Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Março de 2017

A quem devemos honrar?

A quem devemos honrar?

“Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, a honra, a glória e o poder para todo o sempre.” — APO. 5:13.

CÂNTICOS: 28, 14

1. (a) Por que algumas pessoas merecem ser honradas? (b) Que perguntas vamos responder neste artigo?

HONRAR alguém significa dar a ele atenção especial e respeito. Geralmente, nós honramos as pessoas que fazem alguma coisa para merecer essa honra ou que têm uma posição de destaque. Então a questão é: a quem devemos honrar, e por quê?

2, 3. (a) Por que Jeová com certeza merece ser honrado? (Veja a gravura no começo do artigo.) (b) Em Apocalipse 5:13, quem é o Cordeiro, e por que ele merece honra?

2 Apocalipse 5:13 fala de duas pessoas que merecem honra: Aquele “que está sentado no trono” e o “Cordeiro”. Aquele “que está sentado no trono” é Jeová. Nosso Deus com certeza merece ser honrado, e Apocalipse 4 mostra um motivo disso. Nesse capítulo, os anjos e os ungidos no céu louvam “Aquele que vive para todo o sempre”. Eles dizem: “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.” — Apo. 4:9-11.

3 O Cordeiro é Jesus Cristo. Ele é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (João 1:29) A Bíblia diz que Jesus “é o Rei dos que reinam e Senhor dos que dominam, o único que tem imortalidade, que mora em luz inacessível, a quem nenhum homem viu nem pode ver”. (1 Tim. 6:14-16) Sem dúvida, Jesus merece honra. Isso porque ele é muito superior a qualquer rei humano e morreu por nossos pecados. Você já ouviu falar de algum outro rei que tenha feito isso? Você talvez se sinta como os milhares de anjos no céu, que dizem: “O Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, as riquezas, a sabedoria, a força, a honra, a glória e a bênção.” — Apo. 5:12.

4. Por que honrar a Jeová e a Cristo não é opcional?

4 Para nós, que servimos a Jeová, honrar a ele e a Cristo não é opcional; nossa vida eterna depende disso. O que Jesus disse em João 5:22, 23 deixa isso bem claro: “O Pai não julga a ninguém, mas confiou todo o julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.” — Leia Salmo 2:11, 12.

5. Por que os humanos também merecem honra e respeito?

5 Os humanos também merecem honra e respeito. Por quê? Porque foram criados “à imagem de Deus”. (Gên. 1:27) É por isso que a maioria das pessoas demonstra qualidades de Jeová, como amor, bondade e compaixão. Nós também fomos criados com uma consciência. Assim, mesmo sendo imperfeitos, nós temos noção do que é certo ou errado, do que é honesto ou não, do que é bom fazer e do que não é. (Rom. 2:14, 15) A maioria das pessoas gosta de coisas que são bonitas e que estão limpas. E, de modo geral, elas querem viver em paz com outros à sua volta. As pessoas podem não se dar conta disso, mas até certo ponto elas refletem a glória de Deus. Por isso, merecem ser tratadas com honra e respeito. — Sal. 8:5.

HONRA NA MEDIDA CERTA

6, 7. Na questão de dar honra, como os cristãos verdadeiros são diferentes de muitas pessoas?

6 É importante honrar todas as pessoas, mas é preciso ter equilíbrio para saber que tipo de honra uma pessoa merece e até que ponto ela deve ser honrada. Mas o que vemos no mundo à nossa volta? A maioria das pessoas é fortemente influenciada pelo espírito do mundo, ou seja, pelas ideias do mundo de Satanás. É por isso que alguns tratam certos homens e mulheres como se fossem ídolos ou deuses. Líderes políticos e religiosos, craques do esporte, estrelas da televisão e outras celebridades são colocados num pedestal, como se fossem melhores do que outros. Não é difícil ver pessoas de todas as idades imitando o modo de falar, de vestir e de agir desses “ídolos”.

7 Os cristãos verdadeiros sabem que esse tipo de honra é errado. De todas as pessoas que já viveram, Cristo é o único que deu o exemplo perfeito para nós imitarmos. (1 Ped. 2:21) Jeová não ia gostar nem um pouco se a gente honrasse alguém além dos limites. Precisamos ter em mente esta verdade básica: “Todos pecaram e não atingem a glória de Deus.” (Rom. 3:23) Realmente, nenhum humano merece um tipo de honra que beira a idolatria, ou adoração.

8, 9. (a) Como os cristãos devem ver as autoridades? (b) Quando não seria correto obedecer às autoridades?

