Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Setembro de 2016

Jovens, fortaleçam sua fé

Jovens, fortaleçam sua fé

‘A fé é a demonstração clara de realidades não vistas.’ — HEB. 11:1.

CÂNTICOS: 41, 11

1, 2. (a) O que muitos jovens talvez se perguntem? (b) O que esses jovens podem fazer?

“VOCÊ é uma pessoa tão inteligente. Como você pode acreditar em Deus?” Foi isso que um colega de classe disse para uma jovem irmã na Grã-Bretanha. Um irmão na Alemanha escreveu: “Meus professores acham que o que a Bíblia diz sobre a criação é só uma historinha. Na cabeça deles, todos os alunos acreditam na evolução.” Uma jovem na França disse: “Os professores na minha escola ficam surpresos de saber que ainda tem aluno que acredita na Bíblia.”

2 Hoje, muitas pessoas não acreditam que Deus é o Criador; preferem acreditar na evolução. Se você é um jovem que serve a Jeová ou alguém que está começando a aprender sobre ele, talvez se pergunte como pode provar que existe um Criador. Se esse for o caso, você pode fazer algumas coisas para fortalecer sua fé. Deus nos deu a capacidade de raciocinar, quer dizer, de usar a cabeça, e isso vai proteger você. Como? Vai ajudar você a rejeitar as ideias do mundo que podem destruir sua fé. — Provérbios 2:10-12.

3. O que vamos ver neste artigo?

3 Para termos verdadeira fé, precisamos conhecer bem a Deus. (1 Tim. 2:4) Por isso, quando você estudar a Bíblia ou as publicações, faça mais do que apenas passar os olhos pelas páginas. Tente ‘compreender o sentido’ do que lê. (Mat. 13:23) Neste artigo, vamos ver como isso vai ajudar você a ter certeza de que existe um Criador e que a Bíblia é a Palavra de Deus. Você vai ver que não faltam ‘provas convincentes’ de que isso é a mais pura verdade! — Heb. 11:1, nota.

DICAS PARA FORTALECER SUA FÉ

4. (a) Por que podemos dizer que, de certa forma, é preciso ter fé para acreditar na evolução? (b) O que todos nós precisamos fazer?

4 Alguns dizem: “Eu acredito na evolução porque ela tem base na ciência. Já para acreditar em Deus a pessoa precisa de fé.” Mas pare e pense: para acreditar na evolução, a pessoa também precisa de fé. Como assim? Bem, é verdade que nenhum de nós viu a Deus ou viu alguma coisa ser criada. (João 1:18) Mas também ninguém, nem mesmo um cientista, viu um animal evoluir e se transformar em outro, não é? Por exemplo, ninguém viu um macaco evoluir e se transformar num humano. Sendo assim, de certa forma é preciso ter fé para acreditar na evolução. (Jó 38:1, 4) Por isso, todos nós precisamos estudar os fatos, pensar bem neles e ver o que eles realmente provam. Quando fazemos isso, percebemos que existe um Criador poderoso e que suas qualidades invisíveis “são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas”. — Rom. 1:20.

Pesquisar as publicações pode ajudar você a raciocinar com outros sobre a Bíblia (Veja o parágrafo 5.)

5. Que publicações nos ajudam a estudar a criação?

5 “Perceber” significa entender uma coisa mesmo que não seja óbvia ou não dê para ver logo de cara. (Heb. 11:3) Sendo assim, a pessoa que percebe as coisas usa a mente, não apenas os olhos e os ouvidos. Com a ajuda da organização de Jeová e das publicações, podemos ‘como que ver’ nosso Criador por meio da fé. (Heb. 11:27) Essas publicações são feitas depois de muita pesquisa. Por exemplo, temos o vídeo Maravilhas da Criação, as brochuras Origem da Vida e A Vida — Teve um Criador?, e o livro Criador. Também temos ótimas informações nas nossas revistas. Na Despertai! lemos entrevistas com cientistas e outras pessoas que explicam por que eles agora acreditam em Deus. A série de artigos “Teve um Projeto?” mostra que as coisas impressionantes que encontramos na natureza foram projetadas, ou planejadas. Muitas vezes os cientistas tentam imitar essas coisas.

6. Como as publicações podem ajudar você?

6 Sobre as duas brochuras que mencionamos, um irmão de 19 anos dos Estados Unidos disse: “Elas me ajudaram muito. Já estudei essas brochuras um monte de vezes.” Uma irmã na França escreveu: “Fico impressionada com os artigos ‘Teve um Projeto?’. Eles mostram que os melhores engenheiros do mundo até imitam as coisas que encontram na natureza, mas não conseguem fazer igual.” Os pais de uma jovem de 15 anos, da África do Sul, dizem: “A primeira coisa que nossa filha lê na Despertai! é a entrevista com cientistas.” E você? Está aproveitando bem essas publicações? Elas podem fazer com que sua fé seja como uma árvore com raízes profundas, que aguenta ventos fortes. Ou seja, sua fé vai ficar tão forte que vai aguentar a pressão para acreditar em ideias erradas. — Jer. 17:5-8.

