Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Julho de 2017

Jeová vai abençoar os seus planos

Jeová vai abençoar os seus planos

“Encontre a mais plena alegria em Jeová, e ele lhe concederá os desejos do seu coração.” — SAL. 37:4.

CÂNTICOS: 11, 140

1. Que decisão um jovem tem que tomar, mas por que não é preciso ficar muito ansioso? (Veja a foto no início do estudo.)

QUANDO você, jovem, quer fazer uma viagem, qual é a primeira coisa que você tem que fazer? O melhor seria planejar para onde vai. A vida é como uma viagem. E a hora de planejar aonde você quer chegar é agora: enquanto você é jovem! É verdade que isso não é fácil. Uma menina chamada Heather diz: “Dá medo só de pensar que tenho que decidir o que fazer com o resto da minha vida!” Mas você não precisa ficar ansioso demais. Jeová diz ao seu povo: “Não fique ansioso, pois eu sou o seu Deus. Vou fortalecê-lo, sim, vou ajudá-lo.” — Leia Isa. 41:10.

2. Como você sabe que Jeová quer que você seja feliz?

2 Jeová quer que você pense no seu futuro. (Ecl. 12:1; Mat. 6:20) Ele também quer que você seja feliz. A gente percebe isso quando olha as coisas que Jeová criou: quantas paisagens, sons e sabores maravilhosos! Outra prova de que Jeová quer a nossa felicidade é que ele cuida de nós e nos ensina a levar a vida da melhor maneira. Ele diz aos que não seguem a orientação dele: ‘Vocês escolheram o que me desagrada. Os meus servos se alegrarão, mas vocês passarão vergonha. Os meus servos gritarão de alegria por causa da boa condição de coração.’ (Leia Isa. 65:12,14; 65:13) Quando tomamos boas decisões, damos glória a Jeová. — Pro. 27:11.

FAÇA PLANOS PARA SER FELIZ

3. O que Jeová quer que você faça para ser feliz?

3 Jeová nos criou de um jeito que nossa felicidade depende de conhecer e servir a ele. (Sal. 128:1; Mat. 5:3) Os animais foram criados de modo totalmente diferente. Só de comer, beber e ter filhotes, eles já ficam satisfeitos. Jeová não quer que você se contente apenas com essas coisas que satisfazem os animais. Seu Criador é “o Deus de amor” e o “Deus feliz”. (2 Cor. 13:11; 1 Tim. 1:11) Ele fez os humanos à imagem dele. (Gên. 1:27) Ou seja, para ser feliz, você precisa refletir o amor de Jeová. Por exemplo, já ficou feliz depois de ajudar alguém? Por que isso acontece? Em Atos 20:35, a Bíblia fala uma verdade básica sobre os humanos: “Há mais felicidade em dar do que em receber.” Jeová quer que você planeje usar a vida de um modo que mostre seu amor por ele e pelas pessoas. — Leia Mateus 22:36-39.

4, 5. O que deixava Jesus feliz?

4 Jesus deixou um exemplo perfeito para os jovens. É claro que ele brincava e fazia coisas divertidas quando era criança. A Bíblia diz que há ‘tempo para rir e tempo para dançar’. (Ecl. 3:4) Mas Jesus também estudava as Escrituras para fortalecer sua amizade com Jeová. Quando ele tinha 12 anos, os instrutores no templo ficaram admirados com “o seu entendimento” de assuntos espirituais. — Luc. 2:42, 46, 47.

5 Jesus cresceu e se tornou um adulto feliz. O que contribuiu para a felicidade dele? Jesus sabia que Deus queria que ele ‘declarasse boas novas aos pobres e recuperação da visão aos cegos’. (Luc. 4:18) Fazer a vontade de Deus deixava Jesus feliz. O Salmo 40:8 descreve o que Jesus sentia: “Fazer a tua vontade, ó meu Deus, é o meu prazer.” Jesus gostava de ensinar as pessoas sobre Jeová. (Lucas 10:21.) Em certa ocasião, Jesus ensinou a uma mulher o modo certo de adorar a Deus. Daí, ele disse a seus discípulos: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar a sua obra.” (João 4:31-34) Então, Jesus era feliz porque mostrava amor por Deus e pelas pessoas. Você também vai ser feliz se fizer isso.

6. Por que é bom conversar com irmãos experientes sobre seus planos para o futuro?

6 Muitos irmãos experientes tiveram a alegria de servir como pioneiros quando eram jovens. O que acha de conversar com alguns deles sobre os seus planos para o futuro? “Os planos fracassam quando não há comunicação, mas com muitos conselheiros há bons resultados.” (Pro. 15:22) Esses irmãos talvez falem de coisas que aprenderam quando serviam no tempo integral e que levaram para o resto da vida. Quando Jesus estava no céu, ele aprendeu muito com seu Pai. E ele continuou a aprender durante seu ministério aqui na Terra. Por exemplo, ele aprendeu a alegria de ser fiel diante de provações e de tocar o coração das pessoas com as boas novas. (Leia Isaías 50:4; Heb. 5:8; 12:2) Vamos ver exemplos de como o serviço de tempo integral pode ajudar você a ser feliz.

