Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Novembro de 2017

Cante de coração!

Cante de coração!

“É bom cantar louvores ao nosso Deus.” — SAL. 147:1.

CÂNTICOS: 28, 138

1. Que efeito a música pode ter em nós?

UM COMPOSITOR famoso escreveu: “As palavras nos fazem pensar. Uma melodia nos faz sentir. Quando combinamos as duas coisas, temos uma música capaz de tocar o nosso coração.” Os cânticos de louvor a Jeová enchem nosso coração de amor e admiração por ele. Por isso, cantar é uma parte importante da adoração verdadeira, não importa se estamos cantando sozinhos ou na congregação.

2, 3. (a) Como alguns se sentem quando estão cantando com a congregação? (b) Que perguntas devemos nos fazer?

2 Como você se sente quando está cantando com a congregação? Você fica com um pouco de vergonha? Em algumas culturas, os homens talvez achem estranho cantar na frente de outras pessoas. Por isso, alguns irmãos não cantam nas reuniões ou arrumam outra coisa para fazer durante os cânticos. Isso pode acabar afetando toda a congregação, principalmente se os anciãos e servos ministeriais não dão o exemplo nesse sentido. — Sal. 30:12.

3 Os cânticos são parte da nossa adoração a Jeová. Por isso, não seria correto perder essa parte da reunião ou fazer outra coisa durante os cânticos. Assim, todos nós devemos nos perguntar: ‘Qual é minha atitude em relação aos cânticos? O que eu posso fazer para superar o medo de cantar em público? E como eu posso cantar de coração nas reuniões?’

CANTAR SEMPRE FEZ PARTE DA ADORAÇÃO A JEOVÁ

4, 5. Que exemplos mostram que os israelitas davam valor à música na adoração a Jeová?

4 Há muito tempo os servos fiéis de Jeová usam a música para dar louvor a ele. Quando os israelitas estavam servindo a Deus fielmente, eles davam muita importância à música. Por exemplo, ao falar dos preparativos que o rei Davi fez para o templo, a Bíblia diz que ele organizou 4 mil levitas para louvar a Jeová. Entre eles, havia 288 “que eram treinados nos cânticos a Jeová, todos peritos”. — 1 Crô. 23:5; 25:7.

5 Durante a inauguração do templo, os israelitas louvaram a Jeová com música. A Bíblia diz: ‘Os cantores louvavam e agradeciam a Jeová em uníssono. E o som das trombetas, dos címbalos e dos outros instrumentos musicais ressoava, enquanto eles louvavam a Jeová. A glória de Jeová enchia a casa do verdadeiro Deus.’ (2 Crô. 5:13, 14; 7:6) Imagine como essa ocasião fortaleceu a fé dos israelitas!

6. Que apresentação musical foi feita quando as muralhas de Jerusalém foram reconstruídas?

6 Quando Neemias governava em Jerusalém, ele ajudou o povo a reconstruir as muralhas da cidade. Ele também organizou cantores para cantar ao acompanhamento de instrumentos musicais. Quando as muralhas ficaram prontas, eles fizeram uma inauguração. Para aumentar a alegria da ocasião, foi feita uma apresentação musical. A Bíblia fala que havia “dois grandes coros de agradecimento”. Um coro foi para a direita e o outro para a esquerda, e eles se encontraram em frente ao lugar onde ficava o templo. O som deles podia ser ouvido de longe. (Nee. 12:27, 28, 31, 38, 40, 43) Sem dúvida, Jeová ficou muito feliz de ver seus servos cantando de coração para ele.

7. O que mostra que Jesus queria que os cristãos cantassem para Jeová?

7 Jesus mostrou que os cristãos também deviam usar a música para adorar a Jeová. Prova disso é o que aconteceu quando Jesus realizou a reunião mais importante para os cristãos: a Ceia do Senhor. Naquela ocasião, Jesus e os apóstolos cantaram louvores a Jeová. — Mateus 26:30.

