Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Março de 2016

Você está pronto para se batizar?

Você está pronto para se batizar?

“Quem de vocês, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem o suficiente para completá-la?” — LUC. 14:28.

CÂNTICOS: 120, 64

Este artigo e o próximo foram escritos para os jovens que estão pensando em se batizar

1, 2. (a) Qual é uma das coisas que deixa o povo de Jeová muito feliz? (b) Como os pais cristãos e os anciãos podem ajudar os jovens a se preparar para o batismo?

“EU VI você crescer, então fico muito feliz de saber que você quer se batizar! Mas me diga uma coisa: ‘Por que você quer fazer isso?’” Essa foi a pergunta que um ancião fez a Christopher, um jovem de 12 anos. E realmente foi uma boa pergunta. Com certeza ficamos muito felizes de ver que, todo ano, milhares de jovens no mundo inteiro se batizam. (Ecl. 12:1) Mas, ao mesmo tempo, os pais cristãos e os anciãos precisam ter certeza de que os jovens estão dando esse passo porque realmente querem. Além disso, eles devem ajudar os jovens a entender o que está envolvido nessa decisão.

2 A Palavra de Deus mostra que, quando alguém se dedica  a Jeová e é batizado, ele começa uma nova vida como um servo de Deus. Ele vai receber muitas bênçãos de Jeová, mas também vai enfrentar oposição de Satanás. (Pro. 10:22; 1 Ped. 5:8) Por isso, pais cristãos precisam tirar tempo para ensinar seus filhos sobre o que está envolvido em ser um cristão. No caso dos jovens que não têm pais cristãos, os anciãos bondosamente os ajudam a entender o que realmente significa ser um servo de Jeová. (Leia Lucas 14:27-30.) Assim como é necessário se planejar bem para conseguir terminar uma construção, é importante se preparar para poder servir a Jeová fielmente “até o fim”. (Mat. 24:13) Mas como os jovens podem se preparar para servir a Jeová pelo resto da vida? Vamos ver.

3. (a) Como as palavras de Jesus e de Pedro mostram que o batismo é importante? (Mat. 28:19, 20; 1 Ped. 3:21) (b) Que perguntas vamos considerar, e por quê?

3 Se você é um jovem que está pensando em se batizar, parabéns! É um grande privilégio ser uma Testemunha de Jeová batizada. Jesus disse que os cristãos deveriam ser batizados. Além disso, o batismo é muito importante para ganhar a salvação. (Mat. 28:19, 20; 1 Ped. 3:21) Quando uma pessoa se batiza, ela mostra que prometeu servir a Jeová para sempre. Se você fizer essa promessa, com certeza vai querer cumpri-la, não é mesmo? As três perguntas a seguir vão ajudar você a saber se está pronto para se batizar: (1) Sou maduro o suficiente para tomar essa decisão? (2) Estou fazendo isso porque eu quero, ou por outro motivo? (3) Entendo o que significa se dedicar a Jeová? Vamos pensar um pouco nessas perguntas.

SOU MADURO O SUFICIENTE?

4, 5. (a) Por que o batismo não é só para pessoas mais velhas? (b) Segundo a Bíblia, o que significa ser maduro?

4 A Bíblia não diz que o batismo é só para pessoas mais velhas ou que são  maior de idade. Por exemplo, Provérbios 20:11 diz: “Até mesmo uma criança mostra o que é pelas suas ações, se o seu comportamento é puro e correto.” Então, mesmo alguém bem jovem pode escolher fazer o que é certo e entender o que significa se dedicar ao seu Criador. Assim, se um jovem mostra que é maduro e já se dedicou a Jeová, ele não só pode como deve ser batizado. — Pro. 20:7.

5 O que significa ser maduro? Maturidade é mais do que se desenvolver fisicamente. A Bíblia diz que pessoas maduras “têm sua capacidade de discernimento treinada para saber distinguir tanto o certo como o errado”. (Heb. 5:14) Pessoas maduras sabem o que é certo do ponto de vista de Jeová e estão decididas a sempre fazer isso. Elas não são facilmente influenciadas a fazer o que é errado. Também não precisam de alguém sempre pegando no pé para elas fazerem o que é certo. Então, um jovem que quer se batizar precisa obedecer a Deus mesmo quando não está perto de seus pais ou de outros adultos, não acha? — Note Filipenses 2:12.

6, 7. (a) Que desafios Daniel teve que enfrentar em Babilônia? (b) O que mostrou que Daniel era maduro?

