Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Abril de 2016

Por que precisamos ir às reuniões?

Por que precisamos ir às reuniões?

“Dedicavam-se assim . . . à convivência uns com os outros.” — ATOS 2:42.

CÂNTICOS: 20, 27

1-3. (a) Como alguns cristãos mostraram que davam muito valor às reuniões? (Veja a foto no início do artigo.) (b) O que vamos considerar neste artigo?

QUANDO Corinna tinha apenas 17 anos, sua mãe foi presa e levada para um campo de trabalhos forçados. Mais tarde, Corinna foi levada para a Sibéria, uma região que ficava a milhares de quilômetros da casa dela. Lá, ela teve que trabalhar numa fazenda e era tratada como escrava. Às vezes, mesmo fazendo um frio terrível, ela era obrigada a trabalhar lá fora sem roupas de frio. Mesmo com todas essas dificuldades, Corinna e outra irmã decidiram fazer de tudo para assistir a uma reunião cristã.

2 Corinna explica: “Nós saímos ao anoitecer e caminhamos uns 25 quilômetros até a estação de trem. Pegamos o trem que partiu às 2 horas da manhã, viajamos seis horas, desembarcamos e caminhamos mais dez quilômetros até o local da reunião.” Será que valeu a pena todo esse esforço? Corinna diz: “Na reunião, estudamos a revista A Sentinela e cantamos cânticos do Reino. Foi uma experiência muito edificante e fortaleceu nossa fé.” Quando voltaram três dias depois, elas viram que o administrador da fazenda nem tinha percebido que elas tinham saído.

3 O povo de Jeová sempre gostou muito de se reunir para adorar a Deus. Por exemplo, logo depois que a congregação cristã foi formada, os primeiros cristãos passaram a ‘se dedicar à convivência uns com os outros’. (Atos 2:42) Com certeza, você também acha importante assistir a todas as reuniões. Mas a verdade é que existem muitas coisas que podem afetar nossa assistência às reuniões, como o trabalho, uma agenda muito cheia ou o cansaço por causa das responsabilidades do dia a dia. O que pode nos ajudar a assistir a todas as reuniões apesar dos desafios? [1] Como podemos ajudar nossos estudantes da Bíblia e outros a entender por que é tão importante assistir às reuniões? Neste artigo, vamos considerar oito motivos para nos reunir para adorar a Jeová. Vamos ver por que estarmos presentes nas reuniões (1) faz bem para nós, (2) faz bem para nossos irmãos e (3) agrada a Jeová. [2]

POR QUE É BOM PARA NÓS?

4. Como as reuniões nos ajudam a aprender mais sobre Jeová?

4 As reuniões nos instruem. Em cada reunião, aprendemos mais sobre nosso Deus, Jeová. Recentemente, por exemplo, a maioria das congregações estudou o livro Achegue-se a Jeová no Estudo Bíblico de Congregação. Não foi bom estudar as qualidades do nosso Pai celestial? Esse estudo e os comentários de nossos irmãos com certeza aumentaram seu amor por Jeová. Outra forma de aumentar nosso conhecimento da Palavra de Deus é prestar bastante atenção nos discursos, demonstrações e leituras da Bíblia. (Nee. 8:8) Por exemplo, pense nas joias espirituais que encontramos toda semana quando preparamos um comentário sobre a leitura da Bíblia e ouvimos os pontos interessantes que outros irmãos destacam.

5. No seu caso, como as reuniões ajudaram você a colocar em prática o que aprendeu da Bíblia e a melhorar sua pregação?

5 As reuniões nos ensinam como colocar em prática os princípios da Bíblia. (1 Tes. 4:9, 10) Por exemplo, os artigos que estudamos na revista A Sentinela são escritos pensando no que os servos de Deus precisam. Consegue se lembrar de algum estudo que ajudou você a melhorar suas orações, a perdoar um irmão ou a ver que podia fazer mais para Jeová? A reunião do meio de semana nos prepara para o ministério. Nela aprendemos a pregar as boas novas e a ser bons instrutores da Bíblia. — Mat. 28:19, 20.

