Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Outubro de 2016

Mostre que tem fé nas promessas de Jeová

Mostre que tem fé nas promessas de Jeová

‘A fé é a prova convincente de realidades não vistas.’ — HEB. 11:1, nota.

CÂNTICOS: 54, 125

1. Por que devemos agradecer a Jeová por nos ajudar a ter fé?

A FÉ é uma qualidade valiosa, só que nem todo mundo tem essa qualidade. (2 Tes. 3:2) Mas Jeová dá a todos os seus servos certa “medida de fé”. (Rom. 12:3; Gál. 5:22) Queremos sempre agradecer a Jeová por nos ajudar a ter essa qualidade.

2, 3. (a) Que bênçãos as pessoas que têm fé podem receber? (b) Que perguntas vamos considerar neste artigo?

2 Por meio de Jesus, Jeová atrai as pessoas de coração sincero. (João 6:44, 65) E, quando essas pessoas passam a ter fé em Jesus, elas podem ter seus pecados perdoados. Isso abre o caminho para que possam ser amigas de Deus para sempre. (Rom. 6:23) Se não fosse Jeová, jamais poderíamos ter essa bênção. Por sermos pecadores, estaríamos condenados à morte. (Sal. 103:10) Mas Jeová viu o nosso potencial, viu que somos capazes de fazer coisas boas. Por causa da sua grande bondade, ele fez com que as boas novas tocassem nosso coração. Daí, nós passamos a demonstrar fé em Jesus e a ter esperança de viver para sempre. — Leia 1 João 4:9, 10.

3 Mas o que é fé? Será que é só saber quais são as promessas de Deus? E, mais importante ainda, o que mostra que temos fé?

‘TENHA FÉ NO CORAÇÃO’

4. Por que a fé envolve o coração, e não apenas saber o que Deus vai fazer no futuro?

4 Ter fé é muito mais do que simplesmente saber o que Deus vai fazer no futuro. A fé é uma força poderosa que faz a pessoa querer fazer a vontade de Deus; envolve o coração. Ela também faz com que a pessoa queira ensinar as boas novas a outros. O apóstolo Paulo disse: “Se você declarar publicamente com a sua boca que Jesus é Senhor, e no seu coração tiver fé em que Deus o levantou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se tem fé visando a justiça, mas com a boca se faz declaração pública visando a salvação.” — Rom. 10:9, 10; 2 Cor. 4:13.

5. (a) Por que é importante ter fé? (b) Em que sentido a fé é como uma planta?

5 Fica claro que, para podermos ter vida eterna no novo mundo de Deus, precisamos ter forte fé. A fé é como uma planta. Uma planta precisa de água. Dependendo de como é cuidada, a planta pode murchar ou ficar bonita e forte. Se não tiver água suficiente, uma planta que era saudável vai acabar morrendo. Da mesma forma, se não cuidarmos da nossa fé, ela vai como que murchar e morrer. (Luc. 22:32; Heb. 3:12) Precisamos fazer a nossa parte para que a nossa fé continue “crescendo”; assim, vamos continuar “sãos na fé”. — 2 Tes. 1:3; Tito 2:2.

O QUE É FÉ?

6. De acordo com Hebreus 11:1, que duas coisas a fé inclui?

6 A Bíblia diz o que é fé em Hebreus 11:1. (Leia.) De acordo com esse texto, a fé inclui duas coisas que não conseguimos ver: (1) “o que se espera” e (2) “realidades não vistas”. “O que se espera” pode incluir coisas que Deus prometeu para o futuro, mas que ainda não aconteceram, como o fim da maldade e o novo mundo. As “realidades não vistas” são coisas ou pessoas que não conseguimos ver, mas que existem, como Jeová, Jesus, os anjos e o Reino no céu. (Heb. 11:3) Embora não possamos ver essas “realidades”, temos ‘demonstrações claras’ de que existem. O verbo grego traduzido “demonstração clara” em Hebreus 11:1 também pode ser traduzido “prova convincente”. Como mostramos que nossa esperança é viva e que acreditamos nas coisas não vistas mencionadas na Bíblia? Por meio de nossas palavras e ações; sem elas, nossa fé seria incompleta.

