Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Quem Está Fazendo a Vontade de Jeová Hoje?

LIÇÃO 3

Como a verdade bíblica foi redescoberta?

Como a verdade bíblica foi redescoberta?

Estudantes da Bíblia, década de 1870

Primeiro número de A Sentinela, 1879

A Sentinela hoje

A Bíblia predisse que depois da morte de Cristo surgiriam, dentre os primeiros cristãos, falsos instrutores que corromperiam a verdade bíblica. (Atos 20:29, 30) Com o tempo, foi exatamente isso que aconteceu. Eles misturaram os ensinamentos de Jesus com ideias religiosas pagãs, e assim surgiu um cristianismo de imitação. (2 Timóteo 4:3, 4) Como podemos ter certeza de que hoje temos um entendimento correto do que a Bíblia ensina?

O tempo para Jeová revelar a verdade. Jeová predisse que, durante ‘o tempo do fim, o verdadeiro conhecimento se tornaria abundante’. (Daniel 12:4) Em 1870, um pequeno grupo de pessoas que procuravam a verdade percebeu que muitas doutrinas das igrejas não eram bíblicas. Assim, elas começaram uma pesquisa para descobrir os verdadeiros ensinamentos da Bíblia, e Jeová as abençoou.

Homens sinceros fizeram um estudo cuidadoso da Bíblia. Os dedicados Estudantes da Bíblia, nossos precursores, seguiam um método de estudo que é usado até hoje por nós. Eles estudavam a Bíblia assunto por assunto. Quando se deparavam com uma passagem bíblica difícil de entender, eles procuravam a explicação em outros versículos. Quando chegavam a uma conclusão que se harmonizava com o restante das Escrituras, eles a anotavam. Por deixar que a própria Bíblia se interpretasse, eles redescobriram a verdade sobre o nome de Deus e seu Reino, seu propósito para a humanidade e a Terra, a condição dos mortos e a esperança da ressurreição. A pesquisa deles os libertou de muitas práticas e crenças falsas. — João 8:31, 32.

Em 1879, os Estudantes da Bíblia já haviam discernido que era o tempo de divulgar a verdade o máximo possível. Por isso, começaram a publicar naquele ano A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová, revista que publicamos até hoje. Atualmente, divulgamos verdades bíblicas em 240 países e em mais de 750 idiomas. Nunca o ‘verdadeiro conhecimento foi tão abundante’!

  • Depois da morte de Cristo, o que aconteceu com a verdade bíblica?

  • O que nos ajudou a redescobrir a verdade da Palavra de Deus?