Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Outubro de 2017

O que as visões de Zacarias nos ensinam

O que as visões de Zacarias nos ensinam

“Voltem para mim, . . . e eu voltarei para vocês.” — ZAC. 1:3.

CÂNTICOS: 06, 20

1-3. (a) Qual era a situação dos israelitas que foram libertados de Babilônia? (b) Por que Jeová trouxe seu povo de volta a Jerusalém?

UM ROLO voador, uma mulher presa num cesto, duas mulheres voando com asas como as de uma cegonha — essas imagens que despertam a nossa curiosidade estão no livro de Zacarias. (Zac. 5:1, 7-9) Por que Jeová fez Zacarias ter essas visões tão incríveis? Qual era a situação dos israelitas naquela época? E o que nós aprendemos dessas visões?

2 No ano 537 antes de Cristo, o povo de Jeová teve um grande motivo de alegria. Eles foram libertados de Babilônia, onde tinham ficado presos por 70 anos, e levados de volta a Jerusalém. No começo, eles ficaram tão animados que deram seu melhor para ajudar a reconstruir o templo de Jeová. Por exemplo, no ano 536, eles já fizeram o alicerce do templo. Naquela época, o povo estava muito feliz. A Bíblia diz que eles ‘gritavam tão alto que o som deles era ouvido a grande distância’. (Esd. 3:10-13) Mas não demorou muito e surgiu forte oposição à construção do templo. O povo acabou ficando desanimado. Eles pararam de construir o templo e começaram a se preocupar apenas com suas próprias casas e com seus campos. Depois de 16 anos, a construção do templo de Jeová ainda não tinha terminado. Por isso, Jeová decidiu lembrá-los do motivo de ter trazido seu povo de volta a Jerusalém. Que motivo era esse? Jeová queria que eles voltassem a adorá-lo com zelo e coragem. Eles também deviam parar de colocar seus interesses pessoais em primeiro lugar.

3 Para ajudar seu povo a entender isso, Deus enviou o profeta Zacarias no ano 520 antes de Cristo. O nome Zacarias significa “Jeová se lembrou”. Isso deve ter ajudado os israelitas a entender que, apesar de terem se esquecido de tudo o que Jeová havia feito, Jeová ainda se lembrava deles. (Leia Zacarias 1:3, 4.) De modo amoroso, Jeová lembrou aos israelitas que iria ajudá-los a praticar a adoração verdadeira. Mas Jeová também deu a eles um aviso bem sério. Ele disse que só iria aceitar a adoração deles se fosse de todo o coração. Vamos ver como Jeová usou duas visões de Zacarias para motivar seu povo a fazer mudanças. Também vamos aprender algumas lições para nós hoje.

JEOVÁ VAI PUNIR OS LADRÕES

4. (a) O que Zacarias viu? (b) Por que o rolo estava escrito dos dois lados? (Veja o primeiro desenho no começo do estudo.)

4 O capítulo 5 de Zacarias começa com a visão de um rolo voando. (Leia Zacarias 5:1, 2.) O rolo tem cerca de 9 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Ele está aberto, pronto para ser lido. O rolo contém uma mensagem de julgamento e está escrito dos dois lados. (Zac. 5:3) Normalmente, só um lado do rolo era usado. O fato de ele estar escrito dos dois lados mostra que essa era uma mensagem muito séria.

Os cristãos odeiam todo tipo de roubo (Veja os parágrafos 5-7.)

5, 6. Como Jeová encara todo tipo de roubo?

5 Leia Zacarias 5:3, 4. Se todas as pessoas vão prestar contas de suas ações a Jeová, quanto mais o povo que leva o nome dele! Os que amam a Jeová sabem que todo tipo de roubo ‘desonra o nome de Deus’. (Pro. 30:8, 9) Para Jeová, não importa o motivo que leva alguém a roubar. Não existem desculpas para o roubo. Quem rouba dá valor demais a coisas materiais e coloca suas vontades acima de Deus. Um ladrão mostra que não se importa com as leis de Deus e desrespeita a Jeová e ao nome dele.