7. Como o exemplo de Noé nos ajuda a entender o que significa ter fé? (Veja a gravura no começo do artigo.)

7 Hebreus 11:7 fala sobre a fé que Noé demonstrou. Paulo disse que Noé, “depois de receber aviso divino de coisas ainda não vistas, mostrou temor de Deus e construiu uma arca para a salvação de sua família”. Noé mostrou que tinha fé por construir a enorme arca. Com certeza, os vizinhos devem ter perguntado a Noé por que ele estava tendo todo aquele trabalho. Não dá para imaginar Noé calado ou dizendo para as pessoas cuidarem da própria vida! Por causa de sua fé, ele pregou com coragem para aquelas pessoas e avisou que Deus ia trazer uma destruição por meio do Dilúvio. É bem provável que ele tenha repetido exatamente o que Jeová tinha dito: “Decidi pôr um fim a toda a humanidade, porque a terra está cheia de violência por causa deles; . . . vou trazer sobre a terra um dilúvio de águas, para exterminar de debaixo dos céus toda criatura que tem o fôlego de vida. Tudo o que há na terra morrerá.” Além disso, Noé sem dúvida explicou para as pessoas que elas só poderiam se salvar se entrassem na arca, como Deus tinha mandado. Assim, Noé mostrou que tinha fé por ser um “pregador da justiça”. — Gên. 6:13, 17, 18; 2 Ped. 2:5.

8. O que Tiago falou sobre a verdadeira fé?

8 Tiago também falou sobre a fé. Ele provavelmente escreveu sua carta pouco depois de Paulo ter escrito a carta aos hebreus. E, assim como Paulo, Tiago explicou que a verdadeira fé envolve mais do que acreditar; envolve agir. Ele escreveu: “Mostre-me a sua fé sem as obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tia. 2:18) Para deixar bem clara a diferença entre simplesmente acreditar em algo e demonstrar fé, Tiago mencionou o que acontece com os demônios. Eles acreditam que Deus existe, mas será que têm verdadeira fé? Claro que não. Na verdade, eles fazem de tudo para impedir que as promessas de Deus se cumpram. (Tia. 2:19, 20) Depois, Tiago comparou isso com o exemplo de Abraão: “Não foi Abraão, nosso pai, declarado justo por obras depois de ter oferecido Isaque, seu filho, no altar? Veja que a sua fé agiu junto com as suas obras e que a sua fé se tornou perfeita pelas suas obras.” Daí, para enfatizar que a fé sem obras não vale nada, Tiago disse: “Assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras está morta.” — Tia. 2:21-23, 26.

9, 10. Como o apóstolo João nos ajuda a entender que é importante exercer fé?

9 Mais de 30 anos depois, o apóstolo João escreveu seu Evangelho e três cartas. Assim como outros escritores da Bíblia, ele entendia o que é a verdadeira fé. João usou o verbo grego que às vezes é traduzido “exercer fé” mais do que qualquer outro escritor da Bíblia.

10 Por exemplo, João explicou: “Quem exerce fé no Filho tem vida eterna; quem desobedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.” (João 3:36) A verdadeira fé envolve obedecer aos mandamentos de Jesus. No Evangelho de João, vemos que Jesus disse várias vezes que precisamos exercer, ou demonstrar, fé. As palavras de Jesus dão a entender que “exercer fé” é algo contínuo. — João 3:16; 6:29, 40; 11:25, 26; 14:1, 12.

11. Como podemos mostrar gratidão por conhecermos a verdade?

11 Ficamos muito felizes por Jeová ter usado seu espírito santo para nos ajudar a conhecer a verdade e para nos ajudar a ter fé nas boas novas. (Leia Lucas 10:21.) É importante sempre agradecer a Jeová por nos ter atraído por meio de seu Filho, “o Agente Principal e Aperfeiçoador da nossa fé”. (Heb. 12:2) Como podemos mostrar gratidão por essa grande bondade de Jeová? Devemos continuar a fortalecer nossa fé por meio da oração e do estudo da Palavra de Deus. — Efé. 6:18; 1 Ped. 2:2.

Mostre que tem fé por aproveitar todas as oportunidades para pregar (Veja o parágrafo 12.)

12. Como mostramos que temos fé?

12 Nossas ações devem deixar claro que temos fé nas promessas de Jeová. Por exemplo, continuamos a pregar sobre o Reino de Deus e a participar da obra de fazer discípulos. Além disso, continuamos a fazer “o bem a todos, mas especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé”. (Gál. 6:10) E nos esforçamos para nos livrar “da velha personalidade com as suas práticas”, fazendo o máximo para proteger nossa amizade com Jeová. — Col. 3:5, 8-10.

