Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Fevereiro de 2017

Jeová sempre guia seu povo

Jeová sempre guia seu povo

“Jeová sempre o guiará.” — ISA. 58:11.

CÂNTICOS: 152, 22

1, 2. (a) Em que sentido as Testemunhas de Jeová são diferentes de outras religiões? (b) O que vamos ver neste artigo e no próximo?

“QUEM é o líder de vocês?” Muitas pessoas fazem essa pergunta às Testemunhas de Jeová. E dá para entender por quê. Muitas religiões têm um homem ou uma mulher como líder. Mas nós temos orgulho de dizer que nosso Líder não é nenhum humano imperfeito; nosso Líder é Jesus Cristo, e ele segue a liderança de seu Pai, Jeová. — Mat. 23:10.

2 Mas existe um grupo de homens aqui na Terra que toma a liderança entre o povo de Deus hoje: o “escravo fiel e prudente”. (Mat. 24:45) Então, como sabemos que é mesmo Jeová que está nos guiando por meio do seu Filho? Neste artigo e no próximo, vamos ver como Jeová usou e ainda usa alguns homens para guiar seu povo. Vamos ver três provas de que Jeová é o verdadeiro Líder do seu povo. — Isa. 58:11.

ELES TINHAM ESPÍRITO SANTO

3. O que ajudou Moisés a ser o líder dos israelitas?

3 Os representantes de Deus tinham espírito santo. Veja o caso de Moisés. Deus o escolheu para ser o líder dos israelitas. Como ele conseguiu cuidar dessa pesada responsabilidade? Jeová “pôs nele Seu espírito santo”. (Isaías 63:11-14.) Podemos dizer que era Jeová que estava guiando seu povo, já que foi ele que deu espírito santo a Moisés.

4. Como os israelitas podiam saber que Moisés tinha o espírito de Deus? (Veja a gravura no começo do artigo.)

4 Sabemos que o espírito santo é uma força invisível. Então, como os israelitas podiam saber que Moisés tinha o espírito de Deus? Moisés fez milagres e não teve medo de falar do nome de Jeová a faraó, o poderoso líder do Egito. Ele não conseguiria fazer isso se não tivesse o espírito de Deus. (Êxo. 7:1-3) Além disso, por meio do espírito santo, Jeová ajudou Moisés a ser bondoso, manso e paciente, qualidades importantes para um líder. Moisés era bem diferente dos líderes de outras nações, que eram cruéis e só pensavam neles mesmos! (Êxo. 5:2, 6-9) Dava para ver que Jeová tinha escolhido Moisés para ser o líder do Seu povo.

5. Dê exemplos de outros líderes de Israel que Jeová ajudou.

5 Mais tarde, Jeová deu espírito santo a outros homens para eles guiarem o seu povo. Veja alguns exemplos: “Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria.” (Deut. 34:9) “O espírito de Jeová veio sobre Gideão.” (Juí. 6:34) E “o espírito de Jeová deu poder a Davi”. (1 Sam. 16:13) Todos esses homens confiaram na ajuda do espírito de Deus e, por causa desse espírito, eles fizeram coisas que não conseguiriam fazer sozinhos. (Jos. 11:16, 17; Juí. 7:7, 22; 1 Sam. 17:37, 50) É por isso que Jeová recebeu o crédito pelas coisas impressionantes que esses homens fizeram.

6. Por que Deus queria que seu povo respeitasse os líderes de Israel?

6 O que os israelitas deveriam ter feito quando viram as provas de que Moisés, Josué, Gideão e Davi tinham espírito santo? Jeová queria que seu povo respeitasse esses homens. Isso porque, quando faziam isso, estavam na verdade obedecendo a ele como Líder. Veja o que Jeová perguntou quando o povo reclamou de Moisés: “Até quando este povo me tratará sem respeito?” (Núm. 14:2, 11) Isso fazia sentido, porque foi Jeová que escolheu aqueles homens para guiar o seu povo.

