Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Agosto de 2017

Jeová sempre supera as nossas expectativas

Jeová sempre supera as nossas expectativas

“A paz de Deus, que está além de toda compreensão, guardará o seu coração.” — FIL. 4:7.

CÂNTICOS: 39, 141

1, 2. O que aconteceu com Paulo e Silas em Filipos? (Veja o desenho no começo do estudo.)

IMAGINE a cena. Já é quase meia-noite. Os missionários Paulo e Silas estão presos numa cela suja e escura, na cidade de Filipos. Eles foram espancados e agora estão com os pés presos no tronco. (Atos 16:23, 24) O estranho é que as coisas mudaram de uma hora pra outra! Do nada, eles foram arrastados para a praça principal da cidade e condenados como criminosos. As roupas deles foram arrancadas e eles foram espancados com varas. (Atos 16:16-22) O pior de tudo é que Paulo era um cidadão romano. Ele tinha o direito de ser julgado por um tribunal de verdade. *

2 Enquanto estava sentado naquela cela escura, Paulo deve ter parado pra pensar em tudo o que aconteceu naquele dia. Filipos era uma cidade bem diferente de outras onde Paulo já tinha pregado. Os judeus de lá costumavam ir a um lugar fora da cidade para se reunir. (Atos 16:13, 14) Por quê? Porque eles não tinham uma sinagoga. Para formar uma sinagoga, era preciso ter pelo menos dez homens judeus. Então, pode ser que não houvesse nem dez judeus em Filipos. Outro detalhe sobre as pessoas dessa cidade é que elas tinham muito orgulho de sua cidadania romana, mesmo não tendo todos os direitos de um romano de verdade. (Atos 16:21) E o povo de Filipos talvez nem imaginasse que Paulo e Silas, simples judeus, fossem cidadãos romanos. Não importa o que eles pensavam, o fato é que a prisão de Paulo e Silas foi totalmente injusta.

3. (a) Por que Paulo deve ter achado que não fazia sentido ele ser preso? (b) Que atitude Paulo teve enquanto estava preso?

3 Paulo também deve ter se lembrado do que tinha acontecido poucos meses antes. Ele estava do outro lado do mar Egeu, e o espírito santo várias vezes o impediu de pregar em algumas regiões. Tudo dava a entender que Paulo deveria ir para outro lugar. (Atos 16:6, 7) Mas para onde? A resposta veio em uma visão. Um homem disse a Paulo: “Venha para a Macedônia.” Agora tinha ficado claro o que Jeová queria, e Paulo obedeceu na hora. (Atos 16:8-10.) Só que daí aconteceu algo que parecia não fazer sentido. Paulo mal chegou à Macedônia e já foi jogado numa prisão! Por que Jeová deixou isso acontecer? Quanto tempo Paulo ia ficar preso? É claro que essas perguntas passaram pela cabeça de Paulo. Mas isso não enfraqueceu sua fé nem diminuiu sua alegria. A Bíblia diz que ele e Silas “estavam orando e louvando a Deus com cânticos”. (Atos 16:25) A paz de Deus acalmou o coração e a mente deles.

4, 5. (a) Que reviravoltas podem ocorrer em nossas vidas? (b) Como a situação de Paulo mudou de uma hora pra outra?

4 Às vezes, nossa vida também passa por reviravoltas. Por exemplo, já aconteceu de você seguir a orientação de Jeová, mas as coisas não saírem do jeito que você pensava? Já aconteceram algumas coisas que mudaram a sua vida de repente? (Ecl. 9:11) Ao pensar na sua vida, você talvez se pergunte por que Jeová permitiu algumas coisas. Mas veja o que aconteceu com Paulo e Silas. Essa história pode ajudar você a confiar em Jeová de olhos fechados.

5 Enquanto Paulo e Silas cantam para Jeová, começa uma sequência de acontecimentos que ninguém podia imaginar. Primeiro, ocorre um forte terremoto. As portas da prisão e das celas se abrem. As correntes dos presos se soltam. Desesperado com aquela situação, o carcereiro tenta se suicidar, mas Paulo o impede. O carcereiro e sua família são batizados. Quando o dia amanhece, as autoridades mandam guardas para libertar Paulo e Silas. Os guardas falam para eles saírem da cidade, mas Paulo e Silas dizem que são cidadãos romanos. Daí, as autoridades percebem que cometeram um grande erro e acompanham Paulo e Silas para fora da cidade. Mas antes Paulo decide se despedir de Lídia, que tinha se batizado alguns dias atrás. Ele também aproveita para encorajar os irmãos. (Atos 16:26-40) Não é incrível como as coisas mudaram de uma hora pra outra?

