Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Maio de 2016

“Vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações”

“Vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações”

“Vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as [e] ensinando-as a obedecer a todas as coisas que lhes ordenei.” — MAT. 28:19, 20.

CÂNTICOS: 141, 97

1, 2. Quando lemos Mateus 24:14, que perguntas surgem?

QUER as pessoas gostem da nossa mensagem, quer não, as Testemunhas de Jeová são bem conhecidas por pregar. Você já deve ter encontrado pessoas que não concordam com nossas crenças, mas que acham bonito o nosso trabalho. Jesus disse que as boas novas do Reino seriam pregadas em toda a Terra habitada. (Mat. 24:14) Mas como podemos saber se estamos cumprindo essa profecia? Será que estamos sendo arrogantes por pensar que somos os únicos que fazem essa obra?

2 Muitas religiões e seus fiéis acham que estão pregando o Evangelho, ou boas novas. Mas o que eles fazem é simplesmente dar seu testemunho na igreja e realizar cultos ou missas. Alguns têm programas na TV, no rádio ou na internet. Para outras pessoas, fazer caridade ou usar suas habilidades como médicos e professores é o seu jeito de pregar. Mas será que era isso o que Jesus tinha em mente quando deu a ordem de pregar?

3. De acordo com Mateus 28:19, 20, que quatro coisas os discípulos de Jesus devem fazer?

3 Será que Jesus quis dizer que seus discípulos deviam ficar de braços cruzados, esperando que as pessoas fossem até eles? É claro que não! Depois de ser ressuscitado, ele disse a um grande grupo de discípulos: “Vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as [e] ensinando-as a obedecer a todas as coisas que lhes ordenei.” (Mat. 28:19, 20) Vemos aqui que precisamos fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los. Mas qual foi a primeira coisa que Jesus disse? Ele deu a ordem: “Vão”! O que está envolvido nisso? Um estudioso da Bíblia disse: “A responsabilidade de todo crente é ‘ir’, não importa se ele tenha que atravessar a rua ou atravessar o mar.” — Mat. 10:7; Luc. 10:3.

4. Do que Jesus estava falando quando convidou seus discípulos para serem “pescadores de homens”?

4 Será que os discípulos deveriam pregar sozinhos? Ou haveria um grupo organizado para fazer esse trabalho? O que Jesus tinha em mente? Bem, ninguém conseguiria pregar sozinho a “todas as nações”. Então, seria necessário um grupo organizado para realizar essa obra. Jesus mostrou isso ao convidar seus discípulos para serem “pescadores de homens”. (Leia Mateus 4:18-22.) Jesus não estava falando de apenas um pescador sentado, sem fazer nada, esperando o peixe morder a isca. Em vez disso, ele estava falando de uma pescaria feita com redes — algo que exige muito esforço e às vezes precisa da ajuda de várias pessoas ao mesmo tempo. — Luc. 5:1-11.

5. (a) Que quatro perguntas precisam ser respondidas? (b) Como as respostas a essas perguntas vão nos ajudar?

5 Como podemos saber quem está cumprindo a profecia de Jesus? Precisamos responder a quatro perguntas:

  • Qual deve ser a mensagem que pregamos?

  • Por que devemos pregar?

  • Que métodos devem ser usados?

  • Qual seria o tamanho dessa obra e até quando ela seria realizada?

As respostas a essas perguntas vão nos ajudar a saber quem está fazendo a obra de pregação hoje. Também vão nos deixar mais determinados a continuar nessa obra que salva vidas. — 1 Tim. 4:16.

A MENSAGEM

6. Por que podemos ter certeza de que as Testemunhas de Jeová estão pregando a mensagem certa?

6 Leia Lucas 4:43. Jesus pregou “as boas novas do Reino” e espera que seus discípulos façam o mesmo. Que grupo de pessoas está pregando essa mensagem no mundo todo? A resposta é clara: só as Testemunhas de Jeová. Até alguns opositores reconhecem isso. Por exemplo, certa vez um pastor missionário que tinha morado em vários países conversou com um de nossos irmãos. Ele disse que tinha perguntado às Testemunhas de Jeová em cada país que mensagem elas pregavam. O que elas responderam? O pastor disse: “Elas eram todas tão ignorantes que sempre davam a mesma resposta: ‘As boas novas do Reino.’” Mas, na verdade, elas não tinham nada de “ignorantes”. Essa resposta mostrava que elas eram unidas, algo que se espera dos verdadeiros cristãos. (1 Cor. 1:10) Outra prova de que pregamos sobre o Reino é o título da principal revista que publicamos: A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová. A cada número são impressos quase 59 milhões de revistas. Ela está disponível em 254 idiomas e é a revista mais distribuída do mundo.