6. Como as reuniões nos animam e nos fortalecem?

6 As reuniões nos animam. O mundo nos esgota em todos os sentidos: mental, emocional e espiritual. Já as reuniões nos animam e nos fortalecem. (Leia Atos 15:30-32.) Muitas vezes, as reuniões nos lembram de profecias que já se cumpriram. Isso aumenta nossa confiança de que as promessas de Jeová para o futuro também vão se cumprir. É claro que não são apenas as partes e os discursos que nos fortalecem. Ouvir nossos irmãos comentando e cantando de coração também nos deixa animados. (1 Cor. 14:26) Quando conversamos com nossos irmãos antes e depois da reunião, sentimos que a congregação é realmente uma família. Chegamos em casa com nossas baterias recarregadas! — 1 Cor. 16:17, 18.

7. Por que é tão importante estarmos nas reuniões?

7 Nas reuniões há espírito santo. Jesus Cristo disse: “Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às congregações.” (Apo. 2:7) Isso mostra que Jesus orienta as congregações por meio do espírito santo. Precisamos desse espírito para resistir a tentações e ter mais coragem e habilidade na pregação. Além disso, o espírito de Jeová nos ajuda a tomar boas decisões. Não concorda que devemos aproveitar toda oportunidade para receber a ajuda do espírito santo?

POR QUE É BOM PARA OS IRMÃOS?

8. Como nossa presença e participação nas reuniões ajudam nossos irmãos? (Veja também o quadro “Ele sempre sai se sentindo melhor”.)

8 As reuniões são uma oportunidade para mostrar que amamos nossos irmãos. Pense um pouco nos problemas que alguns irmãos da sua congregação enfrentam. Não foi à toa que o apóstolo Paulo escreveu: “Preocupemo-nos uns com os outros.” Daí, ele explicou que não devemos ‘deixar de nos reunir’. (Heb. 10:24, 25; nota) Quando você vai às reuniões, você mostra que os irmãos merecem seu tempo, sua atenção e sua preocupação. Além do mais, comentar e cantar de coração fortalece seus irmãos. — Col. 3:16.

9, 10. (a) Como João 10:16 nos mostra que é importante nos reunir com nossos irmãos? (b) Por que estarmos em todas as reuniões pode ajudar nossos irmãos que não têm o apoio da família?

9 As reuniões nos deixam mais unidos. (Leia João 10:16.) Jesus se comparou a um pastor e disse que seus seguidores eram como um rebanho. Pare e pense: se você visse duas ovelhas numa montanha, duas num campo e uma pastando em outro lugar, você diria que essas cinco ovelhas formam um rebanho? Geralmente, um rebanho de ovelhas fica junto para que o pastor possa cuidar delas. Do mesmo jeito, nós não conseguimos seguir nosso Pastor se nos isolamos. Precisamos nos reunir com nossos irmãos para fazermos parte de “um só rebanho”, seguindo “um só pastor”.

10 Quando assistimos às reuniões, ajudamos nossa família cristã a continuar unida. (Sal. 133:1) Alguns irmãos e irmãs foram desprezados por pessoas de sua própria família. Mas Jesus prometeu dar a esses irmãos uma família espiritual, que os amaria e cuidaria deles. (Mar. 10:29, 30) Se você está sempre nas reuniões, você pode ser como um pai, mãe, irmão ou irmã para um desses queridos irmãos. Não acha que esse é um bom motivo para fazer o seu máximo para estar em todas as reuniões?

POR QUE AGRADA A JEOVÁ?

11. Quando estamos nas reuniões, o que damos a Jeová?

11 Quando estamos nas reuniões, damos a Jeová a adoração que ele merece. Como nosso Criador, Jeová merece louvor, glória, gratidão e honra. (Apocalipse 7:12.) Quando oramos, cantamos e falamos sobre Jeová nas reuniões, estamos dando algo que ele tem todo o direito de receber — nossa adoração. Não há privilégio maior do que honrar Aquele que já fez tanto por nós.

12. Quando obedecemos à ordem de Jeová de nos reunir, como ele se sente?

12 Jeová também merece nossa obediência. Ele nos deu a ordem de sempre nos reunir, principalmente neste tempo do fim. Quando obedecemos de coração a essa ordem, ele fica muito feliz. (1 João 3:22) O esforço que fazemos para assistir a cada reunião não passa despercebido por Jeová, e ele nos ama por fazermos isso. — Heb. 6:10.

13, 14. Como as reuniões nos aproximam mais de Jeová e de Jesus?