COMO ESTÁ SUA FÉ NA BÍBLIA?

7. Será que é errado ter dúvidas sobre a Bíblia? Explique.

7 Será que é errado ter dúvidas sobre a Bíblia? Claro que não! Jeová quer que você tenha certeza de que o que você aprendeu é verdade. Ele não quer que você acredite numa coisa só porque outros acreditam. Por isso, use sua capacidade de raciocinar para aprender mais sobre Deus e a Bíblia. Quanto mais você aprender, mais forte será sua fé. (Leia Romanos 12:1, 2; 1 Timóteo 2:4.) Uma maneira de fazer isso é por ter projetos de estudo.

8, 9. (a) Que assuntos alguns gostam de estudar? (b) O que alguns disseram sobre o que aprenderam?

8 Alguns decidiram comparar o que a Bíblia diz com o que a história, a arqueologia e a ciência dizem. Outros gostam de estudar profecias bíblicas. Uma profecia muito interessante é a de Gênesis 3:15. Esse texto fala da mensagem principal da Bíblia: como o Reino de Deus vai santificar o nome de Jeová e provar que seu modo de governar é o melhor de todos. Esse versículo usa figuras de linguagem para descrever como Jeová vai acabar com todo o sofrimento. Como você pode estudar Gênesis 3:15? Uma sugestão é fazer uma linha do tempo. Para começar, faça uma lista dos textos bíblicos que têm a ver com essa profecia. Daí, veja quando esses textos foram escritos e os coloque em ordem na linha do tempo. Perceba como Deus aos poucos foi dando detalhes que ajudam a entender esse versículo. Você vai ver que as informações se encaixam perfeitamente, como se fossem peças de um quebra-cabeça. Isso vai ajudar você a ter certeza de que os profetas e os escritores da Bíblia foram “movidos por espírito santo”. — 2 Ped. 1:21.

9 Um irmão na Alemanha escreveu: “A mensagem da Bíblia gira em torno de um só tema: o Reino de Deus. E olha que foram uns 40 homens que escreveram a Bíblia! Muitos deles viveram em épocas diferentes e nem se conheceram pessoalmente.” Uma irmã na Austrália gostou muito de estudar um artigo em A Sentinela, 15 de dezembro de 2013. Esse artigo fala o que a Páscoa dos israelitas tem a ver com Gênesis 3:15 e o Messias. Ela disse: “Esse estudo abriu os meus olhos. Como Jeová é maravilhoso! Ele deu a Páscoa para os israelitas pensando em como isso se cumpriria em Jesus. Isso me impressionou tanto que fiquei parada, pensando em todos aqueles detalhes relacionados à Páscoa.” Por que essa irmã se sentiu assim? Ela pensou profundamente no que leu e ‘compreendeu o sentido’. Assim, sua fé e sua amizade com Jeová ficaram mais fortes. — Mat. 13:23.

10. Como a honestidade dos escritores da Bíblia fortalece a nossa fé?

10 Outra coisa que fortalece a fé é ver a coragem e a honestidade dos homens que escreveram a Bíblia. Muitos escritores do passado exageravam as qualidades dos seus líderes e o poder dos seus reinos. Mas os profetas de Jeová sempre falavam a verdade. Eles escreviam sobre as falhas do seu povo, até mesmo dos seus reis. (2 Crô. 16:9, 10; 24:18-22) Falavam dos seus próprios erros e dos erros de outros servos de Deus. (2 Sam. 12:1-14; Mar. 14:50) É como disse um jovem na Grã-Bretanha: “Honestidade assim é difícil de encontrar. Isso só confirma que a Bíblia é mesmo de Jeová.”

11. Como os conselhos da Bíblia provam que ela vem de Deus?

11 Os conselhos da Bíblia dão certo. Para muitas pessoas, isso é uma prova de que ela é a Palavra de Deus. (Leia Salmo 19:7-11.) Uma jovem irmã no Japão escreveu: “Por fazer o que a Bíblia ensina, nós nos tornamos felizes de verdade. Nossa família passou a ter paz, união e amor.” Além disso, a Bíblia ajudou muitas pessoas a ver que algumas coisas em que elas acreditavam eram erradas. (Sal. 115:3-8) Ela ensina as pessoas a confiar em Jeová, o Deus todo-poderoso, e mostra que elas podem ter um futuro melhor. Já as pessoas que acreditam na evolução falam da natureza como se ela fosse um deus. Os que dizem que Deus não existe afirmam que o futuro está nas mãos da humanidade. Mas, vendo o que os humanos fizeram até agora, será que eles têm condições de nos dar alguma esperança para o futuro? — Sal. 146:3, 4.

