Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Maio de 2016

Jeová ‘cuida de você’

Jeová ‘cuida de você’

VOCÊ acredita nisso? Acha que Jeová cuida mesmo de você? O próprio Jeová garante isso na sua Palavra, a Bíblia. O texto de 1 Pedro 5:7 diz: ‘Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês.’ O que prova que Jeová se importa com você?

DEUS É BONDOSO E GENEROSO

Jeová tem qualidades que procuramos num bom amigo. Por exemplo, ele é bondoso e generoso. E temos provas disso todos os dias. Veja um exemplo: “Ele faz o seu sol se levantar sobre os maus e sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.” (Mat. 5:45) Por que o sol e a chuva são importantes? Entre outras coisas, é por meio deles que Deus alimenta as pessoas, ‘enchendo o coração delas de alegria’. (Atos 14:17) Jeová faz com que a Terra produza muita comida. E poucas coisas nos deixam tão felizes quanto uma boa refeição, não concorda?

Mas alguns se perguntam: ‘Se é assim, por que tanta gente passa fome?’ Porque, muitas vezes, as pessoas que governam estão mais preocupadas em ganhar dinheiro e ter poder do que melhorar a vida da população. Mas logo Jeová vai acabar com esse problema. Ele vai substituir esses governos pelo Reino celestial, que tem como Rei seu Filho, Jesus. Quando isso acontecer, ninguém mais vai passar fome. Até lá, Deus continua dando o que seus servos fiéis precisam. (Sal. 37:25) Não acha que  essa é uma prova de que Deus cuida de nós?

JEOVÁ SEMPRE TEM TEMPO PARA NÓS

Um bom amigo gosta de passar tempo com você. Ele consegue ficar horas conversando com você sobre um assunto que vocês gostam. E um bom amigo também ouve com atenção seus problemas e preocupações. Será que Jeová também é assim? Com certeza! Jeová gosta de ouvir nossas orações. É por isso que a Bíblia nos incentiva a ‘perseverar em oração’, a ‘orar constantemente’. — Rom. 12:12; 1 Tes. 5:17.

Por quanto tempo Jeová está disposto a ficar ouvindo nossas orações? Um exemplo da Bíblia nos ajuda a responder a essa pergunta. Antes de Jesus escolher seus apóstolos, ele “passou a noite inteira orando a Deus”. (Luc. 6:12) Nessa oração, Jesus provavelmente mencionou o nome de vários discípulos, analisou suas qualidades e defeitos e pediu ao seu Pai que o ajudasse a escolher seus apóstolos. Quando amanheceu, ele tinha certeza de que tinha feito a melhor escolha. Jeová é o “Ouvinte de oração” e fica feliz de ouvir as orações feitas de coração. (Sal. 65:2) Mesmo que a pessoa passe horas orando sobre seus problemas, Jeová não vai ficar como que olhando no relógio, preocupado com o tempo.

DEUS QUER NOS PERDOAR

Quando o assunto é perdão, até mesmo bons amigos às vezes têm problemas. Alguns chegam a ponto de acabar com uma longa amizade porque acham que perdoar é difícil demais. Mas Jeová não é assim. A Bíblia convida todas as pessoas que estão arrependidas a pedir o perdão de Jeová, porque ele “perdoará amplamente”. (Isa. 55:6, 7) Por que Deus está tão disposto a perdoar?

Porque ele ama muito as pessoas. Seu amor é tão grande que ele deu seu Filho,  Jesus, para que a humanidade ficasse livre do pecado e de suas consequências. (João 3:16) E a morte de Jesus fez ainda mais. Por meio do sacrifício dele, Deus perdoa as pessoas que ele ama. O apóstolo João escreveu: “Se confessamos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados.” (1 João 1:9) Graças ao perdão de Jeová, as pessoas podem continuar a ter amizade com ele. E como é bom saber disso!

ELE ESTÁ SEMPRE DO NOSSO LADO

Um amigo de verdade sempre ajuda você nas horas difíceis. Será que Jeová também faz isso? Sua Palavra diz: “Mesmo que [um servo de Deus] caia, não ficará prostrado, pois Jeová o segura pela mão.” (Sal. 37:24) Jeová ajuda seus servos de várias maneiras. Veja o que aconteceu com uma jovem em Santa Cruz, uma ilha do Caribe.

Os colegas de escola zombavam dela porque ela não saudava a bandeira. Ela orou a Jeová e pediu coragem para tomar uma atitude. Então, num trabalho de escola, ela fez uma apresentação sobre saudar a bandeira. Ela explicou que não fazia isso por causa do que tinha aprendido na Bíblia. Usando o livro Histórias Bíblicas, ela falou sobre o que aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abednego e disse: “Jeová protegeu aqueles três hebreus porque eles não adoraram uma imagem.” Daí ela ofereceu o livro para a turma, e 11 alunos aceitaram. Ela ficou muito feliz porque sentiu que Jeová lhe deu força e sabedoria para que ela falasse sobre aquele assunto.

Se alguma vez você tiver dúvida de que Jeová se importa com você, medite em textos como Salmo 34:17-19; 55:22 e 145:18, 19. Pergunte a alguém que já serve a Jeová há bastante tempo como Jeová tem cuidado dele. Além disso, peça a ajuda de Deus sempre que precisar. Logo você vai ver como Jeová ‘cuida de você’.