Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Fevereiro de 2017

Como Jeová guia seu povo hoje?

Como Jeová guia seu povo hoje?

“Lembrem-se dos que exercem liderança entre vocês.” — HEB. 13:7.

CÂNTICOS: 146, 43

1, 2. Depois de Jesus ter ido para o céu, o que talvez tenha passado na mente dos apóstolos?

OS APÓSTOLOS estavam no monte das Oliveiras olhando para o céu. Eles tinham acabado de ver Jesus, seu senhor e amigo, subir para o céu e desaparecer nas nuvens. (Atos 1:9, 10) Jesus tinha ensinado, encorajado e guiado os apóstolos por cerca de dois anos. Mas agora ele tinha ido embora. O que eles iam fazer?

2 Jesus tinha dado a seus seguidores uma tarefa muito importante: “[Vocês] serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até a parte mais distante da terra.” (Atos 1:8) Como eles iam conseguir fazer isso? É verdade que Jesus tinha prometido que logo eles receberiam espírito santo. (Atos 1:5) Mas como eles iam organizar e liderar essa pregação na Terra inteira? Os apóstolos sabiam que, no passado, Jeová tinha usado representantes humanos para liderar seu povo. Assim, eles talvez tenham pensado: ‘Será que Jeová vai escolher um novo líder?’

3. (a) Que importante decisão os apóstolos tomaram depois de Jesus ter ido para o céu? (b) O que vamos estudar neste artigo?

3 Menos de duas semanas depois, os discípulos de Jesus estudaram as Escrituras, oraram pedindo a ajuda de Deus e escolheram Matias para ficar no lugar de Judas Iscariotes como apóstolo. (Atos 1:15-26) Por que fizeram isso? Do seu estudo, os discípulos tinham entendido que para Jeová era necessário haver 12 apóstolos. * Jesus não tinha escolhido os apóstolos só para pregarem junto com ele. Na verdade, ele queria que eles realizassem um trabalho importante entre o povo de Deus. Que trabalho era esse? E como Jeová e Jesus prepararam os apóstolos para realizar esse trabalho? Quem Jeová usa para fazer esse trabalho hoje? E como podemos ‘nos lembrar dos que exercem liderança’ entre nós, especialmente do “escravo fiel e prudente”? — Heb. 13:7; Mat. 24:45.

REPRESENTANTES NA TERRA COM UM LÍDER NO CÉU

4. Que tarefa importante os apóstolos e outros anciãos ungidos tinham na congregação?

4 Os apóstolos começaram a exercer a liderança na congregação cristã na festividade de Pentecostes do ano 33. Nessa ocasião, “Pedro se pôs de pé com os Onze” e ensinou muitas verdades para uma grande multidão de pessoas. (Atos 2:14, 15) Por causa disso, muitos se tornaram cristãos. E esses novos cristãos continuaram a se dedicar “aos ensinamentos dos apóstolos”. (Atos 2:42) Como os apóstolos exerciam a liderança na congregação? Os apóstolos cuidavam dos donativos feitos pelos irmãos. (Atos 4:34, 35) Eles também cuidavam da espiritualidade do povo de Deus, se dedicando “à oração e ao ministério da palavra”. (Atos 6:4) E eles designavam cristãos experientes para pregar em novos territórios. (Atos 8:14, 15) Com o tempo, outros anciãos ungidos se juntaram aos apóstolos na tarefa de tomar a liderança. Esse grupo de irmãos dava orientações às congregações e formava um corpo governante. — Atos 15:2.

5, 6. (a) O que mostra que o corpo governante dos dias dos apóstolos tinha espírito santo? (Veja a gravura no começo do artigo.) (b) Como os anjos ajudavam o corpo governante? (c) Como a Palavra de Deus guiava o corpo governante?

5 Os cristãos no tempo dos apóstolos sabiam que Jeová guiava o corpo governante por meio de Jesus. Por que tinham certeza disso? Vamos ver três motivos. Primeiro, o corpo governante tinha espírito santo. (João 16:13) Todos os ungidos tinham recebido espírito santo, mas o espírito dava uma ajuda a mais aos apóstolos e outros anciãos em Jerusalém. Dessa forma, eles podiam realizar o seu trabalho de liderar a congregação. Por exemplo, no ano 49, o espírito santo orientou o corpo governante a tomar uma decisão sobre a circuncisão. As congregações obedeceram a essa orientação e, por isso, foram “fortalecidas na fé e cresciam a cada dia”. (Atos 16:4, 5) Quando lemos a carta que o corpo governante enviou às congregações sobre essa decisão, vemos que eles demonstravam as qualidades do espírito de Deus, como a fé e o amor. — Atos 15:11, 25-29; Gál. 5:22, 23.

