Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Fevereiro de 2017

O resgate — um “presente perfeito” de Jeová

O resgate — um “presente perfeito” de Jeová

“Toda boa dádiva e todo presente perfeito vem . . . do Pai.” — TIA. 1:17.

CÂNTICOS: 148, 05

1. Que bênçãos podemos ter por causa do resgate?

O RESGATE abriu as portas para muitas bênçãos. Quando Jesus morreu pelos nossos pecados, isso abriu o caminho para que todos os humanos fiéis pudessem um dia fazer parte da família de Deus. O resgate também nos dá a oportunidade de viver para sempre. Mas ele faz mais do que trazer bênçãos para a humanidade. Quando deu sua vida como resgate, Jesus defendeu a justiça de Deus e ajudou a resolver questões muito importantes. — Heb. 1:8, 9.

2. (a) Que assuntos importantes Jesus mencionou na oração do Pai-Nosso? (Veja a gravura no começo do artigo.) (b) O que vamos estudar neste artigo?

2 Uns dois anos antes de Jesus morrer por nós, ele ensinou seus discípulos a orar: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mat. 6:9, 10) Neste artigo, vamos ver como o resgate ajuda a santificar o nome de Deus, torna possível as bênçãos do Reino e ajuda a realizar o propósito, ou a vontade, de Deus. Depois deste estudo, vamos dar mais valor ao resgate!

“SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”

3. (a) O que o nome de Jeová representa? (b) Como Satanás manchou o nome santo de Deus?

3 A primeira coisa que Jesus pediu na oração do Pai-Nosso foi que o nome de Deus fosse santificado, ou seja, fosse tratado como santo. O nome de Jeová representa quem ele é: a pessoa mais poderosa e justa de todo o Universo. Em outra oração, Jesus chamou Jeová de “Santo Pai”. (João 17:11) Já que Jeová é santo, todas as suas leis e os princípios por trás delas são santos. Mesmo sabendo disso, lá no jardim do Éden, Satanás deu a entender que Deus não tinha o direito de criar leis para os humanos. Assim, ele mentiu sobre Jeová e manchou o nome santo de Deus. — Gên. 3:1-5.

4. O que Jesus fez para santificar o nome de Deus?

4 Ao contrário de Satanás, Jesus amava o nome de Jeová e fez de tudo para santificá-lo. (João 17:25, 26; Salmo 40:8-10.) Como Jesus fez isso? Ele obedeceu a Jeová em tudo e ajudou outros a ver que o que Jeová pede de nós é para o nosso bem. Mesmo quando Satanás fez Jesus sofrer uma morte dolorosa, Jesus não deixou de ser leal a seu Pai. A lealdade de Jesus provou que um homem perfeito pode obedecer às leis de Deus em qualquer situação. Também provou que Jeová tem o direito de criar leis para toda a sua criação.

5. Como podemos santificar o nome de Deus?

5 Para santificar o nome de Deus precisamos amar e respeitar esse nome. Como podemos fazer isso? Por meio de nossas ações. Jeová quer que sejamos santos, ou puros. (Leia 1 Pedro 1:15, 16.) Isso quer dizer que adoramos apenas a Jeová e que obedecemos a ele de todo o coração. Mesmo sofrendo oposição, fazemos nosso melhor para viver de acordo com as leis justas de Jeová. Quando fazemos coisas boas, ‘deixamos nossa luz brilhar’ e isso traz glória para o nome de Jeová. (Mat. 5:14-16) Vivemos de acordo com as leis de Deus, e assim provamos que as leis dele são boas e que Satanás é mentiroso. Quando erramos, nós nos arrependemos de coração e paramos de fazer coisas erradas, que desonram o nome de Jeová. — Sal. 79:9.

6. Apesar de sermos imperfeitos, por que Jeová pode nos considerar justos?

6 Apesar de sermos imperfeitos, Jeová pode nos considerar justos. Como isso é possível? Quando temos fé no resgate, Jeová perdoa nossos pecados. Daí, quando nos dedicamos a Jeová, ele nos aceita como seus servos e nos considera justos: os cristãos ungidos são considerados como filhos, e os das “outras ovelhas” como amigos. (João 10:16; Rom. 5:1, 2; Tia. 2:21-25) Então, mesmo hoje, todos nós podemos ser considerados justos por Deus e ajudar a santificar o nome dele — tudo isso graças ao resgate.

