Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Junho de 2017

Continue a apoiar a soberania de Jeová!

Continue a apoiar a soberania de Jeová!

“Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas.” — APO. 4:11.

CÂNTICOS: 138, 23

1, 2. Cada um de nós deve estar convencido do quê? (Veja a figura no começo do artigo.)

COMO vimos no artigo anterior, o Diabo disse que Jeová não merece governar a humanidade. Ele disse que Jeová não é um bom governante e que os humanos seriam mais felizes se governassem a si mesmos. Será que Satanás tem razão? Imagine que os humanos que escolhessem governar a si mesmos pudessem viver para sempre. Será que eles seriam mais felizes sem Jeová? E você, acha que você seria mais feliz se pudesse viver para sempre, totalmente independente de Deus?

2 Cada um de nós deve pensar bem nesse assunto. Quando paramos e pensamos nos fatos, é fácil ver que Jeová tem todo o direito de ser o Soberano, ou Governante. Ele é o melhor governante que existe, e merece todo o nosso apoio. Nós precisamos estar convencidos disso. A Bíblia nos dá vários motivos para acreditar que Jeová é o único que tem condições de governar o Universo e que seu governo é o melhor de todos. Vamos ver alguns deles.

JEOVÁ TEM O DIREITO DE SER O GOVERNANTE DO UNIVERSO

3. Por que Jeová tem o direito de ser o Governante do Universo?

3 Jeová tem o direito de ser o Governante do Universo porque ele é o Deus Todo-Poderoso e o Criador. (1 Crô. 29:11; Atos 4:24) Numa visão, o apóstolo João viu os 144 mil que vão reinar com Jesus dizerem: “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.” (Apo. 4:11) Já que Jeová criou todas as coisas, é claro que ele tem o direito de governar a todos, tanto no céu como na Terra.

4. Ter liberdade de escolha não nos dá o direito de fazer o quê?

4 Satanás não criou nada. Então com certeza ele não tem o direito de governar o Universo. Foi um desaforo e tanto Satanás e Adão e Eva se rebelarem contra a soberania de Deus! (Jer. 10:23) É verdade que eles podiam escolher ser independentes de Deus, já que tinham liberdade de escolha. Mas será que era certo usar essa liberdade para se rebelar contra Deus? Não. Ter liberdade de escolha não nos dá o direito de nos rebelar contra o nosso Criador, aquele que nos deu a vida. Sendo assim, se rebelar contra Deus é usar mal a liberdade de escolha. Como humanos, precisamos ser governados por Jeová e receber orientações dele.

5. Por que podemos confiar que tudo o que Jeová faz é justo?

5 Veja mais um motivo de Jeová ter o direito de ser o Governante do Universo. Ele usa sua autoridade de modo totalmente justo. Ele disse: “Eu sou Jeová, aquele que demonstra amor leal, justiça e retidão na terra, pois são essas coisas que me agradam.” (Jer. 9:24) Jeová não precisa de leis criadas por pessoas imperfeitas para decidir o que é certo ou justo. Jeová é a pessoa mais justa que existe. Com base na sua justiça ele deu leis para orientar os humanos. A Bíblia diz que “retidão e justiça são a base do trono” de Jeová. Por isso, podemos confiar que todas as suas leis, decisões e princípios são justos. (Sal. 89:14; 119:128) Satanás, por outro lado, criticou o governo de Jeová, mas ele mesmo não conseguiu criar um mundo justo.

6. Qual é outro motivo de Jeová ter o direito de governar o Universo?

6 Jeová também tem o direito de governar porque ele tem conhecimento e sabedoria para cuidar do Universo. Por exemplo, Jeová deu poder a Jesus para curar doenças que os médicos não conseguiam curar. (Mat. 4:23, 24; Mar. 5:25-29) Para nós, isso foi um milagre, mas para Jeová não. Ele sabe como o corpo funciona, então para ele é fácil curar uma pessoa. E ele tem a mesma facilidade para ressuscitar mortos e impedir que desastres naturais aconteçam.

7. Por que a sabedoria de Jeová é muito superior à sabedoria do mundo de Satanás?

7 Até hoje, o mundo de Satanás não conseguiu a paz, nem dentro de um país, nem entre países. Só Jeová tem sabedoria para trazer paz ao mundo. (Isa. 2:3, 4; 54:13) Quanto mais aprendemos sobre o conhecimento e a sabedoria de Jeová, mais nos sentimos como o apóstolo Paulo: “Como são profundas as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus julgamentos, e impenetráveis os seus caminhos!” — Rom. 11:33.

