ele ficou desanimado a ponto de ‘abaixar as mãos’? Não! Assim como Moisés, Asa e outros servos fiéis de Jeová, Neemias já tinha o costume de pedir a ajuda de Jeová em oração e de confiar nele. E dessa vez não foi diferente. Para os judeus, esse problema parecia sem solução, mas Jeová respondeu à oração sincera de Neemias por ajuda. Assim como no caso de Asa, Deus usou seu “grande poder” e sua “mão poderosa” para fortalecer seu povo. (Neemias 1:10; 2:17-20; 6:9.) Você acredita que Jeová faz o mesmo para fortalecer seus servos hoje?

JEOVÁ VAI FORTALECER AS SUAS MÃOS

10, 11. (a) Como Satanás tenta nos desanimar? (b) O que Jeová usa para nos fortalecer? (c) Como o treinamento de Jeová tem ajudado você?

10 Uma coisa é certa: o Diabo faz de tudo para que paremos de servir a Deus. Ele nunca vai ‘abaixar as mãos’, ou seja, nunca vai desistir. Ele quer que fiquemos desanimados e deixemos de pregar as boas novas do Reino. Para isso, ele usa mentiras e ameaças de governos, líderes religiosos e apóstatas. Mas Jeová quer nos fortalecer, e ele nos ajuda por meio do seu espírito santo. (1 Crô. 29:12) Por isso, é muito importante orar pedindo esse espírito, para conseguirmos enfrentar Satanás e seu mundo. (Sal. 18:39; 1 Cor. 10:13) Também precisamos ler a Palavra de Deus, que foi produzida pelo espírito santo. E ainda temos a ajuda das publicações bíblicas que recebemos todo mês. As palavras de Zacarias 8:9, 13 foram ditas quando o templo em Jerusalém estava sendo reconstruído, mas essas palavras também podem nos ajudar hoje.

11 Jeová também nos fortalece e nos ensina por meio das reuniões, assembleias, congressos e escolas bíblicas. Esse ensino nos ajuda a servir a ele com a motivação correta, a ter alvos espirituais e a cuidar das nossas muitas responsabilidades cristãs. (Sal. 119:32) Jeová usa todo esse treinamento para nos fortalecer. Você dá valor a essa ajuda?

12. O que devemos fazer para nos manter fortes na fé?

12 Jeová ajudou os israelitas a vencer os amalequitas e os etíopes. Ele também deu a Neemias e aos judeus o poder necessário para terminarem a construção das muralhas de Jerusalém. Da mesma forma, ele vai nos dar forças para enfrentar perseguição, ansiedade e a falta de interesse das pessoas na pregação. (1 Ped. 5:10) Não esperamos que Jeová faça milagres no nosso caso. Devemos fazer a nossa parte: ler a Bíblia todo dia, preparar as reuniões e assistir a elas toda semana, fazer estudo pessoal e adoração em família, e sempre orar a Jeová e confiar nele. Jeová nos dá essas ajudas para nos fortalecer e nos animar. Mas como ele vai nos ajudar se permitirmos que outras atividades tomem o lugar dessas coisas? Se você perceber que suas ‘mãos se abaixaram’ em uma dessas áreas, peça a ajuda de Jeová. Você vai ver que, por meio do espírito santo, ele dará a você “tanto o desejo como o poder de agir”. (Fil. 2:13) Mas o que você pode fazer para ‘fortalecer as mãos’ de outros?

FORTALEÇA AS MÃOS DOS QUE ESTÃO DESANIMADOS

13, 14. (a) O que fortaleceu um irmão depois da morte de sua esposa? (b) Como podemos fortalecer outros?

