Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Maio de 2016

A Bíblia ainda está mudando sua vida?

A Bíblia ainda está mudando sua vida?

“Sejam transformados, renovando a sua mente.” — ROM. 12:2.

CÂNTICOS: 61, 52

1-3. (a) Que mudanças talvez sejam difíceis de fazer depois do batismo? (b) O que talvez pensemos quando achamos difícil fazer mudanças pequenas? (Veja as fotos no começo do artigo.)

DEPOIS de aprender a verdade, tudo o que Kevin [1] queria era ter uma boa amizade com Jeová. Mas, já por muitos anos, Kevin fumava, bebia demais, usava drogas e era viciado em apostas. Para ter a aprovação de Deus, Kevin teria que abandonar essas práticas que a Bíblia condena. Ele conseguiu fazer isso por confiar em Jeová e no poder que a Bíblia tem de transformar vidas. — Heb. 4:12.

2 Depois do batismo, será que Kevin parou de fazer mudanças em sua vida? Não, porque ele ainda tinha que se esforçar para desenvolver e melhorar as qualidades cristãs. (Efé. 4:31, 32) Por exemplo, Kevin tinha pavio curto, e mudar isso não era nada fácil. Ele admitiu: “Aprender a controlar meu jeito explosivo foi mais difícil do que largar meus vícios!” Por implorar a ajuda de Jeová e fazer um estudo profundo da Bíblia, Kevin conseguiu fazer as mudanças que precisava.

3 Assim como Kevin, muitos de nós tivemos que fazer grandes mudanças antes de nos batizar. Isso foi necessário para vivermos de acordo com os ensinos básicos da Bíblia. Depois do batismo, vimos que ainda precisávamos fazer pequenas mudanças para imitar melhor a Deus e a Cristo. (Efé. 5:1, 2; 1 Ped. 2:21) Por exemplo, pode ser que tenhamos percebido em nós um jeito crítico, medo ou vergonha de pregar, tendência de fofocar ou alguma outra fraqueza. Pode ser que fazer esse tipo de mudança seja mais difícil do que imaginávamos. Nesse caso, você talvez pense: ‘Já fiz mudanças tão grandes na minha vida. Por que é tão difícil fazer mudanças pequenas? Como posso deixar que a Bíblia continue mudando minha vida?’

SEJA REALISTA

4. Apesar de nosso desejo de agradar a Jeová, por que não conseguimos fazer isso o tempo todo?

4 Por conhecer e amar a Jeová, queremos fazer de tudo para deixá-lo feliz. Mesmo assim, infelizmente somos imperfeitos e isso torna impossível agradar a Deus o tempo todo. Nós nos sentimos assim como o apóstolo Paulo, que disse: “Tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não tenho a capacidade de realizá-lo.” — Rom. 7:18; Tia. 3:2.

5. Que mudanças fizemos antes de nos batizar? Que fraquezas talvez ainda tenhamos que vencer?

5 Para fazer parte da congregação, tivemos que abandonar práticas que Jeová odeia. (1 Cor. 6:9, 10) Mas ainda somos imperfeitos. (Col. 3:9, 10) Por isso, não devemos achar que só porque somos batizados ou porque já estamos há muitos anos na verdade, não vamos mais cometer erros, ter recaídas ou ter que lutar contra pensamentos e desejos errados. Certas fraquezas podem continuar por anos.

6, 7. (a) Que presente maravilhoso nos ajuda a continuar sendo amigos de Jeová? (b) Por que não devemos ter medo de pedir perdão a Jeová?

6 Mas, apesar de nossa imperfeição, ainda podemos ter a amizade de Jeová e continuar servindo a ele com alegria. Por que podemos dizer isso? Quando Jeová nos atraiu e nos deu a chance de sermos seus amigos, ele sabia que cometeríamos erros de vez em quando. (João 6:44) Deus nos conhece muito bem e sabe até mesmo o que temos no coração. Assim, ele já sabia quais fraquezas seriam difíceis para nós e que às vezes nós iríamos errar. Mas isso não impediu Jeová de nos querer como seus amigos.