JEOVÁ É O MELHOR GOVERNANTE QUE EXISTE

8. Na sua opinião, por que é bom ter a Jeová como Governante?

8 A Bíblia faz mais do que provar que Jeová tem o direito de governar. Ela mostra que Jeová é o melhor governante que existe. Um motivo disso é que ele governa com amor. Ele é “misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade”. (Êxo. 34:6) Deus trata seus servos com consideração e respeito. Ele cuida de nós melhor do que nós mesmos. Como é bom ter um governante assim! O Diabo diz que Jeová não quer que a gente seja feliz, mas isso é uma mentira. Jeová não nega nada de bom aos seus servos. Pense bem: Jeová até deu o seu amado Filho para que a gente tenha esperança de vida eterna! — Salmo 84:11; Romanos 8:32.

9. Como sabemos que Jeová se preocupa com cada um de nós?

9 Jeová se preocupa com seus servos como grupo. Mas ele também se preocupa muito com cada um de nós. Veja o que aconteceu no tempo dos israelitas. Por uns 300 anos, Jeová usou juízes para livrar seu povo dos inimigos. Foi uma época difícil, mas mesmo assim Jeová prestou atenção em Rute, que não era israelita. Rute tinha feito grandes sacrifícios para poder servir a Jeová. Jeová abençoou Rute com um marido e um filho. E tem mais. Quando Rute for ressuscitada, ela vai saber que muitos anos depois o Messias veio da família dela. E imagine como ela vai se sentir quando souber que a sua história foi escrita num livro da Bíblia que leva o seu nome! — Rute 4:13; Mat. 1:5, 16.

10. Por que podemos dizer que Jeová não governa com mão de ferro?

10 Jeová não governa com mão de ferro. Ele nos dá liberdade e quer que tenhamos alegria. (2 Cor. 3:17) Davi disse sobre Jeová: “Na sua presença há majestade e esplendor; na sua morada há força e alegria.” (1 Crô. 16:7, 27) O salmista Etã disse: “Feliz o povo que sabe o que é gritar de alegria. Ó Jeová, eles andam na luz da tua face. Alegram-se no teu nome o dia inteiro, e pela tua justiça são enaltecidos.” — Sal. 89:15, 16.

11. Como podemos ficar mais convencidos de que Jeová é o melhor governante que existe?

11 Quanto mais meditamos na bondade de Jeová, mais ficamos convencidos de que ele é o melhor governante que existe. Nós nos sentimos como o salmista, que disse: “Um dia nos teus pátios é melhor que mil em outro lugar!” (Sal. 84:10) Para o salmista, não existia nada melhor do que servir a Jeová. Isso faz todo o sentido. Jeová nos criou e sabe do que precisamos para sermos felizes de verdade. Ele é generoso e nos dá muito mais do que precisamos. Qualquer coisa que Jeová pede de nós é para o nosso bem. Mesmo que a gente tenha que fazer alguns sacrifícios, no final das contas obedecer a Jeová sempre traz felicidade. — Leia Isaías 48:17.

12. Por que você apoia a soberania de Jeová?

12 A Bíblia mostra que depois que Jesus tiver governado por mil anos, algumas pessoas vão se rebelar contra a soberania de Jeová. (Apo. 20:7, 8) Por que elas fariam uma coisa dessas? Porque o Diabo vai ‘ser solto da sua prisão’ e vai tentar novamente enganar as pessoas. Com certeza ele vai incentivá-las a pensar só em si mesmas, como sempre fez. Ele talvez tente convencer as pessoas de que é possível viver para sempre sem obedecer a Jeová. É claro que isso é uma grande mentira. Mas o ponto é: Será que você vai achar essa ideia tentadora? Veja bem: Você ama a Jeová? Você serve a ele porque ele é bondoso e merece ser o Governante do Universo? Então acreditar nas mentiras de Satanás nem vai passar pela sua cabeça. Você vai sempre querer apoiar a soberania justa de Jeová.

APOIE LEALMENTE A SOBERANIA DE JEOVÁ

13. Como podemos mostrar que apoiamos a soberania de Jeová?

13 Como vimos, Jeová tem o direito de governar e é o melhor governante que existe. Com certeza, ele merece todo o nosso apoio. Como podemos mostrar que amamos a Jeová e apoiamos a sua soberania? Por sermos leais a ele e por fazermos as coisas do jeito que ele gostaria que a gente fizesse. — Leia Efésios 5:1, 2.