COMO CONVERSAR COM OUTROS SOBRE O QUE VOCÊ ACREDITA

12, 13. Como você pode conversar com outros sobre a Bíblia e a criação?

12 Como você pode conversar com outros sobre a Bíblia e a criação? Não vá logo achando que sabe em que a pessoa acredita. Alguns que acreditam na evolução também acham que Deus existe. Para eles, Deus usou a evolução para criar as coisas. Outros acreditam na evolução porque acham que, se ensinam isso na escola, deve ser verdade. E ainda outros pararam de acreditar em Deus porque se cansaram da religião. Por isso, quando conversar com alguém sobre como a vida começou, primeiro é melhor fazer perguntas. Assim, você vai descobrir em que a pessoa acredita. E se você for educado e prestar atenção no que a pessoa disser, ela provavelmente vai escutar você também. — Tito 3:2.

13 E se alguém começar a criticar você, dizendo que é besteira acreditar na criação? Com jeito, vire o jogo. Peça que ele explique como a vida começou sem um Criador. Para que a primeira forma de vida, por exemplo, uma célula, pudesse continuar a existir, ela teria de se reproduzir, ou fazer cópias de si mesma. Um professor de química disse que, entre outras coisas, ela precisaria (1) de uma membrana para proteção (tipo uma pele), (2) conseguir energia e ser capaz de usá-la, (3) de informações nos genes (DNA) e (4) fazer cópias dessas informações. Ele disse: “Mesmo a mais simples forma de vida é algo tão complicado que ficamos impressionados.”

14. O que você pode fazer se não se sente confiante para falar sobre criação e evolução?

14 Mas o que fazer se você não se sente confiante para falar sobre criação e evolução? Que tal usar a lógica que o apóstolo Paulo usou? Ele escreveu: “Toda casa é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas foi Deus.” (Heb. 3:4) Isso faz todo o sentido e é bem simples, não concorda? Por trás de todo projeto complicado sempre tem uma mente inteligente. Outra ideia é usar publicações que falam sobre esse assunto. Uma irmã usou as duas brochuras que já mencionamos. Ela deu as brochuras a um jovem que disse que não acreditava em Deus e concordava com a evolução. Mais ou menos uma semana depois, ele disse: “Agora acredito em Deus.” Ele começou a estudar a Bíblia e hoje é nosso irmão.

15, 16. (a) O que você deve fazer quando falar com alguém que tem dúvidas sobre a Bíblia? (b) Do que você deve se lembrar?

15 Você pode fazer algo parecido quando falar com alguém que tem dúvidas sobre a Bíblia. Descubra em que a pessoa acredita e fale de coisas que ela ache interessantes. (Pro. 18:13) Se ela gostar de ciência, você pode mostrar como a Bíblia está de acordo com a ciência. Se ela gostar de história, talvez ache interessante ver passagens da Bíblia que estão de acordo com a arqueologia e a história. Você também pode mostrar profecias da Bíblia que se cumpriram. Outros talvez gostem de saber como os conselhos da Bíblia melhoram a vida das pessoas, como, por exemplo, os conselhos que estão no Sermão do Monte.

16 Lembre-se de que queremos tocar corações, não ganhar discussões. Não faça perguntas num tom de desafio, mas mostre respeito e escute com atenção. Explique em que você acredita de modo calmo, principalmente quando estiver falando com alguém mais velho. Se fizer isso, vai ser mais fácil as pessoas respeitarem você. Elas talvez fiquem impressionadas de ver que você pesquisou bastante para acreditar no que acredita, e isso é algo que muitos jovens não fazem. Mas é claro que você não é obrigado a responder àqueles que só querem discutir ou zoar você. — Pro. 26:4.

ABRACE A VERDADE DE CORAÇÃO

17, 18. (a) Como você pode abraçar a verdade de coração? (b) O que vamos ver no próximo artigo?

17 Para ter uma fé forte, é necessário aprender mais do que o básico sobre a Bíblia. Precisamos cavar fundo na Palavra de Deus como se estivéssemos procurando um tesouro. (Pro. 2:3-6) Uma coisa que ajuda muito é fazer pesquisas nas publicações. Nós temos a Watchtower Library (Biblioteca da Torre de Vigia) em DVD, a BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia, o Índice e o Guia de Pesquisa. Outra coisa que você pode fazer é ler a Bíblia inteira, talvez até em um ano. Essa é uma das melhores maneiras de fortalecer nossa fé. Foi isso que ajudou um superintendente de circuito quando ele era jovem. Ele disse: “Depois que li a Bíblia inteira, tive certeza de que ela é a Palavra de Deus. As histórias da Bíblia que eu tinha aprendido quando era criança finalmente fizeram sentido. Foi aí que comecei a progredir mesmo.”

18 Pais, vocês têm um papel muito importante em ajudar seus filhos a progredir espiritualmente. Como vocês podem ajudá-los a desenvolver forte fé? Vamos ver isso no próximo artigo.