6 Segundo, eles receberam a ajuda de anjos. Veja um exemplo. Cornélio era um homem que queria servir a Deus, mas era gentio, ou seja, ele não era judeu. Um anjo disse para ele chamar o apóstolo Pedro. Nem Cornélio nem os outros homens ali eram circuncidados. Mesmo assim, depois que Pedro pregou para Cornélio e seus familiares, eles receberam espírito santo. Isso ajudou os apóstolos e os irmãos a entender que Jeová queria que eles aceitassem os gentios incircuncisos na congregação. Cornélio foi o primeiro gentio incircunciso a ser batizado. (Atos 11:13-18) Os anjos apoiavam a pregação e ajudavam a obra a crescer. (Atos 5:19, 20) Terceiro, o corpo governante era guiado pela Palavra de Deus. Eles usavam as Escrituras para liderar a congregação. E, quando surgiam dúvidas sobre certos ensinos, eles procuravam a orientação das Escrituras para saber o que fazer. — Atos 1:20-22; 15:15-20.

7. Por que podemos dizer que Jesus era o Líder da congregação nos dias dos apóstolos?

7 O corpo governante tinha autoridade na congregação. Mas eles sabiam que seu Líder era Jesus. Por que podemos dizer isso? O apóstolo Paulo disse que foi Cristo quem designou “alguns como apóstolos”. Ele disse também que Cristo era o “cabeça”, ou Líder, da congregação. (Efé. 4:11, 15) E, em vez de serem conhecidos como seguidores de algum apóstolo, “por direção divina, foram chamados de cristãos”, deixando claro que eram seguidores de Cristo. (Atos 11:26) Paulo sabia que era importante ‘se apegar às tradições’, ou seja, às coisas que os apóstolos e outros irmãos da liderança ensinavam com base na Bíblia. Mas ele disse: “Quero que saibam que o cabeça de todo homem [incluindo todos os membros do corpo governante] é o Cristo; . . . e o cabeça do Cristo é Deus.” (1 Cor. 11:2, 3) O Líder da congregação não era nenhum homem na Terra, mas Jesus no céu, escolhido por Jeová.

“ESSA NÃO É UMA OBRA DE HOMENS”

8, 9. Conte como o irmão Russell ajudou a restabelecer o verdadeiro cristianismo a partir de 1870.

8 A partir de 1870, Russell e alguns outros começaram a fazer um estudo profundo da Bíblia e se esforçaram para restabelecer o verdadeiro cristianismo. Eles queriam ensinar a verdade da Bíblia em vários idiomas. Para ajudar a obra a crescer, em 1884 eles registraram legalmente a Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião (dos EUA), e o irmão Russell era o presidente. * Ele estudava muito a Bíblia e não teve medo de mostrar que ensinos como a Trindade e a imortalidade da alma não eram bíblicos. Além disso, ele entendeu que a volta de Cristo seria invisível e que “os tempos determinados das nações” terminariam em 1914. (Luc. 21:24) O irmão Russell não poupou tempo, dinheiro e esforços para ensinar as verdades da Bíblia a outros. Não temos dúvida de que o irmão Russell estava sendo usado por Jeová e Jesus para exercer a liderança naquela época tão importante.

9 O irmão Russell não queria chamar a atenção para si mesmo. Em 1896, ele escreveu: “Não queremos homenagem, nem reverência, para nós mesmos ou para nossos escritos; não desejamos ser chamados de Reverendo ou Rabino. Nem desejamos que algum grupo seja chamado pelo nosso nome.” Mais tarde, ele disse: “Essa não é uma obra de homens.”

10. (a) Quando Jesus designou o “escravo fiel e prudente”? (b) Conte como o Corpo Governante e a diretoria da Sociedade Torre de Vigia aos poucos passaram a ser coisas diferentes.