FAZER DISCÍPULOS TRAZ ALEGRIA

7. Por que muitos jovens gostam de participar na obra de fazer discípulos?

7 Jesus disse que devemos fazer discípulos e ensinar as pessoas. (Mat. 28:19, 20) Se você fizer planos para participar nessa obra, vai sentir muita alegria e dar glória a Deus. Para ser bom em qualquer trabalho, é preciso ganhar experiência. Veja o exemplo de Timothy, um irmão que se tornou pioneiro quando ainda era adolescente. Ele disse: “O serviço de tempo integral me deixa feliz porque eu posso mostrar meu amor por Jeová. No início, eu não conseguia abrir estudos bíblicos. Daí eu mudei pra outro território e, em um mês, abri vários estudos. Um dos meus estudantes até começou a ir às reuniões. Depois, eu cursei a Escola Bíblica para Irmãos Solteiros. * E, na minha nova designação, eu abri quatro estudos. É muito bom ensinar as pessoas e ver o espírito santo mudar a vida delas.” — 1 Tes. 2:19.

8. O que alguns jovens fizeram para ajudar mais na obra de fazer discípulos?

8 Alguns jovens decidiram aprender outro idioma para ajudar mais na obra de fazer discípulos. Jacob, dos Estados Unidos, conta: “Quando eu estava com 7 anos, eu tinha vários colegas de escola do Vietnã. Eu queria falar com eles sobre Jeová, então decidi aprender a língua deles. Com o tempo, eu comecei a comparar a Sentinela em inglês e em vietnamita, e aprendi muito assim. Também fiz amizade com irmãos de uma congregação de língua vietnamita. Com 18 anos, entrei no serviço de pioneiro. Depois, fiz a Escola Bíblica para Irmãos Solteiros. Isso me ajudou na minha designação atual, onde eu sou o único ancião num grupo de língua vietnamita. Muitas pessoas do Vietnã ficam impressionadas quando eu falo na língua delas. Elas me convidam pra entrar e, muitas vezes, aceitam um estudo da Bíblia. Alguns estudantes até já se batizaram.” — Note Atos 2:7, 8.

9. O que a obra de fazer discípulos ensina?

9 Ao participar na obra de fazer discípulos, você aprende a ser trabalhador, a se comunicar bem, a ser mais confiante e a falar com tato, ou seja, sem ofender ninguém. (Pro. 21:5; 2 Tim. 2:24, nota) Além disso, a obra de pregação aumenta seu conhecimento da Bíblia. Assim, sua fé fica mais forte, o que também contribui para sua alegria. Você também aprende a trabalhar lado a lado com Jeová. — 1 Cor. 3:9.

10. Mesmo que o território da sua congregação seja difícil, por que você pode ter alegria na pregação?

10 Em alguns territórios, poucas pessoas estão interessadas nas boas novas. Como você pode ter alegria num território assim? Lembre que a pregação é um trabalho de equipe que envolve a congregação inteira. Pode ser que outro irmão encontre alguém que progride até o batismo, mas você não. Será que você tem motivos para ficar alegre? Claro que sim, afinal você ajudou na busca! Veja o exemplo de Brandon, que passou nove anos pregando num território onde não havia muitas pessoas interessadas. Ele diz: “Assim que terminei o ensino médio, entrei no serviço de pioneiro. A pregação me dá alegria porque é um trabalho que o próprio Jeová nos mandou fazer. Também fico feliz de ajudar os jovens da congregação a progredir. Depois que eu fiz a Escola Bíblica para Irmãos Solteiros, fui designado para outro território. Eu ainda não encontrei ninguém que progrediu até o batismo, mas outros irmãos encontraram. Eu fico feliz de ter feito planos para participar o máximo possível na obra de fazer discípulos.” — Ecl. 11:6.

OPORTUNIDADES PARA QUEM FAZ PLANOS

11. Em que tipo de serviço sagrado muitos jovens gostam de participar?

11 Existem muitas formas de dar o seu melhor no serviço a Jeová. Por exemplo, centenas de novos Salões do Reino precisam ser construídos, e muitos jovens gostam de ajudar na construção. Esse é um serviço sagrado que dá glória a Jeová e também pode deixar você feliz. Assim como em outros tipos de serviço sagrado, você tem a alegria de trabalhar com irmãos e fazer muitos amigos. Além disso, aprende a se preocupar com a segurança, a ser uma pessoa trabalhadora e a cooperar com os que supervisionam o trabalho.