“ALÉM DE TODA COMPREENSÃO”

6. O que vamos ver neste estudo?

6 O que essa história nos ensina? Quando estamos com problemas, não precisamos ficar ansiosos. Jeová pode fazer coisas que nem mesmo imaginamos. Paulo sem dúvida chegou a essa conclusão, tanto é que depois ele escreveu uma carta aos irmãos em Filipos falando sobre não ficar ansiosos e ter a paz de Deus. Neste estudo, vamos aprender mais sobre as palavras de Paulo em Filipenses 4:6, 7. (Leia.) Em seguida, vamos lembrar outros exemplos de como Jeová fez coisas que ninguém imaginava. Por fim, vamos ver como a paz de Deus nos ajuda a continuar confiando totalmente em Jeová.

7. (a) O que Paulo disse que os irmãos em Filipos deviam fazer? (b) O que significa a expressão “além de toda compreensão”?

7 Quando os irmãos em Filipos leram a carta de Paulo, eles lembraram que Jeová tinha agido de maneira surpreendente ao libertar Paulo e Silas. Com as palavras de Filipenses 4:6, 7, era como se Paulo estivesse dizendo: ‘Não fiquem preocupados. Orem, e vocês vão sentir a paz de Deus.’ Ele também disse que a paz de Deus “está além de toda compreensão”. O que isso quer dizer? Essa expressão pode ser traduzida como “vai além dos nossos sonhos” ou “supera o que podemos entender”. Então, Paulo queria dizer que a paz de Deus é algo muito melhor do que a gente consegue imaginar. Do ponto de vista humano, talvez não vejamos uma solução para os nossos problemas. Mas Jeová vê a solução! E não só isso, ele também nos ajuda de maneiras que nós nem mesmo podemos imaginar. — Leia 2 Pedro 2:9.

8, 9. (a) Como o que aconteceu com Paulo acabou sendo de ajuda mais tarde? (b) Por que os irmãos em Filipos podiam levar a sério as palavras de Paulo?

8 A carta de Paulo deve ter fortalecido muito os irmãos em Filipos. Dez anos tinham se passado, mas eles ainda se lembravam de tudo o que Jeová tinha feito. Jeová tinha permitido que algumas coisas ruins acontecessem com Paulo, mas aquilo acabou ajudando a “defender e estabelecer legalmente as boas novas”. (Fil. 1:7) As autoridades em Filipos iam pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa para prejudicar os irmãos naquela cidade. Também parece que Lucas pôde ficar em Filipos para ajudar a nova congregação. Talvez isso só tenha acontecido porque Paulo mencionou que era cidadão romano.

9 Os irmãos em Filipos podiam levar a sério o que Paulo escreveu na sua carta. Afinal, Paulo não era um homem idoso filosofando sobre coisas que ele não tinha enfrentado. Paulo passou por muitas dificuldades, mas ele tinha a paz de Deus. Na verdade, quando escreveu aos filipenses, ele estava preso em Roma. Mas ele continuava sentindo “a paz de Deus”. — Fil. 1:12-14; 4:7, 11, 22.

“NÃO FIQUEM ANSIOSOS”

10, 11. (a) Quando estamos ansiosos, o que devemos fazer? (b) O que Jeová pode fazer por nós?

10 O que pode nos ajudar a sentir a paz de Deus e não ficar ansiosos? As palavras de Paulo mostram que o melhor remédio para a ansiedade é a oração. Quando estamos ansiosos, precisamos transformar as nossas preocupações em orações. (1 Pedro 5:6; 1 Pedro 5:7.) Ore a Jeová e não duvide que ele cuida de você. Faça orações “junto com agradecimentos”. Isso nos ajuda a lembrar das coisas boas que Jeová nos dá. Ele “pode fazer mais e infinitamente além de tudo que peçamos ou possamos imaginar”. (Efé. 3:20) Saber disso fortalece nossa confiança nele.

11 Assim como Paulo e Silas ficaram surpresos com o que Jeová fez, pode ser que Jeová nos ajude de um modo que supere todas as nossas expectativas. Jeová talvez não faça um milagre, mas ele sempre nos dá o que precisamos. (1 Cor. 10:13) Isso não quer dizer que vamos ficar de braços cruzados esperando Jeová mudar uma situação ou resolver nossos problemas. Precisamos orar e depois fazer a nossa parte. Afinal, Jeová abençoa ações, não intenções. (Rom. 12:11) Quando agimos de acordo com nossas orações, mostramos que nossos pedidos são sinceros. E é importante lembrar que Jeová pode ir muito além do que pedimos ou do que esperamos. Às vezes ele nos surpreende e faz coisas que ninguém podia imaginar. Vamos ver exemplos do passado que mostram isso.

JEOVÁ FAZ COISAS QUE VÃO ALÉM DA NOSSA IMAGINAÇÃO

12. (a) O que Ezequias fez quando viu que Jerusalém ia ser atacada? (b) Como Jeová resolveu a situação, e o que isso nos ensina?