8. Que exemplo os primeiros cristãos deixaram para nós?

8 Quando os primeiros cristãos se reuniam, eles louvavam a Jeová com cânticos. As reuniões eram feitas nas casas de irmãos. Mesmo assim, eles não deixavam de cantar de coração para Jeová. O apóstolo Paulo foi inspirado a dizer: “Continuem ensinando e encorajando uns aos outros com salmos, louvores a Deus e cânticos espirituais cantados com gratidão. Continuem cantando no coração a Jeová.” (Col. 3:16) Nós seguimos o exemplo dos primeiros cristãos. Os cânticos do nosso cancioneiro devem ser “cantados com gratidão” porque são parte do alimento espiritual que recebemos do “escravo fiel e prudente”. — Mat. 24:45.

COMO SUPERAR O MEDO DE CANTAR

9. (a) Por que alguns ficam sem graça de cantar em público? (b) Como devemos cantar os cânticos, e quem deve dar o exemplo? (Veja a foto no começo do estudo.)

9 Alguns ficam sem graça de cantar em público porque isso não é comum na sua cultura ou na sua família. Outros gostam de ouvir as músicas de cantores profissionais. Mas, quando se comparam com esses cantores, acabam ficando com vergonha de cantar. Só que nada disso deve fazer você abrir mão da responsabilidade de cantar para Jeová. Em vez disso, com a cabeça erguida, segure o cancioneiro na altura do rosto e cante de todo o coração. (Esd. 3:11; leia Salmo 147:1.) Em muitos Salões do Reino, a letra dos cânticos é exibida em telões ou numa TV. Isso nos ajuda a projetar melhor a voz. Também é interessante que agora cânticos foram incluídos na Escola do Ministério do Reino, que é um curso para anciãos. Assim, os anciãos veem que é importante dar o exemplo em cantar com a congregação.

10. Se tivermos medo de cantar, no que devemos pensar?

10 Muitas pessoas evitam cantar alto porque ficam com medo de chamar a atenção ou de outros acharem sua voz feia. Mas pense no seguinte: quando falamos, “nós tropeçamos muitas vezes”. (Tia. 3:2) Mesmo assim, não paramos de falar. Então, será que devemos parar de cantar a Jeová só porque nossa voz não é perfeita?

11, 12. O que pode nos ajudar a cantar melhor?

11 Talvez fiquemos com medo de cantar porque não sabemos o jeito certo de cantar. Mas, seguindo algumas sugestões simples, podemos aprender. *

12 Para ter um bom volume de voz, você precisa respirar corretamente. Assim como uma lâmpada depende de eletricidade para acender, nossa voz depende de fôlego para cantar. Você deve cantar no mesmo volume que costuma falar, ou até mais alto. (Veja outras sugestões interessantes no livro Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático, páginas 181 a 184, no tópico “Controle correto da respiração”.) Cantar alto é tão importante que a Bíblia faz o seguinte convite aos adoradores de Jeová: “Gritem de alegria.” — Sal. 33:1-3.

13. Como você pode cantar com mais confiança?

13 O que você pode fazer para cantar com mais confiança? Na sua adoração em família ou estudo pessoal, escolha um dos seus cânticos favoritos e leia a letra com uma voz forte e confiante. Depois, sem baixar o volume, fale uma frase inteira em um só fôlego. Em seguida, cante a frase com a mesma intensidade na voz. (Isa. 24:14) Você vai perceber que sua voz vai ficar mais potente. Não precisa ficar com medo ou vergonha de cantar assim!

14. (a) Por que é importante abrir bem a boca ao cantar? (Veja o quadro “ Como cantar melhor”.) (b) Que dicas para superar problemas na voz você achou interessantes?

14 Outra sugestão é abrir bem a boca. Para cantar bem, precisamos de mais espaço na boca do que quando falamos. O que você pode fazer se acha sua voz fraca ou muito aguda? O livro Beneficie-se, na página 184, tem um quadro chamado “Como superar problemas específicos”. Esse quadro traz ótimas dicas para quem quer resolver certos problemas na voz.

CANTE DE CORAÇÃO

15. (a) Que anúncio foi feito na reunião anual de 2016? (b) Quais são alguns objetivos do novo cancioneiro?