8 Algumas pessoas têm cargos de autoridade e, por isso, merecem honra e respeito. Pense em autoridades como prefeitos, policiais, fiscais e outros. O trabalho deles é para o bem de todos. Por exemplo, eles cuidam das necessidades dos cidadãos, mantendo a ordem e a segurança. Por isso, o apóstolo Paulo disse que os cristãos devem ver essas autoridades como “superiores” e obedecer a elas. Ele disse: “Deem a todos o que lhes é devido: a quem exigir imposto, o imposto; a quem exigir tributo, o tributo; . . . a quem exigir honra, tal honra.” — Rom. 13:1, 7.

9 Como Testemunhas de Jeová, nós honramos e respeitamos as autoridades de acordo com os costumes do nosso país. Fazemos o possível para facilitar o trabalho das autoridades, desde que isso não vá contra o que a Bíblia diz que é certo. Afinal, não podemos desobedecer a Jeová nem abrir mão de nossa neutralidade cristã. — 1 Pedro 2:13-17.

10. Como os servos de Deus no passado deram um bom exemplo de como respeitar as autoridades?

10 Os servos de Deus no passado deram um bom exemplo de como respeitar as autoridades. Certa vez, o Império Romano quis que o povo participasse de um censo para saber quantas pessoas moravam na região. José e Maria obedeceram, mesmo sabendo que precisariam viajar para Belém na época em que Maria estava quase para dar à luz. (Luc. 2:1-5) Outro exemplo é o do apóstolo Paulo. Certa vez ele foi acusado de fazer algo errado e teve que se defender diante do rei Herodes Agripa e de Festo, que era o governador da Judeia. Quando falou com eles, Paulo os tratou com honra e respeito. — Atos 25:1-12; 26:1-3.

11, 12. (a) Por que não tratamos os líderes religiosos de modo especial? (b) O que aconteceu quando um irmão mostrou respeito por um político?

11 Mas que dizer dos líderes religiosos? Eles talvez esperem ser tratados de modo especial. Mas pare e pense: a religião falsa ensina mentiras sobre Deus e a Bíblia. O próprio Jesus chamou os líderes religiosos dos seus dias de “hipócritas” e de “guias cegos”. (Mat. 23:23, 24) Por isso, nós damos aos líderes religiosos a mesma honra que damos às pessoas em geral, nem mais nem menos. Mas no caso das autoridades é diferente. Aliás, quando damos a elas o respeito e a honra que o cargo delas exige, podemos ter bons resultados, que nem imaginamos.

12 Veja o que aconteceu com Leopold, um irmão da Áustria que servia lealmente a Jeová. Na Segunda Guerra Mundial, Leopold foi preso pelos nazistas. Quando estava num trem sendo levado para um campo de concentração, ele conheceu um político da Áustria que também estava preso, Heinrich Gleissner. Na viagem, o irmão Leopold explicou de forma respeitosa o que as Testemunhas de Jeová acreditam. O homem ouviu com atenção. Depois da guerra, várias vezes aquele homem usou sua posição para ajudar as Testemunhas de Jeová na Áustria. Você talvez se lembre de outros exemplos como esse, em que os irmãos trataram uma autoridade com honra e respeito, e isso acabou trazendo bons resultados.

OUTROS QUE MERECEM HONRA

13. A quem devemos honrar na congregação, e por quê?

13 Todos os irmãos com certeza merecem honra e respeito, em especial os anciãos, que tomam a liderança. (1 Timóteo 5:17.) Pense no trabalho dos anciãos, dos superintendentes de circuito, dos membros da Comissão de Filial e dos membros do Corpo Governante. Jeová usa esses irmãos para cuidar do povo dele. Não é à toa que a Bíblia diz que os anciãos são uma “dádiva”, ou um presente, de Jeová. (Efé. 4:8) No tempo dos apóstolos, os irmãos tinham grande respeito pelos homens que tomavam a liderança, e hoje não é diferente. Para nós não faz a menor diferença o lugar onde um ancião nasceu, quantos anos ele estudou na escola ou se ele tem dinheiro; nós honramos a todos os anciãos do mesmo jeito. Pode ser que alguns irmãos da liderança fiquem muito conhecidos por causa da designação que têm. Não tratamos esses irmãos de modo diferente, nem nos comportamos na frente deles como se eles fossem anjos. Mas respeitamos e honramos esses irmãos pelo seu trabalho e humildade. — Leia 2 Coríntios 1:24; Apocalipse 19:10.

14, 15. Como os anciãos cristãos são diferentes de muitos líderes religiosos dos nossos dias?