10 Em 1919, três anos depois da morte do irmão Russell, Jesus designou o “escravo fiel e prudente”. Com que objetivo? Para dar aos seus seguidores “alimento no tempo apropriado”. (Mat. 24:45) Já naquele tempo, um pequeno grupo de irmãos ungidos na sede mundial em Brooklyn, Nova York, preparava e distribuía alimento espiritual para os seguidores de Jesus. A expressão “corpo governante” começou a aparecer nas nossas publicações nos anos 40. Naquela época, muitos entendiam que essa expressão se referia aos diretores da Sociedade Torre de Vigia. Mas em 1971 foi explicado que havia uma diferença entre o Corpo Governante e a Sociedade Torre de Vigia. A diferença era que a Sociedade cuidava de assuntos jurídicos, não de assuntos espirituais. Dali em diante, irmãos ungidos podiam fazer parte do Corpo Governante sem serem diretores da Sociedade. Mais recentemente, irmãos experientes das “outras ovelhas” têm sido diretores da Sociedade e de outras entidades jurídicas usadas pelo povo de Deus. Assim, o Corpo Governante pode se concentrar em fornecer alimento espiritual e em liderar a congregação. (João 10:16; Atos 6:4) A Sentinela de 15 de julho de 2013 explicou que o “escravo fiel e prudente” são os ungidos que fazem parte do Corpo Governante.

O Corpo Governante, anos 50

11. Como funciona o Corpo Governante?

11 O Corpo Governante toma decisões importantes como grupo quando se reúne uma vez por semana. Essas reuniões os ajudam a ter uma boa comunicação e a se manterem unidos. (Pro. 20:18) Nenhum membro do Corpo Governante é mais importante do que outro. Por isso, a cada ano um membro diferente é o presidente nessas reuniões. (1 Ped. 5:1) O mesmo acontece em cada uma das seis comissões do Corpo Governante. Nenhum membro do Corpo Governante acha que é líder dos seus irmãos. Pelo contrário, eles se lembram que são um dos “domésticos”, que recebem o alimento espiritual fornecido pelo escravo e seguem as orientações dele.

Desde 1919, o escravo fiel tem dado alimento espiritual para o povo de Deus (Veja os parágrafos 10 e 11.)

“QUEM É REALMENTE O ESCRAVO FIEL E PRUDENTE?”

12. Que perguntas vamos responder a partir de agora?

12 O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito. Por isso, ele pode cometer erros aos explicar assuntos da Bíblia ou ao dar orientações. Tanto é que no Índice encontramos o assunto “Esclarecimento de Crenças”, com uma lista de ajustes em nosso entendimento da Bíblia desde 1870. Na verdade, Jesus não disse que o escravo ia dar alimento espiritual perfeito. Então, como podemos saber a resposta da pergunta de Jesus: “Quem é realmente o escravo fiel e prudente?” (Mat. 24:45) Que provas temos de que o Corpo Governante é o escravo fiel? Vimos três ajudas que o corpo governante tinha no tempo dos apóstolos para liderar o povo de Deus. Será que o Corpo Governante hoje tem essas mesmas ajudas? Vamos ver.

13. Como o espírito santo tem ajudado o Corpo Governante?

13 Espírito santo. O espírito santo tem ajudado o Corpo Governante a entender verdades da Bíblia que antes não eram entendidas. Por exemplo, pense na lista de ajustes em nosso entendimento mencionada no parágrafo anterior. É claro que nenhum humano poderia ter entendido e explicado sozinho essas “coisas profundas de Deus”. (1 Coríntios 2:10.) O Corpo Governante pensa como Paulo, que escreveu: “Dessas coisas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo espírito.” (1 Cor. 2:13) A luz da verdade da Bíblia ficou escondida por centenas de anos. Mas desde 1919, o entendimento da verdade tem aumentado rapidamente. Não existe outra explicação para isso a não ser a ajuda do espírito santo de Deus, não acha?

14. De acordo com Apocalipse 14:6, 7, como os anjos ajudam o povo de Deus hoje?

14 Anjos. O Corpo Governante hoje tem a enorme tarefa de cuidar da obra de pregação feita por mais de 8 milhões de publicadores no mundo inteiro. Por que esse trabalho tem dado tão certo? Porque, entre outras coisas, os anjos estão ajudando. (Apocalipse 14:6, 7.) Em muitos casos, uma pessoa tinha acabado de orar pedindo a ajuda de Deus quando os publicadores falaram com ela! * Em alguns países, existe forte oposição à nossa obra. Mesmo assim, a obra de pregação e de fazer discípulos continua crescendo no mundo todo. Isso só é possível com a ajuda que Deus nos dá por meio dos anjos.

