Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Julho de 2017

“Chorem com os que choram”

“Chorem com os que choram”

“Continuem a encorajar e a edificar uns aos outros.” — 1 TES. 5:11.

CÂNTICOS: 53, 28

1, 2. Além do tempo, o que mais pode curar o coração de quem perdeu uma pessoa amada? (Veja a foto no início do estudo.)

“UMA dor insuportável!” Foi assim que uma mãe chamada Susi descreveu o que ela e o marido sentiram por quase um ano depois da morte do filho deles. Um irmão que perdeu a esposa de uma hora pra outra falou que seu corpo doía de um jeito que ele nem conseguia explicar. Infelizmente, milhões de pessoas passam por essa situação tão difícil. Muitos irmãos imaginavam que a família toda ia passar com vida para o Novo Mundo. Você já perdeu uma pessoa amada ou conhece alguém que passou por isso? Então, talvez se pergunte: ‘Como lidar com a terrível dor de perder alguém?’

2 Alguns costumam dizer que o tempo cura qualquer ferida. Mas será que, para curar o coração de alguém que perdeu uma pessoa amada, é só deixar o tempo passar? Uma viúva disse: “Eu percebi que a cura depende não só do tempo, mas do que a pessoa faz no decorrer desse tempo.” E isso é verdade. Assim como um ferimento físico, uma ferida emocional pode curar aos poucos se ela receber os cuidados necessários. Mas, na prática, o que pode ajudar a curar as feridas emocionais de quem perdeu alguém?

JEOVÁ É “O DEUS DE TODO O CONSOLO”

3, 4. Por que temos certeza de que Jeová entende os que perderam uma pessoa amada?

3 Jeová é, sem dúvida, a principal fonte de consolo para nós. (Leia 2 Coríntios 1:3, 4.) Ele entende totalmente o que sentimos. Jeová nos promete: “Eu sou Aquele que os consola.” — Isa. 51:12; Sal. 119:50, 52, 76.

4 Como sabemos que Jeová entende os que perderam uma pessoa amada? Nosso Pai celestial já passou pela dor de perder pessoas que ele amava, como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e Davi. (Núm. 12:6-8; Mat. 22:31, 32; Atos 13:22) A Bíblia diz que Jeová não vê a hora de trazer seus servos fiéis de volta à vida. Ele sente saudades deles e quer vê-los felizes e com boa saúde. (Jó 14:14, 15) Jeová também viu a morte da pessoa que ele mais amava: seu Filho. A Bíblia fala que Jesus “era a sua maior alegria”. (Pro. 8:22, 30) Não dá nem pra imaginar a dor que Jeová sentiu quando viu seu Filho sofrendo uma morte tão dolorosa! — João 5:20; 10:17.

5, 6. Como Jeová nos consola?

5 Não precisamos ter nenhuma dúvida de que Jeová está sempre pronto para nos ajudar. Por isso, devemos ficar à vontade para abrir nosso coração e dizer a ele tudo que estamos sentindo. Jeová entende nossos sentimentos e nos dá o consolo que tanto precisamos. Mas como Jeová nos consola?

6 A Bíblia fala do “consolo do espírito santo”. (Atos 9:31) Por meio dessa força poderosa, Jeová nos consola. Jesus disse que seu Pai fica feliz de dar “espírito santo aos que lhe pedirem”. (Luc. 11:13) Susi, já citada, disse: “Nem dá pra contar as vezes que a gente ficou de joelhos e implorou a ajuda de Jeová. E todas as vezes nós sentimos a paz de Deus protegendo nossos corações e nossas mentes.” — Filipenses 4:6, 7.

JESUS ENTENDE O QUE SENTIMOS

7, 8. Por que temos certeza de que Jesus vai dar consolo aos que precisam?

7 Quando Jesus esteve na Terra, ele imitou a Jeová de modo perfeito. Suas palavras e ações mostram que ele entendia os sentimentos das pessoas. (João 5:19) Jeová enviou Jesus à Terra para consolar “os de coração quebrantado” e “todos os que choram”. (Isa. 61:1, 2; Luc. 4:17-21) E uma qualidade marcante de Jesus era a empatia, ou seja, ele procurava entender os problemas que as pessoas estavam passando. Além disso, ele queria do fundo do coração aliviar o sofrimento delas. — Heb. 2:17.

8 Quando era novo, Jesus perdeu alguns parentes e conhecidos. Parece que José, seu pai adotivo, morreu quando Jesus ainda era adolescente ou um jovem de 20 e poucos anos. * Imagine como deve ter sido difícil para o jovem Jesus lidar com a perda do seu querido pai! E, ainda por cima, ele tinha que lidar com o sofrimento da sua mãe, dos seus irmãos e das suas irmãs.

9. Como Jesus mostrou empatia quando Lázaro morreu?

9 Durante seu ministério, Jesus mostrou que realmente entendia as pessoas e que tinha empatia por elas. Veja, por exemplo, como ele agiu quando seu querido amigo Lázaro morreu. Jesus sabia que ia ressuscitar Lázaro. Mesmo assim, ao ver o sofrimento de Maria e Marta, ele sentiu muita pena. A tristeza delas mexeu tanto com Jesus que ele sentiu um aperto no coração e começou a chorar. — João 11:33-36.

10. Por que podemos ter certeza de que Jesus entende nossa dor?

10 Ler o que Jesus fez para ajudar e consolar as pessoas no passado é bom para nós. Por quê? A Bíblia nos garante: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.” (Heb. 13:8) O “Agente Principal da vida” sentiu a dor de perder pessoas amadas. Por isso, ele “pode vir em auxílio daqueles que estão sendo postos à prova”. (Atos 3:15; Heb. 2:10, 18) Então, podemos ter certeza de que Jesus ainda sente um aperto no coração ao ver nosso sofrimento. Ele entende nossa dor e nos dá consolo “no tempo certo”. — Leia Hebreus 4:15, 16.

“CONSOLO DAS ESCRITURAS”

11. Que textos da Bíblia você gosta de ler quando precisa de consolo?

11 O relato da dor que Jesus sentiu quando Lázaro morreu é só um dos inúmeros textos da Bíblia que nos dão consolo. Na verdade, Romanos 15:4 diz que “todas as coisas escritas anteriormente foram escritas para a nossa instrução, a fim de que, por meio da nossa perseverança e por meio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança”. Se você está sofrendo por causa da morte de alguém, pense nos textos abaixo. Eles podem ajudar você a sentir paz e consolo da parte de Jeová.

  • “Jeová está perto dos que têm coração quebrantado, ele salva os que têm espírito esmagado.” — Leia Sal. 34:18, 19.

  • “Quando as ansiedades me esmagaram, tu [Jeová] me consolaste e me acalmaste.” —Leia Sal. 94:19.

  • “Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e que Deus, nosso Pai, que nos amou e deu consolo eterno e boa esperança por meio de bondade imerecida, consolem o seu coração e os tornem firmes.” — Leia 2 Tes. 2:16, 17. *

PODEMOS ENCONTRAR CONSOLO NA CONGREGAÇÃO

12. Como podemos consolar os que estão com um espírito abatido?

12 Jeová também usa os irmãos na congregação para dar consolo aos que perderam uma pessoa amada. (Leia 1 Tessalonicenses 5:11.) Como você pode consolar e dar forças para os que estão com um “espírito abatido”? (Pro. 17:22) Primeiro, precisamos ter em mente que existe “tempo para ficar calado e tempo para falar”. (Ecl. 3:7) Uma viúva chamada Dalene diz: “Quem perdeu alguém precisa falar o que está pensando e como está se sentindo. Então, a melhor coisa que você pode fazer é ouvir a pessoa sem interromper.” Junia sofreu muito quando seu irmão se suicidou. Ela diz: “Talvez você não consiga entender exatamente o que se passa na cabeça de quem perdeu alguém. Mas o importante é que você queira entender o que essa pessoa sente.”

13. O que precisamos lembrar sobre o modo de lidar com a perda de alguém?

13 Também temos que lembrar que o modo de lidar com a dor de perder alguém varia de pessoa para pessoa. Alguns, mesmo sentindo uma dor muito intensa, não conseguem transformar em palavras tudo o que está no coração. A Bíblia diz: “Cada coração conhece sua própria amargura, e mais ninguém pode participar da sua alegria.” (Pro. 14:10) Mesmo quando alguém consegue dizer como se sente, talvez seja difícil para outros entenderem o que a pessoa diz.

14. O que podemos fazer para consolar quem perdeu alguém?

14 É verdade que não é fácil saber o que dizer para uma pessoa que está sofrendo com a perda de alguém. Mas a Bíblia diz que “a língua dos sábios é uma cura”. (Pro. 12:18) A brochura Quando Morre Alguém Que Amamos tem textos bíblicos e pensamentos consoladores, e muitos gostam de usar essa brochura para consolar outros. * Mas, na maioria das vezes, o melhor que a gente pode fazer é chorar com os que choram. (Rom. 12:15) Gaby, que perdeu o marido, diz: “Parece que eu só consigo expressar minha dor por meio de lágrimas. Então, quando meus amigos choram comigo, eu vejo que não estou sozinha e que eles entendem o que estou sentindo.”

15. O que podemos fazer se achamos difícil falar pessoalmente com alguém que precisa de consolo? (Veja também o quadro “ Palavras que acalmam o coração”.)

15 Se você acha difícil falar pessoalmente com alguém que precisa de consolo, o que pode fazer? Você pode mandar um cartão, escrever um e-mail, uma carta ou mandar uma mensagem de texto. Não é preciso dizer muita coisa, às vezes escrever um texto bíblico consolador já é suficiente. Outra ideia é falar de uma lembrança feliz que você tem da pessoa que morreu, ou de uma qualidade dela que você admirava. Junia diz: “Quando eu recebo uma mensagem ou um convite pra fazer alguma coisa, isso me ajuda muito. São coisas simples, mas que me fazem sentir o amor e o carinho dos irmãos.”

16. Qual é um modo excelente de dar consolo?

16 Um modo excelente de consolar quem perdeu alguém é orar pela pessoa e também com ela. Você talvez ache difícil fazer orações numa situação dessas. Pode ser que você chore ou que sua voz falhe. Mas não se esqueça: orar de coração em favor de quem perdeu alguém é uma ajuda e tanto. Dalene diz: “Às vezes, quando algumas irmãs vinham me consolar, eu pedia pra elas fazerem uma oração. Muitas vezes elas estavam emocionadas, mas faziam o máximo pra controlar a voz e conseguir falar. E, aos poucos, a voz delas ia ficando mais forte e elas faziam orações que vinham do fundo do coração. O amor, o carinho e a forte fé dessas irmãs me ajudaram muito.”

CONTINUE A DAR CONSOLO

17-19. Por que é importante não abandonar, depois de um tempo, a pessoa que perdeu alguém?

17 Cada pessoa tem seu próprio tempo para superar a morte de alguém. Alguns até se colocam à disposição para ajudar quem passa por essa situação, mas logo têm que voltar à sua rotina normal. A Bíblia diz em Provérbios 17:17: “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos e se torna um irmão em tempos de aflição.” Então, não importa quanto tempo leve para alguém conseguir lidar com a dor da perda, devemos estar sempre prontos para dar o consolo necessário.—1 Tessalonicenses 3:7.

18 Às vezes, a pessoa pode sentir muita saudade em datas especiais. Talvez uma música, uma foto, um cheiro ou uma paisagem despertem uma lembrança, e daí bate uma tristeza muito grande. Também pode ser difícil ir a uma assembleia ou à Celebração sabendo que a esposa ou o marido não estará ao lado. Um viúvo disse: “Eu sabia que seria terrível passar nosso aniversário de casamento sem minha esposa. Mas, nesse dia, os irmãos organizaram uma festinha e chamaram meus melhores amigos. Eles não queriam que eu passasse essa data sozinho.”

19 É claro que quem perdeu alguém não precisa de consolo só em ocasiões especiais. Junia diz: “É muito bom poder contar com a companhia e a ajuda dos irmãos, mesmo quando não tem nenhuma data especial envolvida. Ter um ombro amigo é de consolo em qualquer ocasião.” É verdade que não podemos preencher o vazio ou arrancar a dor de uma pessoa que perdeu alguém. Mas temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para consolar essa pessoa. (1 João 3:18) Gaby, mencionada antes, disse: “Agradeço muito a Jeová por ter colocado no meu caminho anciãos amorosos que estiveram do meu lado o tempo todo. Eu senti como se os braços de Jeová estivessem em volta de mim.”

20. Que promessas de Jeová nos dão consolo?

20 Logo ninguém mais vai sentir a terrível dor de perder uma pessoa amada. Jeová, o Deus de todo o consolo, promete que “todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz [de Cristo] e sairão”. (João 5:28, 29) Ele também garante que ‘acabará com a morte para sempre, e enxugará as lágrimas de todo rosto’. (Isa. 25:8) Quando isso acontecer, em vez de ‘chorar com os que choram’, vamos nos ‘alegrar com os que se alegram’. — Rom. 12:15.

^ parágrafo. 8 Na última vez que a Bíblia fala de José, Jesus tinha 12 anos. Quando Jesus fez seu primeiro milagre, a Bíblia fala de Maria, mas não de José. Depois, quando Jesus estava na estaca de tortura, ele pediu que o apóstolo João cuidasse de Maria. Se José estivesse vivo, é provável que Jesus não teria feito esse pedido. — João 19:26, 27.

^ parágrafo. 11 Para ter consolo, muitas pessoas gostam de ler e pensar nos seguintes textos: Salmo 20:1, 2; 31:7; 38:8, 9, 15; 55:22; 121:1, 2; Isaías 57:15; 66:13; Filipenses 4:13; 1 Pedro 5:7.

^ parágrafo. 14 Veja também o artigo “Console os enlutados, assim como Jesus fez”, em A Sentinela de 1.° de novembro de 2010.