13 Quando estamos nas reuniões, mostramos a Jeová que queremos nos aproximar mais dele e de seu Filho. Em nossas reuniões, nosso Grandioso Instrutor nos ensina por meio da Bíblia. (Isa. 30:20, 21) Até alguns que não são Testemunhas de Jeová, mas que assistem a uma reunião, chegam a esta conclusão: “Deus está realmente entre vocês.” (1 Cor. 14:23-25) Jeová abençoa as reuniões com seu espírito santo, e o que aprendemos ali vem dele. Então, quando estamos nas reuniões, é como se estivéssemos ouvindo a voz de Jeová. Podemos sentir que ele está cuidando de nós e acabamos ficando mais amigos dele.

14 Jesus disse: “Onde há dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.” (Mat. 18:20) As palavras de Jesus podem se aplicar às reuniões. Como cabeça, ou líder, das congregações, Cristo “anda entre” elas. (Apo. 1:20–2:1) Imagine só! Jeová e Jesus estão como que do nosso lado nas reuniões para nos fortalecer. Não acha que Jeová fica muito feliz quando vê que também queremos nos aproximar dele e de seu Filho?

15. Por que assistirmos às reuniões mostra que obedecemos a Jeová e apoiamos a sua soberania?

15 Quando estamos nas reuniões, mostramos que apoiamos a soberania de Deus. Jeová nos deu a ordem de nos reunir, mas não nos obriga a fazer isso. (Isa. 43:23) Quando nós escolhemos obedecer a essa ordem, mostramos a Jeová que o amamos de coração e que estamos decididos a apoiar sua soberania. (Rom. 6:17) Por exemplo, talvez nosso patrão insista que trabalhemos em horários que vão nos impedir de assistir a todas as reuniões. Ou pode ser que o governo do nosso país diga que não podemos nos reunir e que, se desobedecermos, seremos multados, presos ou até mesmo mortos. Ou talvez sejamos tentados a passar tempo nos divertindo em vez de ir à reunião. Em todos esses casos, temos uma escolha a fazer: a quem vamos obedecer? (Atos 5:29) Se escolhermos apoiar a soberania de Jeová, vamos deixá-lo muito feliz. — Pro. 27:11.

CONTINUE FAZENDO O MÁXIMO PARA ASSISTIR ÀS REUNIÕES

16, 17. (a) Como sabemos que as reuniões eram muito importantes para os primeiros cristãos? (b) O que o irmão George Gangas achava das reuniões?

16 Depois que a congregação foi formada na Festividade de Pentecostes de 33 EC, os primeiros cristãos entenderam que era importante continuar se reunindo. “Dedicavam-se assim aos ensinamentos dos apóstolos, à convivência uns com os outros.” (Atos 2:42) A palavra grega traduzida “dedicavam-se” passa a ideia de perseverar, se esforçar bastante para fazer algo. Para esses cristãos, não era fácil se reunir. Eles enfrentavam oposição do governo romano e dos líderes religiosos judaicos. Mesmo assim, eles perseveraram.

17 Em nossos dias, muitos servos de Jeová também têm mostrado que dão muito valor às reuniões. George Gangas, que serviu como membro do Corpo Governante por mais de 22 anos, disse: “Para mim, me reunir com os irmãos é uma das maiores alegrias da vida e uma fonte de encorajamento. Gosto muito de ser um dos primeiros a chegar ao Salão do Reino e um dos últimos a sair, se possível. Sinto profunda alegria ao conversar com os servos de Deus. Quando estou entre eles, me sinto em casa com a minha família, num paraíso espiritual. . . . Assim como a bússola sempre aponta para o norte, meu pensamento e meu desejo sincero é assistir às reuniões.”

18. O que você acha das reuniões, e o que está decidido a fazer?

18 Você também acha importante se reunir para adorar a Jeová? Então, mesmo quando for difícil, continue a perseverar, fazendo o seu máximo para assistir a todas as reuniões. Assim, você vai mostrar que se sente como o rei Davi, que disse: “Jeová, eu amo a casa onde habitas.” — Sal. 26:8.

^ [1] (parágrafo 3) Às vezes, alguns de nossos irmãos não conseguem assistir a todas as reuniões por causa de circunstâncias que estão fora de seu controle, como uma doença grave. Se você é um desses irmãos, tenha certeza de que Jeová entende sua situação e dá muito valor a tudo o que você faz para servir a ele. Os anciãos podem ajudar esses irmãos a aproveitar as reuniões por providenciar que elas sejam transmitidas por telefone ou gravadas.

^ [2] (parágrafo 3) Veja o quadro “Motivos para assistir às reuniões”.