6 Você viu o que vai acontecer com os ladrões? Zacarias 5:3, 4 diz que ‘a maldição entraria na casa do ladrão, ficaria dentro dessa casa e consumiria a casa’. Isso mostra que portas e trancas não podem impedir o julgamento de Jeová. Ele pode revelar qualquer erro cometido pelos seus servos. Mesmo que uma pessoa consiga esconder seu roubo das autoridades, do patrão, dos anciãos ou dos pais, ela não pode esconder nada de Jeová. Deus garante que todo roubo será descoberto. (Heb. 4:13) Os servos de Jeová ficam felizes de ter amigos que são honestos “em todas as coisas”. — Heb. 13:18.

7. O que precisamos fazer para escapar da maldição do rolo?

7 Jeová odeia todo tipo de roubo. Nós queremos obedecer ao que ele diz que é certo e viver de um modo que honra o nome dele. Se agirmos assim, vamos escapar da maldição do rolo, que afetará todos os que desobedecem às leis de Jeová.

CUMPRA SUA PALAVRA “DIA APÓS DIA”

8. O que é jurar?

8 A mensagem do rolo também traz um aviso contra os que ‘juram falsamente em nome de Deus’. (Zac. 5:4) Jurar é quando alguém afirma que algo é verdade ou promete que vai fazer alguma coisa.

9,10. (a) O que é jurar? (b) Que juramento Zedequias deixou de cumprir?

9 Jurar em nome de Deus é uma coisa muito séria. Zedequias, o último rei de Jerusalém, fez isso. Ele jurou por Jeová que não ia se rebelar contra o rei de Babilônia. Mas Zedequias não cumpriu sua palavra. Qual foi o resultado? Jeová o condenou, dizendo: “Tão certo como eu vivo, . . . [Zedequias] morrerá em Babilônia, onde mora o rei que o fez reinar, aquele cujo juramento ele desprezou e cujo pacto ele violou.” — Eze. 17:16.

10 Zedequias jurou em nome de Jeová. Então, era como se ele tivesse uma dívida com Deus. Ele tinha que cumprir sua promessa. Mas, para se livrar do rei de Babilônia, Zedequias quebrou seu juramento e buscou a ajuda do Egito. Só que o Egito não pôde fazer nada para ajudar. — 2 Crô. 36:13; Eze. 17:11-15, 17, 18.

11, 12. (a) Qual é a promessa mais importante que podemos fazer? (b) Como podemos mostrar que levamos a sério nossa dedicação?

11 Jeová ouve e leva a sério as promessas que fazemos. Para agradar a ele, precisamos cumprir nossa palavra. (Sal. 76:11) De todas as promessas que fazemos, a mais importante é a nossa dedicação a Jeová. A dedicação é uma promessa de que, aconteça o que acontecer, vamos sempre servir a Jeová.

12 Como podemos mostrar que levamos a sério nossa dedicação a Jeová? Por continuar servindo a ele “dia após dia”, não importa o tipo de provação que enfrentamos. (Sal. 61:8) Por exemplo, imagine que alguém no seu trabalho ou na escola comece a paquerar você. Será que você vê isso como uma oportunidade de rejeitar o que é errado e mostrar que ‘se agrada dos caminhos de Jeová’? (Pro. 23:26) E se você for o único na sua casa que serve a Jeová? Você ora pedindo ajuda para mostrar as qualidades cristãs, mesmo que mais ninguém na sua família faça isso? Também podemos nos perguntar: ‘Será que todos os dias eu oro a Jeová e agradeço por ele me amar e me aceitar como seu servo? Estou tirando tempo todos os dias para ler a Bíblia?’ Quando nos dedicamos a Jeová, nós prometemos fazer essas coisas. Então, queremos cumprir nossa palavra! Quando fazemos o nosso máximo no serviço de Jeová, mostramos que o amamos e que nos preocupamos com o voto que fizemos. Nós não vemos nossa adoração como uma obrigação, mas como o melhor modo de levar a vida! Se levarmos a sério a nossa dedicação, Jeová nos abençoará. — Deut. 10:12, 13.