ELES FORAM AJUDADOS POR ANJOS

7. Como Moisés foi ajudado por anjos?

7 Os representantes de Deus foram ajudados por anjos. (Hebreus 1:7, 14.) Veja como Jeová usou anjos para ajudar Moisés. Ele designou Moisés “como líder e libertador” do seu povo “por meio do anjo que lhe apareceu no espinheiro”. (Atos 7:35) Jeová transmitiu a Lei a Moisés “por meio de anjos”, e Moisés usou a Lei para dar instruções aos israelitas. (Gál. 3:19) E Jeová disse a ele: “Guie o povo para o lugar de que lhe falei. Meu anjo irá à sua frente.” (Êxo. 32:34) A Bíblia não diz que os israelitas viram um anjo fazer essas coisas. Mas o modo como Moisés instruía e guiava o povo deixava claro que ele tinha a ajuda de Deus.

8. Como os anjos ajudaram Josué e Ezequias?

8 Josué, que se tornou o líder da nação de Israel depois de Moisés, também foi ajudado por anjos. Com a ajuda do “príncipe do exército de Jeová”, Josué liderou o povo de Deus numa vitória contra os cananeus. (Jos. 5:13-15; 6:2, 21) Mais tarde, o rei Ezequias enfrentou o poderoso exército da Assíria, que estava para invadir Jerusalém. Em uma só noite, “o anjo de Jeová saiu e matou 185.000” soldados assírios. — 2 Reis 19:35.

9. Os representantes de Deus eram imperfeitos, mas o que Jeová esperava que os israelitas fizessem?

9 Os anjos são perfeitos, mas é claro que os homens que eles ajudaram não eram. Por exemplo, uma vez Moisés deixou de dar honra a Jeová. (Núm. 20:12) Josué fez um pacto, ou acordo, com os gibeonitas sem perguntar a Deus o que devia fazer. (Jos. 9:14, 15) Por um tempo, Ezequias “ficou arrogante”. (2 Crô. 32:25, 26) Mesmo esses homens sendo imperfeitos, Jeová esperava que os israelitas seguissem a liderança deles. Já que Jeová usou anjos para ajudar esses homens, não havia dúvidas de que era ele que estava guiando seu povo.

ELES FORAM GUIADOS PELA PALAVRA DE DEUS

10. Dê um exemplo que mostra que Moisés seguia a Lei de Deus.

10 A Palavra de Deus guiava os representantes dele. A Bíblia chama a Lei que Deus deu a Israel de “Lei de Moisés”. (1 Reis 2:3) Mas a Bíblia deixa claro que foi Jeová quem deu a Lei a Moisés, tanto que o próprio Moisés tinha que obedecer a ela. (2 Crô. 34:14) Por exemplo, depois de receber instruções de Jeová sobre como montar o tabernáculo, “Moisés fez tudo o que Jeová lhe havia ordenado. Fez exatamente assim”. — Êxo. 40:1-16.

11, 12. (a) O que Josué e os reis que governavam o povo de Deus tinham que fazer? (b) Que efeito a Palavra de Deus tinha nos representantes dele?

11 Quando Josué se tornou líder da nação de Israel, ele tinha a Lei de Deus. Jeová disse que ele devia ler essa Lei ‘em voz baixa dia e noite, para obedecer cuidadosamente a tudo o que estava escrito’. (Jos. 1:8) Mais tarde, os reis que governavam o povo de Deus também tinham que ler a Lei todos os dias, fazer uma cópia dela e obedecer a tudo que estava escrito. — Leia Deuteronômio 17:18-20.