A FÉ EM DEUS É PARTE DO NOSSO ALICERCE

13. (a) Até que ponto é importante ter “fé em Deus”? (b) Como a Bíblia descreve a fé? Por quê?

13 A Bíblia diz que “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente”. (Heb. 11:6) A Bíblia descreve a “fé em Deus” como fazendo parte da nossa base, do nosso “alicerce” como cristãos. A fé é fundamental para que alguém se torne e continue a ser um verdadeiro cristão. (Heb. 6:1) Sobre esse alicerce, os cristãos precisam acrescentar outras qualidades importantes “a fim de se manterem no amor de Deus”. — Leia 2 Pedro 1:5-7; Judas 20, 21.

14, 15. Por que ter amor é mais importante do que apenas ter fé?

14 Os escritores da Bíblia enfatizaram como a fé é importante por mencionarem essa qualidade centenas de vezes. Nenhuma outra qualidade é mencionada tantas vezes. Será que isso quer dizer que a fé é a qualidade mais importante que um cristão deve ter?

15 Comparando a fé com o amor, Paulo escreveu: “Se eu tiver toda a fé, a ponto de mover montanhas, mas não tiver amor, nada sou.” (1 Cor. 13:2) Quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento da Lei, ele respondeu que era amar a Deus. (Mat. 22:35-40) O amor é uma qualidade que inclui muitas outras qualidades importantes, como, por exemplo, a fé. A Bíblia diz que “o amor . . . acredita em todas as coisas”. Sendo assim, o amor nos ajuda a ter fé nas coisas que Deus disse na sua Palavra, a Bíblia. — 1 Cor. 13:4, 7.

16, 17. (a) A fé e o amor são mencionados juntos várias vezes na Bíblia. Dê exemplos. (b) Qual dessas qualidades é a maior? Por quê?

16 A fé e o amor são qualidades muito importantes. Na Bíblia, essas duas qualidades são mencionadas juntas várias vezes. Por exemplo, Paulo incentivou seus irmãos a usar “a couraça da e do amor”. (1 Tes. 5:8) Falando sobre Jesus, Pedro escreveu: “Embora nunca o tenham visto, vocês o amam. Embora não o vejam agora, exercem nele.” (1 Ped. 1:8) Tiago perguntou a seus irmãos ungidos: “Não é verdade que Deus escolheu os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos na e herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam?” (Tia. 2:5) João escreveu que ‘este é o mandamento de Deus: que tenhamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e que amemos uns aos outros’. — 1 João 3:23.

17 Vimos que a fé é muito importante. Mas podemos dizer que certos aspectos da fé vão acabar. Como assim? No futuro, não vamos mais precisar ter fé nas promessas de Deus porque elas já serão realidade. Já o amor vai sempre existir, porque sempre vamos precisar amar a Deus e nossos irmãos. Por isso, Paulo escreveu: “Agora, porém, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança, o amor; mas a maior delas é o amor.” — 1 Cor. 13:13.

FÉ EM AÇÃO

18, 19. (a) Como o povo de Jeová mostra que tem fé no Reino de Deus? (b) Quem merece o crédito pelo paraíso espiritual?

18 Hoje, o povo de Jeová mostra que tem fé no Reino de Deus. Mais de 8 milhões de pessoas vivem em paz e união como se já estivessem no Paraíso, porque demonstram as qualidades do espírito de Deus. (Gál. 5:22, 23) Isso é o que chamamos de paraíso espiritual. É impressionante ver o que a verdadeira fé e o amor podem fazer!

19 Quem merece o crédito por isso? Algum humano? Não; esse paraíso espiritual só é possível por causa do nosso Deus. O resultado traz “glória para Jeová” e “será um sinal eterno, que nunca deixará de existir”. (Isa. 55:13) Jeová quer que sejamos “salvos por meio da fé”, e somos muito gratos por essa “dádiva [ou presente] de Deus”. (Efé. 2:8) Nosso paraíso espiritual vai continuar a crescer, ficando cada vez mais bonito, até que a Terra inteira esteja cheia de pessoas perfeitas, justas e felizes, louvando a Jeová para sempre. Então, vamos continuar mostrando que temos fé nas promessas de Jeová!