Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Fevereiro de 2017

A vontade de Jeová vai se cumprir!

A vontade de Jeová vai se cumprir!

“Eu falei e realizarei. Estabeleci o meu propósito e o cumprirei.” — ISA. 46:11.

CÂNTICOS: 147, 149

1, 2. (a) O que Jeová nos ensinou? (b) Os textos de Isaías 46:10, 11 e 55:11 nos dão que certeza?

AS PRIMEIRAS palavras da Bíblia são simples, mas dão o que pensar: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gên. 1:1) Na verdade, sabemos pouco sobre as coisas que Deus criou, como o espaço, a luz e a gravidade, e menos ainda sobre o Universo como um todo. (Ecl. 3:11) Mas Jeová fez questão de nos ensinar sobre o seu propósito, ou seja, sobre o que ele queria para a Terra e a humanidade. Ele criou os humanos à sua imagem e fez a Terra para ser o lar ideal para eles. (Gên. 1:26) Eles seriam seus filhos, e ele seria o Pai deles.

2 O capítulo três de Gênesis fala que algo atrapalhou o propósito de Jeová. (Gên. 3:1-7) Mas não existe problema que Jeová não possa resolver. Ninguém pode impedi-lo de cumprir o que promete. (Isa. 46:10, 11; 55:11) Por isso, podemos ter certeza de que o propósito de Jeová vai se cumprir na hora certa!

3. (a) Que verdades importantes nos ajudam a entender a mensagem da Bíblia? (b) Por que é bom estudar esse assunto nesta semana? (c) Que perguntas serão respondidas neste artigo?

3 Nós sabemos bem qual é o propósito de Deus para a Terra e a humanidade. Também sabemos qual é o papel de Jesus nesse propósito. Essas verdades são muito importantes para entendermos a mensagem da Bíblia. Provavelmente foram as primeiras coisas que aprendemos quando começamos a estudar a Bíblia. Queremos ajudar as pessoas de coração sincero a aprender essas verdades. Faltam poucos dias para a Celebração da morte de Cristo, e estamos nos esforçando para convidar o máximo de pessoas possível para essa reunião. (Luc. 22:19, 20) Os que aceitarem o convite vão aprender muito sobre o propósito de Deus. Assim, queremos aproveitar o tempo que resta antes da Celebração para incentivar nossos estudantes da Bíblia e outras pessoas sinceras a não perder essa reunião importante. Que perguntas podemos fazer para chamar a atenção deles? Neste artigo, vamos analisar três perguntas: Qual era o propósito, ou a vontade, de Deus para a Terra e a humanidade? O que deu errado? E como o resgate abriu as portas para que a vontade de Deus seja feita na Terra?

QUAL ERA O PROPÓSITO DE DEUS?

4. Que coisas na criação mostram que Jeová é um Deus impressionante?

4 Jeová é um Deus impressionante. Tudo que ele criou é da mais alta qualidade. (Gên. 1:31; Jer. 10:12) O que podemos aprender da beleza e da ordem que existem na criação? Ficamos impressionados de ver como tudo na criação funciona bem, tanto as coisas pequenas como as grandes. Os detalhes da célula humana, a fofura de um bebê ou a beleza do pôr do sol: não acha tudo isso maravilhoso? Nós admiramos essas coisas porque Jeová nos criou com a capacidade de apreciar o que é bonito. — Salmo 19:1; 104:24.

5. O que Jeová fez para que tudo na criação funcionasse em perfeita harmonia?

5 Por amor, Jeová estabeleceu limites e leis para tudo o que criou. Para que tudo funcionasse em perfeita harmonia, ele criou tanto as leis da natureza como as leis do que é certo e errado. (Sal. 19:7-9) Jeová decide como as coisas que ele criou devem funcionar. Já percebeu que todas as coisas no Universo têm o seu lugar e funcionam muito bem juntas? Por exemplo, a lei da gravidade faz com que a atmosfera fique perto da Terra. Essa lei também controla as marés e os oceanos. Sem a gravidade, não haveria vida na Terra. Vemos assim que as leis da natureza são importantes para toda a criação, inclusive os humanos. A ordem que existe na criação deixa claro que Deus criou a Terra e a humanidade com um objetivo. Na pregação, podemos mostrar às pessoas que existe alguém por trás de tudo isso. — Apo. 4:11.

6, 7. Que coisas Jeová deu a Adão e Eva?

6 Jeová queria que os humanos vivessem para sempre aqui na Terra. (Gên. 1:28; Sal. 37:29) Jeová é um Deus generoso, e ele deu a Adão e Eva muitas coisas para que eles tivessem prazer na vida. (Tiago 1:17.) Jeová deu a eles a liberdade de escolha e a capacidade de raciocinar, de amar e de fazer amizades. Jeová falou com Adão e explicou como ele podia ser obediente. Adão aprendeu a cuidar de si mesmo, dos animais e do jardim do Éden. (Gên. 2:15-17, 19, 20) Jeová também criou Adão e Eva com a capacidade de ver, ouvir, cheirar e sentir o gosto das coisas. Assim, eles podiam aproveitar o que tinha de bom e de melhor no seu belo lar. O primeiro casal sempre teria um trabalho interessante para fazer e um grande senso de realização. Eles poderiam continuar descobrindo coisas novas para sempre.