7 Por amor, Deus nos deu um presente maravilhoso: o resgate, que foi pago com a vida de seu querido Filho. (João 3:16) Por causa desse presente, podemos pedir que Jeová perdoe nossos erros. Quando fazemos isso, podemos ter certeza de que nossa amizade com ele continua a mesma. (Rom. 7:24, 25; 1 João 2:1, 2) Às vezes, podemos achar que somos sujos, ou impuros, por causa do pecado. Mas devemos orar a Jeová e buscar o perdão por meio do resgate. Não fazer isso seria o mesmo que estar com as mãos sujas e não querer usar água para lavá-las. Pare para pensar: o resgate foi pago para ajudar pecadores arrependidos. Então, é graças a ele que podemos ser amigos de Jeová mesmo sendo imperfeitos. — Leia 1 Timóteo 1:15.

8. Por que não devemos fazer pouco caso das nossas fraquezas?

8 Significa isso que podemos simplesmente fazer pouco caso das nossas fraquezas? De jeito nenhum. Para sermos amigos de Jeová, precisamos nos esforçar cada vez mais para imitar a ele e a seu Filho e ser o tipo de pessoa que eles querem que sejamos. (Sal. 15:1-5) Também devemos nos esforçar para controlar nossas tendências erradas, e talvez até seja possível eliminar algumas delas. Não importa há quanto tempo somos batizados, devemos continuar “a ser reajustados”. — 2 Cor. 13:11.

9. O que aprendemos das palavras “continuem a renovar” de Efésios 4:22-24?

9 Para sermos “reajustados” e demonstrarmos a “nova personalidade”, não podemos parar de nos esforçar. Paulo disse: “Vocês foram ensinados que devem abandonar a velha personalidade, que está em harmonia com o proceder anterior de vocês e que está sendo corrompida segundo os desejos enganosos dela. Continuem a renovar a sua maneira de pensar e revistam-se da nova personalidade, que foi criada segundo a vontade de Deus, em verdadeira justiça e lealdade.” (Efé. 4:22-24) O que aprendemos da expressão “continuem a renovar”? Aprendemos que se revestir da nova personalidade é algo constante. Isso nos anima. Por quê? Essas palavras mostram que é possível continuar fazendo progresso e melhorar nossas qualidades cristãs, não importa quanto tempo de batismo tenhamos. Em outras palavras, a Bíblia pode continuar mudando nossa vida.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL?

10. O que é preciso fazer para que a Bíblia continue mudando nossa vida? O que talvez nos perguntemos?

10 Para que a Palavra de Deus continue mudando nossa vida, é preciso muito esforço. Mas por que precisamos nos esforçar tanto? Se Jeová abençoa nossos esforços, não seria de esperar que fosse mais fácil fazer as mudanças que precisamos? Você talvez se pergunte: ‘Será que Jeová não podia tornar mais fácil fazer o que é certo?’

11-13. Jeová espera que lutemos contra nossas fraquezas. Por quê?

11 Quando pensamos no Universo, vemos que Jeová tem poder para fazer qualquer coisa. Por exemplo, a cada segundo o Sol transforma 5 milhões de toneladas de matéria em energia. É verdade que só uma pequena parte dessa energia chega à Terra, mas esse pouco é suficiente para sustentar a vida aqui, aquecendo e iluminando nosso planeta. (Sal. 74:16; Isa. 40:26) Jeová dá poder aos seus servos quando é necessário, e ele fica feliz em fazer isso. (Isa. 40:29) Então, ele poderia nos ajudar a vencer nossas fraquezas sem precisarmos fazer muito esforço. Mas por que ele não faz isso?

12 Jeová nos deu algo maravilhoso: a liberdade de escolha. Quando escolhemos servir a Jeová e nos esforçamos para fazer isso, mostramos que o amamos muito e que queremos agradá-lo. Também mostramos que estamos do lado de Jeová, não de Satanás. Como assim? O Diabo disse que o jeito de Jeová governar não é justo nem bom para nós. Mas nós decidimos por conta própria ficar do lado de Jeová e estamos dispostos a fazer o máximo para apoiá-lo. Imagine como ele fica feliz com isso! Ele é um Pai amoroso e valoriza nossos esforços. (Jó 2:3-5; Pro. 27:11) Mas e se Jeová tirasse de nós as tendências de fazer o que é errado, e não precisássemos fazer qualquer esforço para agradar a ele? Daí, afirmar que apoiamos seu governo seria muito fácil — na verdade, essa afirmação nem teria valor.