12 Que efeito a Palavra de Deus tinha nos representantes dele? Veja o exemplo do rei Josias. Depois que o livro da Lei de Moisés foi encontrado, Josias pediu que seu secretário lesse o livro para ele. * Qual foi a reação do rei? “Assim que o rei ouviu as palavras do livro da Lei, rasgou a sua roupa.” Mas Josias foi mais longe. A Palavra de Deus o motivou a destruir todos os ídolos de Israel. Ele também realizou a maior Páscoa que Israel já tinha visto. (2 Reis 22:11; 23:1-23) Josias e outros líderes fiéis deixavam que a Palavra de Deus os guiasse. Por isso, quando percebiam que uma orientação que tinham dado ao povo não estava de acordo com a Palavra de Deus, eles ajustavam essa orientação. Esses ajustes ajudavam o povo a fazer a vontade de Jeová.

13. Como os líderes do povo de Deus eram diferentes dos líderes de outras nações?

13 Os reis fiéis do povo de Deus eram bem diferentes dos líderes de outras nações, que eram guiados pela sabedoria humana. Por exemplo, os cananeus e seus líderes faziam coisas horríveis. Eles praticavam o homossexualismo e tinham relações sexuais com parentes próximos e com animais. Eles também adoravam deuses falsos, chegando até a fazer sacrifício de crianças. (Lev. 18:6, 21-25) Além disso, os líderes babilônios e egípcios não seguiam as mesmas regras de higiene que Deus tinha dado a Israel. (Núm. 19:13) Mas os líderes de Israel incentivavam o povo a manter sua adoração pura, a seguir as regras de Jeová sobre higiene e a evitar a imoralidade sexual. Dava para ver que Jeová estava guiando esses líderes.

14. Por que Jeová teve que disciplinar alguns líderes do seu povo?

14 Mas havia um problema. Nem todos os reis que governaram o povo de Deus seguiram as orientações dele. Esses reis não obedeceram a Jeová nem aceitaram as orientações do espírito santo, dos anjos e da Palavra de Deus. Em alguns casos, Jeová teve que disciplinar ou substituir esses líderes. (1 Sam. 13:13, 14) Por isso, no momento certo, Jeová designou um líder muito melhor do que todos os outros que ele tinha usado.

JEOVÁ ESCOLHE UM LÍDER PERFEITO

15. (a) Como os profetas mostraram que Jeová escolheria um líder como nenhum outro? (b) Quem foi esse líder?

15 Durante centenas de anos, Jeová prometeu que escolheria para seu povo um líder como nenhum outro. Moisés disse aos israelitas: “Jeová, seu Deus, fará surgir para você, dentre os seus irmãos, um profeta semelhante a mim; vocês devem escutá-lo.” (Deut. 18:15) Isaías disse que essa pessoa seria “um líder e governante”. (Isa. 55:4) E Daniel escreveu sobre a vinda do “Messias, o Líder”. (Dan. 9:25) Por fim, o próprio Jesus disse que era o Líder do povo de Deus. (Mateus 23:10.) Os discípulos de Jesus o seguiam de livre e espontânea vontade. Eles acreditavam que Jeová tinha escolhido Jesus para ser o Líder do seu povo. (João 6:68, 69) Como eles tinham certeza disso?

16. O que provava que Jesus tinha espírito santo?

16 Jesus tinha espírito santo. No batismo de Jesus, João, o Batizador, viu “os céus se abrindo e o espírito descer como pomba sobre ele”. Depois disso, o espírito conduziu Jesus ao deserto. (Mar. 1:10-12; João 1:32) Dali em diante, Jesus fez milagres e ensinou de forma impressionante com a ajuda do espírito santo. (Atos 10:38) Além disso, o espírito santo ajudou Jesus a mostrar qualidades como amor, alegria e forte fé. (João 15:9; Heb. 12:2) Nenhum outro líder deu provas tão claras de que tinha o espírito de Deus. Sem dúvida, Jeová tinha escolhido Jesus como Líder.

Como os anjos ajudaram Jesus depois que ele foi batizado? (Veja o parágrafo 17.)