7 O que mais Jeová queria para os humanos? Jeová criou Adão e Eva com a capacidade de ter filhos perfeitos. Ele queria que os filhos deles tivessem filhos, até que a Terra ficasse cheia de pessoas felizes. Assim como Jeová amava Adão e Eva, ele queria que eles e todos os pais depois deles amassem seus filhos também. Ele deu aos humanos a Terra e todas as coisas belas e valiosas que existem nela. Ela seria o lar deles para sempre. — Sal. 115:16.

O QUE DEU ERRADO?

8. Por que Jeová deu a Adão e Eva a ordem em Gênesis 2:16, 17?

8 A princípio, as coisas não saíram do jeito que Jeová queria. O que aconteceu? Jeová tinha dado a Adão e Eva uma ordem simples para ver se eles aceitavam ou não os limites da sua liberdade. Ele disse a Adão: “De toda árvore do jardim, você pode comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” (Gên. 2:16, 17) Essa lei não era difícil de entender, nem de obedecer. Afinal, eles tinham alimento de sobra.

9, 10. (a) O que Satanás deu a entender sobre Jeová? (b) O que Adão e Eva decidiram fazer? (Veja a gravura no começo do artigo.)

9 Satanás, o Diabo, usou uma serpente para enganar Eva. Ele queria que Eva desobedecesse ao seu Pai, Jeová. (Gênesis 3:1-5; Apo. 12:9) Jeová tinha dito a Adão e Eva que eles podiam comer “de toda árvore do jardim”, menos de uma. Satanás se aproveitou da situação para colocar dúvidas na cabeça de Eva, como que dizendo: ‘Como assim? Vocês não podem fazer o que querem?’ Daí, ele contou uma mentira descarada: “Vocês certamente não morrerão”. Então, ele tentou convencer Eva de que ela não precisava obedecer a Deus, dizendo: “Deus sabe que, no mesmo dia em que comerem dele, seus olhos se abrirão.” Ele deu a entender que Jeová não queria que eles comessem do fruto porque isso daria a eles um conhecimento especial. Por fim, Satanás contou outra mentira: “Vocês serão como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.”

10 Adão e Eva tinham que decidir: iam obedecer a Jeová ou dar ouvidos à serpente? Eles preferiram desobedecer a Deus. Por fazerem isso, ficaram do lado de Satanás e deram as costas para Jeová, perdendo assim a sua proteção. — Gên. 3:6-13.

11. Por que Jeová não podia deixar pra lá o pecado de Adão e Eva?

11 Quando Adão e Eva se voltaram contra Jeová, eles perderam a perfeição. E não só isso, por desobedecerem, eles se tornaram inimigos de Jeová. Isso porque ele ‘não pode tolerar a maldade’ e ‘seus olhos são puros demais para ver o que é mau’. (Hab. 1:13) Se Jeová tivesse deixado pra lá o pecado deles, a paz e a união de todas as criaturas no céu e na Terra estariam em perigo. E o mais importante: se Jeová não tivesse feito nada, os anjos e os humanos poderiam ficar se perguntando se dava para confiar em Deus. Mas Jeová é tão justo que nunca passa por cima das suas próprias leis. (Sal. 119:142) Adão e Eva tinham liberdade de escolha, mas isso não dava a eles o direito de desobedecer à ordem de Deus. Agora eles teriam que lidar com as consequências do seu pecado; eles iam morrer e voltar ao pó. — Gên. 3:19.

12. Como o pecado de Adão afetou seus filhos?

12 Quando Adão e Eva comeram do fruto, Jeová não podia mais aceitá-los como parte da sua família. Foram eles que se colocaram nessa situação. Jeová os expulsou do Éden, e eles nunca mais poderiam voltar. (Gên. 3:23, 24) O que Jeová fez foi justo; Adão e Eva sofreram as consequências da decisão que tomaram. (Deuteronômio 32:4, 5.) Agora eles não eram mais perfeitos; não podiam mais imitar as qualidades de Deus com perfeição. Adão não só estragou o futuro dele, mas também o de seus filhos. Ele também passou para eles a imperfeição, o pecado e a morte. (Rom. 5:12) Adão tirou de todos os seus filhos a oportunidade de viver para sempre. Além disso, nem Adão e Eva nem seus filhos iam poder ter filhos perfeitos. Satanás não se contentou em desviar Adão e Eva; ele continua enganando as pessoas até hoje. — João 8:44.