12 A Bíblia tem vários exemplos que mostram que Jeová faz coisas que ninguém imaginava. Veja o que aconteceu na época do rei Ezequias. O rei da Assíria, Senaqueribe, invadiu Judá e conquistou todas as cidades muradas. Qual era seu próximo alvo? Jerusalém, a capital de Judá. (2 Reis 18:1-3, 13) O que Ezequias fez quando viu que a cidade ia ser atacada? Ele orou a Jeová e buscou a orientação do profeta Isaías. (2 Reis 19:5, 15-20) Além disso, ele agiu com bom senso e pagou uma multa que Senaqueribe estava cobrando. (2 Reis 18:14, 15) Ele também sabia que talvez Jerusalém ficasse cercada por muito tempo, então ele fez preparativos para proteger a cidade. (2 Crô. 32:2-4) Mas como Jeová resolveu a situação? Ele mandou um anjo que matou 185 mil soldados assírios em uma só noite. Ninguém, nem Ezequias, podia imaginar que Jeová ia libertar Jerusalém de um modo tão surpreendente! — 2 Reis 19:35.

O que aprendemos do que aconteceu com José? — Gên. 41:42 (Veja o parágrafo 13.)

13. (a) Que lição aprendemos do que aconteceu com José? (b) O que Sara talvez não imaginasse que fosse acontecer?

13 Agora veja o exemplo de José. Quando ele não passava de um escravo preso no Egito, será que ele imaginava o que Jeová ia fazer? José acabou se tornando o segundo homem mais poderoso do Egito, e Jeová o usou para salvar sua família da fome. (Gên. 40:15; 41:39-43; 50:20) Jeová agiu de um modo que superou todas as expectativas de José. Veja também o que aconteceu com a bisavó dele, Sara. Ela esperava que Jeová lhe desse um filho por meio de sua serva. Mas Sara talvez não imaginasse que ela mesma ia ficar grávida e dar à luz Isaque. O nascimento de Isaque é outro exemplo de que Jeová faz coisas que vão além da nossa imaginação. — Gên. 21:1-3, 6, 7.

14. Que certeza podemos ter?

14 É claro que não esperamos que Jeová faça um milagre agora para resolver os nossos problemas. Algumas coisas só poderão ser resolvidas no novo mundo. Mas uma certeza podemos ter: o Deus que no passado ajudou seus servos de maneiras incríveis é o mesmo Deus que vai nos ajudar hoje. (Leia Isaías 43:10-13.) Lembrar disso fortalece nossa fé em Jeová. Ele pode nos dar poder além do normal para fazermos qualquer coisa que estiver de acordo com a vontade dele. (2 Cor. 4:7-9) Os exemplos de Ezequias, José e Sara nos ensinam uma lição muito importante: se formos leais, Jeová pode nos ajudar a vencer o que parece invencível.

Se formos leais, Jeová pode nos ajudar a vencer o que parece invencível

15. Como podemos ter a paz de Deus?

15 Mesmo quando estamos enfrentando problemas, podemos ter a paz de Deus. Como? Por continuar tendo uma amizade forte com Jeová, o que só é possível “por meio de Cristo Jesus”, que morreu para nos resgatar. (Fil. 4:7) O resgate nos ajuda a ter o perdão de nossos pecados e uma boa consciência. Esse é outro exemplo de que Jeová faz coisas que superam as nossas expectativas. — João 14:6; Tia. 4:8; 1 Ped. 3:21.

A PAZ DE DEUS GUARDARÁ O SEU CORAÇÃO

16. O que acontece quando temos a paz de Deus? Faça uma comparação.

16 O que acontece quando temos “a paz de Deus, que está além de toda compreensão”? A Bíblia diz que a paz de Deus ‘vai guardar nosso coração e nossa mente’. (Fil. 4:7) No idioma original, a palavra “guardar” se referia a um grupo de soldados que protegiam uma cidade. Isso acontecia em Filipos. Quem morava lá podia dormir tranquilo porque sabia que soldados protegiam os portões da cidade. O mesmo acontece quando temos a paz de Deus. Nosso coração e nossa mente ficam tranquilos. Sabemos que Jeová está cuidando de nós e que ele quer o nosso bem. (1 Ped. 5:10) Por isso, não ficamos muito preocupados, ansiosos ou desanimados.

17. O que pode nos ajudar a sempre confiar em Jeová?

17 Em breve, o mundo passará pela maior tribulação de todos os tempos. (Mat. 24:21, 22) Não sabemos o que vai acontecer com cada um de nós. Mas não precisamos ficar ansiosos ou com medo. É verdade que nós não sabemos o que Jeová vai fazer, mas nós sabemos como Jeová é. As coisas que ele fez no passado nos dão confiança de que, não importa o que aconteça, Jeová sempre cumpre as suas promessas. E às vezes ele faz isso de um modo que vai muito além da nossa imaginação! Nunca se esqueça de todas as vezes que Jeová fez coisas incríveis para ajudar você. Assim, você vai sempre sentir “a paz de Deus, que está além de toda compreensão”.

^ parágrafo. 1 Pelo visto, Silas também era cidadão romano. — Atos 16:37.