Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Quem Está Fazendo a Vontade de Jeová Hoje?

LIÇÃO 18

Como ajudamos nossos irmãos em épocas difíceis?

Como ajudamos nossos irmãos em épocas difíceis?

República Dominicana

Japão

Haiti

Depois de uma catástrofe, as Testemunhas de Jeová organizam imediatamente ajuda para trazer alívio a seus irmãos que foram atingidos. Esses esforços são uma prova do profundo amor que sentimos uns pelos outros. (João 13:34, 35; 1 João 3:17, 18) Como essa ajuda é prestada?

Fazemos donativos. Quando uma grande fome atingiu a Judeia no primeiro século, os cristãos em Antioquia enviaram ajuda financeira para seus irmãos. (Atos 11:27-30) De modo similar, quando ficamos sabendo que nossos irmãos em alguma parte do mundo estão enfrentando dificuldades, enviamos donativos por meio de nossa congregação para providenciar ajuda material àqueles em séria necessidade. — 2 Coríntios 8:13-15.

Damos ajuda prática. Os anciãos da região da catástrofe localizam cada membro da congregação para se certificar de que todos estejam bem. Comissões de Ajuda Humanitária supervisionam o fornecimento de alimentos, água potável, roupas, abrigo e assistência médica. Muitas Testemunhas de Jeová com habilidades específicas se oferecem para ir por conta própria até o local atingido e participar no trabalho de ajuda humanitária ou em consertar casas e Salões do Reino danificados. A união que temos como organização e a experiência que adquirimos por trabalharmos juntos nos habilitam a entrar em ação rapidamente. Embora ajudemos os “que fazem parte da nossa família na fé”, também prestamos assistência a outras pessoas quando possível, não importa sua religião. — Gálatas 6:10.

Oferecemos apoio espiritual e emocional. Em especial, vítimas de catástrofes precisam de consolo. Em ocasiões assim, elas podem ser fortalecidas por Jeová, “o Deus de todo o consolo”. (2 Coríntios 1:3, 4) Nós falamos com prazer sobre as promessas bíblicas às pessoas aflitas, oferecendo a garantia de que o Reino de Deus acabará em breve com todas as tragédias que causam dor e sofrimento. — Apocalipse 21:4.

  • Como as Testemunhas de Jeová conseguem prestar ajuda tão rápido durante catástrofes?

  • Que consolo espiritual podemos dar aos sobreviventes?