O RESGATE FOI A SOLUÇÃO

13. O que Jeová quer para os humanos?

13 Apesar de tudo o que aconteceu, Jeová ainda ama a humanidade. É verdade que Adão e Eva pecaram, mas Jeová quer que os humanos sejam amigos dele. E ele não quer que ninguém morra. (2 Ped. 3:9) Por isso, assim que Adão e Eva abandonaram a Jeová, ele tomou medidas para que os humanos pudessem voltar a ser amigos dele. Ao mesmo tempo, ele não passou por cima das suas leis justas. Como ele conseguiu isso?

14. (a) De acordo com João 3:16, o que Deus fez para que os humanos pudessem ter vida eterna? (b) Que pergunta podemos considerar com pessoas de coração sincero?

14 João 3:16. Algumas pessoas que convidamos para a Celebração sabem esse texto de cor. Mas a pergunta é: Como a morte de Jesus pode dar vida eterna? Temos pelos menos três oportunidades de ajudar pessoas de coração sincero a saber a resposta: quando as convidamos para a Celebração, no Salão do Reino no dia da Celebração e quando as visitamos depois da Celebração. Quanto mais as pessoas aprenderem sobre o resgate, mais elas vão ver que o resgate é uma prova do amor e da sabedoria de Jeová. Vamos ver duas coisas sobre o resgate que podemos explicar a elas.

15. Como Jesus foi diferente de Adão?

15 Jeová providenciou um homem perfeito que pudesse dar a vida como resgate. Esse homem perfeito tinha que ser leal a Jeová e querer dar sua vida pela humanidade. (Rom. 5:17-19) Jeová enviou Jesus, sua primeira criação, do céu para a Terra, para nascer como humano. (João 1:14) Assim, Jesus era perfeito, como Adão tinha sido. Mas, ao contrário de Adão, Jesus fez tudo o que Jeová esperava de um homem perfeito. Ele passou por provas extremamente difíceis; mesmo assim não desobedeceu nenhuma lei de Deus.

16. Por que o resgate é tão importante?

16 Como homem perfeito, Jesus podia morrer pelos humanos e livrá-los do pecado e da morte. Jesus foi exatamente o que Adão deveria ter sido — um homem perfeito, leal e obediente a Deus em todos os sentidos. (1 Tim. 2:6) O resgate abriu o caminho para que “muitos” — homens, mulheres e crianças — um dia possam ter vida eterna. (Mat. 20:28) Podemos dizer que o resgate é como uma chave que abre as portas para que o propósito de Deus seja realizado. (2 Cor. 1:19, 20) O resgate dá a todos os humanos fiéis a oportunidade de viver para sempre.

JEOVÁ ABRIU AS PORTAS PARA VOLTARMOS

17. O que o resgate tornou possível?

17 Jeová nos ama tanto que pagou um preço alto para nos salvar: a vida do seu querido Filho. (1 Ped. 1:19; 1 João 4:9, 10) Assim, Jesus como que se tornou nosso pai no lugar de Adão. (1 Cor. 15:45) Por fazer isso, Jesus nos deu a oportunidade não só de ter vida eterna, mas também de um dia voltarmos a fazer parte da família de Deus. Por causa do resgate, Jeová pode aceitar os humanos de volta à sua família sem abrir mão da sua justiça. Imagine como vai ser maravilhoso quando todos os humanos fiéis forem perfeitos! Todos no céu e na Terra vão estar totalmente unidos. Todos nós vamos ser filhos de Deus no pleno sentido da palavra. — Rom. 8:21.

18. Quando Jeová vai ser “todas as coisas para com todos”?

18 É verdade que Satanás conseguiu fazer Adão e Eva pecar contra Jeová. Mas isso não impediu Jeová de amar a humanidade, nem impediu que humanos imperfeitos fossem leais a ele. Por meio do resgate, Jeová vai ajudar a cada um de nós a se tornar completamente justo. Como vai ser bom quando todos ‘que reconhecem o Filho e exercem fé nele’ tiverem vida eterna! (João 6:40) Com grande amor e sabedoria, Jeová vai fazer com que toda a família humana se torne perfeita, como ele sempre quis. Depois disso, nosso Pai Jeová vai ser “todas as coisas para com todos”, o único governante em todo o Universo. — 1 Cor. 15:28.

19. (a) Se dermos valor ao resgate, o que vamos fazer? (Veja o quadro “ Vamos continuar a ‘procurar os merecedores’”.) (b) O que vamos ver no próximo artigo?

19 Se dermos valor ao resgate, vamos fazer tudo o que pudermos para ajudar outros a ver que eles precisam desse presente maravilhoso. As pessoas precisam saber que é por meio do resgate que Jeová dá a todos a oportunidade de viver para sempre. Mas o resgate faz mais do que isso. No próximo artigo, vamos ver como o resgate também resolve as questões que Satanás levantou lá no jardim do Éden.