Quem entra no serviço de tempo integral tem uma vida muito feliz (Veja os parágrafos 11-13.)

12. Que exemplo mostra que o serviço de pioneiro abre portas para outras atividades?

12 Um irmão chamado Kevin diz: “Desde criança, eu tinha vontade de servir no tempo integral. Finalmente, com 19 anos eu me tornei pioneiro. Eu trabalhava meio-período para um irmão que era construtor e aprendi a instalar telhados, portas e janelas. Depois tive a oportunidade de passar dois anos ajudando a reconstruir Salões do Reino e casas para irmãos que tinham sido vítimas de um furacão. Daí, fiquei sabendo da necessidade de Salões na África do Sul. Eu fiz uma petição e fui convidado pra ajudar. Aqui na África, sirvo num grupo de construção e me mudo de um lugar para outro em poucas semanas. O grupo é uma família: a gente mora junto, estuda a Bíblia junto e trabalha junto. Eu também gosto de sair no campo com os irmãos. Os planos que fiz quando era novo me ajudaram a ser muito feliz.”

13. Por que o serviço de Betel dá felicidade?

13 Alguns jovens fizeram planos para servir no tempo integral e agora estão em Betel. Servir em Betel dá felicidade porque tudo o que é feito lá é para Jeová. A família de Betel ajuda as congregações a receber o alimento espiritual no tempo certo. Um betelita chamado Dustin diz: “Desde os 9 anos, eu tinha o alvo de servir no tempo integral. Daí, assim que terminei o ensino médio, entrei no serviço de pioneiro. Depois de um ano e meio, fui convidado pra servir em Betel. No início eu aprendi a trabalhar nas rotativas e, depois de um tempo, a fazer programação de computadores. Eu amo servir em Betel porque a gente recebe de primeira mão notícias sobre a pregação e nosso serviço ajuda as pessoas a ser amigas de Jeová.”

QUAIS SÃO SEUS PLANOS PARA O FUTURO?

14. Como você pode se planejar para servir no tempo integral?

14 Como você pode se planejar para servir a Jeová no tempo integral? Antes de mais nada, você precisa desenvolver qualidades que agradam a Jeová. Para isso, é preciso ter o hábito de estudar a Bíblia e meditar. Também, faça esforço para participar nas reuniões. Enquanto ainda está na escola, aproveite para melhorar suas habilidades na pregação. Por exemplo, aprenda a fazer perguntas com jeito e a ouvir a opinião das pessoas. Isso vai mostrar que você se interessa por elas. Você também pode se oferecer para fazer coisas na sua congregação, como ajudar na limpeza ou na manutenção do Salão. Jeová usa os que são humildes e se colocam à disposição. (Leia o Salmo 110:3; Atos 6:1-3) A Bíblia conta que Timóteo foi convidado para ser missionário porque “os irmãos em Listra e em Icônio falavam bem dele”. — Atos 16:1-5.

15. O que você pode fazer para se manter financeiramente?

15 Quem está no tempo integral também precisa pagar as contas. (Atos 18:2, 3) Para isso, pergunte a alguns pioneiros e ao seu superintendente de circuito que tipo de trabalho é prático para quem é pioneiro. E, como a Bíblia diz, “confie a Jeová tudo que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. — Pro. 16:3; 20:18.

16. Como o serviço de tempo integral prepara você para o futuro?

16 Jeová quer que você ‘se apegue firmemente à verdadeira vida’ e tenha um futuro feliz. (1 Timóteo 6:18, 19.) O serviço de tempo integral ajuda você a se tornar uma pessoa mais madura e é uma oportunidade para conhecer outros irmãos que estão no tempo integral. Muitos perceberam que fazer o máximo para Jeová durante a juventude os preparou para ter um casamento feliz. E várias irmãs e irmãos que eram pioneiros antes de se casar conseguiram continuar nesse serviço junto com seu marido ou esposa. — Rom. 16:3, 4.

17, 18. O que os seus planos revelam sobre você?

17 O Salmo 20:4 diz: “Que ele [Jeová] lhe conceda os desejos do seu coração e torne bem-sucedidos todos os seus planos.” Esse texto mostra que os seus planos revelam o que você tem no coração. Então, pense em como você vai usar a sua vida. Ao planejar seu futuro, leve em conta o que Jeová está fazendo hoje e o que você pode fazer para apoiá-lo. Assim, seus planos vão deixar Jeová feliz.

18 Por que servir no tempo integral dá tanta alegria? Porque esse é o modo de vida que honra a Jeová. Lembre-se do que diz o Leia Salmo 37:4: “Encontre a mais plena alegria em Jeová, e ele lhe concederá os desejos do seu coração.”

^ parágrafo. 7 Agora essa escola, que dura dois meses, é chamada de Escola para Evangelizadores do Reino.