“VENHA O TEU REINO”

7. Que bênçãos o resgate torna possível?

7 Na oração do Pai-Nosso, Jesus também pediu: “Venha o teu Reino.” O que o resgate tem a ver com o Reino de Deus? Por causa do resgate, Deus pôde escolher 144 mil humanos para se tornarem reis e sacerdotes no céu. (Apo. 5:9, 10; 14:1) Durante mil anos, Jesus e os 144 mil vão reinar sobre a Terra. Por meio deles, todos os humanos obedientes vão receber muitas bênçãos. A Terra vai se tornar um paraíso e as pessoas vão ficar perfeitas. Finalmente, os servos de Deus no céu e na Terra serão uma só família. (Apo. 5:13; 20:6) Jesus vai esmagar a cabeça da serpente, Satanás, acabando de uma vez por todas com ele e com todos os problemas que ele causou. — Gên. 3:15.

8. (a) Como Jesus ajudou seus discípulos a ver que o Reino de Deus é muito importante? (b) Como podemos mostrar que apoiamos o Reino?

8 Jesus ajudou seus discípulos a ver que o Reino de Deus é muito importante. Por exemplo, logo após o seu batismo, Jesus começou a pregar “as boas novas do Reino de Deus” a todas as pessoas. (Luc. 4:43) Pouco antes de voltar para o céu, Jesus disse a seus discípulos que eles deveriam pregar “até a parte mais distante da terra”. (Atos 1:6-8) Por meio da pregação, pessoas no mundo inteiro estão tendo a chance de aprender sobre o resgate e de se tornar cidadãos do Reino de Deus. Como podemos mostrar que apoiamos o Reino? Por ajudar os irmãos de Cristo a pregar as boas novas do Reino no mundo todo. — Mat. 24:14; 25:40.

“SEJA FEITA A TUA VONTADE”

9. Por que podemos ter absoluta certeza de que a vontade de Jeová vai ser feita?

9 Depois Jesus orou: “Seja feita a tua vontade.” Desde o começo, Jeová queria que Adão e Eva tivessem filhos e que a Terra ficasse cheia de pessoas perfeitas. (Gên. 1:28) Se Adão e Eva tivessem morrido sem filhos, a vontade de Deus de encher a Terra com os filhos deles não teria se cumprido. Mas Jeová não deixou que Satanás mudasse o Seu propósito para a humanidade. Por isso, ele permitiu que Adão e Eva tivessem filhos. Por meio do resgate, Jeová dá a todos os que demonstram fé a chance de se tornar perfeitos e viver para sempre. Jeová ama as pessoas e quer que os humanos obedientes tenham a vida que ele queria para eles desde o começo. Temos absoluta certeza de que a vontade de Jeová vai ser feita porque ele é o Criador; quando Jeová diz que vai fazer uma coisa, nada pode impedi-lo de fazer isso. — Isa. 55:11.

10. Que chance o resgate dá a todos os que já morreram?

10 Mas o que vai acontecer com os bilhões de pessoas que morreram sem ter tido a chance de aprender sobre Jeová e servir a ele? Por causa do resgate, essas pessoas vão ser ressuscitadas. Nosso amoroso Pai celestial vai dar a elas a chance de aprender sobre ele e de viver para sempre. (Atos 24:15) Quando ensinou seus discípulos a orar, Jesus falou que eles podiam dizer: “Pai nosso, que estás nos céus.” (Mat. 6:9) Jeová não quer que as pessoas morram. Ele é a “fonte da vida” e, quando ele trouxer as pessoas de volta à vida, ele vai se tornar o Pai delas. (Sal. 36:9) Jesus vai ter uma participação muito importante na ressurreição dos mortos. (João 6:40, 44) Ele disse que é “a ressurreição e a vida”. No Paraíso, isso vai ficar bem claro. — João 11:25.

11. Qual é a vontade de Deus para “uma grande multidão” de pessoas?

11 Jeová é tão generoso que convida todo mundo a se achegar a ele. Jesus disse: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mar. 3:35) Essas palavras mostram que qualquer pessoa pode servir a Deus, basta fazer a vontade dele. Deus quer que “uma grande multidão” de pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas sirvam a ele. Os que têm fé no resgate de Cristo e fazem a vontade de Deus vão poder estar entre os que dizem: “Devemos a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.” — Apo. 7:9, 10.