13 Por isso, Jeová nos incentiva a fazer “todo o esforço possível” para imitarmos suas qualidades. (Leia 2 Pedro 1:5-7; Col. 3:12) Ele espera que lutemos para controlar nossos pensamentos e sentimentos. (Rom. 8:5; 12:9) Quando fazemos esse esforço, percebemos que a Bíblia continua mudando nossa vida, e isso nos dá muita alegria!

DEIXE QUE A BÍBLIA CONTINUE TRANSFORMANDO VOCÊ

14, 15. O que podemos fazer para ter as qualidades que Jeová ama? (Veja o quadro “ A Bíblia e a oração mudaram a vida deles”.)

14 Para desenvolver qualidades cristãs e agradar a Jeová, precisamos deixar que ele nos mostre onde precisamos melhorar, em vez de decidir por nós mesmos. Romanos 12:2 diz: “Parem de se amoldar a este mundo, mas sejam transformados, renovando a sua mente, a fim de comprovar por si mesmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus.” Por meio da Bíblia e do espírito santo, Jeová nos ajuda a perceber qual é a sua vontade e a fazer as mudanças que precisamos. Por isso, devemos nos esforçar para ler a Bíblia todo dia, meditar no que lemos e pedir espírito santo. (Luc. 11:13; Gál. 5:22, 23) Qual vai ser o resultado se seguirmos a orientação do espírito santo e tentarmos entender como Jeová pensa? O nosso modo de agir, falar e pensar vai agradar a Jeová. Mesmo assim, devemos ficar alertas e tomar cuidado para não ceder às nossas fraquezas. — Pro. 4:23.

É bom selecionar textos bíblicos e colecionar artigos sobre como vencer fraquezas e estudá-los de vez em quando (Veja o parágrafo 15.)

15 Além de ler a Bíblia todos os dias, precisamos estudá-la com a ajuda das nossas publicações. Alguns irmãos selecionam alguns textos bíblicos e colecionam artigos de A Sentinela e Despertai! que falam sobre como desenvolver qualidades ou vencer certas fraquezas. Daí, de vez em quando, eles recapitulam esses textos e artigos.

16. Por que não precisamos ficar desanimados se achamos que ainda temos muito o que melhorar?

16 Mesmo se esforçando para imitar as qualidades de Jeová, você talvez ache que ainda tem muito o que melhorar. Mas tenha paciência. Desenvolver qualidades cristãs leva tempo mesmo. No início, talvez precisemos nos esforçar bastante para fazer o que a Bíblia diz que é certo. Mas quanto mais pensamos e agimos como Jeová Deus, mais fácil e natural será agradar a ele. — Sal. 37:31; Pro. 23:12; Gál. 5:16, 17.

PENSE NAS RECOMPENSAS

17. Como será o futuro dos servos leais de Jeová?

17 No futuro, os servos leais de Jeová terão o privilégio de servir a ele para sempre e de modo perfeito. Quando esse tempo chegar, não vamos mais ter que lutar contra fraquezas. Vai ser muito mais fácil imitar a Jeová. Enquanto isso, nós podemos servir ao nosso Deus amoroso graças ao resgate. Mesmo sendo imperfeitos, podemos agradar a Jeová se nos esforçarmos para transformar nossa vida com a ajuda da Bíblia.

18, 19. O que mostra que a Bíblia pode continuar mudando nossa vida?

18 Kevin, já mencionado, se esforçou de verdade para controlar seu temperamento explosivo. Ele meditou em princípios bíblicos, os colocou em prática e aceitou conselhos dos irmãos. Em poucos anos, Kevin melhorou bastante e, com o tempo, foi designado servo ministerial. E, nos últimos 20 anos, ele tem servido como ancião. Mesmo assim, ele sabe que precisa ficar alerta e tomar cuidado para não ter uma recaída.

19 O exemplo de Kevin mostra que a Bíblia ajuda os servos de Deus a continuar fazendo mudanças na vida. Então, vamos sempre deixar a Bíblia nos transformar e nos ajudar a ter uma amizade mais forte com Jeová. (Sal. 25:14) Se fizermos isso, Jeová vai abençoar nossos esforços, e vamos ver que a Bíblia pode continuar mudando nossa vida. — Sal. 34:8.

^ [1] (parágrafo 1) O nome foi mudado.