13 Jeová nos dá uma família mundial de irmãos amorosos que podem nos ajudar. Lembre-se que o apóstolo Paulo escreveu: “Fortaleçam as mãos caídas e os joelhos enfraquecidos, e continuem a endireitar os caminhos para os seus pés.” (Heb. 12:12, 13) Os cristãos naquela época fortaleciam uns aos outros. Hoje acontece o mesmo. Certo irmão, depois da morte de sua esposa e depois de passar por outras situações difíceis, disse: “Aprendi que não podemos escolher as dificuldades que vamos enfrentar, nem quando ou quantas vezes elas vão acontecer. Pra mim, a oração e o estudo pessoal são como um colete salva-vidas porque não me deixam afundar nos problemas. A ajuda dos irmãos também me consola muito. Vejo como é importante ter uma forte amizade com Jeová antes de passar por uma situação difícil.”

Todos nós podemos fortalecer nossos irmãos (Veja o parágrafo 14.)

14 Arão e Hur ajudaram Moisés durante a batalha por segurar os braços dele. No nosso caso, podemos procurar maneiras de ajudar outros de modo prático. Alguns sofrem por causa da idade ou de problemas de saúde. Outros têm de lidar com a oposição da família, a solidão ou a morte de alguém querido. Os jovens sofrem pressão para fazer coisas erradas. Além disso, eles são incentivados a ter “sucesso” neste mundo por fazer faculdade, ganhar muito dinheiro ou ter uma carreira de destaque. Queremos pensar em maneiras de ajudar e fortalecer esses irmãos. (1 Tes. 3:1-3; 5:11, 14) Você pode mostrar que realmente se importa com os irmãos de várias formas. Por exemplo, pode conversar com eles no Salão do Reino e no campo, convidá-los para um lanche ou telefonar para eles.

15. Palavras positivas fazem diferença? Explique.

15 Depois da impressionante vitória de Asa contra os etíopes, o profeta Azarias disse a ele e ao povo: “Sejam fortes e não deixem suas mãos cair, pois vocês serão recompensados pelas suas ações.” (2 Crô. 15:7, nota) Isso motivou Asa a fazer muitas mudanças para que o povo voltasse a adorar a Jeová da maneira certa. Da mesma forma, suas palavras positivas podem motivar outros e ajudá-los a servir melhor a Jeová. (Pro. 15:23) E nunca se esqueça de que seus comentários nas reuniões podem fazer muita diferença na vida de outros.

16. (a) Como os anciãos podem fortalecer outros, assim como Neemias fez? (b) Conte como você foi ajudado por algum irmão ou irmã.

16 Com a ajuda de Jeová, Neemias e os judeus “fortaleceram suas mãos” para construir as muralhas de Jerusalém. Assim, eles terminaram a construção em apenas 52 dias! (Nee. 2:18, nota; 6:15, 16) Neemias não ficou só supervisionando a obra; ele participou na construção. (Nee. 5:16) Hoje, muitos anciãos amorosos são como Neemias. Eles ajudam em projetos de construção ou na limpeza e manutenção do Salão do Reino. Além disso, por trabalharem com os publicadores no campo e fazerem visitas de pastoreio, eles fortalecem as “mãos fracas” dos que estão com o “coração ansioso”. — Leia Isaías 35:3, 4.

“NÃO DEIXE QUE AS SUAS MÃOS SE ABAIXEM”

17, 18. Quando estamos ansiosos ou enfrentamos dificuldades, que certeza podemos ter?

17 Quando servimos lado a lado com nossos irmãos, ficamos mais unidos e fazemos amizades que vão durar para sempre. Além disso, a confiança que temos nas bênçãos do Reino de Deus fica cada vez mais forte. Quando fortalecemos as mãos de outros, nós os ajudamos a enfrentar situações difíceis e a manter um ponto de vista positivo do futuro. Ao mesmo tempo, isso nos ajuda a não perder de vista o que Deus vai fazer por nós. Assim, quando fortalecemos as mãos de outros, também nos fortalecemos.

18 Como vimos, Jeová ajudou e protegeu seus servos fiéis em várias ocasiões. Pensar nisso fortalece nossa fé e confiança nele. Por isso, quando você estiver ansioso e enfrentar dificuldades, “não deixe que as suas mãos se abaixem”. Em vez disso, ore a Jeová e permita que ele fortaleça você. Segure na mão poderosa de Jeová, e ele vai levar você até o novo mundo. — Sal. 73:23, 24.