15 Em 2016, na reunião anual da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia, EUA, o irmão Stephen Lett, do Corpo Governante, anunciou que logo usaríamos um novo cancioneiro: Cante de Coração para Jeová. Todos na assistência ficaram muito animados com esse anúncio. O irmão Lett explicou que um dos objetivos do novo cancioneiro é harmonizar os cânticos com a Tradução do Novo Mundo revisada. Para isso, alguns cânticos foram removidos e muitos outros foram revisados. Além disso, foram incluídos novos cânticos que falam sobre a pregação e que mostram gratidão pelo resgate. Os irmãos do Corpo Governante também queriam que o nosso cancioneiro fosse um livro de alta qualidade, que combinasse com a capa da Tradução do Novo Mundo revisada. Por quê? Porque eles sabem que cantar é uma parte importante da nossa adoração.

16, 17. Que melhorias foram feitas no novo cancioneiro?

16 O novo cancioneiro também é mais fácil de usar. Os cânticos foram colocados em ordem de assunto. Por exemplo, os primeiros 12 cânticos falam sobre Jeová, os próximos 8 são sobre Jesus e o resgate, e assim por diante. No começo do cancioneiro, há um índice de assuntos. Isso pode ajudar um orador a escolher o cântico de um discurso público.

17 Para ajudar todos a cantar de coração, muitas letras foram revisadas. Foram feitos esforços para torná-las mais claras e excluir palavras que agora são pouco usadas. Por exemplo, a palavra “retidão” e a expressão “dar graças” não são mais comuns. Por isso, elas não foram usadas no novo cancioneiro. Outro exemplo é o cântico “Longanimidade”, que mudou para “Seja paciente”. Isso se harmoniza com a linguagem usada na Tradução do Novo Mundo revisada. Outro cântico que mudou o título e a letra foi o “Ore a Deus sem cessar”, que agora se chama “Sempre a Deus vou orar”. Por que foi feita essa mudança? As palavras desse cântico eram como um conselho para a congregação. Mas, nas nossas reuniões, temos muitas pessoas que não são responsáveis por dar conselhos, como jovens, irmãs, estudantes da Bíblia e outros. Ao cantar as palavras desse cântico, pode ser que alguns se sentissem incomodados.

Ensaie os cânticos na sua adoração em família (Veja o parágrafo 18.)

18. Por que devemos conhecer melhor os nossos cânticos? (Veja também a nota.)

18 Muitos cânticos do novo cancioneiro se parecem com uma oração. Eles nos ajudam a falar com Jeová sobre os nossos sentimentos. Outros cânticos ajudam a nos “estimular ao amor e às boas obras”. (Heb. 10:24) Por isso, nós queremos conhecer melhor as letras, as melodias e os ritmos dos cânticos. Podemos fazer isso por ouvir o coral dos cânticos, disponível no site jw.org. Também podemos treinar os cânticos em casa. Isso vai nos ajudar a cantar de todo o coração. *

19. O que todos na congregação podem fazer para adorar a Jeová?

19 Não se esqueça: cantar é uma parte muito importante da nossa adoração. É também uma ótima maneira de mostrar a Jeová nosso amor e gratidão. (Leia Isaías 12:5.) Quando você canta com alegria, outros se sentem encorajados a fazer o mesmo. Todos na congregação, incluindo as crianças, os idosos e os estudantes da Bíblia, podem participar nessa forma de adoração a Jeová. Então, não fique com vergonha de cantar. Em vez disso, obedeça às palavras do salmista: “Cante a Jeová.” E faça isso de coração! — Sal. 96:1.

^ parágrafo. 11 Para mais dicas sobre como cantar melhor, assista ao vídeo Prepare-se para Cantar os Novos Cânticos, na TV JW. (Acesse a categoria de vídeos DE NOSSO ESTÚDIO > DISCURSOS.)

^ parágrafo. 18 Para nos ajudar a cantar com alegria, as partes da manhã e da tarde de cada congresso e assembleia começam com uma apresentação musical de dez minutos. Os arranjos orquestrados preparam nossa mente e nosso coração para o programa que vamos ouvir. Assim, quando essa apresentação começa, devemos estar sentados em nossos lugares, ouvindo a música com atenção.