7. Como sabemos que os padres e pastores não estão pregando a mensagem certa?

7 Os padres e pastores não pregam o Reino de Deus. E, quando falam sobre esse Reino, muitos dizem que ele é só um sentimento no coração do cristão. (Luc. 17:21) Eles não explicam que o Reino de Deus é um governo no céu que vai resolver todos os problemas da humanidade e que logo vai acabar com a maldade na Terra. Esses líderes também não ensinam que Jesus Cristo é o Rei desse Reino. (Apo. 19:11-21) Eles preferem se lembrar de Jesus só no Natal ou na Páscoa. Eles não fazem ideia das coisas que Jesus vai fazer quando governar a Terra. E já que eles não sabem que mensagem devem pregar, não é de admirar que não saibam por que devem pregar.

O MOTIVO

8. Com que objetivo errado muitos pregam?

8 Qual deve ser o motivo para pregar as boas novas? Com certeza não é ganhar dinheiro nem construir locais de adoração luxuosos. Jesus disse aos seus discípulos: “Vocês receberam de graça, portanto deem de graça.” (Mat. 10:8) Ninguém deve usar a Palavra de Deus para obter lucro. (2 Cor. 2:17, nota) As pessoas que pregam não devem tirar vantagem do trabalho que fazem. (Leia Atos 20:33-35.) Mesmo com essa ordem direta de Jesus de dar de graça, a maioria das religiões se concentra em tirar dinheiro das pessoas, talvez para impedir que suas igrejas fechem as portas. Elas precisam pagar o salário de seus líderes e vários outros funcionários. Em muitos casos, os líderes dessas religiões acabam ficando muito ricos. — Apo. 17:4, 5.

9. Por que podemos dizer que as Testemunhas de Jeová pregam pelo motivo correto?

9 Que dizer das Testemunhas de Jeová? Elas não fazem coletas em seus Salões do Reino nem em locais de congressos e assembleias. A obra delas é mantida por donativos voluntários. (2 Cor. 9:7) Mesmo assim, elas conseguem fazer muito. Por exemplo, só no último ano, as Testemunhas de Jeová passaram quase 2 bilhões de horas pregando as boas novas e dando cursos bíblicos gratuitos para mais de 9 milhões de pessoas todo mês. E elas não recebem nenhum tipo de salário para isso — na verdade, elas têm prazer em pagar suas despesas do próprio bolso. Um pesquisador, falando sobre a obra das Testemunhas de Jeová, disse: “O principal objetivo delas é pregar e ensinar. . . . Não existe nenhum clero, e isso resulta em grande economia.” Qual é o motivo então para fazermos essa obra? Queremos participar nessa obra porque amamos a Jeová e as pessoas. Essa atitude voluntária cumpre a profecia do Salmo 110:3. (Leia.)

OS MÉTODOS

Pregamos onde quer que as pessoas possam ser encontradas (Veja o parágrafo 10.)

10. Como Jesus e seus discípulos pregavam?

10 Que métodos Jesus e seus discípulos usavam para pregar as boas novas? Eles falavam com as pessoas em qualquer lugar, como nas feiras, nas ruas e em outros lugares públicos. Eles também pregavam de casa em casa. (Mat. 10:11; Luc. 8:1; Atos 5:42; 20:20) Essa maneira organizada de pregar mostra que eles procuravam todo tipo de pessoas.

11, 12. Por que podemos dizer que as Testemunhas de Jeová são bem diferentes das igrejas quando o assunto é pregar?

11 Será que as igrejas têm pregado dessa maneira? A maioria dos seus fiéis prefere deixar a pregação nas mãos dos padres e pastores. Mas esses líderes não são “pescadores de homens” — ou seja, não vão até as pessoas. Parece que a preocupação deles é simplesmente segurar os “peixes” que já têm. É verdade que às vezes alguns padres e pastores até tentam incentivar seus fiéis a criar coragem e pregar. Por exemplo, no início do ano 2001, o Papa João Paulo II disse o seguinte numa carta: “Ao longo destes anos, muitas vezes repeti o apelo à nova evangelização; e faço-o agora uma vez mais . . . Devemos reviver em nós o sentimento ardente de Paulo que o levava a exclamar: ‘Ai de mim se não evangelizar!’” Daí, o papa disse que essa missão não poderia ser deixada para “um grupo de ‘especialistas’”, mas que “todos os membros do povo de Deus” deveriam se sentir responsáveis em fazê-la. Mas quantas pessoas você acha que levaram isso a sério?