17. Como Jesus foi ajudado por anjos?

17 Jesus foi ajudado por anjos. Um tempo depois do batismo de Jesus, “vieram anjos e começaram a servi-lo”. (Mat. 4:11) Horas antes da morte dele, apareceu “um anjo do céu e o fortaleceu”. (Luc. 22:43) Jesus tinha certeza de que, sempre que ele precisasse, Jeová enviaria anjos para ajudá-lo a fazer a Sua vontade. — Mat. 26:53.

18, 19. Como a Palavra de Deus guiava o que Jesus fazia e ensinava?

18 Jesus era guiado pela Palavra de Deus. Jesus sempre seguiu as orientações das Escrituras. (Mat. 4:4) Ele foi tão obediente à Palavra de Deus que estava disposto a morrer numa estaca de tortura. Até mesmo suas últimas palavras antes de morrer tinham a ver com profecias a respeito do Messias. (Mat. 27:46; Luc. 23:46) Os líderes religiosos dos dias de Jesus eram muito diferentes dele. Eles deixavam a Palavra de Deus de lado sempre que ela ia contra o que eles ensinavam. Citando as palavras que Jeová falou por meio de Isaías, Jesus disse: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está muito longe de mim. É em vão que continuam a me adorar, pois ensinam as regras de homens como doutrinas.” (Mat. 15:7-9) Acha que Jeová escolheria um desses homens para ser líder do seu povo?

19 A Palavra de Deus guiava não só o que Jesus fazia, mas também o que ele ensinava. Quando líderes religiosos criavam caso sobre assuntos polêmicos, ele não respondia com base na sua grande sabedoria e experiência de vida. Pelo contrário, ele deixava claro que as Escrituras tinham a palavra final em qualquer assunto. (Mat. 22:33-40) E em vez de ficar contando histórias sobre como era a vida no céu ou sobre a criação do Universo, “ele abriu a mente deles para que compreendessem o significado das Escrituras”. (Luc. 24:32, 45) Jesus amava a Palavra de Deus e queria muito falar a outros sobre ela.

20. (a) Como Jesus deu glória a Deus? (b) Com base no que aconteceu com o rei Herodes, o que você acha que Jeová espera de um líder?

20 As pessoas ficavam impressionadas com as “palavras cativantes” de Jesus. (Luc. 4:22) Mas ele dava a glória ao seu Instrutor, Jeová. Quando um homem rico tentou honrar Jesus com o título “Bom Instrutor”, Jesus disse com humildade: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um só, Deus.” (Mar. 10:17, 18) Que diferença do rei Herodes Agripa I, que se tornou líder da Judeia uns oito anos depois da morte de Jesus! Certa vez, ao fazer um discurso, Herodes vestiu “a roupa real”. A multidão começou a gritar: “É a voz de um deus e não de um homem!” Pelo visto, Herodes amou toda aquela atenção. O que aconteceu? “Instantaneamente o anjo de Jeová o feriu, porque não deu glória a Deus. E ele morreu comido por vermes.” (Atos 12:21-23) Qualquer pessoa sensata podia ver que Jeová não tinha escolhido Herodes para ser líder. Mas no caso de Jesus era diferente. Ele deu provas claras de que tinha sido escolhido por Deus e sempre dava honra a Jeová, o Grandioso Líder do seu povo.

21. Que perguntas serão respondidas no próximo artigo?

21 Jesus não seria Líder apenas por alguns anos. Depois que foi ressuscitado, ele disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.” Ele disse também: “Saibam que eu estou com vocês todos os dias, até o final do sistema de coisas.” (Mat. 28:18-20) Mas como Jesus poderia, lá do céu, ser o Líder do povo de Deus na Terra? Quem Jesus usaria aqui na Terra para representá-lo? E como os cristãos saberiam quem são esses representantes? Essas e outras perguntas serão respondidas no próximo artigo.

^ parágrafo. 12 Talvez fosse o livro original, escrito pelo próprio Moisés.