14. Como um chefe de família ou um ancião pode imitar a Jeová?

14 Na Bíblia, aprendemos que Jeová sempre usa sua autoridade com amor. Sendo assim, um chefe de família ou um ancião que ama a Jeová e apoia a sua soberania não vai abusar da sua autoridade, como se fosse um “reizinho” mandando em todos no seu “reino”. Em vez disso, ele vai imitar a Jeová. Paulo foi um bom exemplo nesse sentido; ele se esforçava para imitar a Jeová e a Jesus. (1 Cor. 11:1) Paulo não deixava as pessoas sem jeito, nem as obrigava a fazer o que é certo. Ele tentava tocar o coração delas e motivá-las a fazer isso. (Rom. 12:1; Efé. 4:1; Filêm. 8-10) É assim que Jeová faz as coisas. E todos os que o amam e o apoiam como Governante devem ser assim também.

15. Qual é outra maneira de mostrar que apoiamos a soberania de Jeová?

15 Quando apoiamos os que receberam autoridade de Jeová estamos apoiando a soberania dele. Mesmo quando não entendemos bem uma decisão ou não concordamos com ela, queremos apoiar o modo de Jeová fazer as coisas. Isso pode ser estranho para o mundo, mas não para nós que apoiamos a soberania de Jeová. (Efé. 5:22, 23; 6:1-3; Heb. 13:17) Nós só temos a ganhar quando fazemos o que Jeová pede, porque ele só quer o nosso bem.

16. O que devemos levar em conta quando tomamos decisões?

16 Também podemos apoiar a soberania de Deus quando tomamos decisões. Jeová não dá uma lei para cada situação na nossa vida. Ele nos ajuda a entender como ele pensa, e daí podemos tomar nossas decisões. Por exemplo, ele não deu uma lista de roupas que a gente pode ou não usar. Em vez disso, na Bíblia ele diz que nossa roupa deve ser modesta, ou decente, e dar bom testemunho. (1 Tim. 2:9, 10) Ele também não quer que a gente tome decisões que façam outros tropeçar ou que os deixem incomodados. (1 Cor. 10:31-33) Queremos tomar decisões levando em conta o que Jeová pensa e não apenas o que nós gostamos. Assim, mostramos que amamos a Jeová e o apoiamos como nosso Governante.

Você está apoiando a soberania de Jeová? (Veja os parágrafos 16-18.)

17, 18. Como os casais podem mostrar que apoiam a Jeová como Governante?

17 Veja como os casais cristãos podem mostrar que apoiam a soberania de Jeová. Pode ser que um casal ache que a vida de casado não é tudo aquilo que sonharam. Talvez estejam até pensando em jogar tudo para o alto e desistir. Se essa for a sua situação, pare e pense em como Jeová tratou a nação de Israel. Ele disse que era como um marido para aquela nação. (Isa. 54:5; 62:4) E que “casamento” difícil! Mas Jeová não foi logo desistindo deles. Ele os perdoou muitas vezes e foi leal ao pacto, ou promessa, que tinha feito com eles. (Salmo 106:43-45.) Que Deus maravilhoso, não acha?

18 Os casais que amam a Jeová se esforçam para imitá-lo. Eles não ficam arrumando desculpas para se divorciar e assim sair de um casamento difícil. Eles sabem que para Jeová o casamento é algo sério e que ele quer que marido e esposa ‘se apeguem’ um ao outro. A Bíblia diz que o único motivo para uma pessoa se divorciar e se casar de novo é a imoralidade sexual. (Mat. 19:5, 6, 9) Como os casais que estão com problemas no casamento podem mostrar que apoiam a Jeová como Governante? Por lidarem com os problemas de forma positiva e fazerem o seu melhor para ter um casamento feliz.

19. Quando erramos, o que precisamos fazer?

19 Não conseguimos apoiar perfeitamente a soberania de Jeová. Por quê? Porque somos imperfeitos; às vezes vamos fazer coisas que deixam Jeová triste. Jeová entende isso e foi por isso que permitiu que seu Filho morresse para termos o perdão de pecados. Assim, quando erramos, precisamos pedir perdão a Jeová. (1 João 2:1, 2) Mas não devemos ficar achando que não prestamos para nada. Em vez disso, precisamos aprender com o nosso erro. Se mantivermos forte nossa amizade com Jeová, ele vai nos perdoar e nos ajudar a recuperar nossa alegria. E com certeza ele vai nos ajudar a lidar com outras situações difíceis. — Sal. 103:3.

20. Por que precisamos apoiar a soberania de Jeová desde já?

20 Logo a questão da soberania vai ser resolvida de uma vez para sempre. E, no novo mundo, todos vão aprender as leis justas de Jeová e apoiar a sua soberania. (Isa. 11:9) Jeová está nos ensinando a fazer isso desde já. Por isso, agora é a hora de apoiar a soberania de Jeová. Então, vamos ser leais a ele não importa o que aconteça e nos esforçar para imitá-lo em tudo o que fazemos.