13. O que aprendemos dessa visão de Zacarias?

13 Essa visão de Zacarias nos ensinou que quem ama a Jeová não se envolve em nenhum tipo de roubo e sempre cumpre a sua palavra. Nós também vimos que os israelitas estavam numa situação difícil, cercados por inimigos. Jeová entendia as dificuldades que eles estavam enfrentando. Por isso, apesar dos erros deles, Jeová cumpriu sua promessa de não desistir do seu povo. Jeová também nos ajuda a cumprir as nossas promessas. Uma maneira de ele nos ajudar é por meio da esperança de que logo toda a maldade vai ter fim. A próxima visão de Zacarias fala disso.

A MALDADE É ‘COLOCADA NO SEU DEVIDO LUGAR’

14, 15. (a) O que Zacarias vê nessa visão? (Veja o segundo desenho no começo do estudo.) (b) Quem é a mulher dentro do cesto, e por que ela foi colocada de volta no cesto?

14 Depois de Zacarias ter a visão do rolo voador, o anjo diz a ele: “Levante os olhos.” O que Zacarias vê agora? Dessa vez, ele vê um cesto. (Leia Zacarias 5:5-8.) O cesto tinha uma “tampa redonda de chumbo”. Quando a tampa foi levantada, Zacarias viu uma mulher sentada dentro do cesto. O anjo diz que essa mulher é “a Maldade”. Imagine o medo estampado nos olhos de Zacarias quando ele vê aquela mulher tentando escapar. Mas, na hora, o anjo empurra a mulher para dentro do cesto e o fecha com a tampa de chumbo. O que isso significa?

15 Essa parte da visão mostra que Jeová não tolera nenhum tipo de maldade entre o seu povo. Jeová age rapidamente para remover o mal do meio do seu povo. (1 Cor. 5:13) Isso fica claro quando o anjo pega a tampa de chumbo e fecha o cesto.

Jeová fez tudo o que era preciso para manter pura a adoração verdadeira (Veja os parágrafos 16-18.)

16. (a) O que acontece em seguida na visão de Zacarias? (Veja o terceiro desenho no começo do estudo.) (b) Para onde as mulheres com asas levam o cesto?

16 De repente, aparecem duas mulheres com asas como as de uma cegonha. (Leia Zacarias 5:9-11.) Essas mulheres são bem diferentes da mulher que está dentro do cesto. Elas pegam o cesto e, com suas fortes asas, levam a Maldade para longe dali. Mas para onde? O anjo diz: “Para a terra de Sinear”, que se refere a Babilônia. Mas por que o cesto é levado para Babilônia?

17, 18. (a) Por que Sinear era o lugar certo para deixar a Maldade? (b) Que responsabilidade nós temos?

17 Para os israelitas daquela época, Sinear era o lugar certo para deixar a Maldade. Zacarias e os outros judeus tinham visto muita maldade em Babilônia. Eles tinham crescido naquela cidade cheia de idolatria. Todos os dias, eles tinham que lutar para não se contaminar com as práticas religiosas que existiam lá. Essa visão era uma garantia de que Jeová sempre ia manter sua adoração pura. Isso deve ter deixado os israelitas muito aliviados.

18 A visão também lembrava aos judeus que eles mesmos tinham a responsabilidade de manter pura a sua adoração. O mesmo vale para nós hoje. A maldade não pode e não vai se infiltrar entre o povo de Jeová! Deus nos trouxe para dentro da sua organização limpa, onde sentimos seu amor e sua proteção. E nós temos a responsabilidade de mantê-la limpa. Não existe lugar para a maldade na organização de Jeová. Não concorda que essa visão nos motiva a manter pura a nossa adoração?

UM POVO LIMPO HONRA A JEOVÁ

19. Que lições aprendemos dessas visões de Zacarias?

19 Essas visões de Zacarias são um sério aviso para os desonestos. Elas mostram que Deus não tolera o mal. Por isso, os que servem a Jeová precisam odiar a maldade. Esses relatos também são um lembrete amoroso de Jeová para nós. Eles deixam claro que, se nos esforçarmos para agradar a Deus, não receberemos uma maldição. Em vez disso, Jeová vai nos abençoar e proteger. Com a ajuda dele, podemos nos manter limpos, apesar da maldade que existe no mundo. Mas como sabemos que a verdadeira adoração não vai deixar de existir? E, à medida que a grande tribulação se aproxima, como podemos ter certeza de que Jeová vai proteger sua organização? No próximo estudo, vamos ver as respostas a essas perguntas.