14 Podemos ver que esses anciãos são pastores humildes. Prova disso é que eles não querem ser tratados como celebridades. Os anciãos são bem diferentes de muitos líderes religiosos dos nossos dias e dos dias de Jesus. Veja o que Jesus disse sobre os líderes religiosos dos seus dias: “Gostam do lugar mais destacado nos banquetes, dos primeiros assentos nas sinagogas, dos cumprimentos nas praças públicas.” — Mat. 23:6, 7.

15 Os anciãos cristãos não se esquecem das palavras de Jesus: “Não sejam chamados ‘Rabi’, pois um só é o seu Instrutor, e todos vocês são irmãos. Além disso, não chamem a ninguém na terra de seu pai, pois um só é o seu Pai, o celestial. Nem sejam chamados de líderes, pois o seu Líder é um só, o Cristo. Mas o maior entre vocês tem de ser o seu servo. Quem se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido.” (Mat. 23:8-12) Anciãos cristãos no mundo todo são humildes e obedecem a essas palavras de Jesus. Dá para entender por que os irmãos amam, respeitam e honram os anciãos.

Quando os anciãos são humildes, eles ganham o amor, o respeito e a honra dos irmãos (Veja os parágrafos 13-15.)

16. Por que vale a pena colocar em prática o que a Bíblia diz sobre honrar outros?

16 Não vamos aprender a honrar outros na medida certa da noite para o dia. No tempo dos apóstolos, os cristãos também tiveram que aprender a fazer isso. (Atos 10:22-26; 3 João 9, 10) Mas com certeza vale a pena se esforçar para colocar em prática o que a Bíblia diz sobre honrar outros. Fazer isso traz bons resultados.

HONRAR OUTROS TRAZ BONS RESULTADOS

17. Que bons resultados podemos ter quando honramos pessoas que têm autoridade?

17 Quando honramos e respeitamos pessoas que têm autoridade, é bem possível que elas apoiem nosso direito de pregar. Muitas vezes, as pessoas passam a ver nossa obra com bons olhos. Veja o que aconteceu com uma pioneira da Alemanha chamada Birgit. As professoras foram falar com ela na formatura da sua filhinha. Elas contaram que já tinham dado aula a várias crianças Testemunhas de Jeová e que tinham gostado muito. Também disseram que seria uma pena se um dia não existisse nenhum aluno Testemunha de Jeová na escola. Nossa irmã explicou: “É que a gente ensina nossos filhos a obedecer o que está na Bíblia. Isso inclui respeitar os professores.” Uma professora disse: “Se todas as crianças fossem como as de vocês, dar aula seria uma maravilha!” Algumas semanas depois, uma das professoras assistiu a um congresso.

18, 19. Do que devemos nos lembrar quando damos honra aos anciãos?

18 Dar aos anciãos a honra que merecem também traz bons resultados. Quando fazemos isso, nós ajudamos os anciãos a continuar servindo seus irmãos com alegria. A Bíblia nos ajuda a honrar os anciãos da maneira certa. (Hebreus 13:7, 17.) Nós podemos elogiar os anciãos pelo bom trabalho que fazem e obedecer às instruções que eles dão. Mas isso não quer dizer que a gente vai imitar o jeito de um ancião se vestir, dar discursos ou falar. Se fizéssemos isso, poderia parecer que estamos seguindo um homem em vez de a Cristo. Devemos nos lembrar que os anciãos são imperfeitos, assim como nós. O modelo que devemos imitar é Cristo.

19 Quando honramos os anciãos do modo certo, sem tratá-los como celebridades, estamos na verdade ajudando esses irmãos. Como assim? Vai ser mais fácil para eles não cair na armadilha do orgulho, não se achar melhor do que outros e não pensar que sempre estão com a razão.

20. Como honrar outros traz bons resultados para nós?

20 Honrar outros também traz bons resultados para nós. Fazer isso nos ajuda a não ficar pensando só em nós mesmos. E, se alguém nos tratar de modo especial, não vamos ficar achando que somos melhores do que ninguém. Além disso, quando honramos outros na medida certa, mostramos que estamos unidos com a organização de Jeová. A organização não dá honra exagerada a ninguém. Dar honra na medida certa serve de proteção, pois caso a pessoa que honramos nos decepcione, nós não vamos tropeçar por causa disso.

21. Qual é o melhor resultado de dar honra a outros?

21 Vimos que honrar outros traz bons resultados, mas o melhor de todos é agradar a Jeová. Quando honramos as pessoas do jeito que a Bíblia ensina, obedecemos a Jeová e somos leais a ele. Daí, Jeová pode dar uma resposta a Satanás, que diz que nenhum humano pode ser leal. (Pro. 27:11) Hoje, muitas pessoas têm a ideia errada do que significa honrar outros. Somos muito gratos de saber o jeito certo de fazer isso: o jeito de Jeová!