12 Há muito tempo as Testemunhas de Jeová têm realizado a obra de pregação. Elas são as únicas que pregam que Jesus está governando como Rei desde 1914. Obedecendo a Jesus, elas dão grande importância a essa obra. (Mar. 13:10) O livro Pilares da Fé: Congregações Americanas e Seus Apoiadores (em inglês) diz: “Para as Testemunhas de Jeová, o serviço missionário é a atividade mais importante que existe.” A autora desse livro também diz: “Quando encontram pessoas passando fome, solitárias ou doentes, elas tentam ajudar, . . . mas nunca se esquecem de que sua tarefa principal é transmitir uma mensagem bíblica de que o fim do mundo está perto e de que a salvação é necessária.” As Testemunhas de Jeová continuam a pregar essa mensagem, usando os métodos que Jesus e seus discípulos usavam.

O TAMANHO E A DURAÇÃO

13. Até onde a obra de pregação deve ser realizada?

13 Jesus disse que a obra de pregação seria feita “em toda a terra habitada”. (Mat. 24:14) Em resultado disso, os discípulos seriam “pessoas de todas as nações”. (Mat. 28:19, 20) Isso envolveria uma obra mundial.

14, 15. O que prova que as Testemunhas de Jeová têm pregado em toda a Terra? (Veja as fotos no começo do artigo.)

14 As Testemunhas de Jeová pregam em toda a Terra, cumprindo a profecia de Jesus. Por que podemos dizer isso? Vamos ver alguns números. Nos Estados Unidos existem uns 600 mil padres, pastores e outros líderes nas igrejas. Nesse mesmo país, há cerca de 1.200.000 ministros das Testemunhas de Jeová. No mundo todo, a Igreja Católica Romana tem pouco mais de 400 mil sacerdotes. Agora compare esse número com o de Testemunhas de Jeová que pregam sobre o Reino: mais de 8 milhões em 240 países. A obra que elas fazem é impressionante e com certeza traz glória e honra para Jeová. — Sal. 34:1; 51:15.

15 Como Testemunhas de Jeová, queremos pregar as boas novas ao maior número possível de pessoas antes de vir o fim. Isso nos motiva a traduzir e produzir publicações bíblicas em grandes quantidades. Distribuímos de graça milhões de livros, revistas, folhetos e convites de congresso e da Celebração. Produzimos publicações em mais de 700 idiomas. Já produzimos mais de 200 milhões de cópias da nossa Bíblia — a Tradução do Novo Mundo — em mais de 130 idiomas. Só no último ano, produzimos mais ou menos 4,5 bilhões de publicações bíblicas. Em nosso site oficial, há informações disponíveis em mais de 750 idiomas. Que outro grupo religioso está fazendo algo parecido?

16. Como sabemos que as Testemunhas de Jeová têm o espírito santo?

16 Até quando a obra de pregação seria realizada? Jesus disse que essa obra seria feita até ‘vir o fim’. As Testemunhas de Jeová só conseguem continuar pregando nesta época do fim porque elas têm o espírito santo. (Atos 1:8; 1 Ped. 4:14) Mas algumas pessoas que encontramos na pregação dizem: “Vocês podem até pregar, mas quem tem o espírito santo somos nós.” Será que isso é verdade? Pense no seguinte: Algumas religiões já tentaram pregar como as Testemunhas de Jeová, mas não deu nada certo. Algumas pessoas fazem um tipo de serviço missionário apenas por um tempo e depois voltam para sua vida normal. Ainda outras até vão de casa em casa, mas não pregam a mensagem certa. O que tudo isso mostra? Que essas religiões não estão fazendo a obra que Cristo começou.

QUEM REALMENTE ESTÁ PREGANDO AS BOAS NOVAS HOJE?

17, 18. (a) Como podemos ter certeza de que são as Testemunhas de Jeová que estão pregando as boas novas hoje? (b) Como conseguimos fazer essa obra?

17 Então, quem realmente está pregando as boas novas do Reino hoje? Sem dúvida, podemos dizer: “As Testemunhas de Jeová!” Como podemos ter tanta certeza? Nós estamos pregando a mensagem certa: as boas novas do Reino. Estamos usando os métodos certos: ir até as pessoas em todos os lugares. Pregamos pelo motivo certo: por amor a Jeová e às pessoas, não para ganhar dinheiro. Nossa obra é feita em toda a Terra, alcançando pessoas de todos os países e idiomas. E nós vamos continuar pregando, sem desistir, até vir o fim.

18 É impressionante ver o que o povo de Deus tem feito nesta época marcante em que vivemos! Mas como conseguimos fazer essa obra? O apóstolo Paulo dá a resposta em sua carta aos filipenses: “Deus é aquele que, segundo o que lhe agrada, está agindo em vocês, e lhes dá tanto o desejo como o poder de agir.” (Fil. 2:13) É graças ao poder de nosso amoroso Pai que realizamos a obra de pregação. Vamos continuar fazendo o nosso melhor para ‘realizar plenamente o nosso ministério’. — 2 Tim. 4:5.