15. Como o Corpo Governante é diferente dos líderes de religiões que se dizem cristãs? Dê um exemplo.

15 Palavra de Deus. O Corpo Governante é guiado pela Palavra de Deus. (Leia João 17:17.) Veja o que aconteceu em 1973. A Sentinela de 1.° de dezembro de 1973 perguntou se quem fuma pode se batizar. O artigo mostrou que, de acordo com a Bíblia, a resposta é não. Com base em vários textos bíblicos, o artigo explicou por que um cristão que não parasse de fumar seria desassociado. (1 Cor. 5:7; 2 Cor. 7:1) Disse também que essa decisão firme era “realmente de Deus, . . . por intermédio de sua Palavra escrita”. Será que alguma outra religião está disposta a seguir a Palavra de Deus mesmo quando isso é um grande desafio para alguns dos seus membros? Recentemente, um livro sobre as religiões nos Estados Unidos disse: “Líderes de religiões cristãs muitas vezes mudam seus ensinos para combinar com as crenças e as opiniões dos seus membros e da sociedade em geral.” O Corpo Governante não é guiado pelo que é popular no mundo, mas pela Palavra de Deus. Se é assim, quem realmente está liderando o povo de Deus hoje? Só pode ser Deus.

“LEMBREM-SE DOS QUE EXERCEM LIDERANÇA”

16. Qual é uma maneira de ‘se lembrar’ do Corpo Governante?

16 Hebreus 13:7. A palavra grega traduzida “lembrem-se” também pode ser traduzida “mencionem”. Assim, uma maneira de ‘se lembrar dos que exercem liderança’ é mencionar o Corpo Governante em nossas orações. (Efé. 6:18) Pare e pense nas muitas responsabilidades que eles têm, como dar alimento espiritual, cuidar da obra de pregação no mundo todo e decidir como usar os donativos. Com certeza eles precisam de nossas orações!

17, 18. (a) De que outra maneira podemos nos lembrar do Corpo Governante? (b) Por que é importante apoiar o Corpo Governante na pregação?

17 Além de orar pelos membros do Corpo Governante, nós podemos nos lembrar deles por seguir suas orientações. O Corpo Governante nos dá orientações por meio das publicações, reuniões, assembleias e congressos. Eles também designam os superintendentes de circuito, e os superintendentes de circuito designam os anciãos. Esses superintendentes e os anciãos se lembram do Corpo Governante por sempre seguirem às orientações que recebem. Quando obedecemos e respeitamos os homens que tomam a liderança, mostramos respeito pelo nosso Líder, Jesus. — Heb. 13:17.

18 Outra maneira de nos lembrarmos do Corpo Governante é fazer o nosso melhor na pregação. Paulo incentivou os cristãos a imitar a fé dos que exercem a liderança. Como podemos fazer isso? O Corpo Governante tem feito de tudo para que as boas novas sejam pregadas na Terra inteira. Isso mostra a grande fé que esses irmãos têm. Quando participamos na pregação, apoiamos esses irmãos e imitamos sua fé. Você é uma das outras ovelhas que têm feito isso? Então imagine como vai ser bom quando nosso Líder, Jesus, disser: “O que vocês fizeram a um dos menores destes meus irmãos, a mim o fizeram.” — Mat. 25:34-40.

19. Por que você quer seguir nosso Líder, Jesus?

19 Quando Jesus voltou para o céu, ele não abandonou seus seguidores. (Mat. 28:20) Ele sabia muito bem como tinha sido ajudado pelo espírito santo, pelos anjos e pela Palavra de Deus a tomar a liderança enquanto estava na Terra. Por isso, ele dá essa mesma ajuda ao escravo fiel hoje. Como cristãos ungidos, os membros do Corpo Governante “estão seguindo o Cordeiro para onde quer que ele vá”. (Apo. 14:4) Quando seguimos as orientações deles, na verdade estamos seguindo o nosso Líder, Jesus. Em breve, Jesus nos “guiará a fontes de água da vida” e vamos poder viver para sempre! (Apo. 7:14-17) E que líder humano pode prometer isso?

^ parágrafo. 3 Pelo visto, Jeová queria que os 12 apóstolos formassem as 12 “pedras de alicerce” da Nova Jerusalém, que representa os 144 mil no céu. (Apo. 21:14) Por isso, não seria necessário substituir nenhum dos apóstolos fiéis depois que eles morressem.

^ parágrafo. 8 Em 1955, o nome mudou para Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia, EUA.

^ parágrafo. 14 Veja o livro ‘Dê Testemunho Cabal’ sobre o Reino de Deus, páginas 58-59.