6 Será que um jovem pode mostrar essa maturidade? Veja o exemplo bíblico de Daniel. Ele devia ser adolescente quando foi separado de seus pais e levado à força para Babilônia. Daniel foi parar no meio de um povo que tinha ideias totalmente diferentes sobre o que era certo e errado. Além disso, ele teve que enfrentar outro desafio: em Babilônia, ele era tratado como alguém especial. Tanto que ele estava entre os jovens que foram escolhidos a dedo para servir ao rei! (Dan. 1:3-5, 13) Daniel poderia ter pensado: ‘Eu nunca teria essas oportunidades se eu estivesse em Israel.’

7 Mas o que ele fez? Será que ele se deixou levar pelo estilo de vida luxuoso que ele poderia ter em Babilônia? Será que ele permitiu que aquele novo ambiente mudasse quem ele era ou acabasse com sua fé? De jeito nenhum! A Bíblia diz que Daniel “decidiu no coração que não se tornaria impuro”, ou seja, que ficaria longe de coisas ligadas à adoração falsa. (Dan. 1:8) A decisão de Daniel mostrou que ele era maduro mesmo sendo jovem.

Um jovem maduro não age como amigo de Deus quando está no Salão do Reino e como amigo do mundo quando está na escola (Veja o parágrafo 8.)

8. O que aprendemos do exemplo de Daniel?

8 O que aprendemos do exemplo de Daniel? Que um jovem maduro não se deixa levar pelas circunstâncias. Não é como um camaleão, que muda de cor para se adaptar ao ambiente em que está. Ele não age como amigo de Deus quando está no Salão do Reino e como amigo do mundo quando está na escola. Mesmo quando ele é pressionado a fazer o que é errado, ele se mantém firme. — Leia Efésios 4:14, 15.

9, 10. (a) O que é bom que o jovem faça antes de se batizar, e por quê? (b) O que o batismo significa?

9 É claro que ninguém é perfeito; todos nós, jovens ou adultos, cometemos erros. (Ecl. 7:20) Mesmo assim, antes de se batizar, é bom parar e pensar se você está realmente decidido a obedecer a Jeová. Para saber até que ponto você está decidido a fazer isso, pergunte-se: ‘Qual tem sido a minha atitude nos últimos meses?’ Pense em como  você costuma agir quando sua fé é testada. Você mostra que sabe a diferença entre o certo e o errado? Assim como fizeram com Daniel, talvez alguns o incentivem a usar suas habilidades para ter sucesso no mundo. Em situações assim, consegue ‘compreender qual é a vontade de Jeová’ mesmo quando você tem vontade de fazer o contrário? — Efé. 5:17.

10 Essas perguntas são bem diretas. Mas por que são importantes? Elas vão ajudar você a ter uma visão correta sobre o batismo. Como já mencionado, o batismo significa que você fez uma promessa à pessoa mais importante do mundo: Jeová. Você prometeu amá-lo e servi-lo de coração pelo resto da vida. (Mar. 12:30) Toda pessoa que se batiza deve estar decidida a cumprir essa promessa. — Leia Eclesiastes 5:4, 5.

POR QUE QUERO ME BATIZAR?

11, 12. (a) A pessoa que pretende se batizar precisa ter certeza de quê? (b) O que vai ajudar você a ter o mesmo ponto de vista de Jeová sobre o batismo?

11 A Bíblia diz que o povo de Jeová, incluindo os jovens, ‘se apresentaria voluntariamente’ para servi-lo. (Sal. 110:3) Então, uma pessoa que pretende se batizar precisa ter certeza de que ela quer fazer isso por vontade própria. Às vezes, não é tão fácil ter certeza disso, principalmente se você foi criado na verdade.

12 Ao longo dos anos, pode ser que você tenha visto muitas pessoas que você conhece se batizarem — talvez seus amigos ou até mesmo seus irmãos. Nesse caso, tenha cuidado para não começar a pensar que o batismo é apenas algo automático que todo jovem deve fazer mais cedo ou mais tarde. O que você pode fazer para ter o mesmo ponto de vista de Jeová sobre o batismo? Tire tempo para pensar em por que é tão importante se batizar. Você vai encontrar bons motivos neste e no próximo artigo.

13. Como você pode saber se a sua decisão de se batizar é de coração?

13 Algumas coisas podem ajudar você a saber se sua decisão de se batizar é de coração. A primeira são as orações. Elas podem mostrar que você realmente quer servir a Jeová. A frequência de suas orações e o que você diz quando ora podem revelar como está sua amizade com Jeová. (Sal. 25:4) A segunda é o estudo da Bíblia. É por meio dela que Jeová responde nossas orações. Assim, quando nos esforçamos em estudar a Bíblia mostramos que realmente queremos nos achegar a Jeová e servi-lo de coração. (Jos. 1:8) Então, pense nestas perguntas: ‘As minhas orações são específicas? Faço meu estudo pessoal com regularidade?’ Se você é de uma família cristã, pergunte-se: ‘Eu gosto de participar na Adoração em Família?’ Suas respostas vão ajudar você a ver se sua decisão de se batizar é realmente de coração.

O QUE A DEDICAÇÃO SIGNIFICA?

14. Qual é a diferença entre a dedicação e o batismo?

14 Alguns não entendem muito bem a diferença entre a dedicação e o batismo. Por exemplo, alguns jovens dizem que já se dedicaram a Jeová, mas que ainda não estão prontos para o batismo. Será que isso faz sentido? Pense bem: na dedicação você diz a Jeová que você quer servi-lo para sempre. Já o batismo  mostra a outros que você se dedicou a Jeová. Resumindo, o batismo torna pública a dedicação que você já fez em particular numa oração a Jeová. Por isso, antes de ser batizado, você precisa ter certeza de que entende o que a dedicação significa.

15. O que a dedicação significa?

15 Quando você faz a dedicação, você coloca sua vida nas mãos de Jeová. Você promete que a vontade dele vai ser mais importante do que qualquer outra coisa em sua vida. (Leia Mateus 16:24.) Toda promessa deve ser levada a sério, quanto mais uma promessa feita a Jeová Deus! (Mat. 5:33) Mas como você pode mostrar que realmente abriu mão de suas preferências e que agora sua vida pertence a Jeová? — Rom. 14:8.

16, 17. (a) Que comparação nos ajuda a entender o que significa se dedicar a Jeová? (b) Quando uma pessoa se dedica, o que ela está dizendo?

16 Imagine o seguinte: um amigo dá um carro para você. Ele entrega o documento a você e diz: “O carro é seu.” Mas ele também diz: “Só que eu vou ficar com a chave e quem vai dirigir sou eu.” O que você acharia desse “presente”? O que você pensaria do seu amigo?

17 Quando uma pessoa se dedica a Jeová, é como se ela dissesse: “Eu lhe dou a minha vida. Eu pertenço ao Senhor.” Jeová tem todo o direito de esperar que ela cumpra sua promessa. Mas e se essa pessoa começa a levar uma vida dupla, talvez namorando escondido alguém que não é cristão? E se ela aceita um emprego que atrapalha seu ministério ou suas reuniões? Não seria a mesma coisa que ficar com a chave do carro? Uma pessoa que se dedica a Jeová está na verdade dizendo: “Minha vida pertence ao Senhor mais do que a mim. Sempre que a minha vontade for diferente da sua, a sua vai vencer — sempre.” Jesus também pensava assim. Ele disse: “Desci do céu não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” — João 6:38.

18, 19. (a) O que Rose e Christopher disseram sobre o privilégio e as bênçãos de serem batizados? (b) Depois do que estudamos, qual é a sua opinião sobre o batismo?

18 Fica claro que o batismo é uma decisão muito importante que deve ser levada a sério. Ao mesmo tempo, é um grande privilégio ser dedicado a Jeová e batizado. Jovens que amam a Jeová e que entendem o que significa se dedicar a ele não ficam deixando o batismo para depois. E eles nunca se arrependem da decisão que tomaram. Uma adolescente batizada chamada Rose diz: “Eu amo a Jeová e nada me deixa mais feliz do que servir a ele. Eu tenho certeza de que me batizar foi a melhor decisão que já tomei.”

19 Lembra-se de Christopher, mencionado no início do artigo? Será que foi uma boa decisão ele ter se batizado aos 12 anos? Ele se tornou pioneiro regular aos 17 anos, foi designado servo ministerial aos 18 e hoje serve em Betel. Ele diz: “O batismo foi a decisão certa. É muito bom usar a minha vida no serviço de Jeová e sua organização.” Dá para ver que Christopher fica muito feliz quando pensa naquela decisão. Se você está pensando em se batizar, como você pode se preparar? O próximo artigo vai falar sobre isso.