12. O que aprendemos sobre o propósito de Deus na oração do Pai-Nosso?

12 Aprendemos muitas coisas sobre o propósito de Deus na oração do Pai-Nosso. Primeiro, precisamos fazer o nosso máximo para santificar o nome de Jeová, ou considerar o nome dele como santo. (Isa. 8:13) O fato de Jeová ter nos salvado por meio do resgate dá glória ao Seu nome. E o significado do nome de Jesus combina bem com isso: “Jeová é salvação”. Segundo, por meio do Reino de Deus os humanos obedientes vão receber as bênçãos do resgate. Terceiro, podemos ter certeza de que nada pode impedir que a vontade de Deus seja feita. — Sal. 135:6; Isa. 46:9, 10.

MOSTRE QUE DÁ VALOR AO RESGATE

13. Como podemos mostrar que damos valor ao resgate?

13 Como podemos mostrar que damos valor ao resgate? Uma maneira importante de fazermos isso é demonstrar fé no resgate, e nos dedicar e batizar. O batismo mostra que “pertencemos a Jeová”. (Rom. 14:8) Quando nos batizamos, nós como que pedimos a Deus para nos dar uma boa consciência. (1 Ped. 3:21) Com base no resgate, Jeová nos considera justos e nos chama de amigos. Não temos a menor dúvida de que ele vai nos dar tudo o que prometeu. — Rom. 8:32.

Como podemos mostrar que damos valor ao resgate? (Veja os parágrafos 13 e 14.)

14. Por que Jeová pede que mostremos amor ao próximo?

14 Podemos mostrar que damos valor ao resgate de outra maneira: por mostrar amor ao próximo. Quando amamos ao próximo, mostramos que queremos ser ‘filhos do nosso Pai’, Jeová. (Mat. 5:43-48) Tudo que Jeová faz é motivado por amor. E ele quer que todos os seus servos mostrem essa qualidade. (1 João 4:8-11) Amar ao próximo é tão importante que só fica atrás do amor que devemos ter por Jeová. (Mat. 22:37-40) Podemos mostrar amor ao próximo obedecendo ao mandamento de pregar as boas novas. Quando mostramos esse amor, imitamos a Deus e assim damos glória a ele. Aliás, o amor de Deus “é aperfeiçoado em nós” quando amamos outros, especialmente nossos irmãos. — 1 João 4:12, 20.

O RESGATE TRAZ BÊNÇÃOS DE JEOVÁ

15. (a) Que bênçãos Jeová nos dá hoje? (b) Que bênçãos podemos ter no futuro?

15 Quando demonstramos fé no resgate, isso abre o caminho para nossos pecados serem totalmente perdoados. A Bíblia garante que nossos pecados podem ser “apagados”. (Atos 3:19-21.) Como vimos, o resgate torna possível que Jeová adote os ungidos como seus filhos. (Rom. 8:15-17) Já no caso das “outras ovelhas”, é como se Jeová tivesse preparado um documento de adoção com o nome deles; só falta assinar. Depois que estiverem perfeitos e passarem pelo teste final, Jeová vai ficar muito feliz de “assinar” esse documento! Finalmente eles vão se tornar seus filhos no pleno sentido. (Rom. 8:20, 21; Apo. 20:7-9) O amor de Jeová por todos os seus filhos nunca vai ter fim. As bênçãos do resgate vão durar para sempre. (Heb. 9:12) Nunca vamos nos esquecer desse presente maravilhoso que Jeová nos deu, e nada nem ninguém pode tirá-lo de nós.

16. De que coisas o resgate nos liberta?

16 Todos que se arrependerem de coração vão se tornar parte da família de Jeová; o Diabo não pode fazer nada para impedir isso. Jesus morreu “de uma vez para sempre”. Assim, o resgate não vai ter que ser pago de novo. (Heb. 9:24-26) Adão nos condenou à morte, mas o resgate acaba com isso. Por causa do resgate, não somos mais escravos do mundo de Satanás, nem temos medo da morte. — Heb. 2:14, 15.

17. Como você se sente por saber que Jeová nos ama muito?

17 Podemos confiar totalmente nas promessas de Deus. Assim como sempre podemos contar com as leis da natureza, nós também sempre podemos contar com Jeová. Ele nunca muda. (Mal. 3:6) Jeová nos dá algo muito mais valioso do que a vida; ele nos dá o seu amor. A Bíblia diz: “Nós conhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor.” (1 João 4:16) A Terra inteira vai se tornar um lindo paraíso, e todas as pessoas vão mostrar amor, assim como Jeová. Daí, nós vamos dizer junto com os servos de Deus no céu: “O louvor, a glória, a sabedoria, o agradecimento, a honra, o poder e